fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Ex-miss reage a críticas após ser convocada para medicina na Ufac em vaga de deficiente

Publicado

em

Hyalina Farias se inscreveu na modalidade deficiência com renda familiar de 1,5 salário mínimo e que estudou em escolas públicas.

Hyalina Farias ganhou o concurso para miss do Acre em 2018 — Foto: Reprodução/Instagram

Por Aline Nascimento, G1 AC

A ex-miss Acre Hyalina Lins Farias, de 21 anos, está no meio de uma polêmica nas redes sociais. Isso porque ela foi uma das estudantes convocadas na lista da 2ª chamada do Sisu para o curso de medicina na Universidade Federal do Acre (Ufac), divulgada na terça-feira (11).

É que a ex-miss passou na vaga destinada a deficientes, que tem como critério renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenha cursado o ensino médio em escolas públicas. Mas, nas redes sociais alguns internautas alegaram que a jovem não tem deficiência e possui uma vida de luxo.

“O problema é que ela não cumpre os requisitos ué (sic), tirou a vaga de uma pessoa que cumpre. Ela não tem baixa renda e nem é deficiente”, disse um internauta.

“Ela falou, falou nos stories, e não disse a deficiência. Entrar com esse tipo de cota, mentindo, é muita falta de caráter”, diz outro comentário.

Comentários em redes sociais acusam ex-miss de não ter deficiência — Foto: Reprodução/Instagram

 

 

 

 

 

 

 

“Ele viaja e

Baixa visão e viagens pagas pelo namorado

Hyalina, que foi miss Acre em 2018, explicou que sofre de baixa visão desde a infância e atualmente tem 20 graus de miopia. Mesmo usando lente de contato, ela diz que não consegue enxergar perfeitamente com nenhum tipo de lente corretiva.

“Minha visão não é perfeita. Queria que fosse, mas não é, e não é algo que exponho na minha rede social. Em relação à renda, minha família tem baixa renda. Fui uma pessoa que sempre morou em periferia, sempre peguei ônibus para estudar. Estudei em creche pública, ensino fundamental e médio em escola pública. Tenho como comprovar”, frisou.

A jovem já é estudante do curso de enfermagem da Ufac. Ela revelou que deve largar o curso para estudar medicina. Sobre as fotos de viagens e passeios postadas nas redes sociais, Hyalina falou que as despesas são custeadas pelo namorado, que é cirurgião plástico no estado acreano.

Estudante Hyalina diz que tem baixa visão com 20 graus de miopia e sempre estudou em escolas públicas — Foto: Reprodução/Instagram

“Ele viaja e me leva com ele. Posto fotos das viagens, mas quem custeia isso é ele. A renda da minha família não tem nada a ver com isso. De repente as pessoas passaram a olhar para isso. Não mereço só porque namoro uma pessoa que estudou e conseguiu vencer na vida? Se ele me largar amanhã eu continuo a mesma. Só vou parar de viajar”, lamentou.

Em nota, a Ufac informou que vai avaliar o caso da estudante. Ainda conforme a universidade, a publicação dos nomes dos candidatos na segunda chamada do Sisu não garante a vaga para os cursos da universidade. Esclarece ainda que os candidatos precisam passar nas duas fases de matrícula para garantir a vaga.

“Os candidatos que faltarem ou tiverem sua validação indeferida estarão automaticamente eliminados e perderão direito a vaga”, conclui.

Jovem disse que viagens e passeios de luxo são custeados pelo namorado, que é médico — Foto: Reprodução/Instagram

Inscrições

As inscrições institucionais dos cursos na Ufac iniciaram nesta quarta-feira (12) e seguem até sexta (14). Na primeira fase da matrícula, os estudantes precisam entregar a documentação exigida no Núcleo de Registro e Controle Acadêmico (Nurca) nos campus de Rio Branco, e em Cruzeiro do Sul é no laboratório de informática.

Na segunda fase, os candidatos inscritos nas modalidades específicas como: deficiência, baixa renda per capita, autodeclarados pretos, pardos ou indígenas; estudantes da rede pública, entre outras, devem apresentar a documentação específica de cada modalidade.

Os inscritos como deficientes serão submetidos à Comissão Permanente de Validação dos laudos (CPV/Pcd).

Convocação em vaga para deficiência com baixa renda causou polêmica entre internautas no Acre — Foto: Reprodução/Instagram

Polêmica

A estudante diz que já começou a separar a documentação exigida para apresenta na Ufac. Hyalina falou também que se preparou para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em um curso preparatório, por meio de uma bolsa.

