fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Em Senador Guiomard, TRE-AC realiza reunião com as forças de segurança da 8ª Zona Eleitoral

Publicado

em

A reunião foi presidida pelo Presidente do TRE-AC, Desembargador Júnior Alberto, e pelo Juiz da 8ª Zona Eleitoral, Romário Divino Faria. A Diretora-Geral do Tribunal, Rosana Magalhães, também esteve presente. Segundo o cronograma de reunião com as forças de segurança, a próxima reunião ocorrerá na sexta-feira, 12, em Xapuri.

Encontro discute medidas para assegurar eleições seguras em Senador Guiomard, Plácido de Castro, Acrelândia e Vila Campinas. Foto: assessoria 

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) realizou a reunião com os representantes das forças de segurança da 8ª Zona Eleitoral, que compreende Senador Guiomar (Sede), Acrelândia, Plácido de Castro e Vila Campinas. A iniciativa faz parte de uma série de encontros planejados para ocorrer ao longo de julho em diversos municípios sede de Zona Eleitoral, com o objetivo de discutir a segurança das Eleições 2024, levando em consideração as particularidades do eleitorado e dos locais de votação de cada região.

A reunião foi presidida pelo Presidente do TRE-AC, Desembargador Júnior Alberto, e pelo Juiz da 8ª Zona Eleitoral, Romário Divino Faria. A Diretora-Geral do Tribunal, Rosana Magalhães, também esteve presente, apresentando as demandas que precisam ser atendidas conforme o calendário eleitoral.

“A parceria entra a Justiça Eleitoral e as forças de segurança é essencial para assegurar que o processo eleitoral ocorra de maneira tranquila e segura. Nosso objetivo é trabalhar de forma integrada, antecipando possíveis desafios e adotando medidas preventivas”, destacou o Juiz da 8ªZona Eleitoral, Romário Divino.

O Desembargador Júnior Alberto destacou a importância da reunião. “É com grande responsabilidade e compromisso que realizamos essa reunião visando garantir a segurança e a integridade das eleições de 2024. A presença de diversos representantes municipais e das forças de segurança demonstra a importância que todos atribuímos a um pleito seguro e transparente. Continuaremos a empenhar nossos esforços para que os direitos democráticos sejam exercidos com plena segurança e confiança”, pontuou o Desembargador júnior Alberto.

Entre os participantes estavam Glayson Jean Moreno Dantas, Assessor de Inteligência e Segurança Institucional do TRE-AC; Chefe de Cartório da 8ª Zona Eleitoral, João Sena; o Promotor Eleitoral, José Lucivan Nery de Lima; a Juíza de Direito da Comarca de Acrelândia, Rayane Gobbi de Oliveira Cratz; Rosana Pereira da Silva, Prefeita de Senador Guiomard; Olavo Francelino de Rezende, Prefeito de Acrelândia; o Procurador do Município de Plácido de Castro, Denys Oliveira; doCapitão da Polícia Militar, Jadson José Figueiredo; Capitão Abel Apolinário da Silva, de Acrelândia/AC; 2° Tenente Pedro Gomes de França, do Distrito de Vila Campinas; 1° Tenente Alisson Silvestre de Oliveira, de Plácido de Castro; e Rômulo Carvalho, Delegado de Polícia Civil de Senador Guiomard;

Segundo o cronograma de reunião com as forças de segurança, a próxima reunião ocorrerá na sexta-feira, 12, em Xapuri.

8ª Zona Eleitoral em números

64 locais de votação (37 zona urbana e 27 zona rural)
154 seções eleitorais
42.520 eleitores
1.054 pessoas envolvidas na realização do pleito

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Preço do tomate subiu 4,32% em Rio Branco, aponta boletim da Conab

Publicado

em

Por Wanglézio Braga – acremais

O preço do tomate apresentou uma alta de 4,32% em Rio Branco no mês de agosto, segundo o Boletim Hortigranjeiro do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), publicado em setembro pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O estudo, que analisa a comercialização de produtos in natura nos entrepostos públicos do país, revelou que, enquanto outros produtos, como a alface, registraram queda de preço em diversas regiões, o tomate teve um aumento significativo na capital acreana.

Os dados foram coletados na CEASA de Rio Branco, e especialistas apontam que o aumento no preço do tomate pode estar diretamente relacionado às condições climáticas. A Conab destacou que fatores como clima seco e temperaturas elevadas aceleram a maturação do fruto, o que gera maior oferta no mercado. Em contrapartida, períodos de temperatura mais amena ou fria causam retenção dos frutos e uma consequente diminuição da oferta.

A dinâmica de oferta e demanda, segundo o boletim, é cíclica: após períodos de abundância e preços baixos, a escassez do produto em ponto de colheita pode provocar picos de alta nos preços, como o observado recentemente em Rio Branco.

O Boletim Hortigranjeiro monitora mensalmente as variações de preços nos entrepostos públicos e é considerado um dos principais indicadores da movimentação do mercado de hortigranjeiros no Brasil.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

TSE diz que 2,6 milhões de eleitores justificaram o voto pelo e-título no 1º turno

Publicado

em

Apesar de ter um padrão diferente, número representa aumento de 65,9% nas justificativas em relação às eleições gerais de 2022

A presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministra Cármen Lúcia, afirmou que mais de 2.604.123 milhões de eleitores justificaram o voto por meio do e-título. Com mais de 155 milhões de eleitores aptos a votar, 463.388 candidatos concorreram aos cargos de prefeito e vereador em 5.569 municípios. De acordo com o tribunal, 15 capitais terão segundo turno, marcado para o dia 27 de outubro.

A justificativa precisa ser apresentada pelo eleitor obrigado a votar que não comparecer às urnas. Apesar de ter um padrão diferente, a ministra comparou o número com o valor registrado nas eleições gerais, em 2022. Segundo ela, neste pleito, houve um aumento de 65,9% nas justificativas.

A ausência deve ser justificada tanto no primeiro quanto no segundo turno, se houver. Esse procedimento é voltado para eleitores brasileiros natos ou naturalizados, alfabetizados e com idades entre 18 e 70 anos, para quem o voto é obrigatório.

Segundo o TSE, o eleitor que estiver ausente no dia da votação deve, preferencialmente, justificar pelo aplicativo e-Título. O aplicativo utiliza geolocalização para verificar se o eleitor está fora de seu domicílio eleitoral. Outra opção é preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral e entregá-lo nos locais de votação fora da cidade do eleitor.

Inquéritos da PF

Durante o balanço, o TSE informou, ainda, que até as 19h30 deste domingo, a PF (Polícia Federal) instaurou 85 inquéritos e registrou 165 termos circunstanciado de ocorrência. Os principais crimes apurados foram propaganda irregular e compra de votos.

O Ministério da Justiça notificou, ainda, 2.618 crimes eleitorais e 515 prisões, sendo 22 de candidatos, durante o primeiro turno das eleições municipais. Das ocorrências, boca de urna somam os maiores flagrantes, alcançando 1.057.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Maximo, candidato do PP é o vencedor das eleições 2024 em Porto Acre com 58,49% dos votos

Publicado

em

Maximo, candidato do PP, foi eleito prefeito de Porto Acre com X58,49% dos votos, neste domingo.

Ela conquistou 6.821 votos, superando os candidatos Zé Maria, do PODEMOS, Professora Keila, do PSDB e Gilcirley Rodrigues, do REPUBLICANOS.

No total, Porto Acre teve 12.129 votos, com 1,24% de votos em branco e um índice de abstenção de 2,61%, somando 11.661 eleitores aptos.

Comentários

Continue lendo