fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Fernando Weber faz os últimos treinos antes do Brasileiro

Publicado

em

Fernando vai realizar mais três treinamentos na AABB

O nadador Fernando Weber faz os últimos treinos na fase de polimento na piscina AABB visando a disputa do Campeonato Brasileiro de Natação Juvenil, competição programada a partir do próximo dia 4 em São José do Rio Preto, São Paulo.

“Estamos diminuindo a carga de treinamentos do Fernando de maneira gradativa. Ele vai chegar em excelente forma no Brasileiro”, comentou o técnico Hélio Guimarães.

Três provas

Fernando Weber vai disputar as provas dos 50 e 100 livres e 100 metros borboleta. O Acre volta a ter um nadador em um Brasileiro depois de 13 anos.

“Acho que o Acre voltar a disputar um Brasileiro significa demais para a nossa comunidade. O Fernando vive uma grande fase e chegará em São Paulo com chances de nadar finais”, avaliou o presidente da Federação Acreana de Desportos Aquáticos (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

Fecha e embarca

Fernando Weber fecha os treinamentos na sexta, 1º, e viaja para São Paulo na segunda, 4. O nadador acreano disputa a primeira prova no Brasileiro na terça, 5.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Izabelle Araújo (REPUBLICANOS) consolida papel como voz ativa e com responsabilidade em Brasiléia

Publicado

em

Vereadora de primeiro mandato amplia atuação com agenda comunitária e fiscalizadora; Izabelle Araujo destaca-se na defesa de políticas públicas para zona rural e urbana

Suas ações têm sido bem recebidas pela população, sendo reconhecido como uma política jovem, dinâmico e comprometido com as causas na sua jurisdição. Foto: cedida 

Em menos de um ano de mandato, a vereadora Izabelle Araújo (Republicanos), consolida papel como voz ativa e com responsabilidade em Brasiléia, vem se firmando como a principal voz dentro a câmara municipal. Com um estilo político que mescla cobranças técnicas e atuação comunitária, a parlamentar tem chamado atenção por sua agenda transversal, que abrange desde a melhoria de ramais rurais até projetos culturais, esportivos e saúde.

A vereadora se fortalece a cada dia, sendo hoje a voz ativa na Câmara Municipal de Brasileia, onde tem cobrado politicas públicas com responsabilidade, algo absolutamente normal dentro das 4 linhas no meio político.

Vereadora de primeiro mandato, Izabelle vem mostrando uma atuação abrangente em diversas áreas, incluindo o movimento comunitário, a luta por produção, educação, saúde, e voluntariado social tanto na zona urbana, como rural, que abrange o escoamento da produção e melhorias de ramais, bem como o apoio a projetos culturais e no desporto, principalmente com os atendimentos na área da saúde, a nível municipal, como estadual que tem elevado sua presença na boa politica no município.

A vereadora Izabelle Araújo é ex-presidente da Associação dos Produtores de Café do Estado do Acre, é engenheira, com ensino superior completo. Foto: cedida 

Izabelle Araújo acredita que a construção de um mandato popular, democrático e participativo pode transformar Brasiléia em uma cidade mais humana e melhor para sua população.

Super atuante na vereança “de domingo a domingo”, a vereadora tem consolidado sua liderança na regional do alto acre, cidade de Brasiléia.

A atuação se destaca tanto no trabalho social quanto na gestão eficiente, sendo elogiado pelos servidores e população “modo Izabelle de trabalhar”. Uma marca de seu trabalho frente a câmara de vereadores, com seu profissionalismo, engenheira de profissão, atuante na vereança.

Suas ações têm sido bem recebidas pela população Brasileense, sendo reconhecido como uma política jovem, dinâmico e comprometido com as causas sociais na sua jurisdição. Sua popularidade está em ascensão, sendo apontado como um dos principais nomes da atual politica de Brasiléia.

