fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Foragido é morto a tiro após invadir casa de marinheiro durante tentativa de roubo

Publicado

em

Um dos bandidos, que estava do lado de fora, ainda chegou a disparar em direção da vítima, mas não acertou.

Roubo na madrugada deste domingo (19), terminou na morte do foragido da Justiça Alcinei Lima da Silva, 37 anos, na rua José de Alencar.

Uma tentativa de roubo na madrugada deste domingo (19), terminou na morte do foragido da Justiça Alcinei Lima da Silva, 37 anos, na rua José de Alencar, centro de Porto Velho.

De acordo com testemunhas, um marinheiro de 61 anos havia acabado de chegar de carro em casa com a esposa, quando Alcinei ,que estava com outros três comparsas conseguiu invadir o imóvel pelo portão da garagem. Os outros criminosos ficaram do lado de fora.

O morador reagiu tentando imobilizar o criminoso. Um dos bandidos, que estava do lado de fora, ainda chegou a disparar em direção da vítima, mas não acertou.

Alcinei, que também estava armado ainda teria tentado atirar no morador, mas acabou sendo atingido por um disparo e morreu no local. Seus comparsas fugiram.

Durante os trabalhos da perícia foi verificado que Alcinei estava com mandado  de prisão expedido pela Justiça, e já tinha várias passagens pelo sistema prisional.

Comentários

Continue lendo

Geral

Metade dos municípios do Acre enfrenta falta de vacinas, revela pesquisa da CNM

Publicado

em

A vacina contra a Covid-19 é a segunda mais em falta, com uma média de 30 dias de atraso em 770 municípios. A vacina Meningocócica C, que protege contra infecções graves como meningite, está em falta em 546 municípios há uma média de 90 dias

A reportagem entrou em contato com a coordenação do Programa Nacional de Imunização no Acre (PNI) para saber mais detalhes e aguarda resposta até última atualização desta reportagem. Foto: assessoria

Com assessoria

Uma pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) revelou que 50% dos municípios do Acre enfrentam a falta de insumos essenciais para garantir a cobertura vacinal da população, principalmente as crianças. O estudo, realizado entre os dias 2 e 11 de setembro, aponta que esse problema é um reflexo de uma crise maior que atinge seis em cada dez municípios em todo o Brasil.

A pesquisa da CNM apontou que 64,7% dos municípios brasileiros estão com falta de vacinas para imunizar a população. O levantamento envolveu a participação de 2.415 municípios.

A reportagem entrou em contato com a coordenação do Programa Nacional de Imunização no Acre (PNI) para saber mais detalhes e aguarda resposta até última atualização desta reportagem.

O Ministério da Saúde é responsável pela aquisição e distribuição das vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, enquanto os estados devem prover seringas e agulhas. No entanto, a pesquisa indica que muitos municípios estão sem vacinas essenciais há mais de 30 dias, com alguns enfrentando a falta de imunizantes há até 90 dias.

Paulo Ziulkoski, presidente da CNM, destacou que a falta de vacinas pode levar ao retorno de doenças graves, como a paralisia infantil, e apontou uma discrepância entre o discurso oficial do governo federal e a realidade municipal. “Estamos cobrando do Ministério da Saúde que disponibilize os imunizantes para vacinar as crianças e suas famílias o mais rapidamente possível”, afirma Ziulkoski.

A pesquisa mostrou que a vacina Varicela, usada para reforçar a proteção contra a catapora, é a mais ausente, não chegando a 1.210 municípios. A vacina contra a Covid-19 é a segunda mais em falta, com uma média de 30 dias de atraso em 770 municípios. A vacina Meningocócica C, que protege contra infecções graves como meningite, está em falta em 546 municípios há uma média de 90 dias. O estudo não detalhou o tipo de vacina em falta por estado/município.

Outros imunizantes que estão em falta no país incluem a Tetraviral, a Hepatite A e a DTP, que combate difteria, tétano e coqueluche. A CNM destacou a necessidade urgente de resolução para evitar um possível aumento nos casos de doenças evitáveis por vacinação.

A pesquisa também revelou que o Estado de Santa Catarina enfrenta a maior falta de vacinas, com 83,7% dos municípios relatando o problema, seguido por Pernambuco e Paraná. No Norte, a situação é um pouco melhor, com 42,9% dos municípios enfrentando a falta de imunizantes.

Comentários

Continue lendo

Geral

Alunos do IFAC retiraram mais de 1 Tonelada de Lixo em ação do Projeto “Praias Limpas” em Tarauacá

Publicado

em

Por Fernando Calero

Entre os dias 9 e 13 de setembro, o Instituto Federal do Acre (IFAC), Campus Tarauacá, mobilizou alunos e servidores em uma ação ambiental de grande impacto. O Projeto “Praias Limpas” resultou na retirada de mais de 1 tonelada de lixo das praias de Tarauacá, totalizando 1.280 quilos de resíduos.

Durante quatro dias, a equipe de voluntários trabalhou nas Praias do Muru (Rames), Praia da Ponte, Praia do Mercado e a Praia Principal, com atividades realizadas pela parte da tarde. A coleta de resíduos incluiu plásticos, vidros, metais, fraldas, bitucas de cigarro, eletrodomésticos, bicicletas e outros materiais. Esses materiais eram colocados em sacos plásticos, e organizado para a ser entregue para os agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Tarauacá para descarte adequado.

O projeto não se limitou apenas à limpeza dos espaços, teve também um foco educativo significativo. A iniciativa buscou promover a conscientização sobre o descarte correto de resíduos e a preservação ambiental. O Ifac Tarauacá forneceu aos voluntários luvas, máscaras, água, orientações e cuidados necessários de como coletar o lixo, e o transporte de ônibus ficou por conta do Núcleo de Educação Estadual de Tarauacá. Os voluntários ainda foram orientados a usarem sapatos fechados, bonés e roupas apropriadas para garantir a segurança durante a ação.

“Esperamos que a atitude dos nossos alunos sirva de exemplo para banhistas e frequentadores das praias, conscientizando todos sobre o descarte correto do lixo”, destacou o professor Fernando Banen, responsável pelo projeto.

A mobilização culminará com a apresentação dos resultados no auditório do IFAC de Tarauacá, prevista para a próxima semana, com a participação dos alunos, instituições públicas e da comunidade local.

O projeto foi viabilizado graças ao apoio fundamental do diretor do campus Tarauacá, Denis, de Daiana, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Tarauacá, do coordenador estadual do Núcleo de Educação de Tarauacá, José Ivonaldo, do motorista José Francisco (Bão), que auxiliou no transporte, dos professores Oclizio, Yonara, Letícia, Jeferson, Igor, dos alunos dos cursos Integrado e Superior, e das alunas Francicleia Lima e Priscila Nogueira, do 3º ano do curso Técnico em Administração.

Comentários

Continue lendo

Geral

Bocalom e Alysson promovem nova Carreata 22 e percorrem Bosque, Baixa da Colina, Vila Ivonete e Nova Estação

Publicado

em

Tião Bocalom, candidato à reeleição pelo Partido Liberal (PL), e seu candidato a vice-prefeito, Alysson Bestene (PP), realizaram na tarde deste domingo, 15, mais uma carreata que reuniu veículos nos bairros Bosque , Baixa da Colina, Vila Ivonete e Nova Estação.

O evento, que demonstrou o forte apoio dos rio-branquenses à dupla, contou com a presença do secretário de Estado e presidente do União Brasil no Acre, Fábio Rueda.

“Mais uma carreata, mais uma vitória e o povo abraçou a nossa campanha. Vamos ganhar no primeiro turno para que este bom trabalho continue. O reconhecimento da gestão é evidente e a parceria é fundamental para o que ainda temos a fazer pela nossa cidade”, afirmou Bocalom.

Alysson Bestene também expressou entusiasmo pelo sucesso do evento. “A carreata é uma prova clara de que a população está com a gente. Estamos certos de que ganharemos essa eleição, permitindo que o bom trabalho continue. A parceria entre a gestão municipal e o governo é essencial para alcançar os objetivos, ou seja, o melhor para nossa Capital”.

Fábio Rueda frisou que a carreata é um reforço significativo para a campanha do Bocalom. “A força demonstrada aqui reflete o desejo do povo de Rio Branco e é uma alegria participar deste movimento. Bocalom e Alysson são pessoas honestas, que devem cuidar por mais quatro anos de nossa querida Rio Branco”.

Comentários

Continue lendo