Conecte-se conosco

Cotidiano

Empresa é condenada a pagar mais de R$ 70 mil por transporte irregular de lixo hospitalar no AC

Publicado

em

Em 2017, caminhões da empresa foram flagrados duas vezes em menos de uma semana transportando lixo hospitalar sem documentação. Defesa apresentou recurso de apelação contra a decisão

Em um dos flagrantes, caminhões da empresa foram encontrados sem documentação exigida para transportar lixo hospitalar. — Foto: Batalhão Ambiental

Por Aline Nascimento

A Justiça acreana condenou a Empresa Liberdade Ambiental a pagar mais de R$ 70 mil por transportar de forma ilegal lixo hospitalar, que seria incinerado em Cruzeiro do Sul, interior do Acre. Além da empresa, um dos proprietários e um motorista foram condenados a prestar serviços à comunidade pelo crime.

O caso foi julgado no último dia 16 pelo Juízo da Vara Única da Comarca do Bujari, mas a decisão foi divulgada apenas nesta terça-feira (28) pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC). No processo há um recurso de apelação apresentado pela defesa dos envolvidos.

A empresa foi alvo de um inquérito civil do Ministério Público do Acre (MP-AC) em 2017, quando teve dois caminhões apreendidos duas vezes em uma semana por transporte irregular de lixo hospitalar. A primeira apreensão ocorreu no dia 14 de abril no bairro Belo Jardim, em Rio Branco.

Após serem liberados pelo Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), os mesmos caminhões foram apreendidos novamente pela polícia carregando lixo hospitalar sem licença ambiental.

G1 tentou contato com os representantes e advogados da empresa, mas não obteve sucesso até esta publicação.

Sentença

No processo, a Justiça destaca que a empresa deve pagar 75 dias-multa pelo crime, sendo que cada dia-multa corresponde a um salário mínimo. No dia do flagrante, o TJ-AC diz que o motorista foi parado pela polícia quando o lixo seguia para Cruzeiro do Sul.

Os responsáveis tentaram esconder o lixo atrás de tambores de óleo lubrificante, que formavam uma parede. Porém, o material foi descoberto pelos policiais devido o forte cheiro. O motorista também não obtinha a documentação exigida para o transporte.

“A lei de crimes ambientais responsabiliza a empresa independentemente dos seus administradores e pessoas físicas, porque muitas pessoas utilizavam as empresas para praticar crimes ambientais. Essa lei, sabendo disso, vai aplicar penas de acordo com que as empresas jurídicas podem cumprir. Não tem pena de prisão, mas pena de multa pode perfeitamente ser aplicada e mexe na parte mais sensível”, explicou o juiz responsável pela sentença, Manoel Pedroga.

O magistrado explicou também que o dono da empresa foi condenado a pagar 30 dias-multa e três anos de serviço à comunidade por três anos. A pena para o motorista do caminhão foi de prestação de serviço por um ano e seis meses e o pagamento de 15 dias-multa.

“A responsabilidade deles é solidária, acaba atingido tanto a empresa, como a pessoa física como funcionários e proprietários. O artigo 225 da Constituição diz que as condutas da atividade consideradas riscos ao meio ambiente sujeitos os infratores físicas e jurídicas a sanções penais e administrativas independentemente da obrigação de reparar os danos causados”, concluiu.

 

Comentários

Cotidiano

Campeonato Acreano de Motocross terá 3ª etapa em Plácido de Castro

Publicado

em

Piloto de sete categorias estarão na pista de Plácido de Castro – Foto: ASSCROSACRE

Os principais pilotos do motocross acreano estarão na pista neste domingo, a partir das 14 horas, em Plácido de Castro, para disputa da 3ª etapa do Campeonato Acreano. Mais pilotos estão confirmados na disputa em sete categorias.

“Realizamos as etapas de Acrelândia e Epitaciolândia e teremos mais uma prova no interior. Os pilotos estão evoluindo tecnicamente dentro da temporada e por isso deveremos ter grandes disputas em todas as categorias”, declarou o presidente Associação de Motocross do Acre (ASSCROSACRE), José Cláudio Silva (Bolacha).