Destaques da atuação parlamentar:
  • Fiscalização rigorosa: Tem cobrado transparência e eficiência na aplicação de recursos públicos
  • Agenda territorial: Atuação intensa em ramais e comunidades rurais, com foco no escoamento da produção
  • Projetos sociais: Voluntariado ativo tanto na zona urbana quanto rural
  • Conexão política: Relação próxima com o deputado federal Roberto Duarte (Republicanos), a quem considera referência

Eleita em outubro de 2024 com 372 votos (2,45% dos válidos), Izabelle representa uma nova geração de políticos que buscam conciliar o trabalho legislativo com a presença constante no território.

“A vereança precisa ser propositiva, não apenas crítica”, declarou recentemente em sessão da Câmara.

Seu perfil – que mistura o rigor fiscalizador com ações de base – tem ampliado sua projeção no município. Analistas locais apontam que, mantido esse ritmo, a vereadora pode se tornar um nome relevante para futuras disputas majoritárias na região. Apesar da vinculação partidária ao Progressistas, sua atuação tem transitado por diversas pautas, característica que vem conquistando apoio além de sua base eleitoral inicial.

Isabelle Araújo lidera produtividade na Câmara de Brasiléia com pedidos de providências

A presença e atuação da jovem vereadora reforçam seu protagonismo no cenário político Brasileense e dentro do Partido Progressista, consolidando seu nome entre as novas lideranças.

A vereadora Isabelle Araújo vem se destacando como a parlamentar mais ativa na Câmara Municipal de Brasiléia no inicio desta legislatura 2025, registrando o maior número de pedidos de providência, se consolidando como a parlamentar mais ativa no início deste primeiro trimestre de 2025.

De acordo com dados do Portal da Transparência da câmara de vereadores de Brasiléia, a vereadora do republicano foi a quem mais protocolou indicações neste período, direcionadas a melhorias para o município e ao atendimento de demandas da população Brasileense.

Presidente do Republicanos em Brasiléia participa de encontro nacional de mulheres na política em Brasília

O evento reuniu lideranças femininas de todo o país, incluindo vereadoras e representantes do estado do Acre. Foto: cedida 

A atual presidente da executiva municipal do Republicanos em Brasiléia, Izabelle Araújo, participou, em março, do 2º Encontro Nacional do Mulheres Republicanas, realizado em Brasília. O evento reuniu lideranças femininas de todo o país, incluindo outras vereadoras e representantes do estado do Acre.

O encontro em Brasília abordou temas essenciais como gestão pública, combate à violência contra a mulher e a importância do empoderamento feminino nos espaços de decisão. As palestras contaram com especialistas renomados, além da presença de lideranças nacionais do partido.

Izabelle Araújo destacou a relevância do evento para o fortalecimento da presença feminina na política acreana.

“Esse encontro reforça o papel das mulheres na construção de uma política mais inclusiva e igualitária. A troca de experiências e o aprendizado são fundamentais para que possamos atuar de forma ainda mais eficaz em nossas cidades”, afirmou.

Transparência e acesso à informação

Todos os pedidos de providência ficam disponíveis no Portal da Transparência da Câmara (brasileia.ac.leg.br), onde qualquer cidadão pode acompanhar as ações dos parlamentares.

Além disso, as sessões legislativas são transmitidas ao vivo pelo site da casa, brasileia.ac.leg.br e jornal oaltoacre.com, reforçando o compromisso com a prestação de contas e a participação popular.

A presidente da executiva municipal do Republicanos em Brasiléia, Izabelle Araújo, participou, nos dias 21 e 22 de março, do 2º Encontro Nacional do Mulheres Republicanas, realizado em Brasília.

Transparência em Ação

Todos os documentos estão acessíveis para consulta pública no site oficial da Câmara (brasileia.ac.leg.br), que também oferece:

• Transmissão ao vivo das sessões
• Acompanhamento do trâmite de cada proposta
• Histórico completo das ações parlamentares

Ao vereador cabe elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo – no caso, o prefeito. São os vereadores que propõem, discutem e aprovam as leis a serem aplicadas no município. 