“Estou na metade do curso de enfermagem e fazia pré-Enem lá, ganhei uma bolsa no curso. Ia desistir do curso de enfermagem para estudar medicina. Agora com toda essa polêmica sei que vão me avaliar de uma forma diferente, mas estou disposta, vou entregar minha documentação e seja o que Deus quiser”, complementou.

A jovem garantiu também que não trabalha, mas que faz parcerias com lojas e ganha descontos em produtos ou brindes.

“Antes de sair a lista, de saber que eu ia ser chamada, já começaram a falar coisas. Foram procurar meu nome na lista de espera que eu nem sabia que ia ser chamada. Já começaram a postar e falar um monte de coisa sobre mim”, concluiu.

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeitura de Brasiléia promove formação para professores de Educação Infantil

Publicado

em

A cidade de Brasiléia, por meio da Secretaria de Educação, dá início a um importante percurso formativo para os professores do Ensino Infantil. Com o objetivo de promover a oralidade, leitura e escrita nesta etapa crucial da educação, a iniciativa faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

Na noite de terça-feira, 23 de abril, cerca de 70 professores da rede municipal de Educação Infantil se reuniram para o primeiro encontro desta formação. O evento contou com a presença de autoridades educacionais, incluindo o Coordenador de Ensino, Jesus Bispo, a Coordenadora de Ensino Infantil, Elizangela Ferreira, e a Gestora da Escola Menino Jesus, Maria Castro.

O principal objetivo desta iniciativa é garantir uma educação de qualidade desde os primeiros anos de vida escolar. A formação visa capacitar os professores para proporcionar um ambiente propício ao desenvolvimento das habilidades de comunicação e alfabetização das crianças, fundamentais para o seu sucesso acadêmico futuro.

Este compromisso com a formação continuada dos educadores reflete o empenho da Prefeitura de Brasiléia em oferecer uma educação infantil de excelência, preparando as novas gerações para os desafios do mundo moderno.

Comentários

Continue lendo

Flash

Vídeo: Alvo da Operação “Portas Abertas” tem habeas corpus negado

Publicado

em

O policial penal Romilson da Silva, foi preso no dia cinco deste mês, em Rio Branco. O agente de segurança pública, foi um dos alvos da Operação Portas Abertas, deflagrada pela Policia Civil.

A ação policial investiga uma possível facilitação de agentes públicos, na rebelião que deixou cinco mortos, em julho do ano passado, no presídio de Segurança Máxima Antônio Amaro Alves.

Quase três semanas após a operação da operação. A defesa do policial penal ingressou com a liminar de um habeas corpus.

No recurso, o advogado alegou que não há justificativa para a decretação da prisão preventiva e destacou que o Romilson, tem condições pessoais favoráveis, como bons antecedentes e residência fixa.

Mas na decisão, que negou o pedido, o desembargador Francisco Djalma disse, que a concessão de medida liminar em sede de habeas corpus, só é admitida em caráter excepcional, quando houve flagrante ilegalidade ou abuso de poder.

Ele disse também, que o juiz de primeiro grau, justificou a prisão do policial penal para a garantia da ordem pública.

Ainda na operação deflagrada no dia cinco deste mês, outros quatro policiais penais foram afastados das funções por 90 dias.  O inquérito do caso, ainda não foi finalizado.

Comentários

Continue lendo

Flash

OPERAÇÃO PF PF deflagra operação contra o abuso sexual infantojuvenil no Acre

Publicado

em

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (24/4), a Operação Videochamada, que visa combater a produção, o compartilhamento e o armazenamento de conteúdo de abuso sexual infantojuvenil.

Participaram da ação seis policiais federais, que deram cumprimento a um mandado de busca e apreensão, expedido pela 2ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de Rio Branco/AC.

Os policiais objetivam encontrar elementos probatórios que ratifiquem a participação do investigado nos fatos em apuração, o que poderá resultar em novas diligências e na identificação de outros envolvidos na prática criminosa.

A investigação teve início em dezembro de 2023 a partir de notícia de crime encaminhada à Polícia Federal.

Se confirmada as hipóteses criminais, o investigado poderá responder pelos delitos de produção, compartilhamento e armazenamento de conteúdo pornográfico infantojuvenil, cujas penas, somadas, podem chegar a 18 anos de reclusão.

Comentários

Continue lendo