Pilotos importados

Além dos pilotos de Rondônia, a etapa de Plácido de Castro terá os competidores da Bolívia e do Peru.

“A presença desses pilotos eleva o nível da disputa. Temos um excelente início de temporada e vamos esperar mais a partir desta etapa em Plácido, comentou Bolacha.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

FAEA programa 3ª etapa do Campeonato Estadual de Natação

Publicado

em

Nadadores acreanos terão mais competições a partir deste mês

O departamento técnico da Federação Acreana de Esportes Aquáticos (FAEA) confirmou para o dia 24 deste mês, na piscina da AABB, a 3ª etapa do Campeonato Estadual de Natação.

“Estamos organizando o evento, mas será uma etapa importante. Teremos competições regionais, nacionais e internacionais e os nadadores precisam melhorar suas marcas para poder ter a possibilidades de entrar nestas disputas”, comentou o presidente da FAEA, professor Ricardo Sampaio.

Bolpebra em agosto

O Bolpebra de Natação com equipes do Brasil (nadadores do Acre e de Rondônia), Bolívia e Peru será disputado nos dias 5 e 6 de agosto, em Porto Maldonado, no Peru.

“Esse é um evento inédito e muito importante para a nossa natação. Teremos uma competição internacional chancelada pelas confederações dos três países”, declarou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Lei do ex castiga, Athletico vence líder Botafogo e pula para o G4

Publicado

em

O Athletico Paranaense voltou a ser uma pedra no sapato do Botafogo na temporada. Depois de eliminar o Glorioso na Copa do Brasil, o Furacão recebeu o Alvinegro de General Severiano, na Arena da Baixada, agora pelo Campeonato Brasileiro e, com golaço do ex-botafoguense Alex Santana, venceu por 1 a 0.

Com o resultado, o time comandado por Paulo Turra chega a 15 pontos, pega o elevador na tabela e vai dormir na quarta posição do Brasileirão. Do outro lado, apesar do tropeço, o Fogão segue na liderança da competição, com 21.

Ela não falha…

Os primeiros 15 minutos de partida foram alucinantes na Arena da Baixada. A primeira chance foi rubro-negra. Cannobbio recebeu pelo meio, se livrou da marcação e bateu rasteiro para boa defesa de Lucas Perri.

A resposta do Glorioso veio pouco depois. Após cobrança de lateral pela esquerda, Tiquinho Soares fez bem o pivô e rolou para Lucas Fernandes, que bateu de primeira e obrigou Bento a se esticar todo para espalmar.

O início intenso, entretanto, deu lugar a um confronto brigado e sem grandes espaços na sequência. Tanto que as equipes só voltaram a assustar no terço final da primeira etapa. Aos 39, Tiquinho foi acionado por Luis Henrique, que levou para canhota e bateu firme para mais uma grande defesa de Bento.

O Furacão deu o troco em seguida e fez valer a lei do ex na Arena. Aos 42, Vitor Roque dominou pela esquerda e serviu Alex Santana, que, com um lindo chute da intermediária, marcou um golaço, castigando seu ex-clube: 1 a 0.

Athletico administra

Na volta do intervalo, a equipe de Paulo Turra adotou uma postura mais cautelosa e tentou valorizar a posse de bola. Aos 11, após insistência pela direita, Vitor Roque colocou na área e encontrou Canobbio, que dominou livre, mas finalizou fraco, facilitando a defesa de Perri.

Sem encontrar soluções para se tornar mais perigoso, o Botafogo sofreu com o desgaste e viu o Furacão controlar as ações. Aos 23, Canobbio fez mais uma boa jogada, se livrou de Tchê Tchê e bateu firme, tirando tinta da trave.

Mesmo sem encaixar seu jogo, o Glorioso ainda conseguiu dar uma resposta à altura. Após boa jogada pela direita, Marlon Freitas recebeu de Di Plácido, colocou na área e encontrou Tiquinho, que cabeceou por cima.

Já na reta final, o Athletico Paranaense voltou a ter tranquilidade para trabalhar a bola e administrou o resultado até o apito final. Fim de papo e vitória do Furacão: 1 a 0.

ogol.com..br

Comentários

Continue lendo

Em alta