fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Enchente de rio no Acre desabriga cerca de 190 indígenas de três aldeias em Santa Rosa do Purus

Publicado

em

Três aldeias de Santa Rosa do Purus estão alagadas pela enchente do Rio Purus — Foto: Arquivo/Corpo de Bombeiros

Por Aline Nascimento

Cerca de 190 indígenas das etnias Kulina, Jaminawá e Kaxinawá em Santa Rosa do Purus, no interior do Acre, estão desabrigados com a enchente do Rio Purus. Os indígenas são de três comunidades na zona rural e estão instalados em três escolas na cidade.

Ao todo, são 36 famílias desabrigadas e 13 desalojadas, que somam 57 pessoas que estão na casa de parentes. Além dos indígenas, as equipes de resgate começaram a retirar, nessa quarta-feira (17), moradores da zona urbana da cidade.

Uma dessas famílias já foi instalada em uma academia e as demais devem ser levadas para um quinto abrigo que está sendo montado. O Rio Purus ultrapassou os 10,03 metros na última medição, feita às 18 horas de quarta.

Na terça (16), o governo do Acre decretou situação de emergência por causa das enchentes nas cidades de Santa Rosa do Purus, Feijó, Tarauacá, Jordão, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Rio Branco, Porto Walter, Mâncio e Rodrigues Alves.

Indígenas estão instalados em três escolas de Santa Rosa do Purus devido à enchente do Rio Purus — Foto: Asscom/Corpo de Bombeiros do Acre

O chefe das Operações da enchente na cidade, sargento Antônio Carlos Queiroz, explicou que os indígenas são das aldeias Carolina, Maranaua e Mutirão – só dessa última foram retiradas mais de 100 pessoas. O sargento explicou que a situação é acompanhada por um representante da Fundação Nacional do Índio (Funai).

“Não tenho o nome das outras duas aldeias atingidas, os nomes estão com o representante da Funai. Os três abrigos estão lotados com os indígenas. Atingidos têm muitos, os demais moradores começaram a sair, o homem branco como chamam. A maioria dos atendimentos é para os indígenas”, destacou.

O sargento afirmou que as equipes estão em campo ajudando na retirada das famílias e um relatório de desabrigados deve ser atualizado até o final da tarde.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Confira como foi a chegada de Matheus do BBB 24 em sua cidade: ‘Melhor abraço’

Publicado

em

Por

Em Alegrete, cidade natal de Matteus, a recepção foi feita por sua família. Logo que saiu do avião, o ex-brother pôde finalmente abraçar sua avó, de quem sempre falava durante o confinamento: “É o melhor abraço do mundo!”, declarou  ele, assim que viu sua familiar.

O momento foi presenciado por um público gigantesco de fãs, que também puderam abraçá-lo enquanto ele deixava o aeroporto. Assim como em Manaus, a cidade de Alegrete irá receber uma festa, no Parque Rui Ramos, com shows e muita música.

O ex-BBB ainda irá desfilar em um caminhão do Corpo de Bombeiros pelo centro da cidade. Ele falou da importância do apoio da família e fãs, principalmente, da avó. Confira:

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Isabelle do BBB 24 retorna para casa e é recebida com muito carinho: ‘Foi uma festa’

Publicado

em

Por

Na manhã desse sábado (20), Isabelle e Matteus finalmente retornaram para casa após a grande final do “BBB 24“. Os dois, que ainda estavam no Rio de Janeiro cumprindo alguns compromissos, foram recebidos com muita festa por seus familiares e fãs.

Lá em Manaus, a cunhã-poranga do Boi Garantido foi recepcionada com uma grande festa no aeroporto. Seus fãs se reuniram no local com cartazes e receberam carinho da ex-sister, que já chegou abraçando e tirando foto com seus admiradores.

Além disso, Isabelle também ganhará uma festona no Largo de São Sebastião, no Centro Histórico de Manaus. Lá, ela será recepcionada pelos bois Garantido e Caprichoso e desfilará em cima de um trio elétrico que passará pelos principais pontos da cidade. Confira:

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Everton Cebolinha sofre lesão na panturrilha e desfalcará o Flamengo contra o Palmeiras

Publicado

em

O Flamengo do técnico Tite ganhou uma dor de cabeça às vésperas de um compromisso importante no Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro carioca informou que o atacante Everton Cebolinha sofreu uma lesão na panturrilha direita e, assim, desfalcará a equipe contra o Palmeiras.

“O atleta Everton Cebolinha realizou exames que apontaram lesão na panturrilha direita. Segue tratamento no CT”, escreveu o time carioca em nota publicada nas redes sociais.

O clube rubro-negro não deu mais informações sobre o grau do problema sofrido pelo atacante e também não informou um prazo estimado de recuperação.

Antes mesmo do Flamengo divulgar o comunicado, Cebolinha já era dado como dúvida para o duelo diante do Palmeiras por conta de dores no tornozelo. Dessa forma, sem o camisa 11, Bruno Henrique deve ganhar chance entre os titulares.

Everton Cebolinha foi titular nos dois jogos que o Fla disputou nesta edição do Brasileirão. O jogador tem sido peça importante para Tite – tanto é que atuou em 16 das 19 partidas da equipe na atual temporada, contribuindo com três gols e duas assistências.

No entanto, no embate contra o São Paulo no último domingo, o camisa 11 precisou ser substituído aos 13 minutos do primeiro tempo após sentir dores no tornozelo. Luiz Araújo entrou em seu lugar e acabou marcando o primeiro gol na vitória de 2 a 1 sobre o Tricolor paulista.

Sem Cebolinha, o Rubro-Negro vai em busca de seu terceiro triunfo consecutivo no Brasileirão. O clássico nacional entre Palmeiras e Flamengo acontece neste domingo, às 16h (de Brasília), no Allianz Parque, pela terceira rodada da competição.

Comentários

Continue lendo