Extra
Coluna do Dimas Gurgel – Política, economia e atualidades
“Os homens são movidos e perturbados não pelas coisas, mas pelos julgamentos e opiniões que eles têm delas”
Nome forte!
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), anunciou o lançamento da pré-candidatura ao cargo de presidente da República. O comunicado foi feito na durante a eleição para a Presidência da Câmara dos Deputados.
Sem pressão!
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, se manifestou pessoalmente pela primeira vez, nesta quinta-feira (6), em entrevista à Agência Pública, “Lula nunca me pressionou por exploração de petróleo no Amazonas”
O homem é da ‘paz’
O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribuna Federal), rejeitou, nesta sexta-feira (7), dois recursos feitos pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) e pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo (DPESP), que pediam esclarecimentos sobre a decisão do plenário segundo a qual, o porte de até 40 gramas de maconha não é crime.
Gladson x Alan Rick
O jogo ainda nem começou, apenas treinos e amistosos, Gladson Cameli, atual governador do Acre (PP) e o Senador da República Alan Rick (União Brasil), estão apenas no aquecimento.
Cada um usa o que tem (…)
Nesse caso, o governador do Acre se chama Gladson Cameli, logo, detém em suas “mãos” centenas de cargos e decisões que pode tirar o sono de muita gente, inclusive de Alan.
O recado foi duro, claro e objetivo
Gladson não deixou nas entrelinhas como alguns fazem, pelo contrário, mostrou poder e o que é capaz de fazer para defender seus ideais.
Não é bobo
Na verdade Cameli sabe que o Alan tem sim apoio popular, então a retirada de alguns cargos, foi uma forma de freio, dentro da legalidade.
Não existe colher de chá
Na política não existe “colher de chá” o jogo é bruto, e quem não é do mesmo barco, pode ser jogado ao mar (…)
The best of the best
Considerado o melhor carnaval da região do Alto Acre e um dos melhores do estado, Brasiléia se prepara para receber foliões (…)
O primeiro grande evento
O Carnaval de Brasiléia, será o primeiro grande teste para o prefeito Carlinhos do Pelado e sua gestão (…)
Geram emprego e renda
Decisão acertada do prefeito de Brasileia Carlinhos do Pelado em prolongar o horário de funcionamento de bares e restaurantes, geram emprego e renda
Fez o certo
O deputado estadual Tadeu Hassem (republicanos) cobrou em seu discurso na Assembleia Legislativa do Estado do Acre (ALRAC), mais segurança na área de fronteira, fez seu papel que é cobrar e buscar melhorias para população
Sem dólares
A Bolívia decidiu recorrer à venda de ouro no exterior para obter divisas e manter as importações de combustível, que é distribuído a preço subsidiado no mercado interno, em meio a uma profunda crise econômica, informou o Ministério de Economia e Finanças nesta quinta-feira (6).
Está feio para Los Hermanos
Marcelo Montenegro, titular da pasta, advertiu que, durante 2024, o Banco Central da Bolívia comprou 14,5 toneladas de ouro do setor da mineração para revendê-las diante da escassez de dólares no país. Esta receita ajuda a manter os subsídios.
Leitura
Pesquisa da Câmara Brasileira do Livro, intitulada Panorama do Consumo de Livros, mostra que 16% da população brasileira acima de 18 anos afirmam ter comprado ao menos um livro nos últimos 12 meses.
Segunda categoria mais consumida
Comparado a outras atividades culturais, o livro foi a segunda categoria mais consumida, ficando apenas atrás do cinema. A maior parte dos consumidores comprou entre três e cinco livros nos últimos 12 meses.
Jesus Amado!
Oito caso de queda de avião de pequeno porte foi registrado no Brasil nos últimos quatro meses – sem considerar as quedas de helicópteros, que foram duas no último mês, uma em Caieiras (SP) e outra em Cruzília (MG).
Conheça a história de Elô Sales, acreana de deixou o Acre em busca de seus sonhos e não se arrepende
Por que decidiu sair do Acre?
