Governo mudou calendário de pagamento de salários para priorizar servidores aposentados e pensionistas.

Governador do Acre trocou o calendário de pagamento de servidores aposentados e pensionistas para esta nesta terça-feira (24) — Foto: Rede Amazônica Acre
Por Aline Nascimento, G1 AC

O governo do Acre mudou o calendário de antecipação do pagamento do mês de março e determinou que os servidores aposentados e pensionistas sejam os primeiros a receber. O pagamento vai ser feito nesta terça-feira (24).

A antecipação do pagamento foi anunciada na quinta (19), como parte das ações adotadas pelo governo à pandemia de Covid-19. O calendário segue até a segunda (30). No antigo calendário, os servidores da saúde seriam os primeiros a receber o salário.

Em coletiva, o governador do Estado, Gladson Camel, explicou que a mudança é para evitar aglomeração dos idosos nas instituições financeiras. O gestor também revelou que os valores pagos chegam a R$ 270 milhões.

Atendimentos bancários

O representante do Sindicato dos Bancários do Acre, Eudo Rafael, disse que o atendimento é feito de forma contigenciada nas agências, já que cerca de 70% dos servidores está trabalhando de casa.

“Os outros 30% estão trabalhando em uma escala e na próxima semana fica em casa em quarentena. Esse é o ideal e o que tentamos fazer, tentando seguir nosso comitê de crise. Os atendimentos serão só os emergenciais, então, só serão atendidas as pessoas que precisam do atendimento e que constam no decreto presidencial de sexta [20]”, reforçou.

O sindicalista revelou que serviços como depósitos bancários, compensações, caixas eletrônicos e atendimentos de cartão de débito e crédito, estão sendo feitos, mas apenas quando há a necessidade de atendimento presencial e com agendamento.

“Não temos uma padronização. O decreto presidencial não padroniza, só diz o que é o serviço essencial e não pode parar, e os bancos ainda relutam em seguir o próprio decreto”, destacou.

Bancos estão contigenciando os atendimentos e Rio BRanco — Foto: Anny Barbosa/Arquivo pessoal

Calendário de pagamento segue da seguinte forma:

  • Terça-feira (24) – pensionistas e servidores inativos;
  • Quarta-feira (25) – servidores da Sesacre e Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre);
  • Quinta-feira (26) – servidores da Acredata, Cohab, Cageacre, Codisacre, Banacre, Funbesa, Emater, Cila, Depasa, Defensoria Pública, Ieptec, Detran, Junta Comercial, Deracre, Funtac, Fades, Sanacre, Colonacre, Iteracre, Imac, IMC, FEM, Fundação Cultural, Idaf, Ipem e Procon;
  • Sexta-feira (27) – servidores lotados na Casa Civil, Gabinete Militar, Secom, Seplag, Gabinete do Vice-governador, Sepa, Repac, Sefaz, Seinfra, Sejusp, Sema, Iapen, PM-AC, CBMAC, PGE, CGE, ISE, Ageac, Polícia Civil, SEET, Seict, SEASDHM e Sedur;
  • Segunda-feira (30) – funcionários da Educação.

Comentários