Geral
Embrapa usa nanotecnologia para combater Greening
Pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desenvolveram uma nova abordagem nanotecnológica para combater o greening, uma doença incurável das plantas cítricas que causou prejuízos de aproximadamente R$ 20,06 milhões em 2023.
Utilizando nanopartículas, o sistema de liberação controlada do inseticida tiametoxam idealizado pelos pesquisadores, mostrou-se eficiente, reduzindo a necessidade de aplicação do produto pela metade.
O Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) tem apontado o crescimento das perdas devido ao surgimento do greening em áreas onde antes não existia. Isso intensificou a necessidade de novas abordagens para controlar a doença.
O método desenvolvido pela Embrapa em conjunto com a Unicamp envolve o encapsulamento do inseticida em estruturas nanométricas, permitindo uma liberação controlada e eficiente do princípio ativo. Segundo a Embrapa, as nanoestruturas mostraram eficácia utilizando doses cerca de duas vezes menores em comparação às formulações tradicionais.
Márcia Assalin, analista da Embrapa, explicou que as nanomicelas, com sua alta razão superfície-volume, garantem uma aplicação mais eficaz e prolongam a proteção do inseticida contra degradação por fatores como fotólise e lixiviação. Isso diminui a necessidade de aplicações repetidas, reduzindo tanto o impacto ambiental quanto os custos associados.
A professora Ljubica Tasic, da Unicamp, destacou que o novo nanopesticida apresentou baixa toxicidade para organismos aquáticos testados, sugerindo um impacto ambiental reduzido. Apesar dos resultados promissores, o produto ainda precisa passar por mais testes antes de ser disponibilizado comercialmente, representando um avanço significativo em direção a práticas agrícolas mais sustentáveis.
Com esta inovação, a Embrapa e a Unicamp esperam proporcionar aos produtores uma ferramenta eficiente e sustentável para combater o greening, contribuindo para a recuperação econômica e a proteção ambiental no setor citrícola.
Fonte: Pensar Agro
Comentários
Geral
Acidente rural deixa homem com traumatismo craniano e fraturas em estado grave
O colono Flávio de Araújo Vieira, de 29 anos, sofreu um grave acidente de trabalho na manhã desta terça-feira (17), enquanto realizava a derrubada de árvores em sua propriedade rural, no km 40 do Ramal Boa Água, na Transacreana, zona rural de Rio Branco. Durante o corte de uma árvore, um galho de grande porte se desprendeu e atingiu Flávio na cabeça, nas costas e na perna, resultando em um traumatismo cranioencefálico (TCE) grave, um pneumotórax e fraturas na tíbia e fíbula da perna direita.
De acordo com testemunhas, Flávio estava agachado organizando as estacas que seriam usadas para cercar a fazenda, quando o galho se soltou, provocando o impacto. Após a pancada, a vítima perdeu a consciência e foi socorrida por familiares, sendo levada inicialmente para sua casa, onde solicitaram ajuda do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Diante da gravidade do caso, uma ambulância de suporte avançado foi acionada, interceptando a vítima no km 70 da AC-90. Durante o trajeto, os socorristas precisaram inserir um dreno para aliviar a pressão nos pulmões causada pelo pneumotórax. Após os primeiros socorros, Flávio foi levado em estado gravíssimo ao pronto-socorro de Rio Branco.
O resgate de helicóptero foi tentado, mas, devido à densa fumaça na região, o voo não pôde ser realizado.
Comentários
Geral
Adolescente indígena abusada sexualmente dos 9 aos 14 anos pede ajuda em quartel da PM e relata situação dramática
A adolescente contou aos militares que, ao se ver desamparada e sem ter para onde ir após a separação, tentou retornar para a casa dos pais na aldeia, mas eles se negaram a recebê-la de volta
Com Folha do Sul On Line
Uma adolescente de origem indígena procurou, nesta semana, o 3º Batalhão da Polícia Militar em Vilhena, e contou a situação dramática que está vivendo após se separar do homem com quem havia morado por cerca de um ano.
Ela fez uma revelação estarrecedora: disse que dos 9 aos 14 anos, teria sido abusada sexualmente por um primo maior de idade. A violência aconteceu na aldeia indígena da região onde a vítima e o suposto abusador moravam na época.
Ao relatar para os pais os abusos contra ela, a menina não apenas deixou de ser apoiada, como foi entregue em casamento a um homem que trabalhava na terra indígena. Os dois moraram em Vilhena por cerca de um ano, mas o casamento terminou.
A adolescente contou aos militares que, ao se ver desamparada e sem ter para onde ir após a separação, tentou retornar para a casa dos pais na aldeia, mas eles se negaram a recebê-la de volta.
Diante da situação, e da idade da vítima, o caso foi passado para o Conselho Tutelar, que adotará as providências cabíveis para que a menina abusada tenha o acolhimento devido.
Comentários
Geral
Colisão entre carro e táxi deixa feridos na estrada Variante, em Cruzeiro do Sul
O impacto fez com que o Toyota Cross fosse lançado para o encostamento, enquanto o táxi saiu completamente da estrada
Aline Querolaine
Na tarde desta terça-feira (17), um acidente de trânsito foi registrado na estrada Variante, que liga Cruzeiro do Sul ao município de Rodrigues Alves, nas proximidades da entrada da Praia Grande. O incidente envolveu um carro modelo Toyota Cross e um táxi.
Segundo informações preliminares, o motorista do Toyota Cross estava acompanhado de uma mulher quando ambos começaram uma discussão dentro do veículo. Durante o desentendimento, o condutor parou o carro bruscamente, surpreendendo o taxista que vinha logo atrás. Sem tempo para frear, o táxi colidiu com o Toyota, fazendo com que ambos os veículos fossem arremessados para fora da pista.
O impacto fez com que o Toyota Cross fosse lançado para o encostamento, enquanto o táxi saiu completamente da estrada. Equipes da Polícia Militar e da perícia técnica foram acionadas para realizar o levantamento das circunstâncias do acidente.
O motorista do táxi foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhado ao Pronto-socorro. O casal que estava no Toyota sofreu apenas escoriações leves e foi atendido no local. As autoridades seguem apurando os detalhes do incidente.
Você precisa fazer login para comentar.