Brasil
Escritório da PF em Buenos Aires auxilia pedido de extradição de envolvidos no 8 de Janeiro
O cadastro vai ser encaminhado via Ministério da Justiça, com anuência do Itamaraty e do Supremo Tribunal Federal
A Adidância da PF (Polícia Federal) em Buenos Aires, na Argentina, está realizando articulações no âmbito da lista com pedidos de extradição de envolvidos nos atos extremistas de 8 de Janeiro de 2023, em Brasília (DF) e que se refugiaram no país governado por Javier Milei. O cadastro vai ser encaminhado via Ministério da Justiça e Segurança Pública, com anuência do Ministério das Relações Exteriores e do Supremo Tribunal Federal.
Uma lista inicial estabelecida pela corporação aponta cerca de 65 envolvidos nos atos extremistas e que foram para a Argentina de forma ilegal. A ideia é, também, incluir esses investigados e foragidos numa rede que envolve as polícias de todo o continente americano, chamada de Anfast de capturas da Ameripol.
A adidância PF em Buenos Aires é comandada pelo delegado André Viana Andrade, e o oficialato de ligação da PF é Fábio Ricardo Hegenbart Bueno. O adido tem a responsabilidade de conectar o órgão brasileiro e as forças policiais do país onde atua. Na prática, opera no compartilhamento de informações, como foragidos, identificação de grupos terroristas e afins.
Integrantes da corporação, contudo, têm apreensão com a resposta que virá de Milei, uma vez que o presidente do país vizinho é crítico de Luiz Inácio Lula da Silva. Durante a campanha eleitoral, o argentino subiu o tom contra o petista diversas vezes, chegando a dizer, inclusive, que o brasileiro era “comunista” e “corrupto”.
Na última quinta-feira (6), a PF fez uma megaoperação em 18 estados e no Distrito Federal para recapturar foragidos do 8 de Janeiro. Ao todo, 209 pessoas estavam foragidas. Os fatos constituem os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime e destruição de bem especialmente protegido.
Ao longo de 27 fases, a operação Lesa Pátria, que é permanente, realizou centenas de prisões de pessoas envolvidas nos atos extremistas. “Mais de duas centenas de réus, deliberadamente, descumpriram medidas cautelares judiciais ou ainda fugiram para outros países, com o objetivo de se furtarem da aplicação da lei penal”, informou a PF.
Comentários
Brasil
Duas toneladas de maconha são apreendidas nesta terça-feira (8), na Região Metropolitana de Fortaleza
O carregamento de drogas ilícitas foi encontrado pela Polícia Militar no bairro Conjunto Metropolitano
Cerca de duas toneladas de maconha foram apreendidas pela Polícia Militar do Ceará (PMCE) nesta terça-feira (8), em Caucaia, (RMF). A ação foi fruto de uma operação do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), segundo a corporação.
Conforme nota da PMCE, o carregamento de drogas ilícitas foi encontrado no bairro Conjunto Metropolitano.
Comentários
Brasil
Eleitor arranca orelha de adversário político em briga no Ceará; assista à entrevista
Polícia Civil investiga circunstâncias da lesão corporal
Com Diário do Nordeste
Dois eleitores entraram em luta corporal e um deles teve parte da orelha arrancada por uma mordida, durante o primeiro turno das eleições municipais em Paracuru, na Região Metropolitana de Fortaleza, no domingo (6). O confronto ocorreu após uma discussão sobre apoio a um candidato da cidade.
O pescador Anacílio Cândido dos Santos, 56, residente do bairro Torre, relatou que estava com três amigos comemorando a vitória de vereadores, quando foi interrompido por um eleitor oposto ao candidato dele.
“Chegou um penetra. Eu estava comentando em relação à política, que nós, eleitores, não podemos tomar contrapartida um com o outro, em relação aos candidatos ao prefeito e seja lá quem for”, declarou Anacílio em entrevista ao jornalista Dionatas Sousa, que cedeu o conteúdo ao Diário do Nordeste.
Em seguida, a discussão entre os eleitores ficou mais densa e eles começaram uma série de xingamentos mútuos. “Ele passou a me agredir com palavras. Dizendo que eu defendia o gestor porque devia favor. Eu falei para ele que eu assumia que devia favor ao gestor, porque o gestor tinha feito algo para alguém a pedido meu. A minha gratuidade seria votar com o gestor, defender o nome dele, mas naquele momento eu não estava nem falando em gestor, ele que criou esse problema”.
O homem chegou a deixar o local por alguns instantes, mas retornou com novos xingamentos. Conforme Anacílio, o adversário político avançou com agressão em direção a ele: “Em primeiro lugar, eu dei um murro nele. Em segundo, quando eu caí, ele com porte físico maior do que o meu, ele se apoderou do meu corpo, me deu um sossega-leão. Estava me matando sufocado e decepou parte da minha orelha com dente”.
Eleitor desmente que orelha foi cortada por aposta
Inicialmente, fotos de Anacílio haviam circulado na internet com a orelha ferida e ensanguentada, informando que o caso teria sido motivado por uma aposta — o que, segundo o pescador declarou, não procede.
Anacílio afirmou que até fez uma uma aposta nas eleições meses atrás, mas não tinha relação com o conflito do domingo.
“As pessoas colocando fake news, que eu tinha colocado minha orelha. Eu não sou nenhum idiota, eu sou um cidadão. Passei por isso aí como qualquer pessoa pode passar”. O pescador declarou que buscou ajuda jurídica para tratar do caso.
A reportagem entrou em contato com a Polícia Civil do Estado do Ceará para saber mais informações sobre a ocorrência, como os dados de identificação do outro envolvido na briga. A força de segurança informou que investiga as circunstâncias da lesão corporal e que o caso está a cargo da Delegacia Municipal de Paracuru.
Veja vídeo:
Comentários
Brasil
Prefeito de Morada Nova, no Interior do CE, aposta três Hilux em eleição de sucessor e perde carros
O atual prefeito Wanderley Nogueira apoiou o candidato Marquinho da Ana, que não se elegeu
O prefeito de Morada Nova, Wanderley Nogueira (PT), apostou três carros modelo Hilux que o candidato Marquinho da Ana, do mesmo partido, ganharia eleição municipal para a Prefeitura, e perdeu a aposta. A eleita foi a candidata Naiara Castro (PSB), da oposição, que irá suceder Wanderley a partir de 2025.
Quem teria aceitado a aposta foi o vereador eleito Weder Basilio, do Progressistas, que inclusive já recolheu os carros. Ao Diário do Nordeste, a Prefeitura de Morada Nova confirmou a aposta e informou que foi uma decisão pessoal do prefeito Wanderley, pois os veículos da marca Toyota são dele.
Uma Hilux ano 2022/2022 tem preço médio de R$ 226 mil, segundo a Tabela Fipe, que calcula a precificação de veículos novos e usados Brasil.
Você precisa fazer login para comentar.