Peças do guarda-roupa são customizadas e ganham outro estilo. Custo é baixo e peças ficam criativas e exclusivas.

Por Alcinete Gadelha, G1 AC

A pouco mais de uma semana para o carnaval, os preparativos estão a todo vapor. E com a chegada da folia, muita gente ainda não sabe o que fazer com o abadá, ou até mesmo como compor os looks. Pensando nisso, foi preparado um tutorial prático e rápido com a professora Denise Arruda que fez cinco looks customizados para cada noite de festa.

A Denise tem 30 anos, mora em Rio Branco, é bióloga, mas também faz faculdade de designer de moda. Há dois anos ela se dedica à customização por ser apaixonada por moda e sustentabilidade e aproveitou peças que já tinha em casa para dar as dicas para o carnaval, que neste ano começa na sexta-feira (21) e encerra na terça-feira (25).

O modelo pode variar muito de acordo com o que a pessoa quer, ela explica, mas tudo pode ser feito em casa e sem muito gasto, ou trabalho.

Top faixa e shorte feitos de uma legging — Foto: Juliana Guiliane

Short e top faixa

A Denise usou uma legging metalizada para compor o primeiro look e tudo que precisou fazer foi cortar para fazer o short e , com o pedaço que sobrou, ela abriu para fazer o top, que pode ser colado, ou apenas amarrado na parte das costas.

“Você não encontra um short desses por menos de R$ 45. Todo mundo está usando top faixa e o melhor é que não precisa de costura, é possível passar cola ou amarrar. Então, você precisa somente de uma tesoura. O tecido vira [a ponta] sozinho e cria a barra e não precisa se preocupar com isso”, conta.

De forma simples e rápida, ela monta as primeiras peças. Mas, não para por aí. A criatividade vai além e surge mais um conjunto.

Para o segundo look, a Denise usou uma canga que já tinha em casa — Foto: Juliane Guiliane

Saia e top

Para o segundo look, a Denise usou uma canga que já tinha em casa, elástico e tesoura para fazer um conjunto. Nesse caso, ela passou costura, mas afirma que também pode ser colado.

“Peguei uma canga velha e fiz também o top faixa. Você pode passar a cola tanto na parte superior, como inferior e colocar o elástico. E a saia você faz da mesma forma”, conta.Além disso, ela dá a dica de que o suporte pode ser feito também com um cadarço, que pode ser aproveitado de um que já tem em casa, ou comprar. A unidade custa menos de R$ 1, conforme explica.

Terceiro e quarto looks são feitos com abadás — Foto: Juliana Guiliane

Abadá

O terceiro e quarto looks são feitos com abadás. A Denise pegou duas peças antigas para dar o exemplo do que pode ser feito com o modelo de camiseta, que é utilizado por muitos blocos de carnaval.

No primeiro modelo, ela corta na horizontal na parte das costas – altura desejada do cumprimento, já na parte da frente ela apenas faz um corte abrindo a camiseta e depois amarra e forma uma pequena faixa. O material utilizado: apenas uma tesoura.

Com a segunda peça, a camiseta é cortada e feito franjas — Foto: Juliana Guiliane

Já com a segunda peça, a professora corta a camiseta para deixar em um tamanho mais curto. Em seguida, faz franjas na parte da frente e amarra uma a outra. Na parte das costas, são feitos alguns cortes para dar um charme.

E para usar com o abadá ela aproveitou o short do primeiro look, feito com a legging metalizada. E utilizou apenas a tesoura para cortar.

Short com franja que é uma tendência — Foto: Juliana Guiliane

Short com franja

Para a última noite de folia, a dica da Denise é um short com franja que é uma tendência e ela usou como inspiração um modelo usado pela cantora Cláudia Leite.

“O último, amei com todas as minhas forças, e as pessoas me pediram muito no Instagram também para que eu ensinasse como faz a bermuda com franja”, contou.

O material utilizado foi uma bermuda jeans usada, uma camisa que já tinha algumas franjas, de onde cortou o material. Logo em seguida, cortou a bermuda na altura desejada e colou as franjas.

“Para fazer, a pessoa pode usar qualquer tecido de outra roupa mesmo e colar ou costurar. A minha foi colada. A blusa eu já não usava mais. Foi o mais trabalhoso porque tive que colar, mas ficou perfeito”, comemorou.

Além disso, ela afirma que a franja pode ser feita com barbante, ou qualquer outro tecido.

“Não comprei nada. Todos foram roupas que já tinha. Abadá é algo que quem vai no bloquinho vai adquirir, mas pra mudar, só cortei. Então o primeiro look, já tinha a legging, e o segundo look, a canga e a bermuda jeans tudo já tinha aqui”, conclui.

Confira o material utilizado:

  1. Tesoura
  2. Cola para tecido
  3. Elástico
  4. Abadá
  5. Legging metalizada
  6. Canga
  7. Bermuda jeans

Comentários