Geral
Família de acreana morta durante chacina em garimpo ilegal diz que jovem ‘estava no lugar errado’
Flávia Melo de Miranda Soares, de 20 anos, foi assassinada em um garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé, em Pontes e Lacerda, no Mato Grosso, nesta segunda-feira (23). Corpo chega na manhã desta quarta (25) para velório e enterro em Rio Branco.
Por Aline Nascimento, g1 Acre
Ainda abalados pela tragédia, a família de Flávia Melo de Miranda Soares, de 20 anos, tenta entender o que aconteceu com a jovem assassinada em um garimpo ilegal na segunda-feira (23).
“Não temos informações direito, falam muita coisa. O que sabemos é que entraram atirando em todo mundo, era uma briga por terra. Ela estava no lugar errado e hora errada”, contou Daniele.
O caso ocorreu Terra Indígena Sararé, em Pontes e Lacerda, a 483 km de Cuiabá. Quatro pessoas morreram e uma ficou ferida.
Inconsolados, os familiares precisaram correr contra o tempo para arrecadar recursos para o translado do corpo da jovem que chega em Rio Branco na manhã desta quarta (25). A informação foi confirmada por Daniele Soares, irmã de Flávia.
Fábio Tavares Siriano, de 33 anos, marido de Flávia, sobreviveu ao ataque e está hospitalizado. De acordo com a polícia, a chacina teria sido motivada após uma briga dentro do garimpo, por área de exploração.
Uma das linhas de investigação da polícia é que os envolvidos tenham ligação com organizações criminosas.
Família não conhecia marido da jovem
Ainda segundo a irmã, Flávia se mudou para Porto Velho, em Rondônia, há cerca de um ano. Há oito meses, após conhecer o marido, a jovem ficava entre a cidade de Pontes e Lacerda e a capital rondoniense enquanto Fábio trabalhava no garimpo.
O crime ocorreu em uma destas visitas. Durante o ataque, a jovem foi atingida com um tiro no pé e sangrou bastante até chegar ao hospital.
“Ele [Fábio] trabalhava lá [no garimpo]. Sei que ele está vivo, passou por cirurgia e queremos saber mais informações. A gente não perguntava muito sobre esse marido dela, não sabemos muito o que fazia”, complementou.
A família contou também que Flávia trabalhava vendendo semijoias e, antes de ir para o garimpo, avisou ao pai, que mora em Rio Branco.
“Todo dia ela ligava e falava com a gente. Há um mês estivemos em Porto Velho, nos encontramos. Ela avisou para o meu pai que ia ver ele [Fábio], mas era normal. Ela ficava de um a dois dias e depois voltava [para Porto Velho]”, contou.
Flávia e o marido foram socorridos por moradores próximos da região e levados de caminhonete para o Hospital Santa Casa. A jovem já chegou sem vida e Fábio em estado grave. As equipes médicas acionaram a polícia.
Em Rio Branco, a família da jovem começou a receber ligações avisando sobre o que tinha acontecido.
“Falaram que tinham matado ela, mas não acreditamos, entramos na internet buscando informações. Só acreditamos quando o pessoal do IML mandou a foto da identidade dela. Ela perdeu muito sangue, do local onde estavam para o hospital dá quase três horas de viagem “, acrescentou.
O corpo de Flávia será trasladado para Rio Branco em um voo particular de uma funerária. A família conseguiu arrecadar R$ 20 mil para os procedimentos. O velório e enterro serão no Cemitério Morada da Paz.
Chacina
De acordo com o delegado João Paulo Berté, a chacina teria sido motivada após uma briga dentro do garimpo, por área de exploração. Uma das linhas de investigação da polícia é que os envolvidos tenham ligação com organização criminosa.
A Polícia Civil informa que uma equipe de investigação foi ao Garimpo do Sararé para apuração dos fatos e localização de outras possíveis vítimas.
Crescimento da exploração
A Terra Indígena Sararé abrange os municípios de Conquista D’Oeste, Nova Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade. Nos últimos anos, a região tem sido alvo de uma intensificação das atividades garimpeiras, que ameaçam não apenas a integridade do meio ambiente, mas também a saúde e os modos de vida das comunidades indígenas locais.
A primeira operação das forças de segurança foi em maio de 2020, quando policiais desocuparam um garimpo ilegal de ouro. Porém, após a saída das equipes, os garimpeiros invadiram novamente.
Em abril deste ano, foram apreendidas 22 pás carregadoras avaliadas em mais de R$ 17 milhões, 39 motores estacionários, duas bombas d’água, um gerador e duas britadeiras foram destruídas, durante a “Operação que Ouro Viciado”.
