fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Forte estrondo e clarão nos céus assustam moradores da cidade de Tarauacá

Publicado

em

Por Francisco AraújoGrande clarão nos céus seguido de forte estrondo deixou perplexos os moradores de Tarauacá, no Acre (a 3417 km de Brasília). O esquisito fenômeno ocorreu na segunda-feira, 30, por volta da meia-noite. Após o ocorrido, casas teriam tremido. “O assunto da cidade é esse; está esse mistério”, relata o jornalista Raymundo Accioly.

Até agora, segundo ele, nenhuma autoridade local se manifestou acerca do incidente. E não há no Monitor Global (que acompanha a ocorrência de terremotos ao redor do planeta) registro de abalos sísmicos na região nas últimas 24 horas. Confira aqui: https://l1nq.com/5qdzI

TERREMOTOS EM JANEIRO

Em janeiro deste ano, Tarauacá registrou, num período de oito dias, dois terremotos – o primeiro de 6,6 e o segundo, de 6,5 na escala Richter. A ocorrência de sismos na região é decorrente de falhamentos de duas placas (a do Juruá e Purus), que facilitam a dispersão das ondas sísmicas.

Nos últimos 45 anos, houve cerca de 96 abalos sísmicos em um raio de 250 quilômetros de Tarauacá, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, nenhum com consequências graves.

FALHA GEOLÓGICA

Professor e Doutor em Geografia da Universidade Federal do Acre (Ufac), Waldemir Lima dos Santos, explicou que Tarauacá registra terremotos e com grandes magnitudes no estado acreano. Santos é autor do projeto “Eventos Tectônicos no Acre: Levantamento e caracterização inicial da ocorrência de terremotos”, desenvolvido no laboratório de geomorfologia e sedimentologia da Ufac.

Santos e sua equipe estudam abalos sísmicos ocorridos no Acre entre 1950 e 2016. Segundo o estudo, entre os anos 2000 a 2016 foram registrados 38 terremotos no Acre com magnitude acima de 5 graus. A maioria na cidade de Tarauacá.

A ocorrência desses eventos tem uma explicação científica: uma possível falha geológica. O município fica dentro de uma grande depressão. “Então, temos lá o Platô de Cruzeiro do Sul, que é parte alta, e depois descemos Tarauacá, Feijó, até Sena Madureira [cidades do interior], onde tem uma grande depressão no estado, que chamamos de depressão Juruá/Iaco. Depois temos uma planície que pega Rio Branco até Acrelândia”, explica Santos.

Daí é possível que nessa região, como os terremotos ocorreram em linha.

FOTO: Yêdy Júnior

Comentários

Continue lendo

Extra

Homem é baleado nas costas em tentativa de homicídio em Brasiléia

Publicado

em

Vítima foi socorrida por terceiros e encaminhada ao Hospital Raimundo Chaar.

Um homem identificado como Gleison Reis Moura Nogueira, foi baleado nas costas durante uma tentativa de homicídio na noite desta terça-feira, 15, em Brasiléia. A vítima, que não teve o nome divulgado, foi socorrida por terceiros e encaminhada ao Hospital Regional Raimundo Chaar, onde recebeu os primeiros socorros.

Segundo informações preliminares, dois indivíduos em uma moto trafegavam pela rua Rubro Negro, no bairro Raimundo Chaar, quando um deles desceu da garupa, se aproximou da vítima e efetuou dois disparos.

Atiradores fugiram em uma moto após o crime.

Um dos tiros transpassou o músculo trapézio esquerdo, enquanto o outro se alojou nas costas, próximo à coluna. Mesmo ferido, o homem conseguiu correr para dentro de uma casa, onde caiu na área.

Atiradores fugiram em uma moto após o crime.

Os criminosos fugiram em seguida, tomando rumo desconhecido. A Polícia Militar e Civil foram acionadas e compareceram ao hospital para colher informações e iniciar buscas pelos suspeitos. Mais detalhes sobre o caso podem ser divulgados a qualquer momento.

Polícia realiza buscas para localizar os suspeitos

 

 

Comentários

Continue lendo

Extra

Polícia Militar apreende drogas e prende dois indígenas em operação em Assis Brasil

Publicado

em

A Polícia Militar de Assis Brasil, município localizado na tríplice fronteira do Acre, prendeu dois homens de etnia indígena, identificados como Inácio Agostinho e Marivan Melendre, durante uma operação realizada próximo ao hospital da cidade, em uma área já conhecida por denúncias de tráfico de drogas.

A ação ocorreu quando uma patrulha a pé avistou um grupo de indivíduos suspeitos cortando plásticos debaixo de árvores, o que indicava a preparação de entorpecentes para venda.

Ao tentarem abordar os suspeitos, quatro deles fugiram para dentro da mata, não sendo capturados. No entanto, Inácio e Marivan foram detidos no local, onde os policiais encontraram uma grande quantidade de drogas embaladas e prontas para venda, além de materiais utilizados para o preparo e empacotamento das substâncias ilícitas.

Entre os itens apreendidos estavam 45 trouxinhas de oxidato de cocaína, 53 invólucros de maconha, uma pedra de cocaína pesando mais de 322 gramas, e uma barra de maconha de aproximadamente 238 gramas.

Além disso, foi encontrado um celular Samsung, uma munição de calibre .22 e R$ 1.718,50 em espécie, que estavam dentro de uma pochete.

Os suspeitos foram algemados e conduzidos à Delegacia de Polícia de Assis Brasil, onde foram entregues com seus pertences e as drogas apreendidas para a tomada das providências legais. O caso segue sob investigação.

Comentários

Continue lendo

Extra

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas / Sebrae – AVISO DE PRORROGAÇÃO

Publicado

em

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas / Sebrae

AVISO DE PRORROGAÇÃO

Pregão Eletrônico SRP nº 22/2024

1. OBJETO

Registro de preços para confecção e reprodução, sob demanda, de material de divulgação para atender às necessidades do órgão gerenciador do registro de preços conforme condições, quantidades e especificações contidas neste edital e seus anexos.

2. RECEBIMENTO E ABERTURA DAS PROPOSTAS.

Local da realização: www.redeempresas.com.br;

Término do prazo para envio de propostas: 18 de outubro de 2024 às 10h45min;

Início da sessão de disputa de preço: 18 de outubro de 2024 às 11h.

Será sempre considerado o horário de Brasília.

3. ESCLARECIMENTOS DE DÚVIDAS.

Questionamentos poderão ser encaminhados ao SEBRAE/AC, somente por escrito pelo e-mail [email protected], aos cuidados da Comissão de Licitação, até 02 (dois) dias úteis antes da data de abertura da sessão pública.

Rio Branco-AC, 15 de outubro de 2024.

Comentários

Continue lendo