fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Comitê de prevenção e combate à tortura é reativado no Acre após sete anos

Publicado

em

Comitê visa combater e prevenir crimes de tortura no Acre — Foto: Arquivo Internet

Por Aline Nascimento

Após sete anos desativado, o Comitê de Prevenção e Combate à Tortura do Acre (CEPCT-AC) foi reativado pela Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM).

O decreto foi publicado no Diário Oficial do Acre (DOE) dessa quarta-feira (25). Além de representantes da SEASDHM, o comitê vai ser composto também Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Defensoria Pública (DPE), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Universidade Federal do Acre (Ufac), Tribunal de Justiça, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Polícia Federal e Centro de Direitos Humanos e Educação Popular (CDHEP).

O coordenado da Divisão de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, Combate à Tortura e o Trabalho Escravo, Luiz Fernando Messias, explicou que o comitê estava desativado desde 2013. Com a reativação, as equipes vão elaborar políticas públicas voltadas para prevenir a tortura. O trabalho vai ser elaborado em conjunto com o Mecanismo Nacional de Prevenção à Tortura (MNPCT).

“A secretaria, por meio da Divisão de Direitos Humanos, vai fazer toda articulação da política. O Mecanismo Nacional de Prevenção à Tortura (MNPCT) está em processo do relatório do Acre, que vai ficar pronto apenas no dia 20 de dezembro. Nesse relatório, iremos saber se tem alguma identificação desta violação grave dos direitos humanos. Vamos publicar uma nota pública do estado e, por meio do comitê, elaborar as políticas públicas para coibir esse tipo de violação”, destacou.

Até a elaboração e publicação do relatório do Mecanismo, as ações do comitê vão ser voltadas para a divulgação de campanhas e ações que alertam sobre as situações de tortura e violação dos direitos humanos.

“No sentido do comitê, a função de elaborar políticas que visam prevenir e combater a tortura, com tratamentos mediantes os serviços de atribuição. Vamos trabalhar com orientação e atendimento, e a parte de fiscalização e execução é por parte do mecanismo, que vai ser após a elaboração do relatório. Vai ser uma ação conjunta com a sociedade civil”, concluiu.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Em uma partida com 6 gols, Rio Branco e Vasco termina empatado

Publicado

em

Rio Branco e Vasco empataram por 3 a 3 na tarde desta segunda, 15, no Florestão, no complemento da segunda rodada do segundo turno do Campeonato Estadual. Uberaba, Carrapeta e Weverton (contra) fizeram os gols do Estrelão enquanto Daniego, Raelison e Bolacha anotaram para os vascaínos.

Cheio de alternativas

Rio Branco e Vasco fizeram um confronto cheio de alternativas. O Estrelão abriu o placar com Uberaba, mas o Vasco empatou com Daniego cobrando penalidade.

Ainda no primeiro tempo, o lateral índio recebeu o segundo amarelo e foi expulso deixando o Rio Branco com 10 jogadores.

Na segunda etapa, o Rio Branco abriu 3 a 1 e criou chances para garantir a vitória. O Vasco não desistiu e no último lance do jogo empatou a partida.

Josué França

Os jogadores das duas equipes deixaram o campo reclamando do árbitro Josué França. O comandante do jogo acertou e errou, mas na parte disciplinar demonstrou não ter critérios.

Fala, Márcio!

“Fizemos um jogo de muita superação e o empate acabou com um sabor amargo. O mais importante, dentro das circunstâncias, foi conquistar um ponto. Vamos seguir em busca do objetivo”, disse o volante do Rio Branco, Márcio.

Erramos demais

Para o lateral Léo, o Vasco errou demais e o empate terminou como um bom resultado.

“Queremos conquistar o título, mas podemos errar demais. Mantemos as possibilidades e agora é ir em busca de três vitórias”, afirmou o lateral Vascaíno.

Próximos jogos

Galvez x Independência

Na quarta, 17, a partir das 15h30

São Francisco x Rio Branco

Humaitá x Vasco

Na quinta, 18, a partir das 15 horas

Classificação

1º Rio Branco 4 Pts

2º Humaitá 4 Pts

3º Independência 3 Pts

4º Galvez 3 Pts

5º São Francisco 1 Pt

6º Vasco 1 Pt

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

A dois dias da final do ‘BBB 24’, Wanessa Camargo é flagrada em passeio: ‘Rio!’

Publicado

em

Por

Wanessa Camargo, de 41 anos, foi flagrada durante um passeio na tarde deste domingo (14), no Rio de Janeiro, acompanhada de seus amigos. A cantora apareceu em clima descontraído e muito sorridente.

Apesar do anoitecer que se aproximava, a ex-participante do BBB 24, que foi desclassificada ainda no começo de março usou óculos escuros, uma camisa xadrez azul e um shortinho para a ocasião. Wanessa está afastada das redes sociais e ainda não é certo se a cantora estará presente na grande final do reality show, que acontece na próxima terça-feira. Desde o momento em que deixou o confinamento, Wanessa recebeu muito acolhimento da família.

Algum tempo depois do ocorrido, a famosa chegou a se pronunciar nas redes sociais e pediu desculpas para Davi, reconhecendo que suas atitudes se encaixavam no racismo estrutural, no entanto, a ex-sister decidiu excluir a publicação pouco depois. Confira cliques de Wanessa, durante o passeio:

Fonte: revistaque

Wanessa Camargo passeia pela zona sul do Rio de Janeiro — Foto: Brazil News
Wanessa Camargo passeia pela zona sul do Rio de Janeiro — Foto: Brazil News
Wanessa Camargo passeia pela zona sul do Rio de Janeiro — Foto: Brazil News
Wanessa Camargo passeia pela zona sul do Rio de Janeiro — Foto: Brazil News

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Grandes lutas marcam a 1ª etapa do Campeonato Acreano

Publicado

em

Fotos PHD: Os melhores lutadores acreanos participaram da competição

Grandes lutas marcaram nesse fim de semana, no ginásio Álvaro Dantas, a primeira etapa do Campeonato Acreano de Jiu-Jitsu. As principais academias do Estado colocaram seus atletas nos tatames e nível técnico em todas as categorias foi o destaque.

“Conseguimos abrir a temporada com um grande evento. O número de atletas foi excelente e o nosso objetivo é elevar cada vez mais a qualidade do jiu-jitsu acreano com competições de qualidade”, afirmou o presidente da Federação de Jiu-Jitsu do Acre(FJJAC), Magno de França.

Um dos destaques 

O paratleta Thomaz Rodrigues, de Tarauacá, participou da primeira etapa do Estadual e foi destaque.

“Lutar em uma competição deste nível aumenta a minha motivação para seguir treinando e melhorando a minha qualidade de vida”, comentou o atleta.

Segunda etapa

Magno de França confirmou para o segundo semestre a segunda etapa do Acreano. A competição será promovida em Rio Branco, mas para 2025 a ideia é levar o evento também para o interior.

“Somos uma entidade nova e esse é um trabalho em construção. Temos muitos objetivos, mas tudo precisa ser feito de maneira gradativa”, avaliou o dirigente.

Thomaz veio de Tarauacá para lutar na 1ª etapa

Comentários

Continue lendo