Conecte-se conosco

Extra

Empresa Dom Porquito é alvo de investigação da PF em Brasiléia

Publicado

em

Nesta quarta-feira (20), a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão nas cidades de Epitaciolândia e Brasiléia, no estado do Acre.

A Operação METÁFORA tem como objetivo apurar a suposta prática de crimes envolvendo fraudes à licitação, o que resultou na celebração de dez contratos entre o Estado do Acre e uma cooperativa no período entre 2016 e 2019.

Após extensa investigação, constatou-se que possivelmente uma empresa da região se utiliza de uma cooperativa visando burlar o processo licitatório para o fornecimento de merenda escolar. Para tanto, a investigada se utilizou de legislação criada para estimular a agricultura familiar, a qual prevê a contratação de cooperativas para fornecimento de alimentos por meio de chamamento público, desde que ela preencha alguns requisitos. Ocorre que a sociedade anônima, por flagrantemente não os preencher, utiliza-se da cooperativa, sendo aquela a verdadeira beneficiária dos contratos entre esta e o Estado do Acre.

A empresa Dom Porquito, localizada no km 8 da BR 317 (Estrada do Pacífico), foi uma das empresas que recebeu agentes da Polícia Federal. Não foi possível conversar com algum representante do abatedouro ou agente da PF.

O abatedouro foi inaugurado em novembro de 2015, onde contou com a presença do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva e demais políticos da época, passando a ser o principal beneficiário na produção suína e aviária na região.

O nome “Metáfora” representa uma figura de linguagem, em que há a transferência do significado de uma palavra para outra. Nesta operação, o desvio de finalidade do dinheiro público através de fraudes em licitações e contratos representa essa “metáfora”: algo que deveria representa um benefício à sociedade e ao contribuinte, sendo utilizado em benefício de particulares e suas empresas.

Ao todo, foram cumpridos 2 (dois) mandados de busca e apreensão nas pessoas jurídicas investigadas.

Os suspeitos poderão responder pelos crimes previstos nos artigos 89 e 90 da Lei 8.666/1993.

COOPERATIVA DE AGRICULTORES FAMILIARES DO ALTO ACRE- COOPALTOACRE – CNPJ 22867250000166
CNPJ, Razão Social ou Sócio CNPJ 22.867.250/0001-66

Razão Social – COOPERATIVA DE AGRICULTORES FAMILIARES DO ALTO ACRE- COOPALTOACRE

Nome Fantasia COOPERSUINO

Tipo MATRIZ

Data Abertura

15/06/2015

Situação Cadastral

ATIVA

Data da Situação Cadastral

15/06/2015

Capital Social

R$ 45.000

Natureza Jurídica

2143 – COOPERATIVA

Logradouro

R DO LAZER

Número

112

Complemento

CEP

69934-000

Bairro

AEROPORTO

Município

EPITACIOLANDIA

UF

AC

Telefone

68 9987-6774

E-MAIL

[email protected]

Quadro Societário

CICERO TENORIO CAVALCANTE – Presidente

IVANIA DOS SANTOS ANDRADE – Diretor

CALEBE DA MOTA PINTO – Diretor

Atividade Principal

9411100 – Atividades de organizações associativas patronais e empresariais

Atividades Secundárias

111302 – Cultivo de milho

154700 – Criação de suínos

1012103 – Frigorífico – abate de suínos

4623101 – Comércio atacadista de animais vivos

4623199 – Comércio atacadista de matérias-primas agrícolas não especificadas anteriormente

Comentários

Extra

Caseiro choca moto contra traseira de caminhonete e morre no local em Epitaciolândia

Publicado

em

Jesus da Conceição Silva (61) não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Um acidente fatal envolvendo uma moto e uma caminhonete foi registrado na tarde deste sábado, dia 3, na Rua Raimundo Ribeiro, no Bairro Vila Vitória, onde tem uma ladeira bastante íngreme que dá acesso ao Bairro vizinho José Hassem.

Jesus da Conceição Silva (61), era conhecido como “Jesus do Batista Cocada”, teria perdido o controle da moto.

Segundo foi apurado até o momento, o homem identificado como Jesus da Conceição Silva (61), conhecido por “Jesus do Batista Cocada”, descia a ladeira em uma moto de placa boliviana teria perdido o controle do veículo que desceu com muita velocidade.

