fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Governador de Pando Regis Richter debate integração econômica entre países andinos na capital do Acre

Publicado

em

Regis Richter Alencar, governador de Pando, diz que a rota é de interesse também do Peru, que tem agido em sinergia com o estado acreano para alinhar todas as ações em prol da qualidade de vida de quem mora na regi

Tácita Muniz, Agência de Notícias do Acre

O governador Gladson Cameli esteve, nesta terça-feira, 9, participando do Encontro Trinacional da Integração Rota Quadrante Rondon, que ocorre em Rio Branco até a quarta-feira, 10, e reúne autoridades nacionais e internacionais para debater a consolidação do corredor interoceânico como via principal do comércio exterior do sudoeste da Amazônia brasileira. O objetivo é que o Acre seja protagonista nessas discussões.

Em 2023, o governo federal retomou ações para estabelecer e estruturar rotas de integração, culminando no lançamento pelo Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) de cinco Rotas de Integração e Desenvolvimento Sul-Americano, sendo uma delas a do Quadrante Rondon, formada pelos estados do Acre e Rondônia e por toda a porção Oeste de Mato Grosso, conectada com a Bolívia e o Peru.

O momento, segundo o governador Gladson Cameli, é de debater os principais desafios e soluções para que esse corredor e as parcerias sejam fortalecidos.

“É um sonho antigo do Acre estabelecer um comércio intenso com os países andinos, a costa do pacífico dos Estados Unidos e as nações asiáticas. Essa é uma saída econômica para nós, que já vem sendo trabalhada há muito tempo, mas que, infelizmente, ainda não se tornou uma realidade. A localização geográfica do Acre torna mais fácil o comércio com os países vizinhos do que com o Sul e Sudeste brasileiro. Imaginem mercadorias que hoje demoram cerca de 45 dias para chegarem na China. Reduzir esse tempo para 15 dias, como seria? Isso tudo influencia na competitividade e custos logísticos dos nossos produtos”, destacou.

Regis Richter Alencar, governador de Pando, diz que tem agido em sinergia com o estado acreano para alinhar todas as ações em prol da qualidade de vida de quem mora na região Foto: Secom

O governador destacou, ainda, que são inúmeros os desafios de logística e infraestrutura, mas que com a união de esforços o cenário pode mudar. Um dos pontos levantados durante o encontro foi a construção da ponte sobre o Rio Madeira e também o Anel Viário, que está com 99% das obras concluídas e que está sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para finalização dos acessos.

O governante também salientou que os aeroportos, tanto de Cruzeiro do Sul quanto de Rio Branco estão aptos e recebem, esporadicamente, voos internacionais, mas que aguarda o interesse de empresas em fazer essa rota. Ele citou ainda que, fruto da última reunião com o presidente Lula, o Acre deve ser apresentado como um dos cinco estados propícios para os negócios durante o próximo encontro do G20.

“Vai ser montado um livro que será apresentado com aquilo que cada estado pode receber para quem quer investir no Brasil, e o estado do Acre é um dos selecionados, por estar cumprindo todas as pautas ambientais para que a gente possa trazer investidores, gerar emprego e renda. Esse material é importante, porque vai apresentar nosso estado para todos os investidores mundiais, que têm um olhar diferenciado para a Amazônia”, reforçou.

Cameli destacou que o governo tem tomado medidas para fortalecer união e parcerias. Foto: Diego Gurgel/Secom

Acre como porta de entrada

O titular da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre (Seict), Assurbanipal Mesquita, disse que essa é uma rota que muito tem a contribuir para o desenvolvimento não só do estado, mas de toda a região.

“Podemos definir essa rota como possibilidades para o estado do Acre, seja para nosso setor empresarial, seja para exportação ou importação, que é um campo de oportunidade muito maior. O Acre está voltado para o Pacífico, onde as atividades econômicas estão todas caminhando para esse lado, é o que o Ministério do Desenvolvimento está dizendo. E o governo do Estado já tem feito ações para deixar o Acre protagonizar esse tema na região Norte e nos estados vizinhos”, destacou.