Originário do grego antigo, o vocábulo vereador vem da palavra “verea”, que significa vereda, caminho. O vereador, portanto, seria o que vereia, trilha, ou orienta os caminhos. Existe no idioma brasileiro o verbo verear, que é o ato de exercer o cargo e as funções de vereador. Resumindo, o vereador é a ligação entre o governo e o povo. Ele tem o poder de ouvir o que os eleitores querem, propor e aprovar esses pedidos na câmara municipal e fiscalizar se o prefeito e seus secretários estão colocando essas demandas em prática.

Ao vereador cabe elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo – no caso, o prefeito. São os vereadores que propõem, discutem e aprovam as leis a serem aplicadas no município. Também é dever do vereador acompanhar as ações do Executivo, verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo atendidas as normas legais.

Legislativo

Os vereadores fazem parte do Poder Legislativo, e discutem e votam matérias que envolvem impostos municipais, educação municipal, linhas de ônibus e saneamento, entre outros temas da cidade. Cada vereador é eleito de forma direta, pelo voto, tornando-se um representante da população. Por isso, deve propor projetos que estejam de acordo com os interesses e o bem-estar do povo.

Fiscalização

Além das votações, os vereadores também têm o poder e o dever de fiscalizar a administração, cuidando da aplicação dos recursos e observando o orçamento. É dever deles acompanhar o Poder Executivo, principalmente em relação ao cumprimento das leis e da boa aplicação e gestão do dinheiro público.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Regional do Alto Acre receberá R$ 82 milhões para fortalecer produção de proteína animal e exportações

Publicado

em

Convênio foi assinado entre ApexBrasil e o Banco da Amazônia. Expectativa é ampliar a produção local e impulsionar a entrada de produtos acreanos em mercados internacionais

Ivania é criadora de suínos e celebrou convênio para ampliar negócios — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Brasiléia/AC – Produtores rurais do Alto Acre ganharam um impulso para expandir suas atividades com a formalização de uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Banco da Amazônia. O convênio, que destina R$ 82 milhões para fomentar as cadeias de suinocultura e avicultura, beneficiará principalmente agricultores familiares fornecedores de empresas em Brasiléia.

A iniciativa chega para resolver um antigo obstáculo enfrentado pelos produtores: a dificuldade de acesso a crédito. “Há cinco anos venho tentando financiamento, mas não conseguia por falta de garantia. Agora, com esse convênio, isso muda”, comemorou Ivania dos Santos Andrade, produtora rural que planeja ampliar sua granja de suínos.

“Há cinco anos venho tentando fazer financiamento em bancos, mas não consigo por falta de garantia. Agora com o convênio a gente não vai precisar de garantia. Então, acredito que agora vai sair esse financiamento para que, nós produtores, possamos ampliar as granjas de suíno no Alto Acre”, comemorou a produtora Ivania dos Santos Andrade.

O plano total prevê a construção de 250 estruturas, o que deverá proporcionar um salto significativo na capacidade produtiva e exportadora da região. Foto: cedida 

A expectativa é ampliar a produção local e impulsionar a entrada de produtos acreanos em mercados internacionais. “Nós queremos ampliar para produzir”, ressaltou Ivania.

Nesta primeira etapa, os recursos serão utilizados para a construção de 70 galpões, sendo 50 para suínos e 20 para aves. O plano total prevê a construção de 250 estruturas, o que deverá proporcionar um salto significativo na capacidade produtiva e exportadora da região.

Para o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, a parceria representou uma virada de chave para o desenvolvimento da Amazônia com base na produção sustentável.

Detalhes do projeto:
  • Primeira etapa: construção de 70 galpões (50 para suínos e 20 para aves);
  • Meta total: 250 estruturas para aumentar capacidade produtiva;
  • Foco: fortalecer a produção local e abrir portas para mercados internacionais;
  • Modelo: crédito acessível sem exigência de garantias tradicionais.
Impacto esperado:

A ampliação da produção deve colocar o Acre em novo patamar no setor de proteína animal, com potencial para exportação. “Queremos ampliar para produzir mais e melhor”, destacou Ivania, representando a expectativa dos produtores.

O convênio, que destina R$ 82 milhões para fomentar as cadeias de suinocultura e avicultura, beneficiará principalmente agricultores familiares fornecedores de empresas em Brasiléia.

