fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Em meio à seca severa, agricultores de Capixaba enfrentam dificuldades na irrigação, perdas na produção e veem custos aumentarem

Publicado

em

Falta de chuvas compromete produção de frutas, hortaliças e piscicultura na capital e no interior. Secretaria de Agricultura e Pecuária afirma que já comprou 35 milhões de litros de água para minimizar os impactos da estiagem este ano.

Produtor precisa recorrer a bomba para captar água de açude, o que dificulta o trabalho e aumenta custo com energia elétrica — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Por Jardel Angelim

Agricultores do município de Capixaba, viajam uma vez por semana até Rio Branco para comercializar seus produtos. As barracas são montadas em uma praça no bairro São Francisco, para atender os clientes. Frutas e hortaliças são os principais alimentos cultivados, mas nesse período de seca, o trabalho ficou comprometido.

Contexto: O rio Acre está a três centímetros da menor cota histórica desde 1971, quando o manancial começou a ser monitorado em Rio Branco.

  • Seca: Toda a Bacia do Rio Acre está em situação de alerta máximo para seca, agravada em razão da falta de chuvas na região, situação que já perdura há dois meses.
  • População afetada: Mais de 387 mil pessoas nas zonas urbana e rural de Rio Branco
  • Prejuízos: como resultado da seca, produtores perderam plantações e houve queda nas vendas. O baixo nível do manancial também afeta o transporte das mercadorias.
  • Poluição: Na quinta (12), a qualidade do ar também estava em 46.6 µg/m³ (microgramas por metro cúbico), segundo a plataforma IQair. Esse número está muito acima do considerado saudável pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 15 µg/m³ (microgramas por metro cúbico).

A falta de chuvas atingiu toda a lavoura e secou os rios da região. A produtora Daniela Mesquita possui uma propriedade no Ramal Zaqueu Machado. Ela alega que a produção está completamente afetada e nem todas as pessoas conseguem água para irrigar as plantações.

“Lá [em Capixaba] a situação está muito difícil por falta da chuva. Prejudica e diminui muito a produção. Quem tem açude, puxa do açude, quem tem poço, puxa do poço, só que o poço e o açude estão secos. Isso diminui muito a produção”, relata.

Situação semelhante é a do produtor rural Jailton Duarte. Diariamente, ele precisa colocar uma bomba em um igarapé próximo para conseguir água para plantação, mas o gasto com energia aumenta e a terra seca rapidamente, dificultando o trabalho mais do que o normal.

“Tem ficado muito ruim com essa sequidão para a gente que mexe com plantio lá. As nossas plantas não tem ficado muito bonitas, mas estamos aguando por meio de irrigação”, diz.

Além de diminuir a produção, a falta de chuvas também deixa os alimentos com menos qualidade. Com pouca água para a irrigação, a banana fica mais fina, a melancia menor e a macaxeira tem o cultivo diminuído. A exemplo do interior, Rio Branco sofre com o mesmo problema.

Feirantes temem que queimadas e fumaça dificultem ainda mais a situação. Foto: Reprodução

As hortaliças também duram menos, mas ainda não faltam no mercado. O feirante Francisco Amarildo, que atua na Central de Abastecimento de Rio Branco (Ceasa), afirma que alguns produtos já estão difíceis de encontrar.

“Por enquanto, só o que tem faltado é o limão, mas o resto das verduras até que tem. E deve começar a faltar a banana. As queimadas e a fumaça também atrapalham muito”, ressalta.

A Defesa Civil e a Secretaria de Agricultura e Pecuária do município adotaram medidas para minimizar os impactos da seca. Esse ano foram comprados 35 milhões de litros de água para abastecer 33 comunidades rurais. Esse número é mais que o dobro do que foi comprado em 2021, quando iniciou a Operação Estiagem.

Todos os dias, 8 carros-pipas, em média, fazem esse trabalho. Apesar dessas medidas, 20 comunidades ainda aguardam abastecimento.

“Teve comunidade que limpamos os tanques para o pessoal ir usando a águas na zona rural, porque a dificuldade é tanta que não tem água nem para os animais e nem para as pessoas tomarem banho. A gente sabe que se demorar a chover vai se agravar mais. Essas 20 comunidades que estão esperando, nós estamos comprando 80 caixas d’água de cinco mil litros para atender essa demanda”, explicou o secretário Eracides Caetano.

Comentários

Continue lendo

Geral

Governo anuncia reforma do prédio da Polícia Técnica-Científica

Publicado

em

A ação visa aprimorar o trabalho de investigação científica e fortalecer as unidades regionais, garantindo que a perícia tenha os recursos necessários para atuar com precisão nas cenas de crime

Governo anuncia reforma do prédio da Polícia Técnica-Científica durante reunião com secretarias estaduais. Foto: assessoria

O Governo do Acre, por meio de suas secretarias, anunciou uma reforma física nas dependências do prédio que abriga a Polícia Técnica-Científica (PTC). A decisão foi informada na última sexta-feira, 4, durante uma reunião coordenada pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), com a participação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) e da direção geral da Polícia Civil do Acre (PCAC).

