fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Conselheiros federais do Acre tomam posse e Dra. Dilza Ribeiro é reconduzida à diretoria do CFM

Publicado

em

Os conselheiros federais eleitos pelo Acre tomaram posse para a gestão 2024-2029 durante solenidade realizada nesta terça-feira, 1º, no plenário do Conselho Federal de Medicina (CFM), em Brasília (DF). A médica Dra. Dilza Ambrós Ribeiro, que ocupa a cadeira de conselheira titular, e o Dr. Alessandre Gomes, conselheiro suplente, foram eleitos pela categoria médica do Acre em um processo eleitoral histórico, realizado de forma 100% online.

Com a posse, os representantes acreanos se juntam a outros 54 conselheiros de todas as unidades da federação e da Associação Médica Brasileira (AMB) na missão de zelar pela ética e qualidade da medicina no país.

Entre suas funções estão a aprovação de resoluções e pareceres, o julgamento de processos éticos e a atuação no desenvolvimento de políticas públicas para fortalecer o exercício da medicina no país.

Após a posse, os integrantes efetivos do plenário participaram de sessão específica para a escolha da composição da nova diretoria da Autarquia. Dra. Dilza foi reconduzida à diretoria do CFM e assumiu o cargo de 3ª secretária, dando continuidade ao trabalho desempenhado na gestão anterior, quando ocupava o cargo de diretora da Secretaria Geral.

Dra. Dilza foi a primeira médica do Acre a compor a diretoria do CFM, o que reforça a representatividade e o compromisso da classe médica do estado.

“Foi uma grande honra ser indicada e eleita novamente para compor a diretoria do CFM. Assumo a posição de 3ª secretária com a responsabilidade de continuar defendendo a nossa profissão e fortalecendo pautas que assegurem uma prática ética e de qualidade no país”, destacou Dra. Dilza Ambrós Ribeiro.

A presidente do Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC), Dra. Leuda Dávalos, esteve presente na cerimônia para prestigiar a posse dos conselheiros e destacou a importância da representatividade acreana na composição do CFM. “A recondução de Dra. Dilza à diretoria do CFM reflete o esforço e a dedicação da classe médica do Acre, que busca, por meio de seus conselheiros, defender e aprimorar o exercício da medicina e garantir a excelência no cuidado à saúde da população”, ressaltou a presidente.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Preço do tomate subiu 4,32% em Rio Branco, aponta boletim da Conab

Publicado

em

Por Wanglézio Braga – acremais

O preço do tomate apresentou uma alta de 4,32% em Rio Branco no mês de agosto, segundo o Boletim Hortigranjeiro do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), publicado em setembro pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O estudo, que analisa a comercialização de produtos in natura nos entrepostos públicos do país, revelou que, enquanto outros produtos, como a alface, registraram queda de preço em diversas regiões, o tomate teve um aumento significativo na capital acreana.

Os dados foram coletados na CEASA de Rio Branco, e especialistas apontam que o aumento no preço do tomate pode estar diretamente relacionado às condições climáticas. A Conab destacou que fatores como clima seco e temperaturas elevadas aceleram a maturação do fruto, o que gera maior oferta no mercado. Em contrapartida, períodos de temperatura mais amena ou fria causam retenção dos frutos e uma consequente diminuição da oferta.

A dinâmica de oferta e demanda, segundo o boletim, é cíclica: após períodos de abundância e preços baixos, a escassez do produto em ponto de colheita pode provocar picos de alta nos preços, como o observado recentemente em Rio Branco.

O Boletim Hortigranjeiro monitora mensalmente as variações de preços nos entrepostos públicos e é considerado um dos principais indicadores da movimentação do mercado de hortigranjeiros no Brasil.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

TSE diz que 2,6 milhões de eleitores justificaram o voto pelo e-título no 1º turno

Publicado

em

Apesar de ter um padrão diferente, número representa aumento de 65,9% nas justificativas em relação às eleições gerais de 2022

A presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministra Cármen Lúcia, afirmou que mais de 2.604.123 milhões de eleitores justificaram o voto por meio do e-título. Com mais de 155 milhões de eleitores aptos a votar, 463.388 candidatos concorreram aos cargos de prefeito e vereador em 5.569 municípios. De acordo com o tribunal, 15 capitais terão segundo turno, marcado para o dia 27 de outubro.

A justificativa precisa ser apresentada pelo eleitor obrigado a votar que não comparecer às urnas. Apesar de ter um padrão diferente, a ministra comparou o número com o valor registrado nas eleições gerais, em 2022. Segundo ela, neste pleito, houve um aumento de 65,9% nas justificativas.

A ausência deve ser justificada tanto no primeiro quanto no segundo turno, se houver. Esse procedimento é voltado para eleitores brasileiros natos ou naturalizados, alfabetizados e com idades entre 18 e 70 anos, para quem o voto é obrigatório.

Segundo o TSE, o eleitor que estiver ausente no dia da votação deve, preferencialmente, justificar pelo aplicativo e-Título. O aplicativo utiliza geolocalização para verificar se o eleitor está fora de seu domicílio eleitoral. Outra opção é preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral e entregá-lo nos locais de votação fora da cidade do eleitor.

Inquéritos da PF

Durante o balanço, o TSE informou, ainda, que até as 19h30 deste domingo, a PF (Polícia Federal) instaurou 85 inquéritos e registrou 165 termos circunstanciado de ocorrência. Os principais crimes apurados foram propaganda irregular e compra de votos.

O Ministério da Justiça notificou, ainda, 2.618 crimes eleitorais e 515 prisões, sendo 22 de candidatos, durante o primeiro turno das eleições municipais. Das ocorrências, boca de urna somam os maiores flagrantes, alcançando 1.057.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Maximo, candidato do PP é o vencedor das eleições 2024 em Porto Acre com 58,49% dos votos

Publicado

em

Maximo, candidato do PP, foi eleito prefeito de Porto Acre com X58,49% dos votos, neste domingo.

Ela conquistou 6.821 votos, superando os candidatos Zé Maria, do PODEMOS, Professora Keila, do PSDB e Gilcirley Rodrigues, do REPUBLICANOS.

No total, Porto Acre teve 12.129 votos, com 1,24% de votos em branco e um índice de abstenção de 2,61%, somando 11.661 eleitores aptos.

Comentários

Continue lendo