Extra
Data Control: Carlinhos do Pelado lidera pesquisa em Brasiléia com 48,2%
O mais conceituado instituto de pesquisas políticas do Acre (Data Control), fechou na semana que antecede as eleições municipais, sua derradeira pesquisa para prefeito de Brasiléia, sucedendo á bem avaliada Fernanda Hassem (PP), que mesmo em segundo mandato obtém quase 60% de aprovação de sua gestão.
Os números mostram da pesquisa Data Control, a realidade das ruas que por onde se passa só se enxerga 11 de Carlinhos do Pelado e Amaral do Gelo. De acordo com o conceituado Instituto de Pesquisa e Análise de Dados – Data Control, tudo indica que Carlinhos do Pelado será o escolhido.
Diferentemente de outros institutos que fazem pesquisas via ligação telefônica, o Data Control, vai até as residências e entrevista os eleitores para calcular suas bases de dados e por isso tem um alto índice de acertos em suas pesquisas.
Na pesquisa estimulada, o candidato Carlinhos do Pelado (PP), apoiado pela atual prefeita Fernanda Hassem, lidera as intenções de votos com 48,2% contra 38,4% da candidata do MDB, a ex-prefeita Leila Galvão.
Foram ouvidos 400 eleitores no dia 01 de outubro. A margem de erro é de apenas 5% pontos percentuais para mais ou para menos. Já o nível de confiabilidade da pesquisa é de 95%.
De acordo com o conceituado Instituto de Pesquisa e Análise de Dados – Data Control, tudo indica que Carlinhos do Pelado será o novo prefeito de Brasiléia a partir de 2025.
Carlinhos, vem realizando uma campanha pé no chão, visitando a zona urbana e a zona rural do município, ouvindo a população e apresentando propostas para Brasiléia avançar ainda mais, o que o fez crescer na avaliação popular nessa reta final.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número AC – 05260/2024.
Baixe e veja pesquisa abaixo.
Atualização: Devido envio de pesquisa realizada em data posterior a publicada no momento, enviada erroneamente pela assessoria da campanha, foi publicada a correta a partir das 11:02 deste dia 5 de outubro.
Comentários
Extra
Após eleições, saiba as principais datas de diplomação e posse dos eleitos
Novos chefes do Executivo, ou os que foram reeleitos, tomarão posse no dia 1º de janeiro de 2025
Em outubro, brasileiros foram às urnas para escolher os representantes de 5.569 municípios. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) considerou um pleito “tranquilo”. Agora, para que os novos eleitos fiquem, de fato, em seus cargos, há algumas datas importantes. O dia 19 de dezembro, por exemplo, é o último prazo para a diplomação de eleitas e eleitos.
Na diplomação, a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados, conforme o caso, pelo presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) ou da junta eleitoral.
A entrega dos diplomas ocorre após terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições.
Os novos chefes do Poder Executivo, ou os que foram reeleitos, tomarão posse no dia 1º de janeiro de 2025, segundo o TSE. O mesmo vale para os vice-prefeitos e para os vereadores.
Partidos políticos e candidatos que disputaram as eleições municipais deste ano precisam enviar ao TSE a prestação de contas final de campanha. Quem concorreu no primeiro turno tinha que apresentar as informações até a última terça-feira (5). Os que disputaram o segundo turno, devem enviar os dados até o próximo sábado (16).
Quem não prestar as contas finais dentro do prazo definido na legislação eleitoral não receberá a certidão de quitação eleitoral. Além disso, os candidatos eleitos não serão diplomados enquanto durar a irregularidade.
Essa medida é obrigatória conforme previsto na Lei dos Partidos (Lei nº 9.096/1995, artigo 32), na Constituição Federal e é regulamentada pelo TSE. A prestação de contas dos partidos tem o objetivo de dar transparência à origem das receitas e ao destino das despesas. Mesmo que um partido não tenha arrecadado recursos ou realizado gastos, ele ainda assim deve apresentar suas contas.
Justificativa
Eleitores que não votaram no primeiro turno e não justificaram a falta no dia da eleição devem apresentar justificativa até 5 de dezembro de 2024, em qualquer cartório eleitoral, pelo e-Título ou pelos Portais do TSE e dos TREs na internet. Já a ausência no segundo turno deve ser justificada até 7 de janeiro de 2025.
Comentários
Extra
Veja vídeo; Motorista morre esmagado por caminhão boiadeiro em ramal na BR-364
Acidente fatal com caminhão boiadeiro ocorreu na zona rural de Bujari, no ramal da Funtac. Vítima, identificada como “Jabotinha”, foi encontrada sob o veículo por populares
Jackson Antunes de Souza, de 31 anos, conhecido como “Jabotinha”, morreu na tarde deste sábado, 9, após ser esmagado pelo próprio caminhão boiadeiro, que tombou em uma curva no km 30 do ramal do Espinhara, próximo à BR-364, sentido Sena Madureira.
Segundo a Polícia Militar, populares que passavam pelo local perceberam o acidente e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Equipes de suporte básico e avançado do SAMU foram enviadas ao local, mas ao chegarem, os paramédicos constataram que Jackson já estava sem vida.
A Polícia Militar isolou o perímetro para que a perícia realizasse o levantamento do local, e o corpo da vítima foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) para a realização dos exames cadavéricos.
Veja vídeo:
Comentários
Extra
Deputado Tadeu Hassem é homenageado no CRC após sanção de PL que institui o Dia do Contador Público
O dia 8 de novembro ganhou um novo significado após o Projeto de Lei criado pelo deputado Tadeu Hassem ser sancionado e instituir a data, oficialmente no calendário do estado, como o Dia do Contador Público, um marco para a categoria. Contador com mais de 20 anos de carreira, o deputado demonstrou sensibilidade ao homenagear e destacar a importante contribuição desses profissionais para a sociedade.
Assim, nesta sexta-feira, 8, Tadeu esteve na sede do Conselho Regional de Contabilidade do Acre (CRC-AC) para acompanhar as atividades em comemoração à importante data, e foi um dos homenageados do evento, tal qual contadores de diversos órgãos públicos, como Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Secretaria da Fazenda (Sefaz) e outros.
“Para mim foi uma honra ser homenageado em um dia tão especial como esse. Sou contador há mais de 20 anos e um verdadeiro apaixonado por essa profissão que, por muitas vezes, é esquecida, mas que é de fundamental importância, pois está no dia a dia das pessoas e das instituições públicas e privadas”, frisou Tadeu.
Você precisa fazer login para comentar.