fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Estado e Fiocruz capacitam profissionais da Saúde para enfrentamento da leptospirose no Juruá

Publicado

em

Em Cruzeiro do Sul, no auditório da Universidade de Brasília (UNB), o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), está promovendo, entre os dias 13, 14 e 15 de maio, uma oficina de formação de agentes e pesquisadores populares de saúde.

O evento tem finalidade de capacitar profissionais da área da saúde e de entidades públicas educacionais para enfrentamento da leptospirose na região do Juruá. Outros órgãos públicos estão envolvidos nessa atividade. São eles: Ministério da Saúde, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Secretaria de Saúde Indígena, Universidade Federal do Acre (Ufac), Divisão de Vigilância em Saúde, Centro de Zoonoses e outros.

Sobre a doença no Juruá

A leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada leptospira, presente na urina de ratos e outros animais, transmitida ao homem especialmente em períodos de inundações.

O Acre é o 3º estado com maior índice da doença, estando a maior parte dos casos concentrada em Rio Branco e Cruzeiro do Sul.

Paulo D’Andréia, vice-diretor do Instituto Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro. Foto: Marcos Santos/Secom

Os sintomas mais frequentes são parecidos com os de outras doenças, como a gripe e a dengue. Os principais são: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas (batata-da-perna), podendo também ocorrer vômitos, diarreia e tosse.

O tratamento da enfermidade é baseado no uso de medicamentos e outras medidas de suporte, orientado sempre por um médico, de acordo com os sintomas apresentados.

Para o controle da leptospirose, são necessárias medidas ligadas ao meio ambiente, tais como obras de saneamento básico (abastecimento de água, lixo e esgoto), melhorias nas habitações humanas e o combate aos ratos.

Profissionais da saúde e pesquisadores, reunidos para buscar soluções de enfrentamento à doença na região do Juruá. Foto: Marcos Santos/Secom

O que relataram

“A ocorrência desta enfermidade está relacionada às precárias condições de infraestrutura sanitária e alta infestação de roedores infectados. As inundações propiciam a disseminação e a persistência do agente causal no ambiente, facilitando a surgimento de surtos. Por isso, essa ação é importante para o enfrentamento adequado da doença, em especial para nossos militares que estão em campo nos períodos de inundações.”

Tenente França, Corpo de Bombeiros.

“Baseando-nos em pesquisas científicas, estamos utilizando a tecnologia social para construirmos o expresso Lepto, que visa mapear e identificar portadores da doença e outras peculiaridades. O projeto se dividirá em módulos. Começamos com os profissionais de saúde, apontando as especificidades deste território e no segundo semestre realizaremos a conversa com a sociedade.”

Roberto Ferreira, pesquisador da Fiocruz.

Esta atividade é muito importante para melhorar nossa qualificação e, consequentemente, reduzir a incidência e agravos da doença em nossa região. A Sesacre e demais órgãos de saúde vêm desenvolvendo um importante trabalho de prevenção e controle dessas zoonoses no Juruá.”

Sheila Andrade, enfermeira do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei).

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Direção da Polícia Civil acompanha preparativos para reabertura da Delegacia de Flagrantes em Rio Branco

Publicado

em

Por

Na manhã deste sábado, 25, a equipe da direção geral da Polícia Civil do Acre (PCAC) esteve na Delegacia de Flagrantes (Defla), em Rio Branco, para acompanhar os últimos ajustes antes da reabertura da delegacia. A Defla passou por uma série de ajustes, incluindo a troca da parte elétrica predial, substituição do portão e pintura. Durante a semana, também será realizada a limpeza dos aparelhos de ar-condicionado e a instalação de novos equipamentos.

Equipe da PCAC acompanha preparativos finais para a reabertura da Delegacia de Flagrantes em Rio Branco, após reformas essenciais na infraestrutura. Foto: Ascom/ PCAC.

A necessidade dos ajustes surgiu após um incêndio localizado, ocorrido em março, que afetou cerca de 5% das instalações da delegacia, incluindo a sala que abriga o cartório. Apesar dos danos, a perspectiva é que a Defla retorne a funcionar na integralidade/operacionalmente em breve.

Atualmente, os serviços de elaboração de Boletins de Ocorrência e requisição de perícias criminais são realizados na Defla, assim como o cartório central e a coordenação, no entanto, as prisões em flagrante são encaminhadas para a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), localizada na Via Chico Mendes.

O delegado-geral da PCAC , Henrique Maciel, expressou otimismo quanto à reabertura completa da delegacia. “O governo do Acre e toda equipe da PCAC está empenhada em garantir que a Delegacia de Flagrantes volte a funcionar em sua totalidade o mais rápido possível. Os ajustes são essenciais para assegurar um ambiente seguro e funcional para nossos servidores e para a comunidade,” afirmou Maciel.

Após incêndio em março, a Defla se prepara para retomar suas atividades a pleno vapor, com novas melhorias significativas. Fotos: Ascom/ PCAC.

A direção da Polícia Civil do Acre continua a monitorar o progresso das reformas e a trabalhar para restabelecer plenamente os serviços oferecidos pela Defla. A expectativa é de que, com as melhorias, a delegacia esteja ainda mais preparada para atender às necessidades da população e garantir a segurança pública.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Imac se reúne com Cooperativa de Agricultores do Alto Acre, em Epitaciolândia

Publicado

em

Por

O governo do Estado, por meio do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), participou, nesta sexta-feira, 24, de uma reunião com membros da Cooperativa de Agricultores do Alto Acre (Coopaltoacre), no município de Epitaciolândia.