Mesquita disse, ainda, que foi idealizado um roteiro, um mapeamento das atividades principais do estado para que esse corredor possa ser cada vez mais valorizado e fortalecido.

“O empreendedor acreano está dando respostas, visto que só agora no primeiro semestre alcançamos 90% da marca de exportações do ano passado, então esse é um marco, um dado que demonstra que o empresário está acreditando nessa pauta e agora esse corredor é o que vai conectar o Acre com o resto do mundo e vai tornar o Acre como porta de entrada para o Brasil”, completou.

Comércio exterior é pauta de encontro sediado no Acre. Foto: Diego Gurgel/Secom

O objetivo do Acre é liderar as discussões para viabilizar a consolidação da Rota Quadrante Rondon como via principal do comércio exterior do Sudoeste da Amazônia brasileira. Para isso, vem se posicionando de maneira estratégica nas mais diversas instâncias de discussão e decisão, tanto no âmbito das ações do governo federal quanto no âmbito internacional, sobre os programas e projetos de investimentos e estruturação desta rota.

O presidente do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre, José Adriano, destacou que os debates iniciaram ainda em 2016 e chegaram a ser suspensos devido à pandemia. Porém, reconheceu o esforço do Estado tornar o Acre um ambiente propício para os negócios:

“Nosso sonho não para aqui. Nossa proposta é avançar o debate para com os países que estão na fronteira, para que a gente alinhe as ações. A construção da Ponte do Rio Madeira foi extremamente importante e agora estamos ansiosos para a conclusão do Anel Viário em Brasileia, que está em andamento, e estamos acompanhando cada um desses investimentos, porque isso faz com que nós tenhamos a logística”.

Encontro ocorre por dois dias em Rio Branco. Foto: Diego Gurgel/Secom

União entre países e governo federal

Ao iniciar seu discurso, Luciano Wexell Severo, subsecretário de Articulação Institucional do Ministério do Planejamento e Orçamento, destacou que o Acre tem sido modelo ao encabeçar as discussões que traçam as diretrizes dessa integração entre os países.

“Estamos plenamente articulados, nós do governo do Lula, com a equipe do Acre. Para nós é uma grande alegria estar aqui. Quero trazer uma mensagem de agradecimento. O Ministério do Planejamento está trabalhando junto com o Estado, relendo os projetos dos últimos anos e esse é um modelo que temos que seguir. Temos cinco rotas, mas esse modelo deve ser seguido. O sucesso desse trabalho é a capacidade de articulação, do setor da academia, do setor privado, governo, e órgãos de controle e segurança”, disse.

Reforçou também que este é um projeto de nação e que empodera e coloca o Acre no topo de grandes negociações. “O Brasil não termina aqui, começa aqui. Então, é muito importante essa articulação. Isso deve servir para que transformemos esse tipo de espaço, articulação, em um braço que apresente as demandas, as informações, que apresente os problemas à comissão do governo federal. Temos que comercializar mais produtos entre nós. E quero comunicar que, a partir desse diálogo, puxamos a linha verde, que está em Cruzeiro do Sul”, enfatizou.

Regis Richter Alencar, governador de Pando, diz que a rota é de interesse também do Peru, que tem agido em sinergia com o estado acreano para alinhar todas as ações em prol da qualidade de vida de quem mora na região:

“Muitos dizem que estamos distantes, mas a forma como nos integramos e nos conectamos para vender nossos produtos é importante para melhorar a qualidade de vida de nossa gente que mora na Amazônia. Temos muitas necessidades e hoje é uma oportunidade muito grande, porque queremos fazer parte dessa luta de integrar Brasil e Peru, porque vemos que será muito proveitoso para nosso departamento. Cordialmente, pedimos que abracem os países nessa integração porque, para mim, não há limite para trabalharmos de maneira unida, que fortaleça a integração. Estamos firmes para trabalhar integrados”.

Henry Álvarez, gerente central de Maximixe, empresa peruana, esteve no evento e disse que a integração também deve beneficiar os empresários dos países vizinhos.

“Os três países têm um potencial enorme para o crescimento econômico dessa zona, e essa integração vem contribuir para que cada país possa trabalhar de forma a fortalecer essa rota”, completou.

Governador Gladson Cameli se reuniu com Carlos Tejada Mera, gerente-geral da Cosco Shipping. Foto: Diego Gurgel/Secom

Porto de Chancay

Localizado a cerca de 60 quilômetros da capital peruana, Lima, Chancay é o primeiro porto com maioria de capital chinês na América Latina. O porto promete ser uma das maiores rotas de escoamento de produtos para a Ásia.

O investimento é de cerca de US$ 3,6 bilhões (R$ 17,8 bilhões). A empresa chinesa Cosco Shipping detém uma participação de 60% no porto e a Volcan do Peru, 40%. O projeto representa também uma consolidação dos investimentos da China no Peru.

Especialistas, empresários e os envolvidos na construção concordam que o porto de Chancay é uma oportunidade do Brasil se aproximar de mercados asiáticos, especialmente para os estados brasileiros mais afastados do Atlântico.

Com a nova rota, há expectativa de que o tempo médio de entrega de alguns fretes possa cair em um terço, chegando ao seu destino em 15 dias a menos do que o normal.

Após a abertura do evento, o governador Gladson Cameli se reuniu com Carlos Tejada Mera, gerente-geral da Cosco Shipping, que falou do andamento das obras e fez o convite para que ele fosse conhecer a estrutura, o que foi prontamente aceito por Cameli.

O encontro, além de debater os gargalos do comércio exterior no Acre, também vai abordar as ações propostas pela gestão para fortalecimento e estruturação dessa atividade, que envolvem relacionamento e promoção de negócios sustentáveis e de imagem; logística e infraestrutura do comércio exterior; barreiras em mercados externos; inteligência de mercado; assessoramento e capacitação de mão de obra; estudos e pesquisas estratégicos; estímulo e apoio a negócios acreanos para exportação; e facilitação e desburocratização do comércio exterior.

Comentários

Continue lendo

Acre

Deputado Tadeu Hassem reforça diálogo com bancada federal em Brasília em busca de parcerias para o Acre

Publicado

em

Compromisso é buscar melhorias e respostas rápidas para os municípios afetados pelas enchentes; Hassem destaca importância de parcerias para o estado

O deputado Tadeu Hassem esteve em Brasília (DF) nesta semana, acompanhado de colegas do Republicanos, para reforçar o diálogo com a bancada federal da legenda. O objetivo é buscar soluções e melhorias para o Acre, especialmente diante do cenário desafiador enfrentado por diversos municípios, onde as enchentes têm desabrigado famílias e causado prejuízos.

Hassem destacou a importância de estar próximo a pessoas que podem ajudar o estado. “Nosso compromisso é buscar respostas rápidas para o Acre, principalmente neste momento difícil. Estar perto das pessoas certas, que podem ajudar nossa gente, é essencial”, afirmou o deputado.

A agenda em Brasília reforça a atuação da bancada do Republicanos em prol do desenvolvimento e da recuperação dos municípios acreanos afetados pelas cheias dos rios.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Epitaciolândia realiza melhorias no Ramal da Fontenele e reconstrói ponte, atendendo a demanda dos produtores rurais

Publicado

em

A Prefeitura de Epitaciolândia, em mais uma ação voltada para o desenvolvimento rural e a melhoria da infraestrutura do município, realizou importantes obras na Estrada da Fontenele, incluindo a reconstrução de uma ponte sobre o Igarapé Jiboia que estava em estado crítico. As intervenções beneficiam diretamente centenas de produtores rurais da região, facilitando o transporte de insumos, maquinários e produção agrícola além do transporte escolar.

A Estrada da Fontenele é uma importante via de acesso para propriedades rurais que contribuem significativamente para a economia local, especialmente na produção de grãos e pecuária. Com as melhorias, os produtores ganham mais segurança e agilidade no deslocamento, além de reduzirem os custos com manutenção de veículos, que antes sofriam com o trecho em más condições.

