Cotidiano
Condenado a mais de 13 anos, preso passa no 7º lugar em agronomia no interior do AC
Mulher do preso diz que levava livros para ele ler na prisão. Preso aguarda liberação da Justiça para frequentar as aulas.

Condenado a mais de 13 anos, preso passa no 2º lugar em agronomia no interior do AC — Foto: Arquivo pessoal
Por Mazinho Rogério
Condenado a mais de 13 anos de prisão por ter tido uma filha com uma adolescente de 14 anos.
O detento Jonatan de Souza, de 28 anos, conseguiu passar em 7º lugar no curso de agronomia na Universidade Federal do Acre (Ufac) em Cruzeiro do Sul. Ele cumpre a pena no presídio Manoel Néri da Silva e essa foi a segunda vez que fez a prova.
Mesmo tendo o relacionamento com a menina, Souza foi condenado por estupro, porque ter relação sexual com menores de 14 anos é considerado crime.
No fim do ano passado, ele fez Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e foi convocado na primeira chamada do Sisu para o curso de agronomia. Ele já tinha tentado uma vez ingressar na Ufac, mas só agora atingiu uma média de pontos suficiente para conquistar uma vaga.
_____________
A esposa dele, Jaqueline Coimbra, na primeira vez ele não atingiu média suficiente, mas, dessa vez, o preso conseguiu uma média de 600 pontos.
_____________
Com essa nota, ele foi aprovado na primeira chamada ficando em sétimo lugar no curso de Agronomia nas vagas de ampla concorrência. A mulher conta que o marido sempre teve uma inteligência acima da média e gosta muito de ler.
“Ele sempre estudou em escola pública e já frequentou a faculdade de ciências contábeis, mas não concluiu. Ele sempre foi muito inteligente e sempre leu muito. É tanto que, quando ele foi preso eu levava muito livro para ele ler”, disse Jaqueline.
Souza já providenciou a matrícula e, para frequentar as aulas, que começam em março, depende de uma autorização da Vara de Execuções Penais. De acordo com a especialista em execuções penais da penitenciária, Vanila Pinheiro, a solicitação para liberação do preso para os estudos já foi feita.
“Uma vez que ele está em regime fechado, é preciso essa liberação para estudo. Temos mais dois que estão em regime fechado e que já passaram em edições anteriores do Enem e estão em monitoramento. Eles passam o dia na Ufac, monitorados por tornozeleiras eletrônicas, e à noite e nos finais de semana retornam ao presídio”, explica Vanila.
Comentários
Cotidiano
Vereadores criam Frente Parlamentar de gestão de risco, desastres e ajuda humanitária
Comentários
Cotidiano
Epitaciolândia discute políticas de saúde para trabalhadores em 3ª Conferência Municipal
Evento reúne poder público e comunidade para fortalecer atendimento; município é destaque no Acre por qualidade na saúde

Durante a conferência, Antônio Rosiclei acompanhou de perto os trabalhos da Secretaria de Saúde, sob a gestão do prefeito Sérgio Lopes, que tem se destacado no estado do Acre, conquistando o 1º lugar em saúde de qualidade
Nesta quinta-feira (27), Epitaciolândia deu início à 3ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, com a presença do presidente da Câmara, vereador Antônio Rosiclei (Solidariedade). O evento, organizado pela Secretaria de Saúde, reuniu profissionais e moradores para debater melhorias nas políticas públicas voltadas à categoria.
Sob a gestão do prefeito Sérgio Lopes, Epitaciolândia conquistou o 1º lugar em saúde de qualidade no Acre, resultado que foi destacado durante a abertura. Rosiclei ressaltou o empenho da administração: “O prefeito tem demonstrado um cuidado especial com a saúde do município, refletido em cada atendimento e ação realizada”.
Prioridade à participação popular
A conferência serve como espaço para a população contribuir na construção de um sistema mais eficiente e humanizado. A presença do vereador e o apoio da prefeitura reforçam a parceria entre governo e sociedade em prol da saúde dos trabalhadores.
Com avanços na ampliação de serviços, Epitaciolândia consolida a saúde como prioridade, garantindo atendimento de excelência e diálogo constante com a comunidade.
Comentários
Cotidiano
Corinthians x Palmeiras: veja prováveis escalações da final do Paulistão
Rivais decidem o título estadual nesta quinta-feira (27), às 21h35, na Neo Química Arena
Corinthians e Palmeiras se enfrentam nesta quinta-feira (27), às 21h35 (horário de Brasília), na Neo Química Arena, pelo segundo jogo da final do Campeonato Paulista de 2025.
Após a vitória por 1 a 0 no Allianz Parque, o Timão joga por um empate para conquistar o título, enquanto o Verdão precisa vencer por dois gols de diferença para ser campeão no tempo normal; uma vitória palmeirense por um gol leva a decisão para os pênaltis.
Provável escalação do Corinthians
O técnico Ramón Díaz tem algumas dúvidas para definir a equipe titular. O zagueiro Félix Torres, o volante José Martínez, o meia André Carrillo e os atacantes Memphis Depay e Ángel Romero retornaram aos treinos, mas a comissão técnica monitora o desgaste pela sequência de jogos na Data Fifa.
Romero teve sua reapresentação atrasada por uma tempestade. Além disso, o meia Rodrigo Garro segue com dores no joelho direito e será avaliado antes da partida.
Diante disso, a provável formação do Corinthians é: Hugo Souza; Matheuzinho, Gustavo Henrique, Félix Torres e Fabrizio Angileri; Raniele, José Martínez (Alex Santana), André Carrillo (Ryan) e Rodrigo Garro (Talles Magno); Memphis Depay e Yuri Alberto.
Provável escalação do Palmeiras
O técnico Abel Ferreira também possui algumas indefinições na escalação. Weverton, Estêvão, Piquerez, Emiliano Martínez e Facundo Torres retornaram no horário previsto e treinaram normalmente, com apenas o lateral uruguaio tendo atuado nas Eliminatórias.
Richard Ríos, que jogou os 90 minutos nas duas partidas da Colômbia, também atrasou a chegada devido a uma tempestade que afetou seu voo. Entre os lesionados, Paulinho pode ser relacionado, mas não deve jogar. Gustavo Gómez e Marcos Rocha seguem como dúvidas, enquanto Mauricio está recuperado e deve ficar à disposição.
Assim, a provável formação do Palmeiras é: Weverton; Mayke, Murilo, Micael e Piquerez; Emiliano Martínez, Raphael Veiga e Mauricio (Naves); Estêvão, Facundo Torres e Vitor Roque.
Equipe de arbitragem do Corinthians x Palmeiras
A arbitragem do clássico ficará a cargo de Matheus Delgado Candançan, auxiliado por Neuza Ines Back e Danilo Ricardo Simon Manis. O VAR será comandado por Daiane Muniz.
Fonte: CNN Brasil
Você precisa fazer login para comentar.