Acre
Fronteira receberá reforço de 25 homens no policiamento ostensivo
Alexandre Lima
Iniciou na manhã desta segunda-feira, dia 24, para cerca de 25 policiais militares, o Estágio de Intervenção Rápida Ostensiva – EIRO, onde contou com a presença do prefeito de Brasiléia, Everaldo Gomes, representantes do 10º Comando e do Exercito Brasileiro no auditório do Ministério Público.
O curso terá a duração de uma semana, onde visa capacitar policiais no trabalho ostensivo de motos pelas cidades de Brasiléia e Epitaciolândia, dando mais agilidade no combate à criminalidade, com o intuito de diminuir drasticamente as ocorrências.
Após o término, haverá um crescimento no policiamento e este seria o sexto estágio no Estado, sendo realizado quatro na Capital e um na cidade de Cruzeiro do Sul. “Está sendo um sucesso onde já foi implantado com uma redução significativa da violência”, disse o capitão.
Ouça a entrevista com o prefeito Everaldo Gomes e o Capitão da PM, Albuquerque.
Comentários

Acre
Policial Penal supostamente alcoolizado invade pista contrária e causa acidente em Rio Branco
O condutor João Paulo Fonseca de Paula, 28 anos, a passageira Keity Carla de Araújo Menezes, 33, e uma criança de 6 anos ficaram feridos após um acidente de trânsito causado por um policial penal supostamente alcoolizado na noite deste domingo (28), na Estrada Dias Martins, no bairro Jardim de Alah, em Rio Branco.
Segundo informações das autoridades de trânsito, João Paulo estava na companhia da esposa Keity Carla e o filho do casal de 6 anos, após sair de um culto evangélico, e trafegava pela estrada Dias Martins no sentido centro-bairro em um carro Fiat Pálio de cor vermelha e placa JIF-6311, quando foram surpreendidos por um veículo modelo Ford Fiesta de cor vermelho e placa MZZ-3351, em alta velocidade, conduzido por um policial penal ainda não identificado e supostamente alcoolizado, que bateu na mureta que divide a pista, invadiu o sentido contrária e em seguida bateu no veículo da família.
Com o impacto, os ocupantes do Palio ficaram feridos e foi necessário acionar o Corpo de Bombeiro Militar, que enviou uma unidade de resgate e outra de combate. Os bombeiros retiraram a mulher das ferragens e depois o motorista João Paulo. Após serem resgatadas, as vítimas foram entregues aos cuidados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou duas ambulâncias, sendo uma básica e uma avançada, que depois de avaliar cada caso, tanto João Paulo, Keity Carla e a criança foram encaminhados para o pronto-socorro, em estado de saúde estável.
O policial penal que conduzia o veículo Ford Fiesta permaneceu no local do acidente e não ficou ferido. Após constatar que ele poderia estar alcoolizado, recebeu voz de prisão, foi colocado em uma viatura do Batalhão de Trânsito e foi conduzido para a Delegacia de Flagrantes (Defla).
A área foi isolada por policiais militares para os trabalhos de perícia. Após o término da perícia, os carros foram removidos por um guincho e a estrada foi liberada para o tráfego de veículos.
Comentários
Acre
Em Assis Brasil, Comunidade Palestina é beneficiada com trilhadeira
Neste domingo dia 28, o prefeito em exercício Reginaldo Martins acompanhado do secretário de agricultura Waldemir Costa e do vereador Wermison Tamburini, estiveram no Ramal Erece, comunidade Palestina localizado na Reserva Extrativista Chico Mendes para entrega de uma trilhadeira.
A Trilhadeira vai atender mais de 80 famílias da localidade e de outras comunidades vizinhas, ajudando de forma mais rápida na colheita do feijão, milho e demais grãos produzidos pelos produtores da agricultura familiar.
Dona Gilda Barbosa falou do benefício para a comunidade. “Para nós é uma alegria reunir a comunidade para receber esse benefício, vários produtores já investiram esse ano no plantio do feijão e o maquinário só vem para melhorar a produção dos produtores. Além da nossa comunidade outras próximas também serão beneficiadas, só temos que agradecer a prefeitura”, destacou.
O equipamento foi adquirido pela prefeitura de Assis Brasil por meio de emenda parlamentar do ex deputado Alan Rick, hoje Senador da República.
Para o prefeito em exercício esse equipamento será de muita importância para a comunidade. “Estamos realizando a entrega de uma trilhadeira na comunidade para que possa melhorar a produção gerando uma nova fonte de renda para as famílias”, finalizou Reginaldo Martins.
O atuante vereador Wermison Tamburini enfatizou o dia de conquista para a comunidade. “Destaco o empenho da prefeitura de Assis Brasil e o poder legislativo que vem trabalhando juntos e em prol do povo. Quem ganha com os benefícios é o povo, que a comunidade possa fazer bom uso dos equipamentos”, disse ele.
Comentários
Acre
Polícia Civil intensifica o combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Acre
No Acre, a Polícia Civil (PCAC) tem desempenhado um papel fundamental no combate à exploração sexual infantil, especialmente durante o mês de maio, conhecido como Maio Laranja. A instituição tem fortalecido suas ações e esforços para investigar e reprimir casos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Para acolher melhor às vítimas que sofreram ou sofrem algum tipo de abuso sexual, foi criado o Projeto Bem-Me-Quer, que padroniza a estrutura do ambiente para receber as vítimas de violência sexual. Foto: Assessoria PCAC.
Por meio das delegacias especializadas de Atendimento à Mulher (Deam) e Delegacia de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítima (Decav), a Polícia Civil concentra seus recursos e equipes no enfrentamento desse tipo de crime. Essas unidades dedicam-se a apurar denúncias de abuso sexual, exploração sexual, pornografia infantil e outros delitos relacionados, sempre priorizando a proteção das vítimas.
De acordo com o delegado-geral da PCAC, Henrique Maciel, a instituição trabalha em estreita colaboração com outros órgãos e instituições envolvidos na proteção e assistência às vítimas, como o Ministério Público, o Poder Judiciário, a Secretaria de Assistência Social e os conselhos tutelares. “Essa parceria é essencial para garantir uma resposta integrada e eficaz diante dessas situações delicadas”, disse o chefe de polícia.

Delegada de Polícia Civil, Mariana Gomes, idealizadora do projeto Bem-Me-Quer, diz que esse é um grande avanço no combate a crimes tão sensíveis e, infelizmente, frequentes. Foto: Assessoria PCAC
O delegado Alberto Dalacosta, da Decav, discorre que em maio foram realizadas diversas ações que resultaram em cinco prisões de pessoas já condenadas pelo crime de estupro de vulnerável: “Estamos trabalhando de forma intensa para coibir qualquer tipo de crime, mas solicitamos à sociedade que denuncie esses criminosos.”
Para acolher melhor as vítimas que sofreram ou sofrem algum tipo de abuso sexual, a PCAC criou, em 202, o Projeto Bem-Me-Quer, que institui a padronização da estrutura do ambiente, recepção, acolhimento e atendimento às vítimas de violência no âmbito de Polícia Civil do Estado do Acre. As crianças vítimas são atendidas em uma sala aconchegante que as deixem à vontade para relatarem tudo o que ocorreu.
O projeto foi idealizado pela delegada de Polícia Civil, Mariana Gomes, e funciona atualmente em quatro cidades do interior do Acre: Sena Madureira, Manoel Urbano, Senador Guiomard e na cidade isolada de Santa Rosa do Purus, e a tendência é que se estenda para todo o interior do estado e localidades que não dispõem de especializadas.

As crianças vítimas são atendidas em uma sala aconchegante que as deixem à vontade para relatarem tudo o que ocorreu. Foto: Assessoria PCAC
“Esse projeto demonstra um grande avanço e reforço do comprometimento da PCAC no combate a crimes tão sensíveis e, infelizmente, frequentes, especialmente no interior do estado, pois devemos ter um olhar diferenciado para as vítimas e atender aos comandos legais protetivos”, explicou a delegada.
A Polícia Civil também enfatiza a importância da prevenção, por meio de palestras, workshops e capacitações direcionadas a professores, pais e responsáveis. Essas atividades visam orientar e alertar sobre os sinais de abuso, os cuidados necessários e a forma correta de agir diante de situações suspeitas.
O combate à exploração sexual infantil é uma responsabilidade de toda a sociedade, e a Polícia Civil do Acre tem se empenhado em exercer seu papel de forma eficiente.
Entretanto, é necessário o envolvimento e a participação ativa de todos os cidadãos, para que juntos possam garantir um ambiente seguro e protegido para as crianças e adolescentes, livres do abuso e da exploração sexual.
Comentários
-
Acre2 dias atrás
Amigos pescam peixe que pode pesar mais de 200 quilos em rio da Bolívia
-
Brasil2 dias atrás
Idosa mata e esquarteja marido, depois abandona partes do corpo dele em rodovia no MS
-
Flash2 dias atrás
Suposta traição: Mulher é morta pelo companheiro enquanto dormia com os dois filhos
-
Extra2 dias atrás
Forças de Segurança apreendem pneus e gasolina contrabandeados na BR 317
-
Extra22 horas atrás
Justiça condena trio a quase 90 anos de prisão pelo crime de assassinato em Brasiléia
-
Acre1 dia atrás
Com filho desaparecido, mãe implora: “devolvam vivo ou morto”
-
Acre16 horas atrás
Adolescente em situação de rua é encontrado morto com facada no pescoço
-
Geral2 dias atrás
Polícia Civil prende faccionados responsáveis por espancamento de mulher em Sena Madureira