O prefeito destacou a importância dessas obras para o fortalecimento do setor rural: “Sabemos que o campo é um dos pilares da nossa economia, e investir em infraestrutura é garantir que nossos produtores tenham condições de trabalhar e escoar sua produção com segurança e eficiência. A reconstrução da ponte e a recuperação do ramal são compromissos que assumimos com a população rural, e seguiremos trabalhando para melhorar cada vez mais a qualidade de vida no campo”.

A Prefeitura de Epitaciolândia segue com planos de ampliar as ações de infraestrutura rural, visando atender outras regiões do município e garantir que todos os produtores tenham condições adequadas para o desenvolvimento de suas atividades. As obras na Estrada da Fontenele são mais um passo nessa direção, reforçando o compromisso com o crescimento sustentável e a valorização do campo.

Comentários

Continue lendo

Acre

Câmara de Epitaciolândia debate Resolução na 5ª sessão ordinária com cobranças por melhorias nos Bairros, insatisfação e elogios

Publicado

em

Sessão ordinária de mais de 2h30min abordou agilização da leitura do expediente, assessoria de projetos e regulamentação de comércio de bolivianos no centro de Epitaciolândia

Os vereadores discutiram a regulamentação do comércio de mini comerciantes bolivianos, que vendem produtos em pequenas bancas na beira da rua, no centro de Epitaciolândia. Foto: Marcus José

A 5ª sessão ordinária da nova formação da Câmara de Vereadores de Epitaciolândia, composta por nove membros, foi realizada na noite da última segunda-feira (17) e durou mais de 2 horas e 30 minutos. O encontro teve como destaques a discussão da Resolução Nº 001/2025, que visa otimizar o tempo da leitura do expediente, e a contratação de uma assessoria de projetos internos para auxiliar os parlamentares.

O presidente da Câmara, Antônio Rosiclei Oliveira (Solidariedade), convocou os vereadores para uma reunião na próxima quarta-feira (26) para tratar de assuntos internos da Casa, incluindo a apresentação e aprovação da Resolução Nº 001/2025. A proposta busca agilizar os trabalhos legislativos, especialmente após feedbacks de internautas sobre a extensão da leitura da ata.

Outro ponto abordado foi a necessidade de melhorias no Bairro Saraiva, com foco na coleta de lixo e na instalação de lixeiras para evitar o acúmulo de entulhos. A vereadora Girlene Freitas Teixeira (PP) reforçou a importância de ações rápidas para resolver o problema, que afeta a qualidade de vida dos moradores.

Além disso, os vereadores discutiram a regulamentação do comércio de mini comerciantes bolivianos, que vendem produtos em pequenas bancas na beira da rua, no centro de Epitaciolândia. A proposta inclui a tributação e o cadastramento desses comerciantes, visando à formalização e à organização das atividades comerciais na cidade.

A sessão também contou com cobranças por melhorias na infraestrutura urbana, como ruas, pontes e iluminação pública, além de demandas relacionadas à educação e à segurança. A contratação da assessoria de projetos foi destacada como uma medida importante para aprimorar a elaboração de propostas legislativas e atender às necessidades da população.

A sessão também contou com cobranças por melhorias na infraestrutura urbana, como ruas, pontes e iluminação pública, além de demandas relacionadas à educação e à segurança. Foto: cedida 

A Câmara segue comprometida em buscar soluções para os desafios do município, com foco no desenvolvimento e no bem-estar da comunidade.

Os próximos passos incluem a reunião marcada para quarta-feira, onde a Resolução Nº 001/2025 será detalhada, e a continuidade dos trabalhos para atender às demandas apresentadas durante o grande expediente.

