fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Educação leva jogos matemáticos e sala de robótica à escola Zuleide Pereira

Publicado

em

Por meio do Departamento de Inovações Educacionais, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), levou até a escola Zuleide Pereira de Souza, localizada na Vila Acre, neste sábado, dia 25, que realizou o Dia D da família na escola, jogos matemáticos, robótica e óculos de realidade virtual.

O Dia D da família na escola trata-se de um momento em que diversos órgãos e instituições como Polícia Civil do Estado do Acre (PCAC), Defensoria Pública, Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Hospital do Amor, Exército Brasileiro, Fundação Elias Mansour, Departamento Estadual de Trânsito, Instituto de Defesa Agropecuária e Vegetal, e Sest/Senat levaram uma série de serviços tanto para os alunos quanto para as famílias.

SEE levou jogos matemáticos, Robótica e óculos de realidade virtual.
Foto: Mardilson Gomes/SEE

Para se ter uma ideia, somente a PCAC estava realizando a emissão de aproximadamente 100 identidades, o Exército estava realizando atendimentos médicos e de saúde bucal. Já a FEM levou para o Dia D contação de histórias e o Detran realizava ações como a educação no trânsito.

Quanto aos jogos matemáticos, a robótica e os óculos de realidade virtual, o chefe do Departamento de Inovações Educacionais da SEE, professor Anderson Melo, considerou a atividade de extrema importância para os alunos. “São atividades que ajudam a despertar o raciocínio lógico”, explicou. .

Fredson Oliveira: “incentivo o raciocínio lógico em casa”.
Foto: Mardilson Gomes/SEE

Raciocínio lógico que Fredson Oliveira incentiva em casa com os seus filhos desde cedo. Ele levou a filha que está no segundo ano do ensino fundamental, anos iniciais, para conhecer os jogos matemáticos. Além dos jogos, ele aproveitou a oportunidade para renovar a carteira de identidade, que segundo ele tem mais de 40 anos.

“Eu treino jogos com os meus filhos não somente na escola, isso já faz parte da criação, compro livros, incentivo desde cedo. Para se ter uma ideia, tenho um filho de 22 anos que já está se formando em engenharia civil e ele tem 15 cubos mágicos em casa”, faz questão de dizer.

Alunos tiveram experiências com os jogos matemáticos e a robótica.
Foto: Mardilson Gomes/SEE

Quem também aproveitou o dia D para tirar uma nova identidade e para realizar exames médicos e odontológicos foi a dona Celene Silva Souza. “Eu estou achando isso aqui muito bom porque é uma oportunidade única que a gente tem de tirar outra identidade sem pagar nada porque aqui é de graça”, destaca.

Os alunos também aproveitaram o momento. José Kauan Nascimento, do sexto ano do ensino fundamental, anos finais, também estava providenciando a carteira de identidade. “Trouxe minha mãe e até a minha avó, que vai fazer alguns exames médicos aqui também”, explicou.

Dia D na escola Zuleide Pereira foi ofertada para os alunos e as famílias,
Foto: Mardilson Gomes/SEE

Já Tauan Pablo Santos, do oitavo ano, aproveitou para conhecer os jogos matemáticos. “Estou gostando demais, vou testar muitos jogos aqui e estou achando tudo ótimo porque tem atendimento médico, bucal, não tenho nenhuma crítica, está sendo tudo muito bom”, disse.

O Dia D atendeu alunos e famílias de diversos bairros da região da Vila Acre, como o Santa Helena, o Loteamento Farhat, o Major Mendonça e a Vila da Amizade. “É o segundo ano que estamos realizando essa ação e no ano passando conseguimos atingir quase mil pessoas”, revela da diretora da Zuleide Pereira, professora Gilderlene de Carvalho Pontes.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Saerb prevê abastecimento de 95% da capital até esta terça (18)

Publicado

em

Foto: Whidy Melo/ac24horas

O Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) informou, por meio de nota nesta segunda-feira (17), que os bairros que ainda não foram abastecidos deverão receber água ao longo do dia. O fornecimento está sendo normalizado com a operação das Estações de Tratamento de Água (ETA I e II), e a capacidade de distribuição deve alcançar 95% até terça-feira (18).

