fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Com enquetes, Educação do Acre tenta montar protocolo para volta das aulas presenciais em setembro

Publicado

em

Por Aline Nascimento

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte do Acre (SEE) tenta montar um protocolo para o retorno das aulas presenciais em setembro. Para isso, a pasta divulgou enquetes para ouvir os pais e responsáveis pelos alunos e os professores.

As aulas estão suspensas desde o dia 17 de março, quando surgiram os primeiros casos de Covid-19 no estado acreano. Desde então, os alunos têm acesso ao conteúdo escolar pela internet, por videoaula ou audioaula, pela televisão, rádio e também pelo material impresso e adquirido nas escolas.

O Acre tem mais de 18,7 mil casos de Covid-19 já confirmados. Até o domingo (26), o número de mortes era de 486 pessoas. Já a quantidade de pessoas curadas da doença é de mais de 10 mil.

A SEE planeja voltar com as aulas presenciais no dia 8 de setembro, mas destacou que esse retorno depende da evolução dos casos de coronavírus e da reclassificação de fase do estado pelo Pacto Acre Sem Covid.

O pacto avalia a situação das cidades diante da doença por fases. Essas fases são definidas por bandeiras: a vermelha é de emergência e as demais fases do planejamento são: alerta, simbolizada pela cor laranja; atenção, pela cor amarela e cuidado na cor verde.

Enquetes foram divulgadas para saber a opinião dos pais, alunos e professores sobre o retorno das aulas durante a pandemia — Foto: Reprodução

Todas as regionais do Acre se encontram atualmente na fase de alerta, representada pela cor laranja. Com isso, as cidades retornaram gradativamente com as atividades comerciais e outros serviços não essenciais.

“Estaremos mobilizando uma leva de, aproximadamente, 150 mil alunos. Isso não vai acontecer de uma vez só, não posso manter essa quantidade de alunos ao mesmo tempo dentro da sala de aula com 40 a 50 alunos. Todas essas decisões vão ser tratadas a partir das reuniões”, explicou a diretora de ensino da SEE, Denise dos Santos.

Protocolo

Denise dos Santos falou também que foram lançadas enquetes para ouvir os professores e gestores e os pais e responsáveis dos alunos sobre esse possível retorno. O resultado dessas enquetes, que devem ser concluídas nesta semana, vai ser apresentado para o Fórum de Educação, que deve ocorrer no início de agosto.

“Foi elaborado um plano de ação e dentro do plano temos algumas etapas a serem cumpridas. A primeira etapa é a realização de consulta a comunidades escolares. Primeiro foram ouvidos os gestores e estamos com três enquetes abertas direcionadas aos pais e responsáveis, aos alunos e aos professores. Na segunda etapa, vamos reunir o Fórum de Educação, o comitê de combate a Covid e outras instituições para apresentar o resultado dessas consultas”, complementou.

Uma das questões da enquete direcionadas aos pais pergunta ser eles estão de acordo com o retorno dos alunos com alternância entre números pares e ímpares. Outro ponto avaliado também seria o retorno inicial apenas para as escolas da zona rural, que possuem menos alunos.

“Ao ouvir a comunidade, vamos definir como será o retorno, se será gradual, se vamos iniciar primeiro com as escolas rurais que têm o número menor de alunos; com as séries que vão fazer a transição de etapa. Essas ações são importantes e termômetros que vamos utilizar para definir as estratégias de retorno das aulas presenciais”, afirmou.

Comentários

Continue lendo

Geral

“Matador do presídio” passa a ser réu por duplo homicídio

Publicado

em

Ao receber a denúncia o Juiz da 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditor Militar, Alesson Braz, escreveu que materialidade e os indícios de autoria, evidenciam-se pelos depoimentos das testemunhas, boletim de ocorrência e pelos interrogatórios.

Com a decisão, Marcelo Maia da Costa e Jonas Santos passaram a ser réus por um duplo homicídio ocorrido no presídio Francisco de Oliveira Conde.

O crime aconteceu na manhã de 26 de janeiro deste ano no Pavilhão “K”.

