fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Educação entrega revitalização do Núcleo de Brasileia

Publicado

em

Núcleo de Brasileia foi revitalizado pela SEE Foto: Stalin Melo/SEE

Por  Stalin Melo

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), entregou no último sábado, 15, a entrega da reforma e revitalização do Núcleo de Brasileia, que por estar situado na região central da cidade, sofreu duas fortes alagações (2012 e 2015).

A solenidade contou a presença do secretário Mauro Sérgio Cruz, da diretora de Ensino da SEE, professora Denise dos Santos, da professora Nabiha Bestene, assessora da SEE e da professora Silvia Pacheco, que assumiu o núcleo no ano passado e que agora será coordenado pela professora Cecília Carvalho.

Melhorar a infraestrutura dos núcleos e das condições de trabalho dos servidores faz parte da política da SEE. Por isso, de acordo com o secretário Mauro Cruz, outros núcleos também estão sendo revitalizados, como o de Assis Brasil, que será entregue no próximo mês, o de Bujari e também o núcleo de Rodrigues Alves.

Com a revitalização, servidores ganham melhores condições de trabalho Foto: Stalin Melo/SEE

 

 

“O núcleo aqui de Brasileia estava deteriorado, mas hoje estamos realizando a entrega, é um núcleo completamente revitalizado em sua estrutura, pintado e com um anexo que foi construído, deixando-o com mais comodidade e qualidade para que os nossos servidores possam atender as escolas urbanas e rurais”, afirmou.

Além do núcleos, a SEE também realiza manutenções importantes em diversas escolas, garantindo o acesso e boa qualidade de ensino aos alunos. Mais dois veículos estão sendo entregues ao município, uma vez que o núcleo realizou importante trabalho de ampliação das rotas rurais. Até 2018 eram 15 e em 2019 passaram a ser 19 rotas.

“O governador Gladson Cameli tem pedido empenho da nossa equipe e é isso que estamos fazendo desde o primeiro dia de governo para levar dignidade aos funcionários que fazem parte dos núcleos e também excelentes serviços à nossa população”, destacou.

O secretário lembrou que somente em 2019, no primeiro ano da gestão do governo, foram reformadas quase 350 escolas nos 22 municípios acreanos, sem falar nas 7 novas escolas que foram construídas “do zero”, ampliando a capacidade de atendimento aos alunos em todo o Estado.

Outros núcleos da SEE também serão revitalizados Foto: Stalin Melo/SEE

Comentários

Flash

A Trans Acreana chegou para ficar, e vencer desafios

Publicado

em

Após uma década transportando usuários do transporte rodoviário no Estado do Acre, a empresa Trans Acreana iniciou neste sábado, 2, o seu itinerário Rio Branco/Cruzeiro do Sul/Rio Branco com um de seus novos ônibus adquiridos recentemente em Caxias do Sul. Um Marcopolo G8 zero km a fim de oferecer conforto e comodidade à sua clientela.

“Com satisfação iniciamos hoje nossas operações para Cruzeiro do Sul, operando com ônibus novos, modernos, confortáveis e seguros ”, explicou o diretor da Trans Acreana, ressaltando o compromisso da companhia de prestar o melhor serviço possível para seus usuários.

“Apesar dos esforços do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) e do Governo do Estado do Acre, a BR-364 que liga Rio Branco ao Vale do Juruá ainda apresenta trechos críticos, impondo atenção redobrada e custos adicionais para as empresas que atuam na linha”, salienta a direção da empresa através de um de seus diretores.

“Mesmo assim vamos cumprir com a nossa parte, colocando à disposição dos passageiros o melhor que o mercado pode oferecer no setor de prestação de serviço de transporte intermunicipal”, comentou o diretor, acrescentando que os investimentos da empresa somam R$ 4 milhões, financiados pelo Banco da Amazônia (BASA) durante a expoacre 2023 para ampliar a frota e qualidade dos serviços prestados há dez anos.

Os ônibus com capacidade para 60 passageiros, saíram na manhã de hoje da Rodoviária de Rio Branco, e logo mais estarão na bela Cruzeiro do Sul, também conhecida como “capital” do Juruá e “terra dos Náuas”.

Interessados em fazer o percurso no período natalino e virada de ano, ligar para 68 – 99977-7800.

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo do Acre abre programação de Natal com cantata e acender das luzes do Palácio Rio Branco

Publicado

em

Música, luzes e espírito natalino marcaram a abertura oficial da programação do Natal 2023 do governo do Acre na noite desta sexta-feira, 1º, na esplanada do Palácio Rio Branco.

Tradicional Cantata de Natal foi marcada por emoção. Foto: Felipe Freire/Secom

A maior celebração natalina do estado foi marcada pela apresentação da Cantata de Natal com apresentação do coro e orquestra dos alunos da Escola de Música do Acre (Emac), sob regência do maestro Afonso Portela, e o Coletivo de Cordas Fracionadas da Universidade Federal do Acre (Ufac), patrocinado pelo Grupo Energisa, que ofertou oficinas de música com artistas acreanos, para aperfeiçoar os estudos e ensaios de membros da comunidade que participaram dos concertos.

Maestro Afonso Portela coordena mais de 130 alunos da Escola de Música do Acre. Foto: Felipe Freire/Secom

A governadora em exercício, Mailza Assis, falou da importância do evento que atraiu diversas famílias acreanas.  “Natal  simboliza amor, renascimento. E nós preparamos esse momento especial com muito carinho. Estou emocionada com as apresentações. Muito lindo ver as crianças, que se dedicaram tanto em ensaios. Quero convidar todas as famílias acreanas para vir prestigiar”, pontuou.

“O que mais nos deixa satisfeitos é poder ver a alegria das crianças, tendo a certeza de que aqui, todos vão poder desfrutar desse ambiente encantador”, celebrou Mailza Assis. Foto: Felipe Freire/Secom

Para a realização de “um Natal inesquecível”, como determinou o governador Gladson Cameli, além da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), estão envolvidas na organização, como parceiras, as secretarias de Estado de Educação (SEE), de Obras Públicas (Seop), de Turismo e Empreendedorismo (Sete), de Indústria e Tecnologia (Seict), de Comunicação (Secom) e a Casa Civil.

A programação cultural se estenderá até o dia 23 de dezembro, sempre aos finais de semana, com apresentações de corais, bandas, peças teatrais e cultura popular, envolvendo grupos de idosos e associações de moradores de bairros.

Mais de 135 alunos da Escola de Música se apresentaram em frente ao Palácio Rio Branco. Foto: Felipe Freire/Secom

Mais de 135 músicos entre estudantes, professores da Escola de Música Acreana e participantes da comunidade fizeram parte da performance. No repertório, canções como Noite Feliz, Então é Natal, Bate o Sino, Estrela de Natal, dentre outras.

A cerimônia também foi marcada pelo  acendimento das luzes  do Palácio Rio Branco, apresentação do DJ Black e o saxofonista Samuel.

População prestigiou a Cantata de Natal em frente ao Palácio Rio Branco. Foto Felipe Freire/Secom

Maria Lua Portela, de 8 anos, integra o coral da Emac. Ela falou da emoção de se apresentar pela primeira vez. “O Natal me traz muita alegria e esperança. Quero ser uma grande maestrina profissional, a música é meu sonho,  o que quero para minha vida. Ensaiamos mais de dois meses. Tô muito emocionada de me apresentar ao lado dos meus amigos e de tantas pessoas” disse.

Luzes do Palácio Rio Branco foram acendidas durante o evento. Foto: Neto Lucena/Secom

“Por meio de leis de incentivo, a Energisa patrocinou esse projeto que possibilitou realizar essa cantata hoje. É uma alegria participar desse momento, vendo crianças e jovens talentosos estudando música e se envolvendo com a cultura”, ressaltou o presidente da Energisa, Ricardo Xavier.

Prestigiaram o evento o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, secretários de Estado e autoridades. 

Estrutura

A Feira de Empreendedorismo da Economia Solidária, coordenada pela Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), foi instalada ao lado do Palácio Rio Branco com o espaço de gastronomia.

Feira da Economia Solidária foi instalada ao lado do Palácio Rio Branco. Foto: Neto Lucena/Secom

Mais de 40 quiosques oferecem alimentação com comidas regionais, artesanato, jardinagem e espaço para crianças.

“Essa iniciativa do governo do Acre movimenta a economia da nossa cidade, gera renda e entretenimento. Quem vier ver as luzes de natal, já tem uma opção de alimentação aqui ao lado”, disse a diretora de Empreendedorismo da Sete, Fabiana Marques.

Em dezembro, a feira funcionará  do dia 1º ao dia 15, apenas aos finais de semana (sexta, sábado e domingo), das 17 às 22h.  De 16 à 24, diariamente, das 17 às 22h.

Confira a programação na íntegra:

PROGRAMAÇÃO NATAL 2023

Comentários

Continue lendo

Flash

Pista/Pega Tranqueira e Brasileia começam a decidir o Estadual

Publicado

em

Pista/Pega Tranqueira quer fazer valer o mando de quadra para garantir vantagem

Pista/Pega Tranqueira e seleção de Brasileia começam a decidir neste sábado, 2, a partir das 19h30, no ginásio José Edson Honorato, em Senador Guiomard, o título do Campeonato Estadual de Futsal. As duas equipes entram para decisão sem vantagem e quem somar 4 pontos conquista o título.

Pista/Pega Tranqueira 

A equipe do Pista/Pega Tranqueira vai para o primeiro jogo das finais bastante confiante.

“Sabemos do nível do nosso adversário, mas temos uma grande equipe. Precisamos ganhar para levar a vantagem para o confronto de volta”, disse o fixo Kall

Aposta na experiência

A seleção de Brasileia tem um time com o goleiro Jefson, o fixo Alcione e o ala Gilvane. Um bom resultado fora de casa pode facilitar a conquista na decisão em casa.

Quem apita? 

Eriberto Mendonça e Diego Alberto serão os árbitros da primeira das finais do Estadual.

Comentários

Continue lendo




Em alta