fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Coluna da Maria Coutinho

Publicado

em

Pinguela mata burro, arte na rota do Pacífico…

Dizem que visitar o Alto Acre é pura emoção. O percurso sinistro da BR 317, não é para qualquer um. O rali compreende 346km de caminho tortuoso, com perigos evidentes e dificuldades gigantescas. A rodovia estreita, esburacada e mal sinalizada exige habilidade dos motoristas e resistência das máquinas.

A estrada do Pacífico…

…de fama internacional e trânsito intenso apresenta instabilidade no solo, a falta de conservação deixa a BR quase intrafegável. Os acidentes na via são constantes e os problemas se agravam no período invernoso.

A ponte que integra a BR 317.

Com a construção da ponte José Augusto, sobre o rio Acre na década de 80, a travessia de Epitaciolândia e Brasiléia exibiu progresso. As catraias e balsas arcaicas, desapareceram. A vida na região ganhou comodidade e praticidade.

Veículos praticamente degladiam pelo acesso à ponte José Augusto – Foto: Alexandre Lima/arquivo pessoal

Presente de grego

Mas, essa via de circulação regional essencial a comunidade, apresenta grande risco no trajeto diário.

A importância da Ponte.

A sorte não abandonou os habitantes dos Altos. A metálica mesmo em ruína, resiste ao tempo. E quando as enchentes isolam as comunidades vira ponto de acesso dos socorristas aos desabrigados.

Arena de atritos

Com o agravo dos problemas estruturais da ponte as denúncias de abandono se intensificaram.  A população cobra dos políticos as promessas de campanha que se arrastam por décadas.

O que precisa acontecer para o socorro chegar?

Se as reivindicações da fronteira não sensibilizarem as autoridades competentes, as tragédias nesse trecho acontecerão num curto espaço de tempo.

A derrota.

Pensar em melhorias efetivas nas regiões aonde as visitas se intensificam em período eleitoral é perca de tempo e dinheiro para muitos, nesse país.

Se queres conhecer seus gestores, conheça sua cidade…

…e reconheça suas necessidades. Os maus-representantes desconstroem o respeito, praticam a política do “pão e circo”, reforçam a alienação, os sonhos e os medos.

Fatiando ironias: expectativas x realidade.

Aos senhores representantes…

…da nação acreana que fatiam ilusões, a ponte José Augusto é antiga com peças desgastadas pelo tempo, mas a idade da construção em nada interfere em seu uso diário.

No trecho metálico…

…trafegam veículos pesadas, prova sensata de que a envelhecida ponte aguenta repuxo até a próxima campanha política.

A travessia do rio…

no Alto Acre privilegia a todos. A arquitetura de mão única é regulada por semáforos, conservação adequada, passarelas de ciclistas e pedestres, iluminação apropriada e segurança absoluta.

O crescimento populacional…

…, a expansão territorial e o aumento da frota automotiva, não justificam a necessidade de construção de outra ponte para viabilizar a trafegabilidade regional.

A velha Ponte…

…existente, atende perfeitamente mais de cinquenta mil habitantes em todo o alto Acre e recepciona plenamente os visitantes.

Engarrafamento…

…e fila dupla não há.  A travessia é maravilhosa, o transito organizado, o eixo entre Brasiléia e Epitaciolândia não oferece riscos e nem problemas a quem precisar cruzar as cidades.

Pinguela ou mata burro na ponte?

Que nada! A manutenção permanente dispensa paliativos. A pinguela/mata burro da Ponte José Augusto na fronteira Acreana é na verdade, o toque de modernidade que faltava na rota do Pacífico.

Comentários

Continue lendo

Extra

Valorizando o Servidor – Prefeito Sérgio Lopes garante pagamento do Cálculo de Insalubridade de acordo com Salário Base da Categoria de ACS`s e Agentes de Endemias

Publicado

em

Na manhã desta quarta-feira, 27, o prefeito Sérgio Lopes acompanhado do Secretário de Saúde Sergio Mesquita, Secretária de Administração Regiane Moreira e servidores e colaboradores das classes, anunciou para todos os Servidores de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde – ACS’s o pagamento do cálculo de Insalubridade dos servidores de acordo com o salário base da categoria.

Isso significa dizer que todos terão um aumento real com a correção, essa garantia faz parte do Plano de Cargo Carreira e Remuneração, tendo em vista que todos esses agentes já recebem o piso nacional estipulado pelo Governo Federal.

Ao longo da gestão os Agentes de Combate e Endemias e ACS`s vem acumulando conquistas significativa em suas carreiras.

Epitaciolândia foi um dos primeiros a pagar o piso nacional, e além disso, o Prefeito Sérgio Lopes com base na emenda constitucional n° 51 de 14 de fevereiro de 2006, a gestão conseguiu desburocratizar, e foram possíveis/ legal efetivados, a gestão ainda garantiu o direito de progressão e o salário retroativo a diferença salarial dos últimos 5 anos.

A Agente de Comunitária de Saúde Nubia Aquino, resumiu bem a importância desse momento para vida profissional de toda a categoria.

“O momento é gratidão mesmo, quero agradecer a Deus por esse momento, e agradecer de coração ao nosso Gestor, desde que que ele assumiu a prefeitura nós estamos tendo muitas vitórias, ele tem um olhar carinhoso e com ele a Saúde de Nosso município avançou muito, e nós passamos a ter nossos direitos respeitados e garantidos, o nosso muito obrigado e pode contar com a categoria para o que der e vier. ” Destacou a ACS.

Para o prefeito Sérgio Lopes esse momento demostra mais uma vez o compromisso da gestão com a valorização dos servidores municipais.

“Sempre buscamos valorizar os servidores públicos de um modo geral, desde o início da gestão inclusive esse mês de março nós demos um reajuste de 10% a todos os servidores que não tem piso estabelecido pelo governo federal, desde o início da gestão já são 37% de aumento, um aumento superior a correção do salário mínimo ao longo desses três anos; ”

“…Então nós estamos muito felizes em poder proporcionar isso aos nossos servidores, e, hoje eu recebi os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Endemias, porque havia uma interpretação em relação ao cálculo da insalubridade e nós passamos a pedido deles, com orientação jurídico tivemos um novo entendimento sobre o cálculo da Insalubridade que vai resultar em aumento salarial para os ACS`s e Agentes de Endemias, então é com muita alegria que anunciamos essa melhoria e valorização dos servidores públicos dessa categoria da saúde.” Disse o prefeito.

Comentários

Continue lendo

Extra

Prefeitura de Brasiléia e Sebrae estimam a venda de mais de 20 toneladas de peixe durante a feira na fronteira

Publicado

em

Mesmo após a maior alagação do Rio Acre em Brasiléia com enormes prejuízos causados também aos produtores rurais que perderam suas lavouras de, arroz, milho, banana, mandioca, peixe e outros, visando fortalecer a economia local gerando renda ao produtor rural da agricultura familiar.

A Prefeitura de Brasiléia por meio da Secretaria de Agricultura em parceria, junto com Sebrae-Acre, realizam a “Feira do Peixe” na fronteira nos dias, 27, 28 e 29 ( quarta, quinta e sexta-feira santa), com expectativa de vender até mais de 20 toneladas de peixe nos três dias de feira.

O Secretário Municipal de Agricultura Careca Gadelha durante abertura do evento, destacou a importância da feira para os produtos rurais e apoio da secretaria e do Sebrae.

“Agradecemos o Sebrae pela parceria e presença do público e dos expositores pela participação em nossa feira do peixe, hortaliças e artesanato. Mesmo após alagação essa ação é um incentivo também da Prefeita Fernanda Hassem desde o início do seu mandado há 8 anos aos piscicultores da região que trazem as mais variadas espécies de peixes para comercialização na feira Municipal Maria Florêncio e contam ainda com apoio da Secretaria de Agricultura para escoamento da produção”, enfatizou.

A atividade conta ainda com a venda de horticultura, artesanatos, café da manhã e almoço na pracinha de alimentação, além de outros serviços ofertados.

Participaram ainda da abertura do peixe em Brasileia o Secretário Adjunto de Agricultura – Mário Jorge, a Coordenadora Regional do SEBRAE Rina Soares, Vereadores e Elenilson Cruz, Arlete Amaral, Rogério Pontes, Presidente da Câmara – Marquinhos Tibúrcio, Representante dos Piscicultores – Francisca Vó Rosa (Lili), Coordenadora da Feira Municipal – Maria Coimbra, Secretários municipais, expositores e população em geral.

Comentários

Continue lendo

Extra

Operação na fronteira do Acre resulta na prisão de suspeitos envolvidos em sequestros e tráfico de drogas

Publicado

em

Na manhã desta quarta-feira (27), as Delegacias de Epitaciolândia e Brasiléia, em colaboração com a Polícia Penal, Militar e CP Cães, conduziram uma operação coordenada para executar mandados de busca e prisão na regional do Alto Acre. O objetivo principal era desmantelar atividades criminosas e reprimir o tráfico de drogas na área.

Durante a operação, as autoridades conseguiram apreender um revólver, munições e uma quantidade significativa de entorpecentes. Dois indivíduos foram presos em flagrante, enquanto outros quatro tiveram mandados de prisão preventiva cumpridos. Esse resultado demonstra a eficácia da ação policial e o compromisso das autoridades em proteger a segurança pública e combater o crime na região.

As investigações que levaram a essa operação foram iniciadas após o registro de um crime de sequestro e cárcere privado envolvendo duas adolescentes. O Delegado de Polícia Civil Eustáquio Nomerg Ferreira reiterou o compromisso da polícia com a ordem pública e a justiça, enfatizando a importância da participação da comunidade na prevenção e no combate ao crime, por meio de denúncias e informações relevantes.

Detalhes adicionais sobre a operação e os desdobramentos das investigações serão divulgados pelas autoridades competentes à medida que os trabalhos avançarem.

VEJA VÍDEO REPORTAGEM

 

Comentários

Continue lendo