O encontro teve como objetivo ouvir as reivindicações dos cooperados que pretendem pleitear junto ao Imac a renovação das licenças ambientais dos galpões de terminação de leitões (suinocultura).

Participaram da reunião o presidente do Imac, André Hassem e o chefe da Divisão de Uso do Solo, Alessandro Amaral. (Foto: Divulgação/Imac)

Durante a reunião, os cooperados informaram que as licenças ambientais estão próximas a vencer e solicitaram que os processos de renovação fossem abertos na representação do Imac do Alto Acre.

O presidente da Coopaltoacre, Amâncio de Oliveira, ressaltou a importância da solicitação dos cooperados. “Com nossa solicitação atendida irá diminuir os custos individuais com o licenciamento, pois não será preciso o deslocamento até Rio Branco somente para protocolar a documentação para a renovação do licenciamento”, afirmou.

Os cooperados solicitaram que os processos de renovação de licença fossem abertos na Representação do Imac do Alto Acre. (Foto: Divulgação/Imac)

Ainda durante o encontro, após ouvir as reivindicações, o presidente do Imac, André Hassem, enfatizou que em sua gestão um dos compromissos principais é a celeridade nos processos de licenciamento. “Como em 2019, a equipe técnica da Divisão de Uso do Solo irá licenciar o mais rápido possível todos os processos protocolados que estiveram com a documentação necessária para o devido licenciamento”, declarou.

Além do presidente do Imac, estava presente na reunião e o chefe da Divisão de Uso do Solo, o engenheiro agrônomo, Alessandro Amaral, que é responsável pelo licenciamento ambiental da atividade de suinocultura.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Governador Gladson Cameli participa de Ação de Inclusão e Bem-Estar para Pessoas com Deficiência

Publicado

em

Por

O governador Gladson Cameli acompanhou de perto na manhã deste sábado, 25, a Ação de Inclusão e Bem-Estar da Pessoa com Deficiência, realizada em parceria entre a Prefeitura Municipal de Rio Branco e o governo do Estado, com o apoio da iniciativa privada. O evento, que acontece na Universidade Federal do Acre (Ufac), oferece uma série de serviços essenciais à comunidade de pessoas com deficiência (PCDs) do Acre.

Governador pode prestigiar o evento ao lado da comunidade. Foto: Diego Gurgel/Secom

A ação, prevista para durar todo o sábado, tem a meta de realizar cerca de 1.200 atendimentos, abrangendo desde serviços odontológicos até consultas médicas. Entre os serviços oferecidos pelo governo do estado está a emissão de carteiras de gratuidade no transporte intermunicipal.

Durante o evento, o governador Gladson Cameli destacou a importância da colaboração entre diferentes esferas de governo e a iniciativa privada. 

Cerca de 1.200 atendimentos devem ser realizados durante todo o sábado. Foto: Diego Gurgel/Secom

“É aquilo que eu sempre defendo: a união de todos os poderes, tanto executivo quanto municipal, junto com toda a equipe governamental. A estrutura de governo proporciona felicidade para essas pessoas, um sentimento de igualdade e a presença do Estado Democrático de Direito. Saio daqui com minhas energias renovadas e desejo que Deus nos abençoe para que possamos continuar sempre contribuindo, melhorando e realizando ações, não apenas pelo poder público, mas também pela iniciativa privada. Juntos, vamos melhorar e cuidar da vida das pessoas”, afirmou Cameli.

O prefeito Tião Bocalom também ressaltou a relevância do evento e a importância das parcerias para atender melhor a comunidade de PCDs. 

Autoridades prestigiaram a ação que levou também entretenimento. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Eu destaco a importância de eventos como este, uma parceria entre o governo do Estado e a prefeitura, especialmente para atender a comunidade de pessoas com deficiência (PCDs) no Acre. Sem dúvida, é extremamente relevante, principalmente porque se trata de uma iniciativa de empresa privada. Eles estão animados, falei com eles há pouco, e querem realizar o evento duas vezes por ano a partir do próximo ano, em vez de apenas uma vez. Tanto o Estado quanto a prefeitura estarão sempre juntos, apoiando, quando a iniciativa privada toma a frente de processos como este. Isso é importante para todos nós, pois todos ganham com isso”, afirmou o prefeito.

Frank Brito, presidente da Federação Acreana de Basquete para Cadeirantes, também compartilhou sua satisfação com a realização do evento. “Nossa, essa ideia é muito importante. É um sonho realizado, porque, imagine, é algo único no Estado. Nunca antes aconteceu de reunir as principais entidades que cuidam das pessoas com deficiência em um único dia para serem atendidas por todas as secretarias. Colocar tudo em dia: consultas médicas, atendimento odontológico, emissão de carteirinhas, que é um direito nosso, mas complicado devido à grande demanda reprimida no nosso Estado.”

Frank Brito, presidente da Federação Acreana de Basquete para Cadeirantes, também compartilhou sua satisfação com a realização do evento. Foto: Diego Gurgel/Secom

Sobre a Federação Acreana de Basquete para Cadeirantes, Brito explicou: “A Federação existe há 14 anos. Hoje temos em torno de 25 atletas. Ontem, uma atleta nossa foi convocada para a seleção brasileira sub-23 feminina. Ela está competindo, graças a Deus. É a primeira mulher cadeirante da região Norte a ser convocada para a seleção. É um momento único e mágico, especialmente com uma ação como essa”.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo