fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Colisão de táxi com bicicleta deixa um morto na BR-317

Publicado

em

Destaque-Interno

Com ac24horas

Um acidente grave foi registrado na noite deste domingo, 31, na BR 317, Km 6, próximo a penitenciaria de Senador Guiomard. Segundo a Policia Rodoviária Federal, Sebastião Oliveira de Souza, 28 anos, e seu amigo não identificado que vinha na garupa, trafegavam na estrada em uma motocicleta placa MZR 6616, cor vermelha, no sentido Senador Guiomard-Quatro Bocas, quando o condutor do veículo Táxi Parati, cor branca, placa MZW 1547, cujo nome não foi informado, invadiu a pista e colidiu de frente com a moto, arremessado Sebastião no para-brisa do veículo, que não resistiu aos ferimentos e morreu instantaneamente. O condutor do Táxi se evadiu do local, tomando rumo ignorado.

Uma viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, foi acionada e conduziu o garupa da moto ao Pronto Socorro de Rio Branco, em estado de saúde grave. Policiais Rodoviário Federal estiveram no local isolaram a área para o trabalho dos peritos criminais.

O corpo de Sebastião foi encaminhado ao Instituto Médico Legal – IML, para os devidos procedimentos.

Comentários

Continue lendo

Acre

Inscrições para 24º Concurso da Rainha do Rodeio da Expoacre começam em julho

Publicado

em

Por

As inscrições para o 24º certame da Rainha do Rodeio da Expoacre 2024 já tem data marcada para retomar a emoção e a tradição de uma das maiores feiras agropecuárias da Região Norte. As interessadas em participar do concurso devem ser maiores de 18 anos e serão avaliadas em diversas habilidades, como tocar o berrante e estalar do chicote. As inscrições podem ser feitas entre os dias 1º e 20 de julho, no instagram oficial @rainhadorodeioexpoacre.

Edição da Rainha do Rodeio da Expoacre abre inscrições de 1º a 20 de julho. Foto: Cleiton Lopes/Ilustração Sete

Este ano, o concurso, organizado pelos colunistas sociais Roberta Lima e Gigi Hanan, da Associação dos Colunistas do Acre (Acos), é realizado com apoio do governo do Acre, por meio da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete).

Em 2023, Lohana Martins foi eleita Rainha do Rodeio da Expoacre, em frente ao Palácio Rio Branco. Foto: Neto Lucena/Secom

“É muito importante esse momento de valorização de um evento que já virou tradição no estado, como a eleição da Rainha do Rodeio da Expoacre. E a parceria com a Associação dos Colunistas foi extremamente relevante e positiva no ano passado, então nos reunimos novamente para fazer a organização desta festa, que com certeza vai marcar a Expoacre 2024”, ressaltou o secretário de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias.

Secretário de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias (à direita), ladeado pela colunista e organizadora Roberta Lima; Rainha do Rodeio da Expoacre 2023, Lohana Martins; Princesa Maiane Sobrinho; colunista e organizador Gigi Hanan; e influencer Luiz Vasconcelos. Foto: Neto Lucena/Secom

“Nos reunimos com a Secretaria de Turismo e Empreendedorismo, para organizar a Rainha do Rodeio, um evento que já tem uma história no Acre. E vamos, mais uma vez, produzir com muito carinho e amor, para trazer o mesmo público ou até mais do que ano passado”, enfatizou a colunista Roberta Lima.

Etapas do concurso

No dia 27 de julho será realizada a seletiva das inscritas no concurso. As candidatas selecionadas seguirão para a grande final do certame, no dia 24 de agosto, às 19h, em frente ao Palácio Rio Branco, que elegerá a Rainha e a Princesa do Rodeio da maior feira agropecuária do estado.

Lohana Martins e Maiane Sobrinho foram eleitas Rainha e Princesa da Expoacre, em 2023. Foto: Neto Lucena/Secom

No ano passado, centenas de pessoas acompanharam a coroação de Lohana Martins como a Rainha do Rodeio da Expoacre 2023 e Maiane Sobrinho como Princesa. Ao todo, 16 finalistas participaram da disputa, sendo dez candidatas de Rio Branco e seis representantes de Xapuri, Capixaba, Plácido de Castro, Sena Madureira, Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul.

Neste ano, a expectativa é de que a quantidade de inscritas seja ainda maior: “Eu acho que este ano vai superar [o número de candidatas] porque é um evento grandioso, que mostra a beleza acreana, e as candidatas estão se preparando cada vez mais”, ressaltou Gigi Hanan.

Em 2023, 16 finalistas disputaram o título de Rainha do Rodeio da Expoacre, em frente ao Palácio Rio Branco. Foto: Neto Lucena/Secom

A candidata eleita receberá a tradicional faixa da Rainha do Rodeio e participará da Cavalgada de abertura da Expoacre. A vencedora participa ainda do Circuito de Rodeio e agenda de shows e cerimônias da maior feira agropecuária do Acre.

Expoacre 2024

Este ano, a edição da Expoacre Juruá será realizada entre os dias 31 de julho e 4 de agosto, em Cruzeiro do Sul. Já em Rio Branco, de 31 de agosto a 8 de setembro. O evento é marcado pela realização de feiras, exposições, cursos e capacitações e reúne centenas de expositores, produtores rurais, empreendedores e visitantes de diversas regiões do