Destaque Texto
Gladson diz que Bolsonaro vai tirar Acre do isolamento com inauguração de ponte em RO
O governador Gladson Cameli (Progressistas), em entrevista ao Gazeta Alerta, nesta quinta-feira, 06, falou acerca da inauguração da Ponte do Rio Madeira, na região da Ponta do Abunã, em Rondônia, que ocorrerá nesta sexta-feira, 07, com a presença do presidente Jair Bolsonaro, ministros e da bancada do Acre. A obra foi iniciada pela presidente Dilma Rousseff (PT) em 2014. No programa, ele falou ainda sobre a Covid-19 e as eleições de 2022.
Com custo da obra superior a R$ 150 milhões, a ponte tem 1.520 quilômetro de extensão e 14,45 metros de largura, com duas pistas, dois acostamentos e uma passarela. O Chefe do Executivo afirmou que a ponte traz um novo momento para o Acre e agradeceu o empenho do presidente Jair Bolsonaro para a conclusão da ponte.
“A obra que muitos duvidavam tá aí, iniciou-se no governo da ex-presidente Dilma e que se concluiu hoje com o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, o qual eu sou muito grato pelo apoio que tem dado. Amanhã ele corta a fita conosco e junto com a população, principalmente com Deus, tirando o Acre do isolamento”, afirmou.
Ao ser questionado sobre as eleições de 2022, Cameli afirmou que os adversários já anteciparam o pleito do ano que vem para agora, mas destacou que como Chefe do Executivo deixará a política para o tempo certo.
“A eleição já tá antecipada: é amanhã. Esqueceram o Covid-19, ninguém sabe se vai tá vivo ano que vem, eu sei que vamos tá porque eu tô fazendo o meu dever que é deixar política para o tempo certo e fazer o que eu tenho que fazer, que é colocar vida em prioridade. Garanto à sociedade que o governo não vai parar de medir esforços, enquanto não tiver toda a população imunizada. O fato é que vão querer achar defeito pra tudo, mas agora vamos raciocinar; esses que estão tumultuando a eleição, se colocaram pelo menos o pé na estrada de fato a proteger as pessoas? Se eu colocar a política como prioridade, eu não posso ter o respeito e pedir à população para que eu me mantenha como governador. Eu vou cumprir o que diz na Constituição Federal que é o direito à vida. É muito ruim antecipar as eleições”, salientou.
Cameli informou que na próxima terça-feira, 11, se reunirá com o Embaixador dos Estados Unidos da América (EUA) para pedir a doação de vacinas contra à Covid-19. O gestor informou que a reunião se trata de uma possível doação aos Estados, que compõem a região Amazônica.
“Eu quero comprar qualquer vacina que esteja homologada pela Anvisa para que a gente possa imunizar a população do nosso Estado. Estamos participando do Consórcio e houve a carta de intenção, inclusive, assinamos, mas infelizmente tem situações que não dependem do governador. Estamos tratando com todos os laboratórios, inclusive, dia 11, em Brasília vou pra uma reunião tratar com o Embaixador dos EUA acerca da doação de vacinas. Vou levar nossa real situação devido a fronteira ao Embaixador”, encerrou Cameli.
Comentários

Destaque Texto
Nova frente fria chega ao AC nesta semana e temperatura atingirá 18ºC, diz Friale
O pesquisador Davi Friale divulgou em seu site O Tempo Aqui, nesta segunda-feira (10), uma nova previsão de diminuição das temperaturas na próxima semana.
Além disso, o “mago” destacou que até o próximo domingo (16) haverá calor abafado, chuvas, possibilidade de temporais e tempo seco e ventilado.
Na quarta-feira (12), mais uma frente fria chegará ao Acre, a partir do fim da tarde, mas será na quinta-feira que os ventos serão mais intensos, devido à penetração de mais uma onda de frio polar, declinando levemente a temperatura.
“Desta vez, a massa de ar frio não será intensa no Acre. As temperaturas, ao amanhecer, de quinta-feira e de sexta-feira, deverão oscilar entre 18 e 20ºC, em Rio Branco, Brasileia e demais municípios do leste e do sul do estado”, comentou.
Comentários
Destaque Texto
IBGE: mais de 12% dos acreanos já sofreram violência psicológica, física ou sexual
A pesquisa apontou que 68 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram agressão psicológica nos 12 meses anteriores à entrevista, ou seja, 11,5% da população
IBGE
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta segunda-feira (10) os resultados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019.
O Acre figurou em muitos cenários. Um deles foi o de violência psicológica, física ou sexual. Pelo menos 12,4% da população já foi alvo de uma das agressões.
