fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Dependentes do Auxílio Brasil é maior que os trabalhadores no Acre

Publicado

em

No Acre, o número de beneficiários do Auxílio Brasil é 25% aos trabalhadores com carteira assinada. São 111.112 pessoas atendidas pelo seguro social e 85.502 empregados formais no Estado, segundo os dados mais recentes.

Um levantamento do G1 publicado nesta quarta-feira (18) mostra que essa situação não é só no Acre: quase metade das unidades da Federação do país tinha mais beneficiários do Auxílio Brasil do que trabalhadores com carteira assinada em março deste ano.

em 13 estados o número de famílias que vivem do dinheiro do Auxílio Brasil é maior que o das que vivem da renda do trabalho formal, com vínculo CLT.

Os cálculos do G1 mostram que as maiores diferenças entre o número de beneficiários do auxílio e empregados com carteira assinada estavam nos Estados do Maranhão (576.411 mais beneficiários do que CLT), Bahia (412.290), Pará (332.706), Piauí (241.874), Pernambuco (155.548), Paraíba (188.546), Alagoas (118.974) e Ceará (110.915).

Conforme já noticiou o ac24horas, o desemprego no Acre, que subiu para 14,8% em março, é o 5º maior do País e apenas 64,9% da massa de trabalhadores tem carteira assinada.

Comentários

Continue lendo

Geral

Gladson responsabiliza banca por cancelamento do concurso da Educação e defende transparência

Publicado

em

As declarações foram feitas durante sua participação no programa Café com Notícias, apresentado pelo jornalista Washington Aquino

Cameli destacou que o governo trabalhará com total transparência e vê o Ministério Público como um parceiro nas investigações sobre as irregularidades. Foto: captada 

Por Kauã Lucca, da Folha do Acre

O governador do Acre, Gladson Cameli, afirmou nesta terça-feira, 3, que o cancelamento do concurso da Secretaria de Educação foi resultado de falhas graves atribuídas ao Instituto Nosso Rumo, responsável pela aplicação das provas realizadas no último domingo, 1º. As declarações foram feitas durante sua participação no programa Café com Notícias, apresentado pelo jornalista Washington Aquino.

“Foi um problema da banca. Isso precisa ser resolvido com transparência e seriedade. Espero que o instituto reconheça seus erros e se organize. A informação que temos é que os problemas vieram da banca, e precisamos finalizar esse processo para contratar os novos servidores e reduzir desigualdades”, disse o governador.

Cameli destacou que o governo trabalhará com total transparência e vê o Ministério Público como um parceiro nas investigações sobre as irregularidades.

“Quando há qualquer dúvida, é bom que seja investigado. Isso garante credibilidade e confiança no processo. Precisamos identificar os erros, resolvê-los e, se necessário, realizar um novo concurso,” afirmou o governador.

O concurso, que atraiu cerca de 46 mil candidatos para 3 mil vagas de níveis médio e superior, foi aplicado simultaneamente em várias cidades, incluindo Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Brasiléia e Tarauacá. As vagas contemplam diferentes regiões do estado.

Entre as irregularidades apontadas pelos candidatos estão o uso de celulares em sala de aula, vazamento de questões da prova e falta de supervisão adequada durante o exame.

Agora, o governo aguarda o desfecho das investigações para decidir os próximos passos e assegurar que o processo seja concluído de maneira justa e confiável para todos os participantes.

Comentários

Continue lendo

Geral

VÍDEO: Idosa é assaltada no meio da rua no Conjunto Bela Vista; criminosos levaram celular e dinheiro

Publicado

em

Os criminosos levaram o celular, a bolsa e uma pequena quantia em dinheiro

Mais um caso de assalto foi registrado nesta terça-feira, 3. Dois homens em uma moto abordaram, por volta das 5 horas, uma idosa de 62 anos estava indo para casa na Rua Jaime Pereira, no Conjunto Bela Vista. Os criminosos levaram o celular, a bolsa e uma pequena quantia em dinheiro.

A reportagem conversou com a senhora, que está muito abalada. Segundo informou, ela costuma ir comprar pão neste horário e estava voltando. “Quando de repente eles [os criminosos] me abordaram, mostraram a arma e me disseram para ficar quieta”, explicou.

Os bandidos teriam percebido as câmeras no local. “Há muitos meses estamos sofrendo com a violência aqui. Costumava ser um local super tranquilo para morar, mas não é mais e, desde então, começamos a monitorar, nós mesmos”, explicou.

Muito abalada, a idosa cobrou por mais policiamento. “Nosso bairro era tranquilo, todo mundo se conhece e, pelo menos aqui na rua, a maioria mora aqui há mais de 30 anos. Estamos muito preocupados”, informou.

Veja vídeo:


Comentários

Continue lendo

Geral

Gonzaga se reúne com empresário e professor da Ufac e pretende trazer indústria de biofertilizantes para o Acre

Publicado

em

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gonzaga, reuniu-se com o professor Marcelo Siqueira, responsável pelo Campus da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Cruzeiro do Sul, e o empresário do ramo de biofertilizantes Adriano Akira, para tratar de parcerias entre o Legislativo acreano, a iniciativa privada e a instituição acadêmica visando a produção de biofertilizantes para auxiliar os produtores rurais do Juruá com correções de solo e melhorias nas produções agrícolas.

Além da produção de biofertilizantes usando produtos como a mandioca, a parceria também poderá gerar novas tecnologias para combater pragas e melhorar a fertilização do solo gerando assim uma maior produção para o homem do campo.

Gonzaga, que defende a produção agrícola como ferramenta de desenvolvimento econômico do Acre, mostrou-se otimista com as pesquisas para produção de biofertilizantes e melhorias das lavouras no Juruá. O parlamentar disse que a Aleac trabalha para trazer novas tecnologias para auxiliar os produtores rurais.

“Estamos trabalhando para trazer novas tecnologias para o setor produtivo do estado do Acre para que o produtor rural possa produzir com maior qualidade e custo menor. Por isso convidamos essa empresa para vir ao Acre e junto com a Ufac possam trabalhar a produção do biofertilizantes usando a mandioca e outros produtos para mantermos uma fábrica de biofertilizantes para atender nosso produtores e também exportar para outros estados e países”, disse Gonzaga.

O professor Marcelo Siqueira explicou que o biofertilizante poderá superar desafios na produção agrícola, principalmente ao pequeno e médio produtor.

“O biofertilizante poderá superar os desafios dos produtores acreanos que não têm sistema de irrigação e isso viria trazer uma melhor fertilização do solo e garantir uma melhor produtividade. Além de também oferecer novas tecnologias para combate de pragas, dentre outras demandas. É muito importante essa aproximação da Aleac, através do presidente Gonzaga, com as instituições promotoras de ciência e tecnologia. O deputado tem dado uma demonstração de confiança no desenvolvimento de meios para solucionar o desafios da produção no Acre. A presença do presidente da Aleac no nosso campus nos dá confiança para buscarmos meios para os produtores que tanto precisam de novas tecnologias”, disse.

Por fim, o empresário Adriano Akira, destacou o projeto de expansão agrícola do Acre e afirmou que pretender trazer indústria de biofertilizantes para o estado.

“Saio muito animado dessa reunião com essa visão que o presidente Luiz Gonzaga nos passou sobre o projeto de expansão do Acre. Com certeza queremos participar disso, pois sabemos que temos muito a agregar com nossa empresa de pesquisa e desenvolvimento, e mesmo com a indústria, que agora quero trazer ela pra cá”, disse o empresário.

Comentários

Continue lendo