fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Ex-presidente da Uefa, Platini é preso por suspeita de corrupção envolvendo a Copa de 2022

Publicado

em

Promotoria francesa investiga almoço na sede do governo em novembro de 2010

Por GloboEsporte.com — Paris, França

Ex-presidente da Uefa, Michel Platini foi preso na manhã desta terça-feira (horário europeu), em Nanterre, subúrbio de Paris, para depor por suspeitas de corrupção envolvendo a Copa de 2022.

O ex-jogador francês, de 63 anos, é um dos investigados em operação que averigua possíveis irregularidades na escolha do Catar como sede do próximo Mundial. As informações foram publicadas em primeira mão pelo site “MediaPart”.

Essa detenção deve dificultar os planos do francês, atualmente suspenso pelo Comitê de Ética da Fifa, de voltar ao futebol. Platini era declaradamente candidato à sucessão de Joseph Blatter como presidente da Fifa antes de os casos de corrupção estourarem em 2015.

Além de Platini, a operação desta terça também mantém sob custódia a ex-conselheira do ex-presidente Nicolas Sarkozy, Sophie Dion, por “suspeita de atos ativos e passivos de suborno”. Claude Gueant, antigo secretário geral do governo, também foi convocado a depor em condição de “suspeito livre” pelo Escritório Central de Luta contra a Corrupção e Infrações Financeiras e Fiscais (OCLCIFF).

A primeira investigação sobre corrupção e conspiração criminal na escolha do Catar como sede da Copa de 2022 foi aberta pela Promotoria Financeira Nacional (PNF) da França em 2016. Em dezembro de 2017 Platini foi ouvido como testemunha e admitiu que votou no Catar em dezembro de 2010, quando o país foi apontado como sede do Mundial.

Segundo o jornal “Le Monde”, o foco da PNF é um almoço organizado no Palácio do Eliseu, sede do governo francês, em 23 de novembro de 2010. No evento estavam presentes Nicolas Sarkozy, Michel Platini, o Emir do Catar, Tamim Ben Hamad Al Thani, e o então primeiro ministro do emirado, Sheikh Hamad, Bem Jassem.

Platini foi presidente da Uefa de 2007 a 2015, quando foi banido do futebol por oito anos após ser considerado culpado de receber pagamentos indevidos do ex-presidente da Fifa, Joseph Blatter. Após recurso no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), a punição aplicada pelo Comitê de Ética da Fifa foi reduzida duas vezes até ser definida em quatro anos. Ela se encerrara em outubro deste ano, quando ele poderia voltar a exercer “atividades relacionadas a futebol”.

No início do mês, ele deu uma entrevista coletiva em Paris que foi um ensaio dessa volta à política do esporte. Ele detonou o presidente da Fifa, Gianni Infantino, de quem foi chefe na Uefa durante nove anos.

– Ele não tem credibilidade para ser presidente da Fifa.

Infantino respondeu numa entrevista coletiva dois dias depois, ao ser reeleito presidente da Fifa até 2023.

– O bonito da democracia é que cada um pode falar o que pensa. Mas para participar do mundo do futebol é preciso seguir certas regras, impostas pelo Comitê de Ética da Fifa e pelo Tribunal Arbitral do Esporte.

A Fifa emitiu nota oficial afirmando que não tem maiores detalhes para comentar a prisão de Platini, mas reitera o total comprometimento com as autoridades de qualquer país do mundo onde haja investigações relacionadas ao futebol.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Taxista baleado durante corrida na BR-317 é socorrido às pressas ao PS de Rio Branco

Publicado

em

Criminoso fugiu em direção ao Peru após disparo à queima-roupa e operação de resgate envolveu helicóptero e múltiplas equipes de emergência.

O taxista Leandro Rudas Campos, de 50 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na tarde desta terça-feira (18) na BR-317, no município de Assis Brasil, interior do Acre. Leandro, que estava trabalhando normalmente, pegou um passageiro para uma corrida até a cidade de Ampare, no Peru.