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, destacou a importância da colaboração entre as secretarias para o sucesso da iniciativa. “Essa união de esforços é fundamental para que possamos implementar melhorias efetivas em nosso sistema de segurança. O trabalho conjunto garantirá que nossas ações sejam mais eficazes e que possamos atender melhor à população”, afirmou.

Por sua vez, o secretário de Planejamento, Ricardo Brandão, enfatizou a importância de um planejamento estratégico para viabilizar a reforma e a construção de uma nova sede. “A Seplan tanto viabiliza a disponibilização dos recursos orçamentários para assegurar a reforma imediata quanto continuará trabalhando para captar recursos do orçamento geral da União para construção da nova sede do instituto de polícia técnica e científica”, explicou Brandão.

Medida visa melhorar as condições de trabalho dos profissionais da segurança pública e fortalecer o sistema de investigação criminal no Acre. Foto: assessoria

Assessoria/ Sejusp.

A secretária adjunta da Seop, Samara Raquel Damásio, reforçou a relevância da obra e a parceria entre as secretarias. “A Seop está como uma secretaria parceira nas melhorias dos prédios públicos e agora nós temos a missão de reformar as instalações da Polícia Civil e as instituições vinculadas a ela”, destacou Damásio.

Pouco antes do encontro, o delegado-geral da Polícia Civil do Acre, Dr. Henrique Maciel, também realizou a entrega de quatro câmeras fotográficas profissionais para os núcleos da Polícia Técnica-Científica no interior do estado. A ação visa aprimorar o trabalho de investigação científica e fortalecer as unidades regionais, garantindo que a perícia tenha os recursos necessários para atuar com precisão nas cenas de crime.

O delegado-geral expressou satisfação com os avanços discutidos na reunião e a importância da reforma para o fortalecimento da segurança pública. “A reunião foi produtiva e satisfatória, discutindo uma solução a curto prazo para a reforma da nossa Polícia Técnica e Científica. Queremos realmente agradecer ao coronel Ricardo e ao coronel Gaia pela parceria em mais uma obra para a segurança pública, honrando o compromisso com os nossos profissionais de segurança”, concluiu Maciel.

A reforma, somada à entrega dos novos equipamentos, visa melhorar as condições de trabalho da equipe técnico-científica, que desempenha um papel crucial na elucidação de crimes e na prestação de serviços à sociedade, fortalecendo ainda mais a segurança pública no estado.

Dr. Ítalo Maia, diretor do IML, e o perito criminal e diretor geral do DPTC, Sandro Martins, recebem novos equipamentos para reforçar os núcleos do interior do estado. Foto: cedida.

Comentários

Continue lendo

Geral

Adolescente se joga de prédio em Rio Branco e levanta suspeitas de envolvimento de terceiros

Publicado

em

Uma adolescente de 15 anos sofreu graves ferimentos após se jogar do primeiro andar do histórico prédio do Novo Mercado Velho, localizado na Rua Epaminondas Jácome, no Centro de Rio Branco, na manhã deste sábado (5). A jovem caiu sobre a cobertura externa de uma loja, que ficou parcialmente destruída.

Testemunhas afirmaram que a adolescente apareceu subitamente na sacada da residência e, em um ato inesperado, se lançou do edifício. A situação levantou dúvidas quando um homem, ainda não identificado, foi visto no local logo após a queda, gerando suspeitas sobre as circunstâncias do ocorrido e se houve envolvimento de terceiros.

Comerciantes e funcionários da área prestaram os primeiros socorros e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Uma equipe de suporte básico foi enviada, e a jovem foi rapidamente encaminhada ao pronto-socorro de Rio Branco, onde permanece em estado de saúde estável.

Devido às circunstâncias suspeitas, agentes da Polícia Civil, da Equipe de Pronto Emprego (EPE), iniciaram a investigação do caso, que será conduzida pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Comentários

Continue lendo

Geral

Motorista dorme ao volante e capota caminhonete em rodovia no interior do Acre

Publicado

em

Francisco das Chagas Amarante Filgueira, de 61 anos, sofreu um acidente na noite desta sexta-feira (4), ao dormir ao volante enquanto dirigia na rodovia AC-10, também conhecida como Estrada de Porto Acre, nas proximidades da Vila do Incra, no município de Porto Acre.

O motorista conduzia uma caminhonete modelo D20, boiadeiro, de cor vinho, no sentido Porto Acre/Rio Branco, quando perdeu o controle do veículo, que saiu da pista e capotou em uma ribanceira. Populares que passavam pelo local prestaram os primeiros socorros e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que possui um posto próximo ao local do acidente.

Francisco apresentava sinais de embriaguez e foi imobilizado ainda dentro do veículo pelos socorristas, que suspeitaram de possíveis traumas na coluna, devido às dores que ele relatava. Após ser resgatado com segurança, o motorista foi levado ao pronto-socorro de Rio Branco, em estado de saúde estável.

O caso está sendo investigado pelas autoridades locais.

Comentários

Continue lendo