Extra
Estudante da Escola Socorro Frota vai representar Brasiléia na fase estadual das Olimpíadas de Português
Verônica Rodrigues-SECOM
O Lugar Onde Vivo. Este é o tema da 6ª edição das Olimpíadas de Língua Portuguesa.
A prefeitura de Brasiléia através da Secretaria Municipal de Educação aderiu ao Programa por entender que contribui para a formação social dos estudantes. A poesia escolhida para representar o município de Brasiléia na fase estadual das Olimpíadas de Português foi a do estudante do 5º ano da Escola Municipal Maria Socorro Frota, Riquelme Baima Araújo.
DECLAMAÇÃO DO POEMA POR RIQUELME ARAÚJO
Com o título “O lugar onde Vivo”, Riquelme homenageia Brasiléia, a rua onde mora, fala das árvores, dos pássaros, das brincadeiras com seus colegas no fundo do quintal e finaliza dizendo que seu lugar é Brasiléia e que jamais pretende mudar.
Em sua escola, Riquelme, teve a orientação do professor Carlos de Oliveira Neto (Carlão), que trabalhou a escrita do gênero literário, poema através de oficinas de produção de texto. Para ele é motivo de muita alegria ver seu aluno representando o município na competição estadual.
“As Olimpíadas de Língua Portuguesa foi um presente tanto para mim, quanto para os meus alunos. Abraçamos juntos, trabalhamos oficina à oficina. Não foi fácil mas com a turma empenhada vencemos. Hoje, ao começar a colher os frutos, percebemos o quanto valeu a pena cada esforço dado. Isso não tem preço. Nosso campeão Riquelme não é mais Socorro Frota, agora é Brasiléia. E nós estaremos firmes e atentos para irmos até onde for possível, representando o nosso município na fase estadual. A Família Socorro Frota, os alunos, os pais e a comunidade escolar estão, todos, de parabéns por mais essa conquista. Parabéns Riquelme!”.
Secretária Municipal de Educação, Luíza Ribeiro do Amaral, também fez questão de reconhecer o poema feito por Riquelme.
“A prefeitura de Brasiléia vem trabalhando para melhorar cada vez mais educação do nosso município, temos feito um trabalho de apoio à todas as escolas, e quero ressaltar o compromisso do professor Carlos que fez um ótimo trabalho. É motivo de orgulho ter um aluno da escola Socorro Frota representando Brasiléia na fase estadual, quero destacar a participação das outras escolas, que também alcançaram bons resultados com suas práticas pedagógicas, isso é motivo para comemorar”, disse.
A realização das Olimpíadas de Língua Portuguesa é do Itaú Social e do Ministério da Educação, através do Programa Escrevendo o futuro.
Confira na Integra a poesia feita pelo o estudante.
Texto: No lugar onde vivo, tem ruas e muitas casas, tem muitas sombras das árvores, tem pássaros que ficam lá, refrescando suas asas, sem ter hora pra voar.
Às noites têm as estrelas, que ficam a iluminar.
Cada uma tem um brilho,
Que nem brilho do luar.
Feitas pedras preciosas, que não param de brilhar.
Tem também Dona Maria, minha vizinha especial…
Brincadeiras com colegas, lá no fundo do quintal…
Um bueiro, um pé de manga, também marcam este local.
Tem um pé de açaí, os pássaros vivem lá.
Cada um no seu cantinho, sem ninguém, incomodar.
Êta cantinho feliz!
Como amo este lugar!
Bem defronte minha casa, tem uma praça afamada.
Cheia de ornamentação, visão privilegiada.
Parece uma estrela no céu, vive sempre iluminada!
Tem o Felipe, o Cezinha, tem a Alice também.
São, todos, meus amigos, são todos, gente de bem.
Amo muito este lugar, pois, lugar melhor não tem.
Tem um rio barrento, barrancos de arrepiar.
Piaba, piranha, pacu…
Outros peixes moram lá…
Uma paisagem azul,
Que parece com o mar.
Às vezes quando estou triste, a mangueira é minha amiga.
E quando os pássaros cantam, alimentam-se de comida, eu abraço a minha mãe, e fico feliz da vida.
Os sorveteiros na rua, pessoas de todo lado.
Correm, caminham, conversam, e eu, todo admirado!
Com tanta coisa bonita!
Um paraíso encantado.
Aqui tem muitas coisas…
E não para de crescer.
Na escola que estudo, é lá que se aprende a ler.
Lá planto o meu futuro, para quando eu crescer.
Bem perto da minha escola, numa esquina abandonada, tem uma carroça velha, por alguém, lá, foi jogada.
Ninguém sabe quem é o dono…
Dela, ninguém sabe nada.
Mas, é da igrejinha, o lugar que gosto mais.
Nela me sinto feliz, sei o bem que ela me faz.
Pois é bem perto de Deus, que encontro minha paz.
Meu lugar é Brasiléia,
Minha rua e meu lar,
Minhas árvores, meus pássaros, belezas iguais, não há.