De acordo com informações da polícia, a viagem transcorreu sem incidentes até que, inesperadamente, o cliente sacou uma arma e disparou à queima-roupa contra o abdômen de Leandro. Após o disparo, o criminoso fugiu do veículo e correu em direção ao Peru.

Ferido, Leandro conseguiu dirigir de volta a Assis Brasil, chegando à sua residência, onde pediu ajuda à esposa. Ela o conduziu até a Unidade Mista de Saúde local, onde sua condição foi estabilizada. Devido à gravidade do ferimento, foi necessário o apoio do helicóptero do Governo do Acre, que partiu de Rio Branco com uma equipe de suporte avançado.

No entanto, condições climáticas adversas forçaram o helicóptero a pousar em Xapuri. A equipe do Samu de Capixaba foi acionada e transportou Leandro de ambulância até o pronto-socorro de Rio Branco. Ele deu entrada no hospital em estado estável e será submetido a uma cirurgia para avaliar os danos internos causados pelo projétil.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil de Assis Brasil, que busca entender a motivação do crime e capturar o responsável pelo ataque.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria do Humaitá dispensa últimos reforços contratados

Publicado

em

Foto Jhon Silva: O meia Lúcio Flávio (8) foi um dos dispensados do Humaitá

Durou somente cinco dias as passagens goleiro Xandão, o zagueiro Adalto, os volantes Jeferson e Cleidson e o meia Lúcio Flávio pelo Humaitá. Os jogadores foram contratados na última semana e depois de atuações de péssimo nível contra Princesa do Solimões e Manauara, ambos do Amazonas, foram dispensados pela diretoria do Tourão por deficiência técnica.

Pediu para sair

O lateral Paulo Jeferson pediu para deixar o Humaitá e não joga mais pela equipe no Brasileiro. O atleta alegou problemas particulares e deixou o Tourão.

Base deve ganhar

Os atletas do Sub-20 devem ganhar mais espaço com o técnico interino Elison Silva para os últimos jogos no Campeonato Brasileiro da Série D. O lateral Matheus, o volante Lima e os atacantes Coitinho e Ruan podem ganhar vagas entre os titulares no confronto contra o São Raimundo. A partida será disputada no sábado, 22, às 16 horas (hora Acre), no estádio Canarinho, em Boa Vista, Roraima.

Deve definir 

Elison Silva comanda um treinamento na tarde desta quarta, 19, no campo do Airton, e deve definir os titulares para o jogo contra o São Raimundo.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Santa Cruz vence o São Francisco de virada e assume liderança

Publicado

em

Foto Jhon Silva: Santa Cruz deu um passo importante para chegar nas finais

O Santa Cruz venceu o São Francisco por 5 a 1, de virada, nesta terça, 18, no Florestão e assumiu a liderança do grupo A com 9 pontos. Os gols da Capivara foram marcados por Neto (2), Jucá, Raio e Samuel, enquanto Bruno marcou o gol Católico.

Santa pressionado

O Santa Cruz iniciou a partida bastante pressionado pelos seus nervos. O São Francisco abriu o placar com Bruno e ainda no primeiro tempo Jucá empatou.

No primeiro minuto da segunda etapa, Souza cruzou e Raio fez 2 a 1. O São Francisco ainda teve a oportunidade de empatar com Funga, mas o meia errou a cabeçada.

Em vantagem, o Santa Cruz dominou o confronto e fez virar goleada.

Fala, Souza!

“Tínhamos a necessidade de vencer a partida e felizmente conseguimos o resultado. Ainda não estamos classificados, mas dependemos somente do nosso resultado para conquistar a classificação”, comentou o meia do Santa Cruz, Souza.

Decide contra o Galvez

O Santa Cruz vai decidir uma vaga para as finais do Estadual Sub-20 contra o Galvez. A partida será realizada na terça, 2 de julho, no Florestão.

Classificação do grupo A

1º Santa Cruz 9 Pts

2º Humaitá 9 Pts

3º Rio Branco 7 Pts

4º Galvez 7 Pts

5º São Francisco 0 Pt

6º Plácido de Castro 0 Pt

Comentários

Continue lendo