Conecte-se conosco

Acre

Com mais de 150 mil atendimentos, Juntos Pelo Acre chega em Brasileia e disponibiliza serviços para população da zona rural

Publicado

em

 

População do km 68, zona rural de Brasileia, foi mais um município contemplado pelo Juntos Pelo Acre. Foto: Fernando Santtos/SEASDH

As ações sociais do Juntos Pelo Acre, maior programa social do governo do Estado, liderado pela vice-governadora Mailza Assis, já beneficiou mais de 150 mil pessoas em 2025.

Neste sábado, 18, a ação chegou ao km 68, zona rural de Brasileia, levando um dia de cidadania com serviços gratuitos para centenas de moradores numa ação conjunta da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) com a prefeitura do município.

A escola Francisco Germano da Silva e a Unidade de Saúde da Família (USF) Pedro Oliveira de Souza funcionaram como pontos de serviços de saúde, assistência social,  recreação para crianças, oficina de culinária, emissão de documentos e Registro Social.

Ação foi realizada na zona rural de Brasileia. Foto: Fernando Santtos/SEASDH

Sucesso entre a população, o Vestuário Social, que já chegou em casas de acolhimento e abrigos em mais de 17 cidades, inclusive comunidades rurais, já é considerado o “coração” do programa Juntos Pelo Acre, por ser um dos mais procurados pela população. O projeto marca presença em todas as edições; nesta, foram entregues 300 kits de roupas femininas a partir dos 12 anos à comunidade rural.

O posto de saúde concentrou em um só lugar todos os serviços de saúde; famílias resolveram situações médicas, receberam atendimentos com clínico geral, vacinação, testes rápidos, oftalmologista, pediatra, dentista, psicólogo, coleta do Preventivo do Câncer de Colo do Útero, farmácia, eletrocardiograma e encaminhamentos para especialistas.

O Bolsa Família esteve presente pela Secretaria Municipal de Assistência Social com novos cadastros, atualização e consulta do benefício e a Prefeitura de Brasileia marcou presença com o programa Saúde Mais com uma van odontológica.

Crianças tiveram uma manhã de recreação, pinturas, desenhos e brincadeiras. Foto: Fernando Santtos/SEASDH

Também foram disponibilizados atendimentos jurídicos para salário maternidade, aposentadoria rural, auxílio doença, auxílio acidente e BPC Loas para pessoas com deficiência, idoso e crianças.

Mais que roupas, é auto estima e segurança para mulheres

Com um kit de roupas novas em mãos, Daniele Nascimento experimenta um blazer, se diz confiante e está feliz com suas peças novas. Dependente química em recuperação, a moradora do km 23 atualmente coordena a comunidade terapêutica Caminho de Luz Alto Acre, com mais 60 pessoas em tratamento, inclusive crianças. “Fiz um programa terapêutico na Caminho de Luz, hoje estou quase livre do vício, com meu tratamento posso participar desses eventos e to ajudando outras pessoas. To muito feliz por que fui presenteada com roupas do Vestuário Social. Fui ajudada e hoje estou nesse espaço com muita gratidão, ajudando outras pessoas a se livrar de vícios”, diz.

Ela conta que chegou para fazer a recuperação, terminou o ensino médio, e agora está  no penúltimo período da faculdade de Assistência Social.

Daniele Nascimento recebeu o kit do Vestuário Social. Foto: Fernando Santtos/ SEASDH

Daniele é uma das mais de 100 mil mulheres impactadas pelo Vestuário Social, projeto dentro do Juntos Pelo Acre, idealizado pela vice-governadora Mailza Assis, também secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, que conta roupas novas doadas pela Receita Federal e Correios para mulheres em situação de vulnerabilidade.

“Uma atitude que melhora nossa autoestima, que nos dá confiança. Toda mulher gosta de uma roupa nova, e vocês tem ajudado muitas”, disse.

Na UBS, a comunidade conseguiu ter acesso a serviços como vacinação, pré-natal, consulta com clínico geral, enfermeiros e odontologia básica. A dona de casa Etiene Rodrigues das Neves moradora no km 59, com mais 18 km de ramal afirmou estar satisfeita. “Me consultei, fui muito bem atendida, e está tudo organizado. Muito obrigada ao governo e a prefeitura por se unirem e fazer chegar até nós esses serviços. Tomara que vá para outros lugares ajudar mais gente”, disse.

Comunidade do 68 é ramais da região tiveram um sábado de serviços de saúde, cidadania e acolhimento. Foto: Fernando Santtos/SEASDH

Outra paciente, a agricultora Elisabete da Silva, moradora do Ramal Arraial, localizado no km 84, com mais 7 km de ramal, também destacou a importância do serviço. “A gente precisa viajar para a Brasileia para conseguir atendimentos que tem aqui hoje. Fiz consulta com oftalmologista, levei minha neta ao pediatra, tá tudo bem. Graças a Deus, temos esse atendimento aqui, perto de casa, e isso ajuda muito a comunidade que nem sempre consegue ir à cidade“, afirmou.

Dona Elisabete trouxe a neta ao pediatra, fez consulta oftalmológica e disse ser importante os serviços irem até às comunidades rurais. Foto: Fernando Santtos/SEASDH

Quem também ficou satisfeita com o atendimento foi Arteniza Cavalcante, moradora do km 75. Trouxe as duas filhas ao pediatra, pegou remédios, marcou exames e fez eletrocardiograma.

Moradores tiveram a oportunidade de emitir a segunda via da certidão de nascimento por meio do Registro Civil da SEASDH. Foto: Fernando Santtos/SEASDH

A SEASDH realizou mais uma oficina gratuita de torta, bolo, salgado e biscoitos. Atendendo um grupo de aproximadamente 10 mulheres, o objetivo foi levar para mais perto das participantes essa formação gratuita para as interessadas em aprender ou se aperfeiçoar em técnicas de confeitaria que possam ser utilizadas de forma a complementar a renda familiar ou até mesmo para iniciar uma nova carreira profissional, focada no empreendedorismo e buscando independência financeira.

Mulheres da região foram beneficiadas com o curso de culinária, ministrado pela instrutora Lúcia Messias Sales. Foto: Ascom/SEASDH

Já a Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) esteve presente com com a campanha Feminicídio Zero e a Sesacre, por meio do Hemonúcleo de Brasileia , com a campanha “Doar sangue é compartilhar vida”.

Lideranças de Brasileia e da comunidade estiveram presentes. Foto: Marcio Lara/Ascom Câmara de Brasileia

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura convoca aprovados em processo seletivo para professores e servidores da Educação

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), publicou nesta segunda-feira, 10, no Diário Oficial do Estado (DOE) uma nova convocação referente ao seletivo simplificado nº 05/2025, para contratação temporária de professores e servidores administrativos da rede municipal de ensino.

Os candidatos aprovados devem comparecer à Escola Municipal de Educação Infantil Monteiro Lobato, localizada na Rua Alfredo Zaire, nº 102, bairro Bela Vista, nos dias 6 e 7 de novembro, conforme o cargo e o horário indicados.

De acordo com o edital, a convocação inclui cargos como merendeira, assistente de creche, assistente escolar, professor da Educação Infantil (creche e pré-escola), professor do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e professores da Educação Especial, nas modalidades AEE, bilíngue, mediador e Libras.

O comparecimento para fins de lotação deve ocorrer das 8h às 12h para os cargos de merendeira, assistente de creche, assistente escolar e professores da Educação Infantil, e das 14h às 17h para os cargos de professor do Ensino Fundamental e Educação Especial.

A Seme alerta que os candidatos que não se apresentarem no prazo e local determinados serão considerados desistentes, e suas vagas serão automaticamente repassadas a outros candidatos aprovados, respeitando a ordem de classificação geral.

Os convocados devem apresentar originais e cópias de documentos pessoais e comprovatórios, incluindo identidade, CPF, título de eleitor, comprovante de residência, carteira de trabalho, diplomas de escolaridade, comprovante de quitação eleitoral e atestado médico de aptidão física e mental. Também é exigida a declaração de não acúmulo de cargo público, além da declaração de bens.

Mais informações podem ser obtidas diretamente com a Secretaria Municipal de Educação, localizada na sede da Prefeitura de Rio Branco.

Comentários

Continue lendo

Acre

Epitaciolândia convoca aprovados em concurso e processo seletivo para contratação

Publicado

em

Foto: Secom/Epitaciolândia

A Prefeitura de Epitaciolândia publicou nesta segunda-feira, 10, dois editais de convocação (nº 054/2025 e nº 055/2025) para a contratação de profissionais aprovados em processos seletivos e concurso público realizados pelo município.

As convocações foram assinadas pelo prefeito Sérgio Lopes (PL) e têm como objetivo preencher cargos temporários e efetivos no quadro funcional da administração municipal.

De acordo com os editais, os candidatos devem comparecer à Secretaria Municipal de Administração, localizada na Rua Capitão Pedro Vasconcelos, nº 257, bairro Aeroporto, entre os dias 10 e 14 de novembro, das 7h às 13h, para assinatura dos contratos. O atendimento também será feito mediante procuração legalmente reconhecida.

Os convocados precisam apresentar uma série de documentos pessoais e comprovatórios, como identidade, CPF, título de eleitor, comprovante de residência, certidões negativas, atestado médico admissional e comprovante de habilitação para o cargo. O não comparecimento dentro do prazo resultará na desclassificação automática.

No Edital nº 054/2025, referente à substituição de cargos temporários, foram convocadas três candidatas para o cargo de psicólogo: Solange Maria Rodrigues da Silva, Emiliaany Nascimento da Silva e Marcilene da Silva Duarte. Já o Edital nº 055/2025, que trata da convocação de aprovados em concurso público para cargos efetivos, convoca a médica Jumayra da Costa Ribeiro.

Comentários

Continue lendo

Acre

MPF instaura procedimento para fiscalizar obras e serviços em terras indígenas Kaxinawá

Publicado

em

O Ministério Público Federal (MPF) no Acre instaurou nesta segunda-feira, 10, um procedimento administrativo de acompanhamento de políticas públicas para fiscalizar a execução de obras e serviços destinados à Terra Indígena Katukina/Kaxinawá, localizada no município de Feijó. A medida foi formalizada por meio da Portaria nº 40, assinada pelo procurador da República Luidgi Merlo Paiva dos Santos.

De acordo com o documento, o procedimento terá duração inicial de um ano e tem como objetivo acompanhar a atuação dos órgãos responsáveis pela execução de ações voltadas às comunidades indígenas da região.

Entre as demandas monitoradas estão: Paralisação da obra do posto de saúde na Aldeia Morada Nova; Reforma e ampliação da Escola Tekahayne Shanenawa, também na Morada Nova; Asfaltamento do ramal da BR-364, no trecho entre Feijó e Tarauacá, que dá acesso à aldeia (1.200 metros); Instalação e ampliação da rede de energia elétrica em diversas aldeias, como Shaneyhu, Vitória, Dois Irmãos, Paredão, Nova Vida, Shanenawá, Cardoso, Shane Kaya, Shane Tatxa Kaya, Ayani e Aldeia 40; Implantação de sistemas solares nas aldeias Xinã Xara e Ni Shuvini e Fornecimento de equipamentos de informática para a Cooperativa Vakayne e a Associação ACOSMO.

O MPF destacou que o procedimento foi aberto após informações encaminhadas pela empresa Energisa, responsável pelo atendimento da Terra Indígena por meio do Programa Luz Para Todos. A concessionária informou ter protocolado junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) o pedido de licenciamento ambiental da obra e solicitado à Funai autorização de ingresso para realizar registros fotográficos e apresentar documentação complementar.

Segundo a portaria, a iniciativa visa garantir que os projetos destinados às comunidades indígenas sejam executados de forma regular e eficiente, respeitando as normas ambientais, culturais e de direitos coletivos dos povos originários.

Comentários

Continue lendo