Geral
Em 2º Grau: Sentença de réus que mataram motorista é mantida pelo TJ
O Tribunal de Justiça do Acre manteve a sentença dos quatro envolvidos no latrocínio, roubo seguido de morte, do freiteiro Francisco Alves Maia.
A decisão foi dos membros da Câmara Criminal do TJ.
Relembre o caso
Em agosto do ano passado, quatro dos cinco denunciados pelo latrocínio do freteiro Francisco Alves Maia, foram condenados pelo Juiz da Vara de Delitos de Roubo e Extorsão da Comarca de Rio Branco Gustavo Sirena.
O réu João da Silva Cavalcante recebeu a maior pena. Ele foi sentenciado 34 anos 4 meses e 29 dias. Enquanto, Alexandre da Silva Bezerra e Carlos André Reis de Souza, foram condenados, cada um, a 16 anos 7 meses e 10 dias.
Já Clairton de Souza Santos, responsável por levar o caminhão que a vítima trabalhava para a Bolívia, foi sentenciado por receptação.
A pena de 1 ano e quatro meses foi substituída por prestação de serviço à comunidade.
Nove meses depois, a defesa de João da Silva Cavalcante, recorreu da condenação à Câmara Criminal.
No recurso o advogado pediu o reconhecimento da participação de menor importância, já que não foi o réu, que teria atirada na vítima.
Mas o Desembargador Samoel Evangelista, relator da matéria, negou o pedido.
O magistrado escreveu que restou comprovada a associação com os demais réus para a prática do roubo que resultou na morte da vítima. “E ainda que não tenha sido o autor dos disparos, João da Silva teve efetiva contribuição para o resultado do crime”, ressaltou o Evangelista.
O voto do relato foi acompanhado pelos demais desembargadores.
O freteiro Francisco Alves Maia foi alvo de um emboscada. Ele foi chamado para fazer um frete, mas ao chegar no local foi rendido. O pai de família ficou em cárcere privado sob a mira de armas, enquanto o caminhão mercedes era levada para a Bolívia.
Quando o veículo entrou no país vizinho, Francisco Alves foi levado para a estrada do amapá, onde foi assassinado a tiros.
O corpo da foi enterrado em uma cova rasa dias depois do crime, após um longo trabalho de investigação dos agentes da DCORE.
Até hoje o caminhão em que a vítima trabalhava não foi encontrado. Depois do crime a família de Francisco Alves deixou o estado do Acre.
Comentários

Geral
Prefeitos de Assis Brasil e Plácido de Castro firmam cooperação com cidade catarinense
Por Raimari Cardoso
Troca de experiências, compartilhamento de informações, fomento do associativismo e do cooperativismo, e o fortalecimento das parcerias público-privadas, são alguns dos objetivos de um acordo de cooperação formalizado entre os prefeitos Jerry Correia, de Assis Brasil, e Camilo da Silva, de Plácido de Castro, no Acre, com o prefeito da cidade catarinense de São Lourenço do Oeste, Agustinho Assis Menegatti.
O protocolo de intenções foi celebrado na sede da Prefeitura de São Lourenço do Oeste, por onde os prefeitos acreanos passaram como integrantes de uma missão do Programa Protagonismo Empresarial, organizada pelo Sebrae do Acre em parceria com a Federação das Associações Comerciais e o governo do Estado, segundo matéria da Agência de Notícias do Acre assinada por Jéssica Monteiro.
De acordo com Marcos Clay Silva, diretor de Administração e Finanças da Secretaria de Estado de Governo (Segov), a missão busca um modelo ideal de parceria público-privada para implantação no Acre. “Esta é uma região do Sul do Brasil com tradição em associativismo, onde as cooperativas têm certo protagonismo, gerando emprego e distribuição de renda”, explica Marcos Clay.
A missão que teve início na segunda-feira, 22, e terminou na sexta, 26, percorreu seis municípios do noroeste de Santa Catarina e um do Sul do Paraná. Participam da caravana 32 pessoas entre lideranças das associações comerciais, vereadores, o deputado da Assembleia Legislativa (Aleac), Tanízio Sá, e representantes das secretarias de Governo (Segov), de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e de Agricultura (Seagri).
Comentários
Geral
Polícia Civil prende faccionados responsáveis por espancamento de mulher em Sena Madureira
Na última sexta-feira, 26, agentes da Polícia Civil, que atuam na Delegacia de Sena Madureira, em conjunto com Departamento de Polícia de Capital e Interior (DPCI) e o 8° Batalhão da Polícia Militar, desencadearam uma operação para prender os responsáveis por torturarem uma jovem daquela cidade.
No dia 20 maio deste ano, os três envolvidos, que supostamente são vinculados com organização criminosa, gravaram um vídeo em que uma mulher, sob ordens deles, espancam uma jovem. Na ação foram presas três pessoas com idade de 24, 28 e 33 anos.
Na tarde do mesmo dia, foi realizada uma segunda fase da operação, em que foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em pontos conhecidos de venda de drogas. Em três das quatro residências revistadas, foram encontradas drogas, munições e uma arma de fogo, além de ser efetuada a prisão de mais cinco pessoas com idades de 19, 21, 23, 44 e 25 anos.
Ao todo a operação efetuou 8 prisões ao longo da última sexta-feira e retirou de circulação vários criminosos já conhecidos da Justiça e das forças policiais.
Comentários
Geral
Fundhacre recebe prefeita de Cobija e aborda serviço em saúde fornecido ao país vizinho
O governo do Acre, por meio das instituições em saúde, vem buscando ofertar um serviço assistencial que atenda a todos os que procuram um atendimento na saúde pública do Estado.

