fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Com falta de médicos em hospitais, Estado vira alvo de ações para suprir escalas de profissionais

Publicado

em

Pronto Socorro e outros hospitais no Acre estão com déficit de profissionais que chegam a trabalhar 36 horas em plantões – Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Por Alcinete Gadelha

Com problema nas escalas e falta de médicos em hospitais do Acre, o Estado virou alvo de uma ação movida pelo Conselho Regional de Medicina (CRM-AC) ajuizada ainda em 2019, que pede a regularização das escalas no Pronto-Socorro e recebeu um parecer favorável do Ministério Público Federal (MPF).

Além disso, o Sindicato dos Médicos (Sindmed-AC) anunciou que vai entrar na justiça para obrigar o estado a fazer concurso público.

Nesta semana, o MPF emitiu parecer favorável de forma parcial à ação civil pública ajuizada pelo CRM, que fez o pedido em forma de liminar, mas o pedido foi negado pela Justiça Federal. Agora, o órgão pediu à Justiça para que o Estado seja obrigado a suprir a escala de plantão dos médicos no PS, no prazo de um ano.

Já o Sindmed, temendo um colapso nos hospitais do estado, devido à falta de profissionais, informou que deve ajuizar um processo contra o governo para cobrar a contratação de profissionais por meio de concurso público efetivo.

A reportagem entrou em contato com o governo, mas, não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

Hospital do Juruá também está com falta de médicos, segundo o Sindmed – Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Pedido do CRM

Quando a ação foi ajuizada em 2019 o CRM informou que inúmeras queixas foram feitas por médicos, profissionais de saúde e usuários do SUS com relação ao número insuficiente de médicos na unidade, principalmente nas escalas médicas com número de profissionais insuficientes para o porte da unidade e em algumas ocasiões com a ausência total de profissionais de determinadas áreas.

Com problemas no setor de ortopedia, cardiologia, urologia, cirurgia torácica, além dos setores de emergência clínica, observação adulto, triagem e cirurgia geral, segundo o relatório do CRM, o MPF entendeu que por se tratar de um hospital de urgência e emergência, o atendimento fica comprometido.

Com o quadro apresentado na ação, o MPF pediu à Justiça Federal que seja aceite de forma parcial o pedido do CRM, que tinha pedido urgência, para que o Estado seja condenado a sanar o deficit na escala de médicos do PS.

Ação do Sindmed

O Sindmed por sua vez afirma que problema se estende a várias outras unidades de saúde no estado e informou que há pedidos constantes por novas contratações, mas o governo sempre alega que os gastos estariam acima do limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Ainda conforme o sindicato, há falta de médicos no Maternidade Bárbara Heliodora (MBH), em Rio Branco, no Hospital Geral de Feijó, Hospital de Xapuri, Hospital Regional do Juruá, e Maternidade de Cruzeiro do Sul, entre outras unidades de saúde.

Com essa falta, os profissionais acabam cobrindo os buracos com plantões extra, aumentando a hora trabalhada que chegam a realizar 36 horas seguidas. Caso os trabalhadores deixem de fazer os extras, o atendimento seria interrompido, e a população ficaria sem o serviço.

Sem a realização de concurso, o sindicato afirma ainda que muitos profissionais deixam o estado, em busca de grandes centros e de melhores condições de trabalho e salários.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Seletiva do Judô no Jeb´s Sub-18 será realizada em Epitaciolândia

Publicado

em

Foto CBDE: Fade pretende realizar um bom torneio no interior

A Federação Acreana do Desporto Escolar (Fade) confirmou para Epitaciolândia, no dia 6 de abril, a Seletiva do Judô e o objetivo é definir os representantes acreanos na fase nacional dos Jogos Escolares Brasileiros (Jeb´s) Sub-18. O evento será promovido em Maceió, Alagoas.

“Queremos montar uma equipe com 16 alunos/atletas nos dois gêneros. Levar essa competição para Epitaciolândia também é simbólico por causa dos problemas com a enchente do rio Acre”, comentou o presidente da Fade, João Renato Jácome.

Data limite

As inscrições para disputa da competição são limitadas e poderão ser feitas até o dia 3 de abril no endereço www.fadeac.com.br

“Esse é mais um evento com financiamento da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) por meio do Programa de Apoio às federações”, explicou o dirigente.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria do Independência vai tentar efeito suspensivo para o zagueiro Jean

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Jogo entre Independência e Vasco terminou com muita confusão

A diretoria do Independência vai tentar um efeito suspensivo para o zagueiro Jean. O atleta foi expulso no jogo contra o Vasco e recebeu uma punição do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) de quatro partidas de suspensão.

“Vamos pedir o efeito suspensivo e o Jean estará em campo contra o Andirá no sábado (30). Estamos apresentando o recurso baseado na Lei Pelé”, explicou o advogado do Independência, Atevaldo Santana.

Representação contra o árbitro

Atevaldo Santana confirmou uma representação contra o árbitro da partida Independência e Vasco, Antônio Marivaldo.

“O árbitro relatou na súmula uma troca de agressões entre o Jean (Independência) e o Ker (Vasco). As imagens do jogo não mostram essas agressões, o que ocorre são empurrões naturais nas jogadas dentro da área. O árbitro tem obrigação de ser preciso nos seus relatórios”, afirmou o advogado.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Atlético e Veneza ganham jogos e seguem invictos no Estadual

Publicado

em

Foto PHD: Veneza deu um passo importante para conquistar a classificação

Atlético e Veneza venceram seus jogos nesta terça, 26, no ginásio Álvaro Dantas, pela fase de classificação do Campeonato Estadual de Futsal Feminino e se aproximaram das vagas para a segunda fase do torneio.

O Atlético bateu o Glória por 8 a 4 e o Veneza derrotou o Acre Esporte por 2 a 1.

Mais dois jogos

A primeira fase do Estadual de Futsal Feminino terá mais duas partidas na quinta, 28, a partir das 18h45, no Álvaro Dantas. Villa e Cidade do Povo disputam o primeiro confronto e na sequência a Assermurb joga contra o Borussia.

Comentários

Continue lendo