fbpx
Conecte-se conosco

Destaque Texto

Em café com a imprensa, Gladson Cameli comemora 64% das promessas de campanha cumpridas e destaca próximos desafios

Publicado

em

O governador Gladson Cameli – acompanhado da secretária de Comunicação, Silvânia Pinheiro – ofereceu um café da manhã nesta terça-feira, 22, para a imprensa acreana como forma de confraternização e comemoração por chegar à metade de seu mandato com 64% das promessas de campanha já cumpridas, mesmo após um ano atípico pela chegada de uma pandemia.

Governador Gladson Cameli – acompanhado da secretária de Comunicação, Silvânia Pinheiro – ofereceu um café da manhã nesta terça-feira, 22, para a imprensa Fotos: Marcos Vicentti/Secom

Durante o encontro no Palácio Rio Branco, ele agradeceu principalmente pela cobertura e parceria da imprensa durante a pandemia de Covid-19, algo que nunca imaginou que vivenciaria e que mudou drasticamente todo o planeta em tão pouco tempo. Ainda assim, com o apoio do governo federal, o Estado construiu dois hospitais de campanha em 37 dias, contratou profissionais de saúde e elevou o número de leitos de enfermaria e UTI, preparando o Acre para o grande impacto social e econômico que viria.

“À imprensa, aos jornalistas e a todos os colaboradores de nossa equipe, meu muito obrigado. Tenho sempre procurado o diálogo e o respeito às opiniões e a imprensa teve um papel fundamental nessa pandemia, com a prevenção de novos casos, a cobrança onde faltava algo, as críticas construtivas e o fortalecimento da nossa democracia. É isso que ajuda o nosso governo a crescer”, destacou o governador.

Gladson Cameli destacou, ainda, que o Acre não é mais o estado em que se diz que nada se produz. Sua gestão comemora os altos números, principalmente na produção de soja, milho e café, além da disposição de maquinário agrícola para pequenos e médios produtores.

Muito chão pela frente

Para o futuro, o governador revelou a intenção de aplicar R$ 3 bilhões em investimentos para o Acre, mas reforçou a importância de aprovação da reforma administrativa enviada à Assembleia Legislativa e de que é necessário investir numa comunicação pública de qualidade para que as ações do governo, que beneficiam a população, sejam conhecidas de ponta a ponta do estado.

Com um agradecimento aos servidores públicos pelo trabalho empenhado esse ano, revelou ainda o desafio da vacinação contra o coronavírus para 2020, em que os recursos não faltam para a compra de doses, mas, sim, a aprovação de fornecedores. Ele revelou que o governo estuda usar os frigoríficos do complexo de piscicultura Peixes da Amazônia para armazenamento das vacinas.

Num ano difícil, mas considerado de muito aprendizado, Gladson Cameli falou direto para a população: “Deus está olhando para tudo que fazemos. Esse foi um ano que ficou claro que somos todos iguais. Quem tinha essa dúvida, eu acho melhor rever suas concepções. Vejam o mundo e as pessoas de forma diferente. É um novo mundo e uma nova etapa da nossa vida que não vai voltar a ser como era. E ficou provado que podemos vencer todas as dificuldades. Basta ter união e Deus no coração”.

A secretária de Comunicação, Silvânia Pinheiro, também agradeceu o trabalho parceiro com a imprensa do estado.

A secretária de Comunicação, Silvânia Pinheiro, também agradeceu o trabalho parceiro com a imprensa Fotos: Marcos Vicentti/Secom

“É um momento de confraternizar e agradecer. A equipe do Sistema Público de Comunicação fez um trabalho incessante este ano, mas o apoio da imprensa que recebemos foi gigantesco e isso merece nossos parabéns e reconhecimento, principalmente devido ao cenário da pandemia. Que possamos manter essa sintonia ainda maior nos desafios que o governo do Acre ainda vai enfrentar”, conta a secretária.

Comentários

Continue lendo

Destaque Texto

Nova frente fria chega ao AC nesta semana e temperatura atingirá 18ºC, diz Friale

Publicado

em

Pesquisador Davi Friale – Foto: Alexandre Lima/Arquivo

O pesquisador Davi Friale divulgou em seu site O Tempo Aqui, nesta segunda-feira (10), uma nova previsão de diminuição das temperaturas na próxima semana.

Além disso, o “mago” destacou que até o próximo domingo (16) haverá calor abafado, chuvas, possibilidade de temporais e tempo seco e ventilado.