Visão estratégica

Para Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, a parceria marca uma “virada de chave” no desenvolvimento da Amazônia:

“Estamos construindo um modelo baseado na produção sustentável, que gera renda e abre mercados globais para produtos da floresta.”

Disse mais. “Então a gente abre mercado, o Banco da Amazônia financia a agroindústria. No caso a Dom Porquito e Acreaves e o dinheiro vai para os produtores para poder, cada um recebendo R$ 400, R$ 50 mil, montarem suas granjas de suínos e aves e a gente ter uma economia crescendo, especialmente agora no Alto Acre, porque ali estão as indústrias e a Estrada do Pacífico”, explicou.

Ele ainda ainda adianta que o projeto deve ser levado para o restante do estado. “Esse modelo pode ser replicado e vai certamente com o pessoal do café lá de Mâncio Lima, no Juruá, Tarauacá/Envira e também a região de Sena Madureira e aqui no Baixo Acre, na região de Rio Branco”, concluiu.

Nesta primeira etapa, os recursos serão utilizados para a construção de 70 galpões, sendo 50 para suínos e 20 para aves. O plano total prevê a construção de 250 estruturas. Foto: cedida 

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Tradição do “roubo de galinha” em Marechal Thaumaturgo termina em violência após intervenção de facção

Publicado

em

Homem que furtou aves no Sábado de Aleluia foi agredido com ripas de madeira por criminosos; vídeo mostra vítima sendo coagida a admitir o furto

Nas imagens, é possível ver o momento em que o homem é agredido com ripas de madeira por integrantes do grupo. Foto: ilustrativa

Marechal Thaumaturgo/AC – Um costume antigo do Sábado de Aleluia, conhecido como “roubo de galinha”, acabou em agressão e ameaças no município de Marechal Thaumaturgo, no interior do Acre. Um homem que tentou manter a tradição — em que moradores furtam galinhas para o almoço de encerramento da Quaresma — foi surrado por integrantes de uma facção criminosa que atua na região.

O caso ganhou repercussão após um vídeo circular nas redes sociais, mostrando o momento em que o homem, segurando duas galinhas, admite o furto e promete não repetir o ato, enquanto é agredido com ripas de madeira. Nas imagens, um dos agressores, aparentemente líder do grupo, orienta que os golpes não atinjam a cabeça da vítima. Após várias pancadas, a surra é interrompida.

Entre a tradição e a criminalização

O “roubo de galinha” é uma prática folclórica em algumas comunidades rurais, onde o furto das aves é visto como uma brincadeira típica do período. No entanto, neste caso, o ato foi tratado como crime e resultou em violência extralegal.

O homem foi flagrado com duas galinhas furtadas de um galinheiro e acabou sendo punido por membros de uma facção criminosa que atua no município. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o suspeito admitindo o furto. Foto: ilustrativa 

O que se sabe até agora:
  • Homem foi flagrado com duas galinhas furtadas;
  • Agredido por membros de facção, que aplicaram “justiça própria”;
  • Vídeo mostra vítima coagida a confessar o furto;
  • Estado de saúde do agredido ainda não foi divulgado;
  • Nenhum dos envolvidos na agressão foi preso até o momento.
Implicações legais

Além do furto (art. 155 do Código Penal), a ação violenta do grupo configura crimes como lesão corporal (art. 129) e constrangimento ilegal (art. 146). A Polícia Civil deve investigar o caso, que mistura tradição cultural e violência organizada.

A reportagem tentou contato com a delegacia local, mas não obteve informações sobre inquérito ou possíveis prisões. O Ministério Público também pode ser acionado para apurar abusos.

O Acre, assim como outros estados da região Norte, tem registrado casos de facções impondo suas próprias regras em comunidades, substituindo a ação do Estado em conflitos locais.

Marechal Thaumaturgo, no interior do Acre. Um homem que tentou manter a tradição — foi surrado por integrantes de uma facção criminosa que atua na região. Foto: internet 

Comentários

Continue lendo