Vereador José Henrique (União Brasil) destaca importância do esporte e busca recursos para Epitaciolândia

Em discurso, parlamentar parabenizou estudantes de medicina, reforçou parcerias com a deputada Antônia Lúcia e anunciou pedidos de recursos para o município. Foto: cedida 

O vereador José Henrique Silva Batista (União Brasil) utilizou a tribuna para cumprimentar e parabenizar os estudantes de medicina presentes no evento Intramed, destacando a importância do esporte não apenas como forma de lazer, mas também como ferramenta essencial para a promoção da saúde.

Em seu discurso, o parlamentar também abordou suas recentes articulações em busca de melhorias para o município de Epitaciolândia. Ele revelou que, na sexta-feira passada, esteve no gabinete da deputada Antônia Lúcia (AC) para solicitar apoio e emendas parlamentares.

O vereador utilizou a tribuna para cumprimentar e parabenizar os estudantes de medicina presentes no evento Intramed, destacando a importância do esporte. Foto: cedida 

José Henrique agradeceu à deputada pela receptividade e pelo atendimento aos pedidos, que incluem a alocação de recursos para a aquisição de um caminhão para a Secretaria de Agricultura, uma viatura policial (PC) e um drone para a Prefeitura de Epitaciolândia. Esses equipamentos devem contribuir para o desenvolvimento das atividades municipais, especialmente no setor agrícola e de segurança pública.

Ao finalizar sua fala, o vereador desejou boa noite a todos e reforçou seu compromisso com a busca por melhorias e parcerias que beneficiem a população de Epitaciolândia.

A atuação do parlamentar tem sido marcada por iniciativas que visam fortalecer a infraestrutura e os serviços públicos no município, além de promover ações que incentivem a saúde e o bem-estar da comunidade.

Veja vídeo com vereador José Henrique Silva Batista (União Brasil):

Vereador Ari Osvaldo (Solidariedade) propõe cadastro para comerciantes bolivianos e entregadores de delivery

Parlamentar destacou a nova assessoria de projetos da Câmara e defendeu medidas para segurança e organização do comércio em Epitaciolândia. Foto: cedida 

O vereador Ari Osvaldo Matos da Silva (Solidariedade) utilizou a tribuna para informar que a Câmara Municipal de Epitaciolândia agora conta com uma assessoria de projetos, que auxiliará na elaboração e no desenvolvimento de propostas legislativas. O parlamentar ressaltou a importância dessa nova estrutura para aprimorar o trabalho dos vereadores e atender às demandas da população.

Em sua fala, Ari Osvaldo destacou a necessidade de regulamentar o comércio realizado por bolivianos na cidade. Ele explicou que muitos vendem produtos em pequenas bancas na beira da rua, mas não possuem cadastro na Prefeitura. O vereador defendeu a tributação e o cadastramento desses comerciantes, visando à formalização e à organização das atividades comerciais.

Além disso, o parlamentar citou a importância de criar um cadastro para os entregadores de delivery, medida que, segundo ele, contribuiria para a segurança da população. Ari Osvaldo argumentou que o registro desses profissionais ajudaria a reduzir a incidência de assaltos e outros crimes, garantindo maior controle e confiança no serviço.

O parlamentar ressaltou a importância dessa nova estrutura para aprimorar o trabalho dos vereadores e atender às demandas da população. Foto: cedida 

Ao finalizar sua fala, o vereador agradeceu a oportunidade de expor suas propostas e reafirmou seu compromisso com a segurança e o desenvolvimento ordenado de Epitaciolândia.

As propostas apresentadas por Ari Osvaldo refletem preocupações com a organização do comércio local e a segurança pública, temas que têm sido debatidos com frequência no município. A nova assessoria de projetos da Câmara deve ampliar a capacidade de atuação dos vereadores na elaboração de soluções para essas e outras demandas da comunidade.

Vereador Altamiro Ferreira (PDT) cobra melhorias na ponte do km 15 e capacitação de servidores para trânsito

Parlamentar agradeceu esforços da Secretaria de Obras e solicitou envio de funcionários para curso no DETRAN em Rio Branco. Foto: cedida 

O vereador Altamiro Ferreira Bispo (PDT) utilizou a tribuna para destacar uma reivindicação sua relacionada à ponte localizada na estrada velha, no quilômetro 15. Ele informou que já solicitou melhorias no local ao Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (DERACRE) e à Prefeitura Municipal de Epitaciolândia, ressaltando a importância da obra para a segurança e o tráfego na região.

