fbpx
Conecte-se conosco

Destaque Texto

Dois ex-ministros são presos, há ordens para prender ex-presidente Jeanine Áñez e três outros ex-ministros

Publicado

em

O Ministério Público ativou os mandados de prisão contra outras quatro pessoas por terrorismo, sedição e conspiração. O processo foi aberto à denúncia da ex-deputada Lidia Patty e é conhecido como o caso do “golpe”.

Em documento divulgado pela emissora estatal Bolivia TV, a ex-presidente e os demais são acusados de conspirar nos movimentos que culminaram na queda de Morales. A ordem de prisão é justificada, de acordo com o Ministério Público boliviano, por haver “risco de fuga ou obstrução [nas investigações]”

COM CARLOS CORZ

O ex-ministro Álvaro Coimbra e Energías Rodrigo Guzmán foram apreendidos esta sexta-feira em Beni, enquanto estão pendentes mandados de prisão contra três outros ex-ministros e a ex-presidente Jeanine Áñez pelo caso de “golpe” ou pelos fatos que dele resultaram. Sobre a renúncia do ex-presidente Evo Morales .

Os três ex-ministros ainda procurados são do Governo Arturo Murillo, da Defesa Fernando López, ambos fora da Bolívia, e da Presidência Yerko Núñez. Os mandados de prisão foram desencadeados a partir da denúncia da ex-deputada Lidia Patty e são processados ​​pelos crimes de terrorismo, sedição e conspiração.

Também na lista com pedidos de pressão estão Palmiro Gonzalo Jauregui, Jorge Gonzalo Terceros Laura, Jorge Mendieta Ferrufino e Jorge Elmer Fernández Torranzon.

Segundo a denúncia, “acumulam-se provas que ilustram suficientemente a provável participação” dos arguidos nos crimes apurados.

Detalha ainda que existe o risco de obstrução do processo, tendo em conta que “actualmente o Ministério Público não acumulou provas documentais sobre o caso, como os autos que tinham assinado as portarias do dia em que foi gerado , onde se estabelecem as circunstâncias e as pessoas que direta e indiretamente participaram da reunião de 10 de novembro de 2019 quando foi solicitada a renúncia do Presidente Evo Morales ”.

“Eles o interceptaram no meio da rua, três caras que nem se identificaram, colocaram ele em um carro e o levaram embora, felizmente a pessoa com quem ele estava começou a segui-los, porque não saberíamos disso eles o trouxeram ao aeroporto “, explicou Dalia Lima, esposa de Guzmán.

O ex-ministro Coimbra e Guzmán. Foto Carlos Corz

Em um vídeo carregado nas redes sociais, Guzmán descreveu sua prisão como um sequestro e negou ter recebido uma intimação para comparecer à cidade de La Paz. “Nunca fui avisado, mas continuaremos sendo adversários dessa ditadura”, disse.

Coimbra e Guzmán terão de comparecer perante o Ministério Público de La Paz. Áñez e Núñez também moram em Beni, mas até o momento sua apreensão não foi relatada.

Por este caso, os ex-comandantes das Forças Armadas Sergio Orellana e Williams Kaliman e da Polícia Yuri Calderón também são processados. Orellana deixou a Bolívia em novembro passado e Calderón não foi encontrado. O ex-chefe do Estado-Maior Almirante Flavio Arce San Martín foi preso e sua audiência cautelar está marcada para esta sexta-feira.

Comentários

Continue lendo

Destaque Texto

Nova frente fria chega ao AC nesta semana e temperatura atingirá 18ºC, diz Friale

Publicado

em

Pesquisador Davi Friale – Foto: Alexandre Lima/Arquivo

O pesquisador Davi Friale divulgou em seu site O Tempo Aqui, nesta segunda-feira (10), uma nova previsão de diminuição das temperaturas na próxima semana.

Além disso, o “mago” destacou que até o próximo domingo (16) haverá calor abafado, chuvas, possibilidade de temporais e tempo seco e ventilado.

Na quarta-feira (12), mais uma frente fria chegará ao Acre, a partir do fim da tarde, mas será na quinta-feira que os ventos serão mais intensos, devido à penetração de mais uma onda de frio polar, declinando levemente a temperatura.

“Desta vez, a massa de ar frio não será intensa no Acre. As temperaturas, ao amanhecer, de quinta-feira e de sexta-feira, deverão oscilar entre 18 e 20ºC, em Rio Branco, Brasileia e demais municípios do leste e do sul do estado”, comentou.

Comentários

Continue lendo

Destaque Texto

IBGE: mais de 12% dos acreanos já sofreram violência psicológica, física ou sexual

Publicado

em

A pesquisa apontou que 68 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram agressão psicológica nos 12 meses anteriores à entrevista, ou seja, 11,5% da população

IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta segunda-feira (10) os resultados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019.

O Acre figurou em muitos cenários. Um deles foi o de violência psicológica, física ou sexual. Pelo menos 12,4% da população já foi alvo de uma das agressões.

Os dados apontam ainda que 72 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram os tipos de violência destacados, nos 12 meses anteriores à entrevista.

“O percentual de mulheres que sofreram alguma violência foi de 14,0% e o de homens foi de 10,8%. Considerando a faixa etária, a prevalência de casos de violência é mais acentuada nas populações mais jovens: de 18 a 29 anos (16,5,0%); de 30 a 39 anos (8,9%); de 40 a 59 anos (13,5%) e 60 anos ou mais (6,9%). As pessoas pretas (20,2%) e pardas (10,9%) sofreram mais com a violência do que as pessoas brancas (14,6%), diz o órgão.

Outro resultado preocupante tem a ver com o afastamento das atividades laborais e habituais em decorrência da violência sofrida. 9 mil pessoas foram afetadas – o que representa 12,9% das vítimas de violência, seja psicológica, física ou sexual. As mulheres foram mais atingidas do que os homens, com 18,3% e 5,4%, respectivamente.

Violência psicológica

A pesquisa apontou que 68 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram agressão psicológica nos 12 meses anteriores à entrevista, ou seja, 11,5% da população.

O percentual de mulheres vitimadas foi maior do que o dos homens, 12,9% contra 10,1%, respectivamente. A população mais jovem (18 a 29 anos) sofreu mais violência psicológica do que a população com idade mais elevada (60 anos ou mais), 15,4% contra 6,9%. Mais pessoas pretas (18,0%) e pardas (10,2%) sofreram com este tipo de violência do que pessoas brancas (13,4%).

“Considerando o rendimento domiciliar per capita, o grupo com menor rendimento apresentou um percentual maior de vítimas: 15,2% das pessoas sem rendimento até 1/4 do salário mínimo, em comparação a 10,5% das pessoas com mais de 5 salários mínimos”, destaca a pesquisa.

Violência física

A PNS estimou que 17 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram violência física nos 12 meses anteriores à entrevista, o que representa 2,8% da população. O percentual de vítimas do sexo feminino foi de 3,4%, enquanto o dos homens, 2,2%.

Violência sexual

Para as pessoas que responderam que não sofreram agressão sexual nos últimos 12 meses, foi perguntado se ela sofreu essa violência alguma vez na vida. Considerando essas duas perguntas, estima-se que 25 mil pessoas de 18 anos ou mais de idade foram vítimas de violência sexual, independentemente do período de referência, o que corresponde a 4,3% desta população, 2,6% dos homens e 5,9% das mulheres.

Comentários

Continue lendo

Destaque Texto

Internações por covid na UTI e enfermarias estão em queda no Acre, diz subsecretária de Saúde

Publicado

em

Ala Covid-19 no Acre – Foto: Odair Leal/Secom/arquivo

A subsecretária de Saúde do Acre, Paula Mariano, disse em entrevista que o número de internações por covid-19 vem diminuindo consideravelmente nos últimos dias.

A notícia tem a ver com a ocupação de leitos comuns e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Temos percebido uma diminuição satisfatória nos últimos 15 dias no Pronto-Socorro e no Into, além de uma queda no número de internações também em Cruzeiro do Sul, no Hospital de Campanha”, disse Paula.

Na última quarta-feira (5) o Into registrou 11 leitos disponíveis de UTI, e o PS desocupou outras 7 vagas. Em Cruzeiro do Sul, 6 leitos estavam disponíveis.

No maior hospital de referência do Acre, apenas 49 leitos de enfermaria, dos 160 disponíveis, estavam ocupados na data.

De acordo com o consórcio de veículos de imprensa do Brasil, o Acre está em queda no número de novas mortes pela doença.

Comentários

Continue lendo