fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Defensoria Pública finaliza atendimentos e inspeção na Unidade Penitenciária de Sena Madureira

Publicado

em

Além do atendimento jurídico, foi realizada uma inspeção nas instalações da unidade, com o objetivo de identificar necessidades relacionadas às condições estruturais do presídio e outras demandas específicas

Mais de 400 custodiados receberam assistência por meio da Coordenação Criminal e da Execução Penal. Foto: assessoria

Com DPE/AC

A Defensoria Pública do Acre (DPE/AC) realizou, entre os dias 25 e 29 de novembro, uma série de atendimentos jurídicos e uma inspeção na Unidade Penitenciária Evaristo de Moraes, em Sena Madureira. Mais de 400 custodiados receberam assistência por meio da Coordenação Criminal e da Execução Penal, em parceria com o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/AC).

Durante os cinco dias de atuação, a equipe da DPE/AC revisou os relatórios processuais de reeducandos no regime fechado e as informações sobre as prisões provisórias. Além do atendimento jurídico, foi realizada uma inspeção nas instalações da unidade, com o objetivo de identificar necessidades relacionadas às condições estruturais do presídio e outras demandas específicas.

O coordenador criminal Gustavo Medeiros explicou que a iniciativa visa informar sobre cada processo, além de colher as necessidades e auxiliar na agilidade da defesa.

“Esses atendimentos são de extrema importância para verificar e avaliar a possibilidade de requerimento de benefícios como prisão domiciliar, progressão de regime, remição de pena, entre outros”, explicou o defensor público Gustavo Medeiros.

Após análise processual, a equipe da DPE/AC identificou que a progressão de regime para o semiaberto do apenado José Silva (nome fictício) estava vencida há aproximadamente um mês. Na tarde de quarta-feira, 27, o jovem que obteve o benefício recebeu o alvará de soltura e foi inserido no sistema de monitoramento eletrônico. “Recebi esta oportunidade e quero mudar a vida, recomeçar”, contou o homem de 32 anos.

O defensor público Rogério Pacheco destacou que “o atendimento e a inspeção da Defensoria Pública visaram a levar não somente informações jurídicas sobre a situação processual dos assistidos, mas também a verificar demandas relacionadas às condições estruturais da unidade e aos direitos dos reeducandos. Após esses atendimentos, as necessidades e demandas foram identificadas para posteriores encaminhamentos.”

A ação contou com o apoio dos assistentes jurídicos da DPE/AC Neto Araújo, Gabriela Escurra, Patrícia Oliveira, Isabella Fontenele, Josiane Cavalcante, Ana Bárbara Moreira e do assessor jurídico do Prodic, Tássio Ferreira.

Para tratar das demandas colhidas durante o atendimento, o coordenador criminal Gustavo Medeiros se reuniu com Jair Silva, diretor da unidade prisional de Sena Madureira, e com a equipe administrativa.

Comentários

Continue lendo

Acre

Morre o radialista acreano Sales Júnior, aos 64 anos

Publicado

em

Faleceu na manhã desta quinta-feira, 10, o radialista acreano João Batista Sales Filho, mais conhecido como Sales Júnior, aos 64 anos, em Rio Branco. Ele havia passado por uma cirurgia neurológica e, após o procedimento, apresentou complicações no pós-operatório.

Com uma carreira marcante no rádio acreano, especialmente nas décadas de 1980 e 1990, Sales Júnior conquistou o público com sua voz. Atuou em emissoras como a Rádio Difusora Acreana, 94 FM, além de participar de canais televisivos e integrar o Programa Beth Passos. Nos últimos anos, esteve à frente de programas na Rádio Flora, localizada no Terminal Urbano de Rio Branco.

O velório ocorre nesta quinta-feira, 10, a partir das 12h, e o sepultamento está marcado para sexta-feira, 11, às 9h30, no cemitério Morada da Paz, em Rio Branco.

Comentários

Continue lendo

Acre

Poluição no ar está acima do limite em Rio Branco e em outras 3 cidades do Acre

Publicado

em

Foto: Whidy Melo

O nível de poluição no ar está acima do recomendado em Rio Branco e em outros três municípios do Acre, nesta quinta-feira (10), com partículas suspensas respiráveis em maior quantidade do que o limite estabelecido pela Organização Mundial de Saúde. A informação é plataforma IQAir, referência em medição da qualidade do ar em todo o mundo.

De acordo com a plataforma, às 7h00, a aferição apurou nível moderado de qualidade no ar, com 12.4 µg/m³ (microgramas de partículas finas inaláveis por metro cúbico), índice 2.5 vezes acima da diretriz estabelecida pela Organização Mundial de Saúde. O dado é de um aparelho instalado no bairro Tucumã.

Em Epitaciolândia, a medição é ainda pior, com 16.6 µg/m³, 3.3 vezes acima da diretriz da OMS. Em Brasiléia, município vizinho a Epitaciolândia, os sensores mostram nível de poluição no ar em 11.7 µg/m³. Em Senador Guiomar, o índice é de 9.1 µg/m³.

Para todos estes municípios, a recomendação para a população é para o uso de máscaras em atividades externas, que sejam usados purificadores de ar em ambientes fechados, e que sejam evitados exercícios ao ar livre.

*as informações são dinâmicas e podem mudar a qualquer momento. Nem todos os municípios do Acre possuem sensores.

Comentários

Continue lendo

Acre

Encerramento do projeto “Redação Nota 1000” marca transição para o EducaAleac

Publicado

em

A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou nesta quarta-feira (9), às 19h, o encerramento de mais uma edição do projeto “Redação Nota 1000”. A iniciativa da Escola do Legislativo Acreano atendeu 100 alunos nesta etapa e já alcançou mais de mil estudantes em todo o estado, com destaque para Cruzeiro do Sul, onde foi registrada a primeira nota máxima do programa, onde mais de 400 alunos participaram. Hoje foram entregues os certificados de conclusão do Redação Nota 1000.

O presidente da Aleac, deputado Nicolau Júnior (PP), ressaltou a relevância das iniciativas educacionais promovidas pela Casa e seu impacto direto na formação da juventude acreana: “Investir na educação dos nossos jovens é garantir um futuro melhor para todo o Acre. Projetos como o Redação Nota 1000 e o EducaAleac mostram que a Assembleia Legislativa está comprometida com o fortalecimento do conhecimento, da cidadania e da preparação dos nossos estudantes para os grandes desafios da vida acadêmica e profissional. É motivo de orgulho ver tantos talentos sendo incentivados aqui dentro da Casa do Povo.”

O Secretário Geral da Assembleia, Deputado Luiz Gonzaga, participou do encerramento e da entrega dos certificados e premiações.

A oficina inclui oito horas de aula, divididas em dois dias, com encerramento no terceiro. Os alunos aprendem sobre estrutura textual, estratégias argumentativas e repertório sociocultural, além de produzirem uma redação com base em temas propostos. Os textos são corrigidos por uma equipe de professores e as melhores produções são premiadas com certificado e reconhecimento público.

O objetivo é desmistificar o “mostro” da redação e oferecer instrumentos que nas aulas do curso regular não conseguem ter tempo para oferecer. O aluno que entra no Redação Nota 100 é diferente de quando ele sai. Além de tudo, os professores seguem dando acompanhamento via aplicativo de mensagem do celular par os alunos que recebe, dez temas de redação para praticarem ao longo do tempo, até a data do Enem.

Com já ficou consolidado, no encerramento do projeto as melhores redações (que obtiveram as melhores notas) foram premiadas e, além do certificado, receberam fones de ouvido, como um reconhecimento ao esforço de cada um e pelo medito alcançado.

Nesta edição os premiados foram:

•⁠ ⁠3º lugar Ana Vitória Alves de Jesus;
•⁠ ⁠2º lugar Débora Cristina de Souza;
•⁠ ⁠1º lugar Andriw Gabriel Barreto.

Ainda se destacaram durante o curso os alunos:

•⁠ ⁠Nathalia Pacífico Pimenta;
•⁠ ⁠Mayra Victoria do N. Nascimento;
•⁠ ⁠Ana Beatriz Oliveira de Souza;
•⁠ ⁠Karoline Araújo Barbosa;
•⁠ ⁠Laura Eduarda Souza Silva;
•⁠ ⁠Aylla Ílice Cunha de Orlá.

Início do EducaALEAC

Hoje também foi dada a largada para o projeto Pré-ENEM dentro do EducaAleac, com os mesmos 100 alunos. O programa é voltado para a preparação intensiva dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio e segue até novembro. “Durante a matrícula, muitos manifestaram o desejo de passar pela oficina de redação. Diante da demanda, incluímos o Redação Nota 1000 como etapa inicial do EducaAleac”, explicou a diretora da Escola do Legislativo Michele Andressa da Silva.

Agência ALEAC
Fotos: Sérgio Vale

Comentários

Continue lendo