Acre
Em Rio Branco, Deracre retira atoleiros de ramais da Transacreana para garantir acesso de alunos à educação pública
O governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), tem promovido nesta sexta-feira, 17, melhorias de acesso de rotas escolares em ramais da Transacreana, em Rio Branco. A presidente do Deracre, Sula Ximenes, afirmou que há um esforço significativo para melhorar o acesso de rotas escolares nos diversos ramais ao longo da via, com o objetivo de proporcionar segurança e qualidade no transporte de estudantes.
“Temos trabalhado para alcançar mais ramais, e são serviços que têm um impacto positivo na educação local. A regularidade das aulas aumentou, pois a quantidade de dias em que os alunos não conseguem chegar às escolas diminuiu consideravelmente. Com as melhorias nos ramais transitáveis, a pontualidade e a frequência dos estudantes melhoraram, refletindo diretamente no desempenho”, afirmou a presidente do Deracre, Sula Ximenes.
Nos ramais Beija-Flor, Liberdade, Encrenca, São Luiz e Antymari os trabalhadores do Deracre seguem com serviços de raspagem de solo, retirada de atoleiros e construção de saídas de águas pluviais.
Os serviços têm sido executados em atendimento à solicitação das comunidades, e o diretor de Desenvolvimento Regional do Deracre, Tony Roque, destacou que a iniciativa fortalece os produtores rurais, que passam a ter mobilidade nos ramais e conseguem realizar o escoamento de seus produtos.
“O trabalho desenvolvido pela equipe do Deracre neste período, em que ainda chove, visa garantir o acesso das famílias e as rotas escolares, e temos atendido às solicitações das comunidades”, disse.
Fonte: Governo AC
Comentários
Acre
Fazenda tem área de 400 mil metros destruída em incêndio na capital
A Fazenda Base foi atingida por um incêndio de grandes proporções na noite de sexta-feira (6), na BR-364, próximo às torres do Sistema de Transmissão da Eletronorte e Energisa. O fogo destruiu cerca de 400 mil metros quadrados de vegetação.
O Centro de Operações Policiais Militares (Copom) confirmou ao G1-AC que o incêndio começou por volta das 19h. Segundo o Corpo de Bombeiros, três guarnições atuaram no combate às chamas, que foram apagadas após três horas de trabalho. Imagens feitas pelos militares mostram a extensão do incêndio e a proximidade das torres de transmissão de energia.
A fazenda tem aproximadamente 7 mil metros quadrados. No combate ao incêndio, foi necessário o uso de veículos pick-up com tanques, esguichos e abafadores. Não houve registro de feridos. As causas do incêndio ainda estão sendo apuradas.
Ver essa foto no Instagram
Crédito do vídeo: @fernando_0fsz
Comentários
Acre
Projeto Estrelas Rua de Lazer leva esporte e diversão para crianças em Epitaciolândia
A manhã de quinta-feira (5), foi movimentada no antigo aeroporto de Epitaciolândia, onde a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura Esportes e Lazer, lançou o projeto Estraela Rua de Lazer.
Com a participação de alunos de diversas escolas municipais a programação fez parte das comemorações dos 202 anos de Independência do Brasil, o programa foi idealizado pelo Servidor e apoiador da Secretaria de Esportes José Ivolnaldo (Pui), comandada pelo secretário Marcelo Galvão.
O programa consiste em levar diversas brincadeiras de rua e esportivas para crianças promovendo a integração e socialização da zona urbana e rural.
Segundo o os organizadores o evento na sua primeira edição foi um sucesso e em breve haverá outras edições.
“Apresentamos essa ideia ao prefeito Sérgio Lopes que de pronto aceitou, e, hoje estamos aqui iniciando esse projeto para dar oportunidade de lazer para nossas crianças, vamos realizar outras edições com mais brincadeiras e atrações para nossa criançada, é gratificante ver essa turma se divertindo a valer”. Destacou José Ivolnaldo, o Pui.
Comentários
Acre
Governo divulga ações sobre Segurança Alimentar e Nutricional, benefícios sociais e políticas LGBTQIA+ no 7º dia de Expoacre
No sétimo dia da Expoacre, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), realizou nesta sexta-feira, 6, uma exposição de hortas comunitárias que farão parte, futuramente, de uma ação com o Projeto Vita em prol da segurança alimentar do Estado, além da orientação da população sobre políticas públicas da pasta.
A novidade apresentou mudas de hortaliças em espaços alternativos, acessíveis para qualquer família. A ação também fará parte de uma atividade futura em parceria com o Projeto Vita, a ser executada em alguns municípios do Acre.
A coordenadora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional, Nilcy Vilaço, destaca: “A implementação do projeto de hortas comunitárias fortalecerá a política de segurança alimentar e nutricional no estado do Acre, com o objetivo de assegurar às pessoas em situação de vulnerabilidade social o direito a uma alimentação saudável e adequada”, relata a gestora.
A engenheira agrônoma do departamento, Camila Pedrosa, ressalta que a ação das hortas solidárias é um projeto “em fase de projeção e captação de recursos. Vamos trabalhar com hortas comunitárias para comunidades carentes, moradores em situação de rua, entre outros. Também vamos aliar o projeto das hortas solidárias às cozinhas solidárias. A ideia do projeto é que cada cozinha solidária tenha uma horta para abastecer essa própria cozinha”, destaca.
Benefícios
Ainda no estande da SEASDH, outros assuntos foram abordados, como a orientação ao público sobre direitos garantidos por lei, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e os benefícios eventuais.
A chefe da Divisão de Benefícios da SEASDH, Marilcia Oliveira, explica: “As pessoas que recebem o BPC precisam atualizar o cadastro. Nosso objetivo é divulgar essa informação para alcançar um número maior de pessoas e evitar que tenham seus benefícios cancelados”, realça.
A responsável pelo lar, Iderlandia da Costa Souza, relata sua experiência sobre a abordagem e divulgação do BPC: “Eu achei ótimo, porque muitas pessoas não sabem que realmente não podem estar com o cadastro desatualizado e não sabem que é necessário renovar o cadastro.”
LGBTQIA+
A conscientização da população sobre a lei federal que configura a homofobia e a transfobia como crimes no Brasil também foi apresentada, assim como as políticas afirmativas, instituídas em parceria com o Conselho Estadual de Direitos Humanos e as políticas públicas LGBT.
“Desde 2016, não registramos mais crimes violentos com requintes de crueldade no estado do Acre. Isso é resultado das políticas públicas de direitos humanos fortalecidas pelo governador Gladson Cameli, especialmente pela atuação da secretária Mailza Assis. Através da divisão de promoção da diversidade sexual, ela tem trabalhado no enfrentamento à LGBTfobia, promovendo a conscientização de gestores públicos para aplicar a lei que criminaliza a homofobia e a transfobia”, explica o chefe da Divisão de Promoção da Diversidade Sexual, Germano Marino.
Fonte: Governo AC
Você precisa fazer login para comentar.