fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Criança de 11 anos é abusada em Rio Branco ao ir buscar irmã em colégio

Publicado

em

Foto ilustrativa

Contilnet

Uma criança de 11 anos foi abusada sexualmente nesta última segunda-feira, 26, na capital acreana. A menina saiu de casa para buscar a irmã na escola na região do bairro Belo Jardim quando no caminho foi abordada por um homem que portando uma faca levou a menor para uma casa abandonada e a violentou.

A criança, após ser abusada, chegou em casa e contou o que havia acontecido para a família. A polícia foi acionada e conseguiu prender o suspeito de 37 anos que não teve o nome identificado.

A criança contou na Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) que o homem amarrou suas mãos com fio elétrico para cometer o revoltante abuso. A menina foi levada para a Maternidade Bárbara Heliodora onde recebeu atendimento e foi medicada contra possíveis doenças sexualmente transmissíveis conforme praxe em casos de abuso. A menina também deve ter acompanhamento psicológico a partir de agora.

 

Comentários

Continue lendo

Flash

Fernanda Hassem destaca parceria entre prefeitura de Brasiléia, governo do estado e deputada Socorro Nery em favor das políticas públicas educacionais

Publicado

em

Na manhã desta sexta-feira 12, a prefeita Fernanda Hassem participou da posse do professor Roberto Nascimento como novo coordenador do núcleo de Educação estadual de Brasiléia. Além da prefeita Fernanda Hassem, a solenidade contou com a presença de Tião Flores, Secretário Adjunto de Educação, Deputado Tadeu Hassem, gestores escolares, servidores da educação estadual e municipal e familiares do recém empossado.

Em sua fala a prefeita destacou a união entre prefeitura de Brasiléia, governo do estado e deputada Socorro Nery em favor das políticas públicas implementadas em Brasiléia. “Quero agradecer a deputada Socorro Nery, ao secretário Aberson Carvalho, ao governador Gladson, pois essa unidade nos fortalece e quem ganha é o povo”, disse a gestora.

Para a gestora, as parcerias no município se ampliam a cada dia. “O governador Gladson não está aqui, mas eu gostaria de destacar, há dois dias eu estava debatendo com o governador as nossas ações de políticas públicas que merecem essa unidade entre município e governo do estado, de não fazer diferença naquilo que é benéfico para o cidadão, nós temos metas a cumprir e temos que estabelecer essa parceria em prol do ensino e aprendizagem seja na cidade ou seja na zona rural”, comentou.

Governo do estado e prefeitura de Brasiléia já desenvolvem parceria de transportes escolar de alunos, permutas de funcionários e ações coletivas de ambas as partes. “Saiba governador, que as portas da prefeitura não estarão apenas abertas, elas estarão escancaradas para as boas causas, com o bom parceiro que é o governo do estado”, pontuou Hassem.

Fernanda reconheceu o trabalho desenvolvido pela professora Cecília Carvalho, ex-coordenadora do núcleo em Brasiléia e que foi chamada para uma nova missão, tendo que se afastar do cargo, e finalizou desejando sucesso ao professor Roberto Nascimento, à frente dos novos desafios na educação estadual.

Comentários

Continue lendo

Flash

Grave acidente de transito em Brasiléia deixa mulher ferida

Publicado

em

Na tarde de quinta-feira (11), um grave acidente de trânsito abalou a tranquilidade do cruzamento das ruas Francisco Dino Gadelha e 02, em Brasiléia, no interior do Acre. Josiane Amorim, de 41 anos, sofreu ferimentos sérios após uma colisão envolvendo sua motocicleta e um automóvel.

Segundo relatos de testemunhas oculares, Josiane e seu marido estavam na motocicleta quando foram atingidos pelo carro no momento em que cruzavam a interseção. O impacto foi tão intenso que Josiane acabou sofrendo múltiplas fraturas na tíbia, fíbula e fêmur da perna esquerda, enquanto seu marido escapou com escoriações leves.

O motorista do veículo envolvido parou imediatamente para prestar assistência. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e uma ambulância de suporte básico foi rapidamente enviada ao local. Após os primeiros socorros, o casal foi encaminhado ao Hospital Raimundo Chaar, em Brasiléia.

Devido à gravidade dos ferimentos de Josiane, foi necessária sua transferência para o pronto-socorro em Rio Branco, onde deverá passar por intervenção cirúrgica. Seu marido recebeu alta após receber tratamento médico.

As autoridades de trânsito local interditaram a área do acidente para realizar a perícia necessária. Após a conclusão dos procedimentos, o veículo envolvido foi liberado e a motocicleta foi entregue aos familiares de Josiane.

Comentários

Continue lendo

Flash

TJAC entrega do bloco de espera destinado aos visitantes do Presídio Francisco de Oliveira Conde

Publicado

em

Instalação foi erguida com recursos do Fundo das Penas Pecuniárias da Comarca de Xapuri com 85% da mão-de-obra composta pelos próprios reeducandos do FOC; também foram entregues novas carteiras de identidade aos apenados

Representantes do Poder Judiciário acreano participaram, na manhã desta quinta-feira, 11, do evento de entrega da sala de abrigo aos visitantes do Sistema Prisional da capital acreana, construído com recursos do Fundo das Penas Pecuniárias.

Pelo TJAC, participaram o juiz de Direito Hugo Torquato (Vara de Execução Penal); a secretária do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF), Débora Nogueira, que na ocasião representou o coordenador e a supervisora do órgão, o desembargador Francisco Djalma e a juíza de Direito Andréa Brito, respectivamente; o servidor Jovani Fogaça, representando o corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista.

Também estiveram presentes o promotor de Justiça Rodrigo Curti; bem como o diretor de reintegração social do Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Acre (IAPEN/AC), André Vinício, que representou o presidente do órgão, Marcos Frank; o diretor de identificação da Polícia Civil, Júnior César, que representou o delegado-geral da PC, José Ribeiro; além de servidores e assessores do Judiciário, do IAPEN/AC e das Polícias Civil e Penal; entre outros

Homenagem ao juiz de Direito Luís Pinto

Na ocasião, os membros do dispositivo realizaram um agradecimento especial ao juiz de Direito Luís Pinto, titular da Vara Única da Comarca de Xapuri, que autorizou o uso de recursos do Fundo das Penas Pecuniárias para construção do novo bloco, que garante dignidade e respeito, além de mais conforto, aos parentes dos reeducandos durante os dias de visita. Também foi feita uma homenagem ao promotor de Justiça Tales Tranin, pelo trabalho incansável realizado em prol da garantia dos direitos dos apenados.

O juiz da Vara de Execução Penal registrou a importância da ação e lembrou que a boa acolhida aos familiares é uma demanda que contempla os próprios reeducandos, que recebem de forma positiva a melhoria na acolhida aos seus familiares, “que são as pessoas mais queridas para quem está privado da sua liberdade”.

“E quero pontuar aqui uma coisa que não pode passar desapercebida: esses recursos são oriundos do Fundo das Penas Pecuniárias, são recursos que vêm das próprias atividades criminosas, recursos apreendidos pelo Poder Judiciário e que podem destinados a atividades de interesse social. Isso demonstra a preocupação com o ciclo das atividades criminosas. Se houve um ilícito lá atrás, hoje ele é transformado em algo útil à própria ressocialização. Isso é algo louvável”, considerou o juiz de Direito Hugo Torquato.

“A gente recebe com muita felicidade esse espaço, que traz mais dignidade, acessibilidade aos reeducandos, fazendo com que eles se sintam mais acolhidos pelo Sistema de Justiça como um todo, especialmente no que diz respeito à acolhida de seus familiares nos dias de visita“, destacou, por sua vez, a secretária do GMF, Débora Nogueira.

“Infelizmente, nós temos dificuldades estruturais muito grandes (no sistema prisional); (…) e esta ação (…) é o resgate da dignidade das famílias que vêm visitar os presos e que não podem ser penalizadas pelos atos dos seus familiares. Meus parabéns a todos”, complementou o promotor de Justiça Rodrigo Curtis.

Entrega de novas carteiras de identidade

Em um ato simbólico, foram entregues a quatro reeducandos suas novas carteiras de identidade nacional. Os documentos foram expedidos por meio de ação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do TJAC, em parceria com a Polícia Civil, por meio da diretoria de identificação da instituição, durante a última edição da Semana Nacional de Registro Civil.

Em todo o Acre, a ação expediu mais de 690 documentos em todos os estabelecimentos prisionais do estado. Além das novas carteiras de identidade nacional também foram emitidas certidões de nascimento, casamento, além de primeiras vias e regularização de cadastros de pessoa física (CPFs) dos apenados. Foram contemplados 286 homens em situação, sendo 80 em Rio Branco e 156 nos municípios do interior.

“É gratificante poder disponibilizar cidadania a essas pessoas em situação de cárcere, porque com a identidade eles passam a existir para o Estado e isso é muito importante para abrir portas, na saúde, na educação. Então é muito gratificante poder realizar esse trabalho de inclusão social”, disse o diretor de identificação da Polícia Civil.

O novo bloco de visitantes

O local tem arquitetura voltada ao abrigo do sol e da chuva, em ambiente acessível, ventilado, com bancos de espera, sistema de alto-falantes, vedação frontal e sanitário acessível, proporcionando comodidade e privacidade aos visitantes do Sistema Prisional de Rio Branco, que até então precisavam de servir de estrutura improvisada às margens da rua principal de acesso ao Presídio Francisco de Oliveira Conde para se proteger do sol e da chuva, sem dispor sequer de um banheiro.

A área total é de 106 m2, com 69 m2 de área construída. A novo bloco foi construído com 85% da mão-de-obra composta pelos próprios reeducandos, desde a edificação até mesmo à confecção dos bancos de espera, que foram feitos com madeira apreendida e doada ao IAPEN/AC pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Comentários

Continue lendo