Antônio Gedenilson Simplício da Mota, de 48 anos e, o enteado dele, Diego Lopes Nascimento de 25 anos, foram assassinados a golpes de estoques.

Quando foram interrogados na Delegacia de Flagrantes, a Marcelo Maia e Jonas Santos confessaram a autoria do crime.

Marcelo Maia é considerado uma espécie de “matador do presídio”.

Marcelo Maia é considerado uma espécie de “matador do presídio”.

Foi o terceiro homicídio praticado pelo detento, no interior do maior complexo penitenciário do estado.

Em 31 de agosto do ano passado, ele e o comparsa Rafael da Silva Campos, assumiram o assassinato de outro detento.

Edvan da Silva Dias, foi assassinado a golpes de estoque.

O crime, também aconteceu no banho de sol do Pavilhão “K”, praticamente no mesmo local, onde Antônio Gedenilson e Diego Lopes, foram mortos.

Marcelo Maia e Jonas Santos terão o prazo de dez dias para responder à acusação.

Jonas Santos passou a ser réu por um duplo homicídio, junto com Marcelo.

Comentários

Continue lendo

Geral

Policiais militares do Segundo Batalhão apreendem três armas de fogo em uma noite

Publicado

em

A primeira arma foi apreendida por volta das 22:00 horas na região da gameleira, militares realizavam um patrulhamento de rotina quando se depararam com dois jovens que tentaram se esconder quando viram a guarnição. Na abordagem e na busca pessoal, foi encontrado na cintura de um menor de 17 anos um revólver calibre .38 com duas munições intactas. Ele estava na companhia de um menor de 14 anos, e disse que foi na casa do amigo convida-ló para realizar alguns “arrochos” na região do segundo distrito. Com os jovens infratores também foram encontradas drogas embaladas, caracterizando o tráfico.
Diante dos fatos, receberam voz de apreensão e em seguida conduzidos para delegacia de flagrantes.

A segunda ação policial ocorreu no Bairro Taquari.

Militares realizavam um patrulhamento de rotina na madrugada desta quinta feira, e, por volta de 1:40 ao passarem por uma distribuidora, visualizaram um indivíduo em atitude suspeita. Quando o homem notou a presença da polícia, empreendeu fuga, mas os imbatíveis policiais conseguiram alcançá-lo e na abordagem encontraram na sua cintura uma pistola Taurus 9mm municiada. Questionado sobre a existência de outros ilícitos, o suspeito disse que tinha uma garruncha na sua casa. Os militares se dirigiram até a residência, e apreenderam uma escopeta municiada, além de drogas, dinheiro e uma balança de precisão. Ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a delegacia de flagrantes.

Comentários

Continue lendo

Geral

Militares do Giro apreendem 35 quilos de entorpecentes no bairro da Paz

Publicado

em

Policiais militares do Grupo de intervenção rápida e ostensiva (Giro), da Polícia Militar apreenderam pouco mais de 35 quilos de entorpecentes na quarta-feira, 27, no bairro da Paz, a ação aconteceu após uma denúncia anônima.

Os militares receberam informações que indivíduos estavam embalando entorpecentes em uma residência no bairro da Paz, equipe do Giro se deslocou ao endereço e no local avistou dois suspeitos, um deles com uma mochila, que ao visualizar os policiais tentou se desfazer do material.

Os militares flagraram a ação e em conversa o envolvido assumiu ser o dono da bolsa, ao realizarem uma busca encontraram entorpecentes no interior dela. A dupla confessou existir mais entorpecentes no local e os militares fizeram uma varredura encontrando mais entorpecentes, aparentemente maconha, embalada em “tijolos”, além de balança de precisão e objetos usados para embalar as drogas, ainda eletrônicos sem procedência comprovada , como aparelho televisor, vídeo game e também celulares.

Os envolvidos foram conduzidos à delegacia de flagrantes (Defla), juntamente com todo material apreendido para que fossem tomadas as providências cabíveis ao fato.

Comentários

Continue lendo