De acordo com o presidente do Saerb, Enoque Pereira, o órgão está captando atualmente 1.070 litros por segundo e segue trabalhando para restabelecer o fornecimento.

“Estamos trabalhando para garantir água para todos! Atualmente, estamos captando 1.070 litros por segundo e avançamos para restabelecer a média normal. Até amanhã, esperamos atingir até 95% da capacidade”, declarou.

O Saerb reforçou que os bairros ainda sem abastecimento devem receber água até o fim do dia e pediu que a população faça o uso consciente do recurso.

Comentários

Continue lendo

Acre

Justiça determina que município reforme escola em Brasileia

Publicado

em

A Justiça determinou que o Município de Brasileia realize a reforma da Escola Municipal Conci Alves, localizada no Km 26 da Agrovila Quixadá. A decisão, concedida em caráter liminar em uma ação civil pública movida pelo Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria Cível de Brasileia.

A ação foi ajuizada após o MPAC receber denúncias sobre as condições precárias da unidade de ensino, que apresenta risco elétrico, falta de cercamento adequado e infraestrutura comprometida. Uma vistoria realizada pelo órgão ministerial confirmou a necessidade urgente de intervenções para garantir a segurança e o bem-estar da comunidade escolar.

Conforme a decisão judicial, o Município deverá executar uma série de melhorias na escola, incluindo a reforma do prédio, construção de novas salas de aula, instalação de ar-condicionado, melhoria no fornecimento de água potável e ampliação dos recursos destinados à merenda escolar.

Também foi determinada a instalação de um sistema de vigilância e a regularização da unidade com a obtenção dos alvarás de funcionamento e segurança.

Outras exigências incluem a reforma da cozinha e da despensa, com novos móveis e equipamentos para a conservação de alimentos, além da construção de uma cerca ou muro para garantir a segurança dos alunos. A escola também deverá ser equipada com mobiliário adaptado para pessoas com deficiência e contar com um espaço para biblioteca.

Além disso, a Prefeitura deverá solicitar vistoria do Corpo de Bombeiros, apresentar um projeto de prevenção contra incêndios e regularizar a unidade junto à Vigilância Sanitária.

A Justiça estabeleceu prazos que variam de 30 a 120 dias para o cumprimento das determinações, sob pena de multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento.

Fonte: MPAC

Comentários

Continue lendo

Acre

Casal que vive há 40 anos em área de risco relata preparação para cheia do Rio Acre

Publicado

em

Foto: David Medeiros/ac24horas

A cheia do Rio Acre, que registrou às 12h desta segunda-feira, 17, a marca de 15,87 metros, tem impactado severamente dezenas de bairros, em Rio Branco (AC). Com ruas tomadas pela água, moradores recorrem a canoas para salvar bens materiais e minimizar os prejuízos causados pela enchente. Enquanto algumas famílias deixam suas casas em busca de segurança, outras resistem, contando com construções elevadas para enfrentar a inundação.

O repórter do ac24horas, David Medeiros, esteve na tarde desta segunda-feira, 17, pelo ac24horas Play, acompanhando o impacto das cheias nos bairros Triângulo Novo e Taquari, na capital. Entre os que optaram por permanecer está o casal de idosos Zeno e Odaisa, que vivem há décadas na região e já se acostumaram com os períodos de alagação. “Quarenta anos. Quem mora 40 anos na alagação já se prepara, né?”, disse seu Zeno.

A experiência ao longo dos anos permitiu que ele se preparasse melhor. “Eu passei muito tempo de traçador, eu consegui prender na minha casa, aí estou mais tranquilo agora”, afirmou.

Durante a entrevista, dona Odaisa revelou que mora no bairro desde os 11 anos de idade, quando o bairro nem se chamava Taquari. ““Moro aqui desde os meus 11 anos, quando tudo isso aqui era fazenda”, relatou.

Segundo ela, a retomada da água fornecida pelo Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) trouxe um alívio. “Começou a chegar ontem. Já é uma ajuda”, relatou.

Comentários

Continue lendo