Em sua fala, Altamiro também agradeceu aos funcionários da Secretaria de Obras pelo empenho e dedicação. Ele destacou que os servidores têm trabalhado até tarde da noite e aos sábados para garantir a conclusão dos serviços necessários.

Além disso, o parlamentar solicitou que a Prefeitura envie dois servidores do município para Rio Branco, com o objetivo de participar de um curso oferecido pela Engenharia de Tráfego do DETRAN. A capacitação permitiria que Epitaciolândia contasse com profissionais qualificados para atuar em situações emergenciais, como problemas nos semáforos ou outras demandas relacionadas ao trânsito.

Informou que já solicitou melhorias no local ao Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (DERACRE) e à Prefeitura Municipal de Epitaciolândia. Foto: cedida

“É importante termos servidores capacitados aqui no município, prontos para resolver problemas de forma rápida e eficiente”, afirmou Altamiro.

Ao finalizar sua fala, o vereador agradeceu a todos e reforçou seu compromisso com a busca por melhorias que beneficiem a população de Epitaciolândia.

As propostas apresentadas por Altamiro Ferreira refletem preocupações com a infraestrutura e a capacitação dos servidores públicos, temas essenciais para o desenvolvimento e a segurança do município. A iniciativa de enviar funcionários para o curso no DETRAN pode trazer benefícios significativos, especialmente em situações que exigem agilidade e conhecimento técnico.

Vereadora Marizete de Lima (PP) cobra respostas sobre infraestrutura e reparos em escola de Epitaciolândia

Parlamentar destacou reclamações da população sobre ruas, pontes, iluminação e coleta de lixo, além de obras inacabadas e necessidades na escola Castelo Branco. Foto: cedida 

A vereadora Marizete de Lima Matias (PP) utilizou a tribuna para abordar as principais demandas da população de Epitaciolândia, especialmente em relação à infraestrutura do município. Em sua fala, ela destacou que, neste período de inverno, as reclamações têm se concentrado em problemas como ruas e ramais em más condições, pontes, iluminação pública e coleta de lixo.

Marizete ressaltou que a população precisa de respostas claras sobre essas questões. “As pessoas nos procuram cobrando soluções, e nós precisamos saber o que está sendo feito para atender a essas demandas”, afirmou a parlamentar.

Outro ponto levantado por ela foi sobre as ruas e calçadas que tiveram obras iniciadas, mas não foram concluídas. “Precisamos saber se o trabalho vai ser retomado. Necessitamos de uma resposta para poder atender as pessoas que nos perguntam por que não houve continuidade”, explicou.

Outro ponto levantado pela vereadora foi sobre as ruas e calçadas que tiveram obras iniciadas, mas não foram concluídas. Foto: cedida 

A vereadora também mencionou uma visita realizada juntamente com os vereadores Cleomar, Jezo e Girlene à Escola Presidente Castelo Branco. Durante a inspeção, foi verificado que a unidade de ensino precisa de reparos para estar em condições adequadas antes do início do ano letivo.

Ao finalizar sua fala, Marizete agradeceu a todos e reafirmou seu compromisso em buscar soluções para os problemas apresentados.

As cobranças da vereadora refletem as principais preocupações da população de Epitaciolândia, especialmente em relação à infraestrutura urbana e à qualidade dos serviços públicos. A visita à escola Castelo Branco demonstra a atenção dos parlamentares com a educação e a necessidade de garantir um ambiente adequado para alunos e professores.