E desse pedaço de chão,
Jamais, pretendo mudar.
Comentários
Extra
Mesa Diretoria em Xapuri: Prefeito eleito Maxsuel Maia reúne base aliada e composição da Câmara está definida para o biênio 2025-2026
O ano de 2025 se aproxima e com ele a posse dos prefeitos e vereadores eleitos e reeleitos em todo o Estado. Em Xapuri, o prefeito eleito Maxsuel Maia se reuniu na manhã dessa segunda-feira com os 06 vereadores que saíram vitoriosos na coligação “Construindo o Futuro”, que integrou sua base de apoio.
Na ocasião, foram tratadas pautas importantes como a transição administrativa, a montagem da equipe do novo prefeito e a definição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores para o biênio 2025-2026. Ao final do encontro, Maxsuel demonstrou sua satisfação e celebrou o que chamou de “novo momento na política de Xapuri”.
“Tivemos uma conversa franca, honesta e direta com os nossos vereadores. Não precisamos de brigas ou armações. Decidimos valorizar quem ajudou a construir a nossa vitória nas eleições de outubro. Por isso, a Mesa Diretora será composta exclusivamente pelo Progressistas, PSDB e PDT. Os vereadores eleitos pelo União Brasil e Republicanos serão convidados para integrar a nossa base de apoio. Mas as vagas para a Mesa estão preenchidas”, afirmou o prefeito eleito.
Perguntado pelos nomes que irão preencher os cargos, Maxsuel finalizou: “A composição ficou muito boa e contemplou os partidos aliados. Teremos os vereadores Paraná, Ronaldo Ferraz, Rangel Menezes e Reginaldo Tucano na Mesa Diretora. A vereadora Kikinha Dantas será a líder do prefeito e o vereador Menudo também vai nos ajudar em uma missão muito importante pro município. Todos estamos felizes como esse novo momento”.
Comentários
Extra
A força do interior – Epitaciolândia Futebol Clube está na final do sub-17 no Masculino e feminino
Mostrando sua força as equipes do futsal masculino e feminino Sub-17 estão na grande final do campeonato estadual.
As equipes do interior eliminam Palmeiras, Montenegro, Real Sociedade e Preventório nas semifinais, nesse sábado, 30, no ginásio Álvaro Dantas, na capital e garantem lugar nas decisões.
As decisões do Campeonato Acreano de Futsal Masculino Sub-17 e Acreano de Futsal Feminino Sub-17 serão entre equipes do interior do estado. Nesse sábado (30), no ginásio Álvaro Dantas, em Rio Branco (AC), Epitaciolândia e Café com Leite garantiram classificação para as finais ao conquistarem vitórias sobre Palmeiras, Montenegro, Real Sociedade e Preventório nas semifinais.
Durante a tarde, pelo estadual feminino, o Epitaciolândia superou o Real Sociedade por 9 a 5 e o Café com Leite passou pelo Preventório por 4 a 2.
Nos jogos da noite, pelo masculino, o Epitaciolândia Esporte Clube avançou à final ao vencer o Palmeiras por 7 a 5 e o Café com Leite garantiu a vaga fazendo 4 a 2 no Montenegro.
Segundo a Federação Acreana de Futebol de Salão (Fafs), data e horários das duas finais ainda serão confirmadas.
Enquanto espera a definição da data da grande final, os times do Epitaciolândia Futebol Clube feminino e masculino Sub-17 seguem treinando forte para a grande partida.
Comentários
Extra
Gefron prende casal com 6 kg de skunk na zona rural de Rio Branco
Operação faz parte do reforço no combate ao tráfico na fronteira do Acre
Na manhã deste sábado (30), o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) prendeu em flagrante Valdecir Aguiar da Silva, 38 anos, e Yonara, 29, enquanto transportavam mais de 6 kg de skunk, uma droga de alta concentração derivada da maconha. A abordagem aconteceu no km 9 da Rodovia AC-90 (Transacreana), zona rural de Rio Branco.
Durante uma operação de rotina, os agentes do Gefron avistaram o casal em uma motocicleta modelo Titan, de cor vermelha. Ao receberem ordem de parada, Valdecir, que conduzia o veículo, obedeceu. Durante a revista, foi encontrada uma mochila com oito tabletes de skunk, escondidos entre as roupas de Yonara, que estava na garupa.
Ao serem questionados, Valdecir confessou que o entorpecente vinha do município de Brasiléia e que ele receberia R$ 1.500 pelo transporte. Após a pesagem, os tabletes totalizaram pouco mais de 6 kg de droga.
O casal foi conduzido à Delegacia de Flagrantes (Defla), onde o material apreendido e a motocicleta foram apresentados. O caso segue sob investigação para identificar possíveis conexões do casal com redes de tráfico de drogas.
As ações do Gefron integram a estratégia de combate ao tráfico de drogas na região de fronteira, que tem sido uma das principais rotas de entrada de entorpecentes no Acre. Operações como essa visam enfraquecer a logística dos traficantes e aumentar a segurança na região.
Você precisa fazer login para comentar.