Geral
Com mais de 775 mil atendimentos realizados, OCA Xapuri celebra 15 anos de história ao lado da população
Implantada em 27 de maio de 2010, a unidade da OCA em Xapuri completa 15 anos de funcionamento como referência no atendimento público no Acre. Primeira central do Estado a adotar o modelo de integração de serviços com foco no cidadão, a OCA Xapuri comemora, nesta terça-feira, 27, uma trajetória marcada por mais de 775 mil atendimentos realizados, consolidando-se como símbolo de eficiência, acolhimento e transformação no serviço público acreano.

Unidade OCA Xapuri. Foto: cedida.
Criada com o objetivo de aproximar o cidadão do Estado e facilitar o acesso a direitos, a unidade reúne, atualmente, 14 órgãos parceiros e conta com uma equipe de 17 servidores comprometidos com a excelência no atendimento. Só em 2024, foram registrados 36.791 atendimentos, com uma média mensal de 3.065 e cerca de 158 atendimentos diários, refletindo a alta demanda e a confiança da população.
Mais do que números, a história da OCA Xapuri é feita de pessoas, de servidores que se dedicam diariamente e de cidadãos que encontram, ali, um espaço de respeito e escuta. Segundo dados da Ouvidoria da OCA, a unidade mantém uma média de 99,8% de aprovação entre os usuários, reconhecimento direto à postura acolhedora e resolutiva dos atendimentos.

OCA Xapuri funciona das 7h30 às 13h30. Foto: Ludymila Maia/OCA
“A OCA Xapuri é um exemplo de como o serviço público pode ser moderno, resolutivo e centrado nas pessoas. Os resultados positivos demonstram que estamos no caminho certo ao investir em estrutura, inovação e valorização dos servidores. Essa unidade simboliza o compromisso do governo do Estado com a construção de uma gestão cada vez mais humanizada e acessível para todos os acreanos”, destacou o secretário de Estado de Administração, Paulo Roberto Corrêa.
Nos últimos cinco anos, a unidade passou por diversos processos de modernização da estrutura física, aquisição de novos equipamentos, ampliação de serviços e revitalização do prédio, com atenção especial à preservação dos elementos históricos. Esse movimento de fortalecimento faz parte da política de melhoria contínua da atual gestão.

Unidade xapuriense foi a primeira a ser implantada no interior do Acre. Foto: Alice Hainan/OCA
“Celebrar os 15 anos da OCA Xapuri é reconhecer um trabalho construído com dedicação, empatia e compromisso. Nos últimos cinco anos, temos investido fortemente na valorização dos servidores, na modernização dos processos e na ampliação da oferta de serviços, tudo isso com o apoio fundamental do governador Gladson Camelí, que acredita e investe em um serviço público mais eficiente, acessível e humanizado para toda a população”, destacou a diretora da OCA, Fran Brito.
Para garantir esse padrão de excelência, capacitações periódicas são oferecidas aos servidores da unidade, com foco em desenvolvimento humano, empatia, comunicação e eficiência. Oficinas, rodas de conversa e treinamentos técnicos fortalecem as competências da equipe e o espírito colaborativo.

Capacitações são feitas frequentemente para que o atendimento ao cidadão seja sempre de qualidade e humanizado. Foto: cedida
À frente da unidade, o chefe Arthur Brito reforça que o aniversário é mais do que um marco institucional. “São 15 anos de história, de transformação real na vida das pessoas. A OCA Xapuri representa o início de uma nova mentalidade no serviço público, mais humana, próxima e eficiente. E seguimos com esse propósito, agora com estrutura fortalecida e mais preparados para os desafios do presente e do futuro”.
Além da prestação de serviços, a OCA Xapuri também se tornou um espaço de cidadania e cuidado com a comunidade. Ao longo do ano, são promovidas ações temáticas e campanhas de conscientização, como o Dia das Crianças, Outubro Rosa, Janeiro Branco e Setembro Amarelo, com atividades educativas, culturais e de saúde mental.

Atividades temáticas são práticas frequentes da instituição. Foto: cedida
As práticas de bem-estar e promoção da saúde também fazem parte da rotina da unidade, com ações como aferição de pressão arterial, orientações sobre saúde preventiva, incentivo à vacinação e momentos de relaxamento para o público e equipe.
A servidora Rayza Cavalcante, que atua na OCA há 10 anos, relembra com emoção a trajetória vivida: “Sinto uma imensa alegria por fazer parte dessa iniciativa há tanto tempo. Foram anos de muito aprendizado, crescimento e experiências que levarei para a vida toda”.

Equipe OCA Xapuri realiza evento de comemoração aos 15 anos da unidade. Foto: Alice Hainan/OCA
A programação especial de aniversário contou com a realização de uma palestra em parceria com o Sebrae, na segunda-feira, 26, com o tema “Seja o profissional do futuro: de olho nas novas competências”, voltada à capacitação e incentivo à formação cidadã.
Na terça-feira, 27, a unidade abriu suas portas para uma festa especial, com direito a cinema infantil, apresentações musicais, distribuição de lembrancinhas, serviços de beleza, atividades lúdicas e a presença de servidores e convidados que fizeram parte da implantação do projeto em 2009.

Participação da população foi fundamental na comemoração.Foto: Alice Hainan/OCA
Para os moradores, a comemoração foi uma surpresa positiva, recebida com alegria e gratidão. É o caso de Miria Rodrigues: “A OCA sempre fez parte da nossa vida aqui em Xapuri. Eu venho desde o começo, quando ainda era tudo novidade. Hoje, ver essa comemoração tão bonita, com música, atividades pras crianças, é emocionante”.

OCA Xapuri comemora 15 anos. Foto: Alice Hainan/OCA
Como parte das celebrações, a OCA também aproveitou o momento para entregar à população o espaço OCA Conecta, um ambiente pensado para garantir aos cidadãos acesso gratuito e descomplicado à internet. A iniciativa reforça o compromisso da instituição com a inclusão digital e a democratização dos serviços, promovendo ainda mais autonomia aos usuários que precisam acessar plataformas públicas, estudar ou buscar oportunidades online.
Comemorando o passado e olhando para o futuro, a OCA Xapuri reafirma seu papel essencial na vida de milhares de cidadãos que, há 15 anos, contam com um atendimento público digno, eficiente e verdadeiramente humano.
Comentários
Geral
“Falso pastor, já condenado a 35 anos por dois assassinatos e um estupro, em liberdade voltou a matar”
Homem já foi condenado por dois homicídios, incluindo um qualificado, e estuprou a esposa de um tio; criança de 4 anos com autismo ficou ferida ao tentar proteger a mãe mota em Capixaba

Ao todo, o acusado já foi condenado a um total de 35 anos de prisão. As penas foram unificadas e deverão voltar a ser cumpridas em regime fechado. Foto: captada
O assassinato ocorrido no município de Capixaba na última quarta-feira, dia 11, não é um fato isolado na ficha criminal do falso pastor Natalino do Nascimento Santiago, de 44 anos, o mesmo já havia sido condenado por dois homicídios anteriores no estado acre, um deles qualificado.
Mesmo assim o falso pastor que tem penas severas no currículo, voltou a circular livremente, assim mais uma vez, demonstrou seu perfil extremamente violento tirando à vida de sua ex-companheira Auriscléia Lima do Nascimento, de 25 anos, assassinada brutalmente com pelo menos um total de 37 facadas. O crime ocorreu na frente dos filhos do casal, no Assentamento Campo Alegre, região do baixo acre, na zona rural de Capixaba.
No ato brutal contra Auriscléia, uma das crianças do relacionamento, um menino de apenas quatro anos, com autismo, ficou ferido no rosto ao tentar proteger sua genitora. Segundo o delegado responsável pela prisão, Aldízio Neto, anos atrás, no município de Senador Guiomard, relatou que o falso pastor já tinha sido condenado por estuprar e matar a esposa de um tio. Após esse crime, ele também cometeu outro homicídio em Rio Branco, ocorrido no bairro Palheiral, em 2011, na capital acreana, crime que também resultou em condenação.
São, portanto, duas condenações por homicídio — sendo uma por homicídio qualificado, e outra por homicídio simples. Juntas as penas somam mais de 35 anos de prisão.
Histórico violento: Duas condenações por homicídio (um qualificado) e estupro
Cena chocante: Crime ocorreu na frente dos filhos, e criança autista ficou ferida
Falha na Justiça: Condenado a 35 anos, estava solto e descumpriu medidas cautelares
As penas foram unificadas e deverão voltar a ser cumpridas em regime fechado, em razão de desobediência das medidas cautelares alternativas à prisão em regime fechado que lhe foram impostas pela justiça acreana.
Pelo crime cometido no município de Capixaba é vivendo sob falsa identidade na região do baixo acre, o apenado que circulava livremente poderá ser condenado a uma nova sanção privativa de liberdade, caso seja comprovada a autoria dos crimes ‘nos autos’ (nesse sentido, o próprio investigado confessou a prática à autoridade policial, alegando que a discussão se deu por divergências entre a guarda do filho), bem como as circunstâncias relatadas pela autoridade policial: motivação torpe (ciúmes) e uso de meio que dificultou a defesa da vítima (golpes de facão), entre outras.
Crime em capixaba
O novo crime foi cometido em um momento em que a vítima fatal tentava romper a relação com o acusado, não aceitando que o filho de 9 anos ficasse sob a guarda do falso pastor. O laudo pericial indicou que a mulher teria sofrido um total de 37 facadas, sendo que tanto o filho menor quanto o cunhado da ex-esposa foram feridos durante o acesso de fúria do flagranteado.
A decisão que converteu a prisão em flagrante em custódia preventiva considerou a necessidade de garantia da ordem pública e da aplicação da lei penal, além do risco para terceiros (em especial, vítimas não fatais e testemunhas), caso o detento permaneça em liberdade, não sendo possível a aplicação de medidas cautelares diversas da prisão, visto que se revelaram insuficientes para evitar que o acusado cometa novos crimes.
Confissão do crime
Durante o interrogatório, Natalino confessou o crime, afirmando que foi motivado por ciúmes e pela tentativa frustrada de ficar com um dos filhos do casal. Testemunhas relataram que, na manhã do crime, ele discutiu com Auriscléia, que recusou entregar uma das crianças. Diante da negativa, ele pegou um terçado e desferiu vários golpes, atingindo a região da nuca e dos braços da vítima, que morreu no quintal da residência na frente de familiares.
Comentários
Geral
Estudante de 15 anos é atropelado ao sair de escola em Rio Branco
Adolescente foi arremessado após colisão com carro no cruzamento da Avenida Sete de Setembro; vítima sofreu ferimento na cabeça e foi levada para a UPA
Um adolescente de 15 anos foi atropelado na noite desta segunda-feira (16), enquanto saía da Escola Fundação Bradesco, em Rio Branco. O acidente aconteceu no cruzamento da Avenida Sete de Setembro com a Rua Francisco Gomes, no Conjunto Nova Esperança.
De acordo com testemunhas, o jovem descia de bicicleta em um trecho de aclive no sentido bairro-centro, quando foi atingido por um veículo modelo Ônix, de cor vermelha e placa OXP-7715, que trafegava no sentido oposto e tentava acessar a Rua Francisco Gomes. O motorista, segundo relatos, não percebeu a presença do estudante e acabou provocando o atropelamento.
Com o impacto, o adolescente foi arremessado e bateu a cabeça no asfalto, sofrendo sangramento na região. Populares que presenciaram o acidente prestaram os primeiros socorros até a chegada de uma ambulância de suporte básico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que estabilizou o jovem e o encaminhou à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Baixada da Sobral.
O Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) foi acionado para atender a ocorrência, mas ao chegar no local constatou que tanto o veículo quanto a bicicleta já haviam sido removidos, o que dificultou a análise da cena e o registro oficial do acidente.
O estado de saúde do estudante não foi atualizado até o fechamento desta edição. As circunstâncias da colisão deverão ser apuradas pelas autoridades competentes.
Comentários
Tudo Viagem
Azul confirma fim dos voos diretos entre Rio Branco e Porto Velho
Rio Branco não terá voos diretos pra Porto Velho a partir de agosto operados pela Azul. A venda das passagens aéreas no site da companhia está suspensa. Essa rota sem escala foi iniciada pela Azul em outubro do ano passado.
Os voos da Azul de Rio Branco para Belo Horizonte (Aeroporto de Confins) estão mantidos. As operações da companhia entre as duas capitais também foram iniciadas em outubro do ano passado.
Segundo a Azul, as mudanças fazem parte de um processo normal e programado de ajuste de mercado, e foram cuidadosamente avaliadas para garantir a sustentabilidade das rotas da companhia. Leia abaixo nota completa da Azul sobre a suspensão dos voos.
Leia nota da Azul sobre a suspensão dos voos
A Azul informa que, como parte de seu compromisso com a eficiência operacional e a competitividade no setor aéreo, a partir de julho, suspenderá os voos com origem no Aeroporto de Cuiabá para os seguintes destinos: Campo Grande (MS), Maceió (AL), Brasília (DF), Goiânia (GO) e Curitiba (PR) e Alta Floresta (MT). A Companhia continuará oferecendo mais de 61 mil assentos mensais em Cuiabá, para 9 destinos, incluindo os dois maiores hubs da Azul, Viracopos (SP) e Confins (MG), de onde os Clientes poderão se conectar com sua malha nacional e internacional.
Da mesma forma, os trechos Araxá-Patos de Minas, Santa Maria-Campinas, Pelotas-Campinas e Uberaba-Campinas também serão suspensos no mesmo mês; e a rota Porto Velho-Rio Branco, em agosto.
Além disso, a partir de 11 de agosto, a Companhia suspenderá a rota Manaus-Fort Lauderdale e o trecho Curaçao-Fort Lauderdale, da rota Confins-Curaçao-Fort Lauderdale. Já o voo Viracopos-Assunção estará suspenso a partir de setembro.
As mudanças fazem parte de um processo normal e programado de ajuste de mercado, e foram cuidadosamente avaliadas para garantir a sustentabilidade das rotas da Companhia, mantendo o equilíbrio entre oferta e demanda, sem comprometer a qualidade dos serviços oferecidos aos seus Clientes.
Os clientes impactados concedem assistência devida, em conformidade com a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Passagens aéreas com descontos
No site do Booking.com você encontra passagens dos voos operados no Acre pela LATAM, Gol, Azul e outras operadoras aéreas que atuam no Brasil e no mundo. Ahh! Tem hospedagem com preços baixos também.
Você precisa fazer login para comentar.