fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Gladson visita famílias atingidas pela cheia do Juruá e alerta para situação de emergência

Publicado

em

O senador Gladson Cameli (PP-AC) visitou durante a manhã desta segunda-feira (30), juntamente com o prefeito Ilderlei Cordeiro (PMDB) e o deputado estadual Nicolau Júnior (PP), as famílias atingidas pela cheia do Rio Juruá que amanheceu hoje com mais de 14 metros acima da cota de transbordamento e já atinge, segundo a Defesa Civil, cerca de 8 mil pessoas na zona urbana e rural. Ele alertou para a situação de emergência e disse que o momento é de humanidade.

“Já pedi à prefeitura para fazer toda parte jurídica e técnica no sentido de buscarmos junto ao Ministério da Integração o socorro para minimizar o sofrimento de quem está atingido pela cheia. O ministro Helder Barbalho já nos deu total garantia de apoio aos municípios acreanos atingidos pela enchente deste ano” disse o senador.

Ainda pela manhã Cameli acompanhou a retirada de famílias no bairro da Várzea. Na casa da senhora Maria Matos Pinheiro, ele falou sobre as previsões meteorológicas que apontam para a continuidade da elevação das águas, conscientizando sobre a necessidade das pessoas deixarem suas casas. Cerca de 172 famílias estão em abrigos e 800 pessoas estão fora de suas residências.

“A situação é grave, a gente sabe o quanto é difícil deixar todos os bens e pertences para trás, mas o risco de permanecer nesses locais é ainda maior devido as epidemias que veem com a enchente e costumam se alastrar com a vazante. O acolhimento nesse momento é o melhor caminho”, alertou ele.

O parlamentar frisou ainda sua preocupação com as comunidades ribeirinhas. No sobrevoo que fez no final da tarde de domingo em Cruzeiro do Sul, o senador viu a situação de vários produtores em regiões onde é forte o medo da perda total na agricultura de subsistência e na criação de animais. No porto, na beira do rio, é grande a movimentação de produtores que tentam salvar a produção de farinha de mandioca.

“Na zona rural, além de todos os agravantes, as crianças estão sem aula porque tem escolas alagadas. Estamos registrando todo esse cenário e mantendo o Governo Federal informado para o envio de ajuda urgente para Cruzeiro do Sul”, acrescentou.

Na tarde de hoje, Cameli se desloca para a cidade de Tarauacá, onde a enchente também atinge centenas de famílias. Para os dois municípios o progressista conseguiu em campanha feita pelas redes sociais, mais de 2 mil sacolões que serão doados para as secretarias de Assistência Social.

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Câmara aprova desconto no salário dos vereadores que faltarem às sessões sem justificativa

Publicado

em

Os vereadores que não apresentarem justificativas adequadas terão parte de seus subsídios descontados, uma medida que, segundo os parlamentares, visa fortalecer a participação nas atividades legislativas e evitar que a falta de quórum comprometa o trabalho da Casa.

A proposta foi amplamente debatida entre os vereadores e tem como objetivo garantir a presença dos parlamentares nas sessões, visando o bom andamento dos trabalhos legislativos. Foto: assessoria

Com assessoria

Nesta terça-feira, 10, a Câmara Municipal de Rio Branco aprovou, por unanimidade, o requerimento do vereador João Marcos Luz (PL) que estabelece o desconto no subsídio dos parlamentares que faltarem às sessões sem justificativa. A proposta foi amplamente debatida entre os vereadores e tem como objetivo garantir a presença dos parlamentares nas sessões, visando o bom andamento dos trabalhos legislativos.

O vereador João Marcos Luz explicou que, para que uma falta seja considerada justificada, é necessário apresentar um documento oficial. “Queremos que o trabalho permaneça nesta casa. É um requerimento para que os trabalhos não sejam prejudicados. Agradeço o voto da vereadora Elzinha Mendonça”, declarou.

O vereador Fábio Araújo (MDB) destacou que o requerimento prevê um desconto significativo: “quase R$ 500,00 por falta não justificada dos parlamentares.”

O vereador Samir Bestene (PP) também elogiou a iniciativa e fez um comentário irônico sobre a situação: “Chegamos na Câmara e vimos 12 vereadores presentes. A gente fica triste quando vê o que ocorreu na última quarta, que acabou sem quórum. É triste.”

Com a aprovação, os vereadores que não apresentarem justificativas adequadas terão parte de seus subsídios descontados, uma medida que, segundo os parlamentares, visa fortalecer a participação nas atividades legislativas e evitar que a falta de quórum comprometa o trabalho da Casa.

Comentários

Continue lendo

Acre

MPAC instaura investigação para apurar suposta compra de votos na tríplice fronteira do acre, cidade de Assis Brasil

Publicado

em

A investigação teve início após o recebimento de uma Notícia de Fato Eleitoral, na qual foram relatadas irregularidades que indicam possível compra de votos

O procedimento tem como objetivo reunir os elementos necessários para delimitar os fatos e esclarecer as eventuais responsabilidades civis e criminais. Foto: internet

O Ministério Público do Estado do Acre, por meio do Promotor de Justiça Luã Brito Barbosa, instaurou o Procedimento Preparatório 06.2024.00000457-5 para investigar um suposto crime eleitoral descrito no artigo 299 do Código Eleitoral. A portaria nº 0006/2024 foi publicada nesta terça-feira (27) e envolve apurações na 6ª Zona Eleitoral, localizada em Assis Brasil.

A investigação teve início após o recebimento de uma Notícia de Fato Eleitoral, na qual foram relatadas irregularidades que indicam possível compra de votos, um crime previsto no Código Eleitoral. O procedimento tem como objetivo reunir os elementos necessários para delimitar os fatos e esclarecer as eventuais responsabilidades civis e criminais.

Segundo a portaria, além da abertura formal do procedimento preparatório, foram nomeados servidores da Promotoria da 6ª Zona Eleitoral para atuar no caso. Cópias do documento também foram enviadas à Procuradoria Regional Eleitoral e ao Centro de Apoio Operacional Eleitoral (CAOP Eleitoral) para conhecimento.

O promotor Luã Brito Barbosa destacou que o Ministério Público Eleitoral tem como missão defender a ordem jurídica e os interesses sociais e individuais indisponíveis. O procedimento agora seguirá com a coleta de provas e deliberações futuras.

Comentários

Continue lendo

Acre

MPAC discute criação de força-tarefa para intensificar fiscalização na fronteira com a Bolívia

Publicado

em

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria Cível de Brasileia em parceria com o Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor, realizou nesta segunda-feira, 9, uma reunião com diversas instituições para definir estratégias de atuação com o objetivo de reforçar a fiscalização nas fronteiras dos municípios acreanos que fazem limite com a Bolívia.

Na ocasião, foi debatido o problema do intenso fluxo de produtos que cruzam a fronteira para serem comercializados no estado sem a fiscalização adequada. Esses produtos abrangem desde eletrônicos e alimentos até materiais de construção e outros itens diversos.

Participaram da reunião, o procurador de Justiça Carlos Maia, o promotor de Justiça Juleandro Martins, além de representantes da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Polícia Federal e Receita Federal.

Além dessas instituições, também fariam parte da força-tarefa o Exército e o Grupo Especial de Fronteira (Gefron).

“Ficou decidido que será elaborado um plano de ação conjunto. O objetivo é unir esforços para aprimorar a fiscalização na região fronteiriça”, explicou o promotor Juleandro Martins.

Gabriel Vitorino – Estagiário
Agência de Notícias MPAC

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo