Acre
Fronteira desprotegida: Governo diponibiliza apenas dois carros para combater o crime
Alexandre Lima
As cidades de Brasiléia e Epitaciolândia, localizadas na fronteira do estado do Acre com a Bolívia, distante cerca de 244 km da capital do Acre, Rio Branco, está um pouco esquecida pelo governo através da Secretaria de Segurança Pública e isso vem sendo registrado através do aumento de furtos de motos, desde o início do ano.
O tão sonhado concurso para novos militares no Estado, que vem sendo visto com maus olhos, já deveriam ter suprimidos o contingente nas cidades do Estado, mas, a realidade se pode dizer que é totalmente outra, já que até 2014, uma grande porcentagem de militares estarão se aposentando.
Hoje, a exemplo, a fronteira do Acre é cuidada por militares que já estão a 25 anos em exercício, e o tempo lhes ensinou que muitas vezes devem arriscar menos com o pouco que lhes oferecerem, para levar segurança aos cidadãos de bem.
Essa realidade está estampada no 10º Comando localizado na cidade de Brasiléia. Indo de encontro ao que é pregado pelo Governo, de uma segurança fantasiosa, passada apenas em campanhas institucionais para mascarar uma triste verdade.
O governo vem tentando esconder um racionamento de combustível e outros gastos em vários setores. Em relação à Segurança, se percebe que algo está errado, já que o governador, Sebastião Viana, recentemente anunciou que municípios iriam receber novas viaturas.
No dia 13 do mês de agosto, foi anunciado a (…) entrega de mais 14 viaturas adquiridas com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no valor de R$ 684 mil e mais 29 viaturas adquiridas com recursos da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron), no valor de R$ 3.421.150. Esses veículos deverão ser entregues em 120 dias para as polícias Civil e Militar.
Enquanto o governo não entrega as viaturas que acumulam poeira no pátio do quartel por falta de gasolina e consertos, casos como o que foi registrado nas cidades de Feijó e Jordão foi denunciado por moradores indignados, que fotografaram os policiais conduzindo os detidos a pé para a delegacia.
Os cabeças pensantes rapidamente encontraram uma solução para o problema. Segundo a fonte, o quartel que possuísse de três a quatro viaturas, deveriam disponibilizar uma para quem estava desprovido. Ou seja, sem resolver o problema da viatura de Feijó, resolveram retirar uma de Brasiléia, e a desculpa seria a contenção nos gastos com combustível.
Brasiléia então passou a ter apenas três viaturas que trabalham 24 horas, onde contam com o apoio de três motos do GIRO, sendo que um veículo é deslocado para a cidade de Assis Brasil, distante 110 km. Durante o dia, são dois policiais e a noite é três em cada veiculo que fazem segurança nas duas cidades, que tem um triste histórico de ser corredor do tráfico.
Durante a madrugada deste sábado, dia 31 de Agosto, quando ocorreu o acidente que registrou uma morte fatal no km 20 da BR 317, a duas viaturas se deslocaram até o local, deixando Brasiléia e Epitaciolândia sem qualquer forma de combater o crime. Em tempo, foi uma das noites mais violentas registrada no hospital.
Matéria relacionada:
Em Feijó, Policiais Militares conduzem presos para a delegacia a pé
Comentários

Acre
Abrigos estão lotados de imigrantes venezuelanos e preocupa autoridades em Assis Brasil
Na cidade de Assis Brasil, interior do Acre, todos os abrigos montados para acomodar imigrantes dos países vizinhos, como Peru e Venezuela, estão com 100% da capacidade ocupada. A informação foi confirmada pelo prefeito Jerry Correia nesta sexta-feira, 9.
Segundo o gestor da cidade, a grande maioria dos refugiados são venezuelanos e, a grande maioria estão sendo expulsos do Peru e do Chile – ambos países sul-americanos. “Não posso confirmar os números, mas há meses estamos com nosso abrigo sempre lotado. A maioria dos venezuelanos, ocorre que o Chile expulsou milhares que foram para o Peru”, declarou.
Correia alertou que o governo peruano estabeleceu prazos para que os refugiados se regularizem e após isso, serão expulsos. O prefeito teme que os imigrantes possam invadir o Acre pela fronteira. “As agências de inteligência dizem que cerca de 400 mil podem ser expulsos do Peru. A rota seria o Acre, a partir de Assis Brasil”, comentou.
Além disso, os imigrantes também devem lotar a capital Rio Branco e o município de Brasiléia, por essa razão, pede providências do governo federal. “Mas o fluxo de saída daqui para Brasiléia e Rio Branco é diário. Essa é uma política nacional que envolve controle de fronteira”, explicou.
Comentários
Acre
Presidente da Aleac visita presídio no Juruá e defende trabalho de ressocialização dos detentos
O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gonzaga (PSDB), visitou nesta sexta-feira (9) o presídio Manoel Neri da Silva, em Cruzeiro do Sul. Na ocasião, o parlamentar reforçou a parceria entre o poder Legislativo e a Segurança Pública do Estado, através do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen).
Luiz Gonzaga afirmou que a visita faz parte do plano de ação da Aleac de estar presente em todas as cidades acreanas e conferir de perto as necessidades e trabalhos realizados nas áreas da segurança, saúde, educação, produção agrícola e demais setores.
Durante a visita, Gonzaga conheceu o trabalho de confecção de uniformes escolares realizado pelas detentas e experimentou da farinha que é produzida pelos dententos dentro do próprio presídio.
“Fico feliz em saber que o presídio de Cruzeiro do Sul está trabalhando pela ressocialização. Esses trabalhos de corte e costura e produção de farinha são importantes, pois essas detentas e detentos quando saírem daqui terão profissão e onde trabalhar. Falta mão de obra no mercado e esses reeducandos podem sair daqui e trabalhar. É importante que os detentos tenham uma profissao. A direção do presídio pode contar com nosso apoio”, disse.
O diretor do presídio de Cruzeiro do Sul, Elves Barros, afirmou que a visita do presidente da Aleac é importante para motivar e auxiliar na execução de projetos de melhorias na estrutura, valorização dos servidores e na ressocialização dos presos.
“A visita do presidente Luiz Gonzaga é importante, pois nos motiva a trabalhar ainda mais pela ressocialização dos nossos detentos e melhorias no presídio. Essas visitas nos dão um norte, nos orienta até mesmo na execução de projetos para dar oportunidade para que esses reeducandos tenham a remissão de pena e uma qualificação de trabalho e que possam ser reinseridos novamente na sociedade”, disse.
Comentários
Acre
Homem é preso com motosserra roubada em Rio Branco
Na tarde de desta quinta-feira, a equipe de investigadores da Delegacia do Tucumã prendeu em flagrante JOSÉ WILLIAN DA SILVA MARTINS pelo crime de receptação previsto no art. 180 do Código Penal e pelo crime de comercialização de motosserra previsto no art.51 da Lei n. 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais).
A prisão ocorreu na Vila Jorge Kalume, na Rua E, em frente a residência do infrator. José William estava na posse de uma motosserra avaliada em mais de cinco mil reais,
proveniente de crime de furto. Após a captura o indivíduo foi levado para a Central de Flagrantes DEFLA para lavratura do respectivo Auto de Prisão em Flagrante.
Comentários
-
Extra2 dias atrás
Delegado é transferido para Capital após quatro anos em Epitaciolândia
-
Cotidiano2 dias atrás
Motociclista percorre ruas de Cruzeiro do Sul com jibóia de ‘carona’; veja fotos
-
Extra2 dias atrás
Assaltante detido após viatura da PM cair em córrego tem prisão mantida no Acre
-
Geral2 dias atrás
Jovem é torturado por membros de facção por suposta pratica de furto
-
Flash1 dia atrás
Fiéis confeccionam tapetes no dia de Corpus Christi em Brasiléia e Epitaciolândia
-
Flash5 horas atrás
Da terra de Chico Mendes, estudante de Biologia é a vencedora do Miss Acre 2023
-
Geral17 horas atrás
Polícia da Espanha encontra corpo de mulher desaparecida há 9 anos dentro de parede
-
Brasil17 horas atrás
Russo é atacado até a morte por tubarão, na costa do Mar Vermelho