Conecte-se conosco

Cotidiano

Ex-presidente da Uefa, Platini é preso por suspeita de corrupção envolvendo a Copa de 2022

Publicado

em

Promotoria francesa investiga almoço na sede do governo em novembro de 2010

Por GloboEsporte.com — Paris, França

Ex-presidente da Uefa, Michel Platini foi preso na manhã desta terça-feira (horário europeu), em Nanterre, subúrbio de Paris, para depor por suspeitas de corrupção envolvendo a Copa de 2022.

O ex-jogador francês, de 63 anos, é um dos investigados em operação que averigua possíveis irregularidades na escolha do Catar como sede do próximo Mundial. As informações foram publicadas em primeira mão pelo site “MediaPart”.

Essa detenção deve dificultar os planos do francês, atualmente suspenso pelo Comitê de Ética da Fifa, de voltar ao futebol. Platini era declaradamente candidato à sucessão de Joseph Blatter como presidente da Fifa antes de os casos de corrupção estourarem em 2015.

Além de Platini, a operação desta terça também mantém sob custódia a ex-conselheira do ex-presidente Nicolas Sarkozy, Sophie Dion, por “suspeita de atos ativos e passivos de suborno”. Claude Gueant, antigo secretário geral do governo, também foi convocado a depor em condição de “suspeito livre” pelo Escritório Central de Luta contra a Corrupção e Infrações Financeiras e Fiscais (OCLCIFF).

A primeira investigação sobre corrupção e conspiração criminal na escolha do Catar como sede da Copa de 2022 foi aberta pela Promotoria Financeira Nacional (PNF) da França em 2016. Em dezembro de 2017 Platini foi ouvido como testemunha e admitiu que votou no Catar em dezembro de 2010, quando o país foi apontado como sede do Mundial.

Segundo o jornal “Le Monde”, o foco da PNF é um almoço organizado no Palácio do Eliseu, sede do governo francês, em 23 de novembro de 2010. No evento estavam presentes Nicolas Sarkozy, Michel Platini, o Emir do Catar, Tamim Ben Hamad Al Thani, e o então primeiro ministro do emirado, Sheikh Hamad, Bem Jassem.

Platini foi presidente da Uefa de 2007 a 2015, quando foi banido do futebol por oito anos após ser considerado culpado de receber pagamentos indevidos do ex-presidente da Fifa, Joseph Blatter. Após recurso no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), a punição aplicada pelo Comitê de Ética da Fifa foi reduzida duas vezes até ser definida em quatro anos. Ela se encerrara em outubro deste ano, quando ele poderia voltar a exercer “atividades relacionadas a futebol”.

No início do mês, ele deu uma entrevista coletiva em Paris que foi um ensaio dessa volta à política do esporte. Ele detonou o presidente da Fifa, Gianni Infantino, de quem foi chefe na Uefa durante nove anos.

– Ele não tem credibilidade para ser presidente da Fifa.

Infantino respondeu numa entrevista coletiva dois dias depois, ao ser reeleito presidente da Fifa até 2023.

– O bonito da democracia é que cada um pode falar o que pensa. Mas para participar do mundo do futebol é preciso seguir certas regras, impostas pelo Comitê de Ética da Fifa e pelo Tribunal Arbitral do Esporte.

A Fifa emitiu nota oficial afirmando que não tem maiores detalhes para comentar a prisão de Platini, mas reitera o total comprometimento com as autoridades de qualquer país do mundo onde haja investigações relacionadas ao futebol.

Comentários

Cotidiano

Sinjac reúne associados para definir piso de jornalismo e campeonato da imprensa 2023

Publicado

em

Por Paulo Célio

O Sindicato dos Jornalistas do Acre, se reuniram na noite desta quarta feira (31), no auditório da Prefeitura Municipal de Rio Branco, onde juntamente com os associados, definiram o piso salarial, que será levado para os empresários da comunicação.

Segundo o presidente Luiz Cordeiro, foi anunciado um percentual encima do piso salarial de 15%, mas, os empresários fizeram uma contra proposta de 6%, que foi jogado na votação e aprovado pelos sócios presentes.

Com essa aprovação, o piso salarial vai ficar em torno de R$ 2.981,78. O Presidente do Sinjac vai levar a aprovação aos empresários para saber se será aceito, uma vez que apenas representantes de duas que se fizeram presente; TV Gazeta e TV5 aceitaram essa primeira votação. Resta saber das empresas de comunicação do estado.