Os dados apontam ainda que 72 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram os tipos de violência destacados, nos 12 meses anteriores à entrevista.
“O percentual de mulheres que sofreram alguma violência foi de 14,0% e o de homens foi de 10,8%. Considerando a faixa etária, a prevalência de casos de violência é mais acentuada nas populações mais jovens: de 18 a 29 anos (16,5,0%); de 30 a 39 anos (8,9%); de 40 a 59 anos (13,5%) e 60 anos ou mais (6,9%). As pessoas pretas (20,2%) e pardas (10,9%) sofreram mais com a violência do que as pessoas brancas (14,6%), diz o órgão.
Outro resultado preocupante tem a ver com o afastamento das atividades laborais e habituais em decorrência da violência sofrida. 9 mil pessoas foram afetadas – o que representa 12,9% das vítimas de violência, seja psicológica, física ou sexual. As mulheres foram mais atingidas do que os homens, com 18,3% e 5,4%, respectivamente.
Violência psicológica
A pesquisa apontou que 68 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram agressão psicológica nos 12 meses anteriores à entrevista, ou seja, 11,5% da população.
O percentual de mulheres vitimadas foi maior do que o dos homens, 12,9% contra 10,1%, respectivamente. A população mais jovem (18 a 29 anos) sofreu mais violência psicológica do que a população com idade mais elevada (60 anos ou mais), 15,4% contra 6,9%. Mais pessoas pretas (18,0%) e pardas (10,2%) sofreram com este tipo de violência do que pessoas brancas (13,4%).
“Considerando o rendimento domiciliar per capita, o grupo com menor rendimento apresentou um percentual maior de vítimas: 15,2% das pessoas sem rendimento até 1/4 do salário mínimo, em comparação a 10,5% das pessoas com mais de 5 salários mínimos”, destaca a pesquisa.
Violência física
A PNS estimou que 17 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram violência física nos 12 meses anteriores à entrevista, o que representa 2,8% da população. O percentual de vítimas do sexo feminino foi de 3,4%, enquanto o dos homens, 2,2%.
Violência sexual
Para as pessoas que responderam que não sofreram agressão sexual nos últimos 12 meses, foi perguntado se ela sofreu essa violência alguma vez na vida. Considerando essas duas perguntas, estima-se que 25 mil pessoas de 18 anos ou mais de idade foram vítimas de violência sexual, independentemente do período de referência, o que corresponde a 4,3% desta população, 2,6% dos homens e 5,9% das mulheres.
Comentários
Destaque Texto
Internações por covid na UTI e enfermarias estão em queda no Acre, diz subsecretária de Saúde
A subsecretária de Saúde do Acre, Paula Mariano, disse em entrevista que o número de internações por covid-19 vem diminuindo consideravelmente nos últimos dias.
A notícia tem a ver com a ocupação de leitos comuns e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
“Temos percebido uma diminuição satisfatória nos últimos 15 dias no Pronto-Socorro e no Into, além de uma queda no número de internações também em Cruzeiro do Sul, no Hospital de Campanha”, disse Paula.
Na última quarta-feira (5) o Into registrou 11 leitos disponíveis de UTI, e o PS desocupou outras 7 vagas. Em Cruzeiro do Sul, 6 leitos estavam disponíveis.
No maior hospital de referência do Acre, apenas 49 leitos de enfermaria, dos 160 disponíveis, estavam ocupados na data.
De acordo com o consórcio de veículos de imprensa do Brasil, o Acre está em queda no número de novas mortes pela doença.
Comentários
-
Extra2 dias atrás
Estelionatário que aplicava golpe no Acre e foragido da Justiça é preso pela Polícia Civil em Xapuri
-
Extra2 dias atrás
Dupla que transportava 40 kilos de droga do interior para a capital é presa pela Polícia Civil do Acre
-
Acre1 dia atrás
Condenado a mais de 156 anos, matador de facção foge de presídio no Acre
-
Extra2 dias atrás
A triste hora do retorno – Moradores atingidos pela enchente na fronteira calculam os prejuízos ao voltar pra casa
-
Acre20 horas atrás
Justiça decreta prisão preventiva de dupla presa com mais de 40 quilos de drogas
-
Acre18 horas atrás
Violência na Capital: Bebedeira termina em assassinato no Bairro Ilson Ribeiro
-
Acre2 dias atrás
Acusado de matar a namorada em Tarauacá é condenado mais de 20 anos de prisão
-
Extra 120 horas atrás
Atleta acreano é campeão da Superliga B pelo Joinville