Na quarta-feira (12), mais uma frente fria chegará ao Acre, a partir do fim da tarde, mas será na quinta-feira que os ventos serão mais intensos, devido à penetração de mais uma onda de frio polar, declinando levemente a temperatura.

“Desta vez, a massa de ar frio não será intensa no Acre. As temperaturas, ao amanhecer, de quinta-feira e de sexta-feira, deverão oscilar entre 18 e 20ºC, em Rio Branco, Brasileia e demais municípios do leste e do sul do estado”, comentou.

Comentários

Continue lendo

Destaque Texto

IBGE: mais de 12% dos acreanos já sofreram violência psicológica, física ou sexual

Publicado

em

A pesquisa apontou que 68 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram agressão psicológica nos 12 meses anteriores à entrevista, ou seja, 11,5% da população

IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta segunda-feira (10) os resultados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019.

O Acre figurou em muitos cenários. Um deles foi o de violência psicológica, física ou sexual. Pelo menos 12,4% da população já foi alvo de uma das agressões.

Os dados apontam ainda que 72 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram os tipos de violência destacados, nos 12 meses anteriores à entrevista.

“O percentual de mulheres que sofreram alguma violência foi de 14,0% e o de homens foi de 10,8%. Considerando a faixa etária, a prevalência de casos de violência é mais acentuada nas populações mais jovens: de 18 a 29 anos (16,5,0%); de 30 a 39 anos (8,9%); de 40 a 59 anos (13,5%) e 60 anos ou mais (6,9%). As pessoas pretas (20,2%) e pardas (10,9%) sofreram mais com a violência do que as pessoas brancas (14,6%), diz o órgão.

Outro resultado preocupante tem a ver com o afastamento das atividades laborais e habituais em decorrência da violência sofrida. 9 mil pessoas foram afetadas – o que representa 12,9% das vítimas de violência, seja psicológica, física ou sexual. As mulheres foram mais atingidas do que os homens, com 18,3% e 5,4%, respectivamente.

Violência psicológica

A pesquisa apontou que 68 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram agressão psicológica nos 12 meses anteriores à entrevista, ou seja, 11,5% da população.

O percentual de mulheres vitimadas foi maior do que o dos homens, 12,9% contra 10,1%, respectivamente. A população mais jovem (18 a 29 anos) sofreu mais violência psicológica do que a população com idade mais elevada (60 anos ou mais), 15,4% contra 6,9%. Mais pessoas pretas (18,0%) e pardas (10,2%) sofreram com este tipo de violência do que pessoas brancas (13,4%).

“Considerando o rendimento domiciliar per capita, o grupo com menor rendimento apresentou um percentual maior de vítimas: 15,2% das pessoas sem rendimento até 1/4 do salário mínimo, em comparação a 10,5% das pessoas com mais de 5 salários mínimos”, destaca a pesquisa.

Violência física

A PNS estimou que 17 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram violência física nos 12 meses anteriores à entrevista, o que representa 2,8% da população. O percentual de vítimas do sexo feminino foi de 3,4%, enquanto o dos homens, 2,2%.

Violência sexual

Para as pessoas que responderam que não sofreram agressão sexual nos últimos 12 meses, foi perguntado se ela sofreu essa violência alguma vez na vida. Considerando essas duas perguntas, estima-se que 25 mil pessoas de 18 anos ou mais de idade foram vítimas de violência sexual, independentemente do período de referência, o que corresponde a 4,3% desta população, 2,6% dos homens e 5,9% das mulheres.

Comentários

Continue lendo

Destaque Texto

Internações por covid na UTI e enfermarias estão em queda no Acre, diz subsecretária de Saúde

Publicado

em

Ala Covid-19 no Acre – Foto: Odair Leal/Secom/arquivo

A subsecretária de Saúde do Acre, Paula Mariano, disse em entrevista que o número de internações por covid-19 vem diminuindo consideravelmente nos últimos dias.

A notícia tem a ver com a ocupação de leitos comuns e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Temos percebido uma diminuição satisfatória nos últimos 15 dias no Pronto-Socorro e no Into, além de uma queda no número de internações também em Cruzeiro do Sul, no Hospital de Campanha”, disse Paula.

Na última quarta-feira (5) o Into registrou 11 leitos disponíveis de UTI, e o PS desocupou outras 7 vagas. Em Cruzeiro do Sul, 6 leitos estavam disponíveis.

No maior hospital de referência do Acre, apenas 49 leitos de enfermaria, dos 160 disponíveis, estavam ocupados na data.

De acordo com o consórcio de veículos de imprensa do Brasil, o Acre está em queda no número de novas mortes pela doença.

Comentários

Continue lendo