Outro assunto, foi o Campeonato da Imprensa, que será definido em uma na próxima reunião a ser realizada na próxima terça-feira (6), na sede da AABB, onde todos os detalhes serão discutidos. Luizinho afirmou que a possibilidade de a competição ter seu início no dia 25 de junho.

A equipe do site oaltoacre esteve presente e conversou com o presidente Luiz Cordeiro, que falou sobre os assuntos que foram debatidos na reunião.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria do Galvez dispensa o atacante Jairo em semana importante

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Kinho Brito exige comprometimento do elenco para tentar o bicampeonato

O atacante Jairo não joga mais pelo Galvez na temporada 23. O atleta faltou aos treinamentos na última semana e no trabalho da terça, 30, questionou o técnico Kinho Brito por ter sido pouco utilizado no jogo treino contra o Humaitá.

“Sabemos das condições dos nossos atletas, mas estamos em uma competição importante que exige comprometimento. Esse tipo de situação ocorre e precisamos tomar decisões”, declarou Kinho Brito.

Precisa ganhar

O Galvez empatou com o Rio Branco por 1 a 1 na estreia do Estadual Sub-20 e na sexta, 2, enfrenta o Atlético, no Florestão. Atual campeão acreano da categoria, o Galvez vive uma semana importante e precisa ganhar o duelo contra o Galo.

Definir titulares

Somente no treinamento desta quinta,1º, no CT do Imperador, Kinho Brito vai definir os titulares para o duelo contra o Atlético. O lateral Lucas, o meia Ryan e o atacante Gabriel, se forem regularizados, são opções.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Basquete: seleção brasileira feminina é convocada para Copa América

Publicado

em

Competição é um caminho para garantir vaga para os Jogos de Paris

O técnico José Neto anunciou, nesta quarta-feira (31), a convocação da seleção feminina de basquete para a disputa da Copa América da modalidade, que será disputada entre os dias 1 e 9 de julho em León (México). A competição tem grande importância para a busca da classificação para os Jogos Olímpicos de Paris, pois oferece duas vagas diretas para o Pré-Olímpico Mundial e outras quatro vagas para o Pré-Olímpico das Américas.

A seleção brasileira está no Grupo A da competição, ao lado de Cuba, Venezuela, Argentina e Estados Unidos. Já a outra chave é formada por Canadá, República Dominicana, Colômbia, México e Porto Rico. Nas duas últimas edições do torneio o Brasil subiu ao pódio com o terceiro lugar.

“[A Copa América é] uma competição que não tem jogos fáceis! Um grupo duro, com os Estados Unidos favoritos para o título e três das quatro equipes sul-americanas classificadas, sendo Venezuela, que enfrentamos na semifinal do último Sul-Americano, e Argentina, na final. Para finalizar o grupo, a tradicional equipe de Cuba, que vem recuperando seu basquetebol competitivo e sempre joga com muita intensidade. Temos que encarar cada jogo como um jogo único para classificarmos na melhor posição possível e avançarmos na competição. Para isso, vamos fazer uma excelente etapa de treinamento e chegarmos preparados para esta dura competição”, declarou o técnico José Neto à assessoria de imprensa da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).

Relação de convocadas:

Armadoras: Débora Costa – SESI Araraquara, Alana Gonçalo – Sampaio Basquete e Maria Paula Albieiro – Blumenau/Unisociesc.
Alas/armadoras: Tainá Paixão – Sampaio Basquete, Isabela Ramona – Samara-RUS e Gabriella Soares – SESI Araraquara.
Alas: Thayná Silva – Sodiê Mesquita, Patrícia Teixeira – Sampaio Basquete, Leila Zabani – Blumenau/Unisociesc, Raphaella Monteiro – Sampaio Basquete, Vitória Marcelino – SESI Araraquara e Emanuely de Oliveira – Sampaio Basquete.
Alas/pivôs: Damiris Dantas – Fuerza Regia-MEX, Vanessa Sassá – Santo André, Aline Moura – SESI Araraquara e Kawanni Firmino – Blumenau/Unisociesc.
Pivôs: Erika de Souza – Sampaio Basquete, Kamilla Cardoso – South Carolina-EUA e Mariana Dias – Sampaio Basquete.

Comentários

Continue lendo

Em alta