— Na verdade eu sempre tive como objetivo morar fora, mas há outros fatores que me levaram a decidir com clareza que meu lugar não era mais aí. Questão de segurança e emprego com certeza foram decisivos na minha saída do Acre. Sou acreana, mas a verdade é que não me sentia em casa, não era feliz aí, essa é a realidade.
O que te levou escolher Santa Catarina?
— É engraçado como isso aconteceu, rsrsrssr, um belo dia uma moça me pediu amizade no Facebook, eu não a conhecia direito, mas de certa forma nos tornamos amigas, começamos a conversar sobre a realidade do Acre e foi quando ela me convidou para passar as férias em Florianópolis na casa dela, ela já morava aqui há cinco anos. Gostei muito da ideia, porém disse a ela que se eu fosse não seria de férias e sim de mudança, rsrsrs ela me deu a maior força, daí então nasceu a decisão de mudar para Santa Catarina. Ainda não existia esse frenesi todo que vemos hoje, onde “todos” querem mudar para Santa Catarina. Vim sem pretensões, mas com a certeza de que essa era a melhor decisão que eu poderia tomar na minha vida naquele momento, e foi mesmo!
Como foi a recepção?
— Fui muito bem acolhida, ao chegar veio aquela sensação de, estou em casa finalmente! Algo que eu nunca senti antes em nenhum outro lugar. Os catarinenses são pessoas reservadas, diferentes do acreano que é caloroso com quem vem de fora, mas até nisso eu fui abençoada, me receberam muito bem e a cada ano que passa tenho mais certeza de que estou no lugar certo.
Amo morar aqui e escolheria um milhão de vezes se fosse o caso.
Como foi o início?
— Quando você está no lugar certo tudo flui de forma tranquila, todo início tem suas dificuldades, mas logo consegui me organizar, arrumei emprego, claro! Sempre contando com apoio de amigos que já moravam aqui e que são minha base, meu ombro amigo. O início aqui só é ruim para quem não tem interesse em trabalhar, pois trabalho não falta.
Voltaria para o Acre?
— Não! Nem consigo imaginar como seria a minha vida aí. De verdade jamais vou esquecer minha terra, minha gente, mas morar no Acre novamente não faz parte dos meus planos. Sempre que possível vou visitar meus familiares e amigos e matar um pouco a saudade das nossas comidas, nossa farinha rsrsrs, nosso açaí, mas é só isso, um breve passeio porque meu lugar favorito é Florianópolis.
O que mais te encanta?
— Poder andar livre sem medo de assalto, cidade limpa, segurança funciona, saúde pública funciona, pessoas educadas e gentis, sempre dispostas a ajudar…
Salários decentes, transporte público seguro e funciona muito bem.
Você se sente em casa?
— Se me sinto em casa?! Como falei antes, ao chegar aqui a sensação foi de ter voltado para casa. Nunca me senti tão bem em um lugar como me sinto aqui
Vida social? Aqui eu me reencontrei, ou melhor, me conectei comigo, e percebo o quanto esse lugar me faz bem. Não trocaria por nada.
Segurança?
— É a capital mais segura do país, aqui a segurança funciona e podemos andar tranquilamente a qualquer hora sem medo se sermos abordados por assaltantes.
Lazer?
— Aqui o que não falta é opção de lazer, mas temos que fazer escolhas, ou temos dinheiro, ou vivemos de lazer, mas da sim para trabalhar e também ter bons momentos de lazer, há muitas praias, cachoeiras, trilhas e também a vida noturna, não deixa a desejar, sempre tem opção para todos os gostos é só escolher o que melhor te apetecer e se divertir.
Recado para quem pensa em deixar o Acre e seguir para Santa Catarina…
—De verdade, se planeje, faça pesquisas antes de se aventurar baseado apenas em informações de uma ou duas pessoas que vieram daí. Aqui se ganha razoavelmente bem, mas é no aluguel que tu emprega maior parte do que ganha. Então se deslumbre apenas com a ideai de ganhar bem, pense que isso tem um preço.