Relações internacionais, Fundhacre recebe prefeita de Cobija e aborda serviço em saúde fornecido ao país vizinho. Foto: Gleison Luz
Assim, a Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), vem atuando no acolhimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), tanto da capital, como de municípios e países vizinhos.

A Fundhacre atende pacientes da capital, municípios e países vizinhos. Foto: Gleison Luz
Na sexta-feira, 26, a Fundhacre recebeu a prefeita de Cobija, cidade da Bolívia, Ana Lúcia Reis. Acompanhada de sua equipe a prefeita agradeceu ao governo do Acre por toda a acolhida.
“Aqui somos muitos bem atendidos, uma atenção cem por cento gratuita aos internados, e queremos fazer um agradecimento ao governo do Acre, é sempre nobre o grande apoio”, comenta Ana Lúcia.
A diretora executiva da Fundhacre, Duciana Araújo, esteve recebendo a prefeita de Cobija. A direção do complexo vem fortalecendo o trabalho humanizado e acolhedor dentro hospital.

“Queremos fazer um agradecimento ao governo do Acre, é sempre nobre o grande apoio”, comenta Ana Lúcia, prefeita de Cobija. Foto: Gleison Luz
É gratificante poder contribuir com a população da Bolívia, por meio do serviço em saúde oferecido na Fundação Hospitalar, para nós é uma satisfação recebê-los. Os países têm relações que superam as nossas fronteiras, é um cuidado que não tem barreiras”, disse a diretora.
Comentários
-
Acre17 horas atrás
Amigos pescam peixe que pode pesar mais de 200 quilos em rio da Bolívia
-
Brasil19 horas atrás
Idosa mata e esquarteja marido, depois abandona partes do corpo dele em rodovia no MS
-
Flash20 horas atrás
Suposta traição: Mulher é morta pelo companheiro enquanto dormia com os dois filhos
-
Flash2 dias atrás
Parceria entre Prefeitura de Brasiléia, Banco do Brasil e “Olhar Diferente” garante kits às famílias vítimas da enchente no município
-
Extra20 horas atrás
Forças de Segurança apreendem pneus e gasolina contrabandeados na BR 317
-
Geral2 dias atrás
Inscrições do Encceja 2023 estão abertas até dia 2 de junho
-
Cotidiano2 dias atrás
PF faz operação contra extração ilegal de ouro e diamantes em TI
-
Brasil2 dias atrás
China se prepara para nova onda de Covid e prevê até 65 milhões de novos casos por semana