Já próximo da curva, havia uma caminhonete modelo Mitsubishi que estaria indo no mesmo sentido em baixa velocidade e que teria parado na curva. Infelizmente, Jesus não conseguiu frear a moto que bateu violentamente contra a parte traseira da carroceria.

Com o forte impacto, Jesus morreu no local. Mesmo com o acionamento da equipe de socorro do SAMU, apenas puderam constatar o óbito. Segundo foi apurado na delegacia de Epitaciolândia, a vítima não era habilitada e a causa do acidente pode ter sido uma pane os freios da moto.

Equipe do SAMU esteve no local e apenas pode atestar o óbito.

O local foi isolado pela guarnição da Polícia Militar do 5º Batalhão, até a chegada da equipe do Instituto Médico Legal – IML, para realizar registros e depois retirar o corpo. Não foi informado se seria transferido para a Capital para realizar os procedimentos forenses.

Comentários

Continue lendo

Extra

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA – AVISO DE LICITAÇÃO

Publicado

em

ESTADO DO ACRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO ELETRÔNICO N° 020/2022

OBJETO: Aquisição de equipamento agrícola (microtrator) para atender as necessidades da Prefeitura de Brasiléia através de Convênio nº 928004/DPCN.

Data da Abertura: 15 de dezembro de 2022, às 10h30min (horário de Brasília).

O Edital e seus anexos encontram-se a disposição dos interessados para consulta a partir do dia 05/12/2022, através dos endereços eletrônicos: http://app.tce.ac.gov.br/portaldaslicitacoes/ e www.comprasnet.gov.br.

Brasileia/AC, 01 de dezembro de 2022.

 

Thaísa Batista Monteiro Pontes

Pregoeira da Comissão Permanente de Licitação

Prefeitura de Brasiléia

Comentários

Continue lendo

Extra

Polícia Civil prende mulher acusada de mandar matar o marido em Seringal de Xapuri

Publicado

em

Companheira da vítima é suspeita de envolvimento no crime foi presa na manhã desta quinta-feira, dia 1º de dezembro.

Mulher acusada de mandar matar o marido no Seringal Cachoeira estava casada a 12 anos

Hoje, quinta-feira 1º de dezembro de 2022, a Delegacia de Polícia Civil de Xapuri, em que é Titular o Delegado Gustavo Neves, por meio da equipe de investigação chefiada pelo Inspetor Investigador Eurico Feitosa, prendeu R.B.M., de  52 anos, ex-companheira de F.C.B, de 57 anos de idade, um colono que foi encontrado morto na zona rural de Xapuri com um tiro nas costas e marcas de espancamento e esganadura.

R.B.M. é acusada de ter tramado a morte do ex-companheiro em conluio com B.Q.S., de 36 anos que trabalhava como diarista para a vítima.

Vítima foi localizada por terceiros e parentes que acionaram autoridades de Epitaciolândia, que depois descobriram que a localidade era dentro dos limites de Xapuri.

As prisões foram solicitadas pelo Delegado de Xapuri no Inquérito que investiga a prática do crime de homicídio qualificado mediante paga ou promessa de recompensa.

O crime ocorreu no dia 25 de novembro de 2022, mas o corpo só foi encontrado no dia 27 de novembro. Segundo as investigações, R.B.M. planejou a morte e mandou B.Q.S. matar a vítima F.C.B, que teria vultuosa quantidade de dinheiro em casa e após sua morte o valor seria dividido igualmente entre a mandante e o executor.

No dia 28, segunda-feira, B.Q.S. foi preso por uma guarnição da Polícia Militar em Epitaciolândia quando chegava do local onde cometeu o crime.

O suspeito foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil daquele município e em seguida conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Xapuri, Unidade Policial que responsável pela investigação do caso, onde foi ouvido.

Após a prisão, a dupla foi transferida para o Complexo Penitenciário Francisco Oliveira em Rio Branco.

Francisco Campos Barbosa, conhecido popularmente por ‘Chico Abreu, de 57 anos, foi morto com um tiro nas costas com sua própria arma.

 

Comentários

Continue lendo

Em alta