As escavações indiscriminadas provocam desmatamento, poluição dos rios e degradação do solo, o que afeta diretamente o abastecimento de água e a biodiversidade local. Segundo dados do Ministério Público Federal de 2022, a TI Sararé tem cerca de 5 mil garimpeiros.
Segundo lideranças indígenas da região, o território é uma área de grande importância ambiental e cultural, mas tem enfrentado sérios desafios relacionados ao garimpo clandestino.
Comentários
Geral
Polícia Militar recupera motocicleta roubada que circulava na região do Belo Jardim II
Foi constatado que umas das letras da placa estava adulterada. Perguntado sobre o por quê da adulteração, o condutor confessou o veículo era roubado, o que foi confirmado via sistema.
Com assessoria
Uma equipe policial militar do 2° BPM estava realizando patrulhamento ostensivo de rotina e preventivo nas ruas e ramais da região, quando se deparou com um indivíduo conduzindo uma motocicleta sem o capacete e com sandalhas.
Os militares perceberam que as características da motocicleta eram semelhantes a uma que tinha sido roubada semana passada. Na ação foi dada ordem de parada, tendo sido obedecida pelo condutor.
Na abordagem, foi constatado que umas das letras da placa estava adulterada. Perguntado sobre o por quê da adulteração, o condutor confessou o veículo era roubado, o que foi confirmado via sistema.
O indivíduo recebeu voz de prisão e foi conduzido, junto com a motocicleta roubada, para a Delegacia de Flagrantes (DEFLA) para as providências legais.
Comentários
Geral
Carro de luxo atropela e mata pintor na BR 364 próximo à Vila Extrema, na divisa do Acre com Rondônia
Testemunhas relataram que o veículo de luxo Mercedes seguia em alta velocidade sentido Extrema – Vila Califórnia.
Uma tragédia aconteceu na última quarta-feira (2) na Vila Extrema, na BR-364. Um motociclista, identificado por Pedro, morreu após ser atropelado por um carro de luxo. O carro, uma Mercedes de cor branca, colidiu contra a moto do trabalhador. O homem teve morte instantânea.
Testemunhas relataram que o veículo de luxo Mercedes seguia em alta velocidade sentido Extrema – Vila Califórnia.
Policiais militares e Polícia Rodoviária Federal estiveram no local. Nada mais pôde ser feito para salvar a vida de Pedro.
Peritos do Instituto Médico Legal (IML) de Porto Velho, após realizarem todos os procedimentos, recolheram o corpo para exames de praxe.
Comentários
Geral
Idosos são vítimas de assalto de carros, motos e diversos pertences no município de Plácido de Castro
Os bandidos roubaram uma caminhonete Amarok branca e uma Hilux prata, além de duas motos Bros 160 vermelhas e uma moto Fan 150. Pertences de valor, como motosserras, televisão, celulares, roupas e cordões de ouro, também foram levados
Com Contilnet
Uma colônia localizada no KM 17 entre Plácido de Castro e Acrelândia foi alvo de um assalto chocante na manhã desta quinta-feira (3), por volta das 5h10. Segundo informações de uma fonte anônima, criminosos armados invadiram a propriedade do casal de idosos Adão Moreira e Zenilda Santiago, enquanto o filho, Rivanil Santiago, não estava em casa.
O caseiro da propriedade, um senhor de 56 anos, foi o primeiro a ser rendido pelos assaltantes, que logo em seguida abordaram o casal.
Durante a ação criminosa, os bandidos roubaram uma caminhonete Amarok branca e uma Hilux prata, além de duas motos Bros 160 vermelhas e uma moto Fan 150. Pertences de valor, como motosserras, televisão, celulares, roupas e cordões de ouro, também foram levados.
Moradores da casa foram mantidos sob vigilância pelos criminosos, que monitoraram quem entrava e saía da propriedade. Um sobrinho da família, que reside nas proximidades, percebeu movimentações suspeitas e foi ao local.
Ao chegar, ele também foi rendido com uma arma e teve seus pertences roubados.
Durante a ação criminosa, os bandidos roubaram uma caminhonete Amarok branca e uma Hilux prata, além de duas motos Bros 160 vermelhas e uma moto Fan 150. Pertences de valor, como motosserras, televisão, celulares, roupas e cordões de ouro, também foram levados.
Moradores da casa foram mantidos sob vigilância pelos criminosos, que monitoraram quem entrava e saía da propriedade. Um sobrinho da família, que reside nas proximidades, percebeu movimentações suspeitas e foi ao local.
Você precisa fazer login para comentar.