Veja vídeo com a vereadora Marizete de Lima Matias (PP):

Vereador Cleomar Portela (PP) cobra reparos em ponte, paradas de ônibus e melhorias em escola rural

Parlamentar também pediu ações imediatas para ruas, iluminação e coleta de lixo, além de informações sobre saque do FGTS dos servidores municipais. Foto: cedida 

O vereador Cleomar Portela Eduino (PP) utilizou a tribuna para cobrar melhorias em diversas áreas de Epitaciolândia, destacando a necessidade de ações rápidas e eficientes para atender às demandas da população. Em sua fala, ele começou pedindo a verificação da situação da ponte do Ramal Saraiva, que necessita de reparos urgentes. O parlamentar ressaltou que o local é de grande importância, pois é utilizado por alunos que se deslocam para escolas estaduais e municipais.

Cleomar também solicitou a elaboração de um projeto para a construção de paradas de ônibus cobertas no perímetro urbano e rural. A proposta visa oferecer abrigo adequado para os alunos que aguardam o transporte escolar, protegendo-os da chuva e do sol. “Precisamos garantir que nossos estudantes tenham condições dignas para esperar pelo transporte”, afirmou.

Outro ponto abordado pelo vereador foi a necessidade de ações imediatas nas ruas dos bairros, na iluminação pública e na coleta de lixo. Ele destacou que esses são problemas recorrentes e que a população espera por soluções concretas.

Além disso, Cleomar cobrou informações sobre o saque do FGTS dos servidores municipais. Ele pediu que o Executivo, por meio da Secretaria de Administração, informe a data em que o saque será liberado, como será realizado e o que está impedindo o processo.

Cleomar espera que o poder público realize as reformas necessárias com urgência, garantindo o mínimo de condições para os estudantes da zona rural atendidos pela escola. Foto: cedida 

O parlamentar também falou sobre a visita realizada à Escola Presidente Castelo Branco, localizada no quilômetro 20, juntamente com os vereadores Jezo, Marizete e Girlene. Ele observou que a unidade de ensino não oferece condições físicas adequadas para funcionar, e a previsão de início das aulas é para o dia 31 de março. Cleomar espera que o poder público realize as reformas necessárias com urgência, garantindo o mínimo de condições para os estudantes da zona rural atendidos pela escola.

Ao finalizar sua fala, o vereador agradeceu a todos e reafirmou seu compromisso em buscar melhorias para a população de Epitaciolândia.

As cobranças de Cleomar Portela refletem as principais preocupações da comunidade, especialmente em relação à infraestrutura, educação e direitos dos servidores públicos. As demandas apresentadas devem ser encaminhadas ao Executivo para que as providências necessárias sejam tomadas.

Veja vídeo com vereador Cleomar Portela Eduino (PP):

Vereadora Girlene Freitas (PP) cobra reparos em ponte e lixeiras no Bairro Saraiva

Parlamentar pediu providências ao Executivo para garantir segurança no acesso à escola e melhorias na coleta de lixo no bairro. Foto: cedida 

A vereadora Girlene Freitas Teixeira (PP) utilizou a tribuna para cobrar providências do Executivo em relação a duas demandas urgentes da população de Epitaciolândia. Em sua fala, ela destacou a situação da ponte do Ramal Saraiva, que sofreu danos devido à intensidade das chuvas no período de inverno.

Girlene ressaltou que os moradores estão preocupados com a segurança de seus filhos, que precisam atravessar a ponte para chegar à escola. “A ponte cedeu com as chuvas, e isso representa um risco para as crianças e para todos que utilizam o local. Precisamos de uma solução rápida”, afirmou a parlamentar.

Além disso, a vereadora fez um pedido de providências em relação ao acúmulo de lixo no Bairro Saraiva. Ela solicitou que o Executivo instale lixeiras na comunidade para evitar o descarte irregular de resíduos e melhorar as condições de limpeza e higiene no local.

A vereadora fez um pedido de providências em relação ao acúmulo de lixo no Bairro Saraiva. Ela solicitou que o Executivo instale lixeiras na comunidade para evitar o descarte irregular de resíduos. Foto: cedida 

“Os moradores do Bairro Saraiva precisam de lixeiras para descartar o lixo de forma adequada. É uma demanda simples, mas que faz toda a diferença para a qualidade de vida da comunidade”, explicou Girlene.

Ao finalizar sua fala, a vereadora agradeceu a todos e reforçou seu compromisso em buscar soluções para as necessidades da população.

As cobranças de Girlene Freitas refletem preocupações com a segurança e o bem-estar dos moradores de Epitaciolândia, especialmente em áreas que enfrentam problemas de infraestrutura e saneamento. As demandas devem ser encaminhadas ao Executivo para que as providências necessárias sejam tomadas.

Veja vídeo com a vereadora Girlene Freitas Teixeira (PP):

Câmara de Epitaciolândia aprova ata da 4ª sessão ordinária sem debates adicionais

Presidente Antônio Rosiclei conduziu votação após verificar que não havia mais oradores inscritos; documento foi aprovado por unanimidade. Foto: cedida 

O presidente da Câmara Municipal de Epitaciolândia, Antônio Rosiclei, deu continuidade aos trabalhos após verificar que não havia mais oradores inscritos para fazer uso da palavra. Em seguida, ele colocou em votação a ata da 4ª sessão ordinária, que foi aprovada por unanimidade por todos os vereadores presentes.

A aprovação do documento marca o encerramento formal dos debates e deliberações da sessão, consolidando as discussões e decisões tomadas pelos parlamentares. A ata servirá como registro oficial dos temas abordados e das propostas apresentadas durante o encontro.

Com a conclusão da votação, o presidente Antônio Rosiclei encerrou a sessão, reafirmando o compromisso da Casa em trabalhar pelas demandas da população e em buscar soluções para os desafios do município.

A próxima sessão ordinária deve seguir a agenda legislativa, com novos debates e propostas voltadas ao desenvolvimento de Epitaciolândia.

Veja vídeo com vereador presidente Antônio Rosiclei Oliveira (Solidariedade):

Presidente da Câmara propõe resolução para agilizar leitura do expediente e anuncia assessoria de projetos

Antônio Rosiclei convocou reunião para apresentar Resolução Nº 001/2025 e destacou a disponibilidade de assessor para auxiliar vereadores. Foto: cedida 

O presidente da Câmara Municipal de Epitaciolândia, vereador Antônio Rosiclei Oliveira (Solidariedade), utilizou o espaço de explicações pessoais para abordar dois temas importantes durante a sessão desta quarta-feira. Com os cumprimentos de praxe, ele iniciou sua fala citando a Resolução Nº 001/2025, que tem como objetivo otimizar o tempo dedicado à leitura do expediente.

Rosiclei convocou os demais vereadores para uma reunião na próxima quarta-feira, onde a resolução será apresentada e discutida. A proposta surgiu após observações de internautas sobre a extensão da leitura da ata, buscando tornar o processo mais ágil e eficiente.

Além disso, o presidente anunciou a contratação de uma assessoria de projetos, que já está à disposição dos vereadores para auxiliar na elaboração e no desenvolvimento de propostas legislativas. “O profissional está disponível para atender a cada um dos parlamentares desta Casa, contribuindo para o aprimoramento de nosso trabalho”, afirmou Rosiclei.

Rosiclei convocou os demais vereadores para uma reunião na próxima quarta-feira, onde a resolução será apresentada e discutida. A proposta surgiu após observações de internautas sobre a extensão da leitura da ata. Foto: cedida 

Ao finalizar sua fala, o presidente agradeceu a todos e declarou encerrada a sessão. A ata foi lavrada pelo vereador Ari Osvaldo Matos da Silva (Solidariedade) e, após ser lida, será assinada por ele e pelos demais presentes.

As iniciativas apresentadas por Antônio Rosiclei demonstram o compromisso da Câmara em modernizar seus processos e oferecer suporte técnico aos vereadores, garantindo maior eficiência e qualidade no trabalho legislativo. A reunião marcada para a próxima semana deve aprofundar as discussões sobre a resolução e os benefícios da nova assessoria de projetos.

A Câmara Municipal segue atenta às demandas da comunidade, buscando respostas e ações concretas para melhorar a qualidade de vida no município. Foto: cedida 

Comentários

Continue lendo