Agradecimentos e considerações finais…
—Sempre serei grata a minha amiga que me convidou há oito anos, a irmã dela que me ajudou muito na busca por emprego e lugar para morar.
As boas amizades que fiz aqui, enfim sou grata a ilha da magia que me acolheu muito bem.
Aos “manezinhos” nativos da ilha que receberam muito, muito bem.
Programação do Carnaval de Brasiléia:
Sexta-feira (28/02)
20 horas: abertura do carnaval – Escolha das Realezas
21h30: abertura oficial – Fala do Prefeito
22 horas às 3 horas: banda local, DJ, banda regional
Sábado (01/03)
20 horas: escolha do melhor bloquinho
22 horas às 3 horas: banda local, DJ, banda regional
Domingo (02/03)
16 horas: rolinha dos coronéis
22 horas às 3 horas: duas bandas locais e DJ
Segunda-feira (03/03)
16 horas: matinê dos Idosos
20 horas às 3 horas: duas bandas locais e DJ.
Terça-feira (04/03)
15 horas: matinê das crianças
20 horas às 3 horas: duas bandas locais e DJ
Lazer e gastronomia (todos os dias)
19 horas: barraca de bebidas
18 horas: parque de diversões
Bandas locais:
Banda Perfil
Destak vip
Toinho Sacanagem e Maria Clara
Roger Souza e banda
Bandas regionais:
Álamo Kário
Arregaçaê
Vinicius Rodrigues
Publicidade:
📢 Anuncie Aqui Você Também! 🚀
Destaque sua marca e sua empresa nas plataformas do Jornal O Alto Acre! 📰✨
Apareça para milhares de leitores e seguidores todos os dias, a qualquer hora.
✅ Aumente sua visibilidade
✅ Alcance mais clientes
✅ Impulsione suas vendas
Não perca essa oportunidade! Entre em contato agora e leve sua marca ainda mais longe!
📲 WhatsApp (68) 99214 – 2033
Comentários
Extra
Mulher é linchada em Rio Branco após boato sobre morte de bebê: Polícia Civil confirma que ossada encontrada era de animal
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), confirmou na noite desta segunda-feira, 24, que a ossada encontrada em uma área de mata no conjunto habitacional Cidade do Povo, em Rio Branco, não pertence a um ser humano, mas sim a um animal, possivelmente um cachorro.

Polícia confirma que ossada encontrada em matagal era de um animal, e não de um bebê. Foto: assessoria/ PCAC.
No início da tarde, Yara Paulino da Silva, de 27 anos, foi brutalmente linchada sob a acusação de ter matado a própria filha, um bebê de apenas dois meses. Moradores da região, acreditando no boato, fizeram um “tribunal do crime” e decidiram executar a mulher a golpes de ripa e machado.
A DHPP, junto com a perícia técnico-científica e o Instituto Médico Legal (IML), esteve no local para as primeiras diligências. Inicialmente, havia a suspeita de que um corpo de criança tivesse sido encontrado na região, mas a equipe do IML esclareceu que os restos mortais pertenciam a um animal.

Equipe do IML realiza perícia no local e confirma que ossada encontrada não era de um corpo humano. Foto: cedida.
As investigações seguem em andamento para esclarecer se a suposta filha de Yara Paulino realmente existia e, caso confirmado, onde ela está.
O delegado responsável pelo caso, Leonardo Ribeiro, destacou a necessidade de cautela diante de informações não verificadas. “Estamos diante de um crime bárbaro que pode ter sido motivado por um boato sem fundamento. A equipe da DHPP segue ouvindo testemunhas para esclarecer os fatos, localizar o suposto pai da criança e verificar se a vítima realmente tinha uma filha e qual o paradeiro dessa criança”, esclareceu.
MATÉRIA RELACIONADA:
Após matar filho de 2 meses mãe é linchada pela população no Conjunto Cidade do Povo
Comentários
Extra
Após matar filho de 2 meses mãe é linchada pela população no Conjunto Cidade do Povo
Yara Paulino da Silva, de 27 anos, foi morta a golpes de machado após corpo da filha ser encontrado em saco de ração; caso é investigado pela polícia
Uma tragédia familiar chocou o Conjunto Habitacional Cidade do Povo na tarde desta segunda-feira (24). Yara Paulino da Silva, de 27 anos, foi morta pela população após ter assassinado a própria filha de 2 meses. O crime ocorreu nas quadras 5E e 5F do conjunto, nas ruas Balão Barros e Dom Próspero Bernardi.
De acordo com testemunhas, Yara – que era dependente química – acusava o ex-companheiro, Ismael Bezerra Freire, de ter roubado a criança. A situação se agravou quando moradores encontraram o corpo da bebê dentro de um saco de ração em área de mata na quadra 5E.
Revoltados, populares se dirigiram à casa de Yara e começaram a agredi-la com ripas e machado. Mesmo ferida, a mulher conseguiu correr até a rua Dom Próspero Bernardi, onde caiu e foi morta com golpes de machado na cabeça. Os agressores fugiram do local após o linchamento.
O SAMU foi acionado, mas só pôde confirmar o óbito de Yara. Policiais do 2° Batalhão isolaram as áreas dos crimes para a perícia. Os corpos da mãe e da criança foram encaminhados ao IML para exames.
O caso está sendo investigado inicialmente pela Equipe de Pronto Emprego (EPE) da Polícia Civil e posteriormente será encaminhado à Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
(Texto isento de opinião, mantendo apenas os fatos conforme relatados pelas autoridades e testemunhas)
Comentários
Extra
Justiça decreta prisão preventiva de homem acusado de matar amigo e jogar corpo em córrego
Severino Feitosa da Silva, de 36 anos, já havia sido preso por homicídio em 2013; crime ocorreu após discussão por ciúmes durante consumo de bebida alcoólica
A Justiça do Acre decretou a prisão preventiva de Severino Feitosa da Silva, de 36 anos, acusado de assassinar Marino Maciel da Silva, de 37 anos, na quinta-feira (20). A decisão foi proferida na tarde de sábado (22) pelo Juiz da Vara Estadual das Garantias, durante audiência de custódia no Fórum Criminal de Rio Branco.
De acordo com informações da polícia, Severino e Marino bebiam juntos quando uma discussão por ciúmes começou. Marino teria convidado a esposa de Severino para dançar, o que deixou o acusado revoltado. A discussão escalou, e Severino pegou um pedaço de madeira e desferiu vários golpes na cabeça da vítima, causando sua morte. Após o crime, Severino arrastou o corpo até um córrego e o jogou na água.

Marino Maciel da Silva, de 37 anos, foi assassinato a golpes de madeira na quinta-feira (20).
A polícia foi acionada na noite de sexta-feira (21), após familiares sentirem a falta de Marino. A esposa de Severino confirmou o crime, e o acusado foi preso em uma residência próxima ao local do homicídio. Durante o interrogatório, Severino confessou o assassinato.

Severino confessou o assassinato após ser preso.
Reincidência
Severino já havia sido preso em abril de 2013 por outro homicídio. Na época, ele matou o colega de trabalho Odno Vieira Souza, de 59 anos, a golpes de faca após uma discussão por causa de moedas. Severino cumpriu parte da pena e foi solto em regime semiaberto.
O caso atual reforça, segundo a polícia, a personalidade violenta e voltada para o crime do acusado. O corpo de Marino foi encontrado no córrego e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para exames periciais.
Matéria relacionada:
Duas mortes: Homicida matou amigo a golpes de ripa por ciúmes em zona rural de Rio Branco
REVEJA CASO DE 2013
Colono tem vísceras expostas após de briga por causa de moedas
Você precisa fazer login para comentar.