fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Contratação de médicos cria expectativa de melhoria no atendimento do hospital de Xapuri

Publicado

em

O hospital Dr. Epaminondas Jácome realiza uma média de 1.700 atendimentos ambulatoriais por mês, segundo João Cardoso.

Com informações do repórter Wesley Moraes, da Agência de Notícias do Acre

O anúncio da homologação, pelo governo do Acre, da contratação de 340 profissionais para atuar no fortalecimento da rede estadual de Saúde chegou a Xapuri como uma injeção de ânimo para o diretor do hospital Epaminondas Jácome, João Honorato Cardoso, que desde quando assumiu a gerência da unidade de saúde tem enfrentado várias dificuldades para manter o quadro de médicos em conformidade com a demanda do município.

Mesmo com a garantia de três médicos que fizeram o último processo seletivo simplificado para atuar no município, o gestor aguarda ser contemplado com pelo menos mais um profissional para conseguir fechar a escala semanal de plantões do hospital.

“Estamos, no momento, com os plantões das segundas e quartas-feiras descobertos. Temos uma de nossas médicas de licença maternidade e precisamos repor essa deficiência. Para isso, já fizemos várias reivindicações à Secretaria de Estado de Saúde”, explica.

Hospital sobrecarregado

Apesar de ser voltado apenas para o atendimento de urgência e emergência, o hospital Dr. Epaminondas Jácome realiza uma média de 1.700 atendimentos ambulatoriais por mês, segundo João Cardoso.

“São pessoas que, mesmo com a disponibilidade de médicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), procuram os serviços do hospital aumentando a demanda e sobrecarregando os profissionais vinculados à unidade”, diz.

A médica Deinviane Medeiros afirma que a população precisa se conscientizar de que o hospital deve ser procurado apenas para as emergências. Segundo ela, as pessoas não conseguirão ser atendidas de maneira adequada por um profissional que está incumbido de atender toda a demanda de um hospital.

“As unidades de saúde de Xapuri têm excelentes profissionais para tratar da população de maneira mais adequada do que os que estão no hospital atendendo clínica médica, pediatria e a parte obstétrica, nos casos dos partos normais. Nós, médicos do hospital, estamos sobrecarregados e precisamos que a população entenda isso e procure as Unidades Básicas de Saúde para os casos que não são urgência ou emergência”, ressalta.

Contratações do governo

Segundo foi divulgado pela Agência de Notícias do Acre, o governador Gladson Cameli homologou nesta segunda-feira, 2, com publicação no DOE nesta terça-feira, 3, a contratação de 340 profissionais para atuarem no fortalecimento e ampliação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e nas unidades hospitalares que fazem parte da rede estadual de Saúde em Rio Branco e mais 17 municípios, incluindo aqueles considerados de difícil acesso.

Do valor total das vagas ofertadas, 212 foram preenchidas por médicos de diversas especialidades. A contratação também contempla enfermeiros, técnicos em enfermagem, biomédicos, fisioterapeutas, assistentes administrativos, entre outros. Estes profissionais serão devidamente capacitados e começam a atuar no atendimento à população acreana a partir deste mês.

“Estamos fazendo de tudo para melhorar a qualidade da saúde pública que é oferecida para a nossa população. A contratação destes profissionais é só o começo daquilo que estamos planejando para dar mais condições de trabalho para estes profissionais que são responsáveis por salvar vidas e que serão valorizados durante a nossa gestão”, ressaltou Cameli durante o ato de homologação.

A contratação foi realizada por meio de processo seletivo simplificado e possui validade de um ano. Durante sua fala, Gladson Cameli recordou que o concurso substitui contratos precários e irregulares firmados pela gestão passada e que não serão mais admitidos pela atual administração estadual.

Por Raimari Cardoso - Correspondente em Xapuri - AC

Comentários

Continue lendo

Geral

Na tranca: “Chacina do Taquari”: Justiça mantém prisão apreentiva de cinco réus 

Publicado

em

Os réus José Weverton Nascimento Rosa, O Raridade, Davidesson da Silva Oliveira,  o Escopetinha, Ronivaldo da Silva Gomes, o Roni, Denilson Araújo da Silva, o Jabá e Tony da Cosa Matos, O Barroca, denunciados pela “Chacina do Taquari”, tiveram as prisões preventivas mantidas.

A decisão foi tomada nesta segunda-feira,22,  pelo Juiz da 1ª Vara do Tribunal do Júri.

A reavaliar as prisões dos denunciados, o magistrado escreveu que a garantia da ordem pública ainda permanece e que a medida é necessária para assegurar aplicação da lei penal.

Para o magistrado a liberação dos réus, colocaria em risco a apuração dos fatos,  que o processo ainda encontra-se em instrução, pendente a maior parte da produção de provas.

Ainda na decisão, o magistrado disse, que a prisão do grupo, será reavaliada em 90 dias.

A chacina do Taquari, que deixou seis mortos, ocorreu em novembro do ano passado.

Na troca de tiros, ocorrida no interior de uma  casa, no Bairro Taquari,  morreram Adegilson Ferreira da Silva, Valdei das Graças Batista, que faziam parte do Bonde dos 13,  e Luan Santos de Oliveira, Tailãn Dias da Silva, Sebastião Ytalo Nascimento e Tiago Rodrigues da Silva, que integravam o comando vermelho.

A investigação da Delegacia de Homicídios, apurou que a finalidade da ação criminosa, era executar Adegilson Ferreira da Silva, apontado como uma liderança  do Bonde dos 13, na região, mas ele teria suspeitado da ação criminosa e levou segurança.

Na intensa troca de tiros seis suspeitos de crime acabaram mortos.  Um sétimo envolvido ficou ferido.

A Polícia Civil não descarta nova prisões.

Comentários

Continue lendo

Geral

Em casa: Motorista de caminhão de coleta de lixo é liberada após pagar fiança

Publicado

em

O motorista Josiel da Silva Muniz foi indiciado pelos crimes de embriaguez ao volante e lesão corporal.

Ele, era o condutor do caminhão que tombou na tarde do último sábado, 20, em uma curva no Bairro Joafra, em Rio Branco.

O delegado plantonista da DEFLA, estabeleceu uma fiança ao condutor do veículo, já que a somatória das pernas máximas dos dois crimes atribuídos não ultrapassa quatro anos.

Josiel da Silva pagou fiança no valor de R$ 1 400 e, após o interrogatório foi liberado.

Em audiência de custódia, a Juíza Ana Paula Sabóya, homologou o procedimento policial, mas entendeu que era possível fazer a conversão do flagrante em prisão preventiva.

A juíza relatou ainda na decisão, que não encontrou nenhuma irregularidade no procedimento de flagrante.

Josiel da Silva Muniz, era motorista deste caminhão que tombou na tarde do último sábado, 20, no Bairro Custódio Freire.

Um câmera de monitoramento registrou o exato momento do acidente. Dois garis ficaram feridos. Um deles, foi arremissado pelo para-brisas do veículo.

Comentários

Continue lendo

Geral

PM detêm trio que fazia “arrastão” em ônibus, apreende arma de fogo e recupere pertences das vítimas

Publicado

em

No início da tarde desta segunda-feira, 22, uma quadrilha que praticava roubos em ônibus foi detida pela Polícia Militar, no bairro Taquari, minutos após fazerem um arrastão em um coletivo na linha da Cidade do Povo. Na ocorrência, policiais do 2º Batalhão e do Policiamento Comunitário da PMAC recuperaram diversos bens, entre eles 11 celulares e dinheiro, prenderam um casal e apreenderam um menor de 16 anos. O trio portava um simulacro de pistola e uma escopeta com munições.

Os militares haviam sido acionados pelo COPOM para a ocorrência de roubo ainda em andamento, e ao localizaram o veículo em uma das ruas do bairro, foram informados pelas vítimas da direção que os criminosos, dois homens e uma mulher, haviam tomado. As equipes localizaram o trio, e apesar dos dois homens tentarem fuga, os três foram detidos.

Os criminosos confessaram o roubo e indicaram o local onde estavam a arma e os bens roubados, nos fundos de um quintal. Foram encontrados 11 celulares, dinheiro, uma arma de fogo do tipo escopeta, municiada, um simulacro de pistola, munições e outros objetos. Os detidos, pertencentes a um grupo criminoso local, foram encaminhados à Delegacia de Flagrantes para as providências cabíveis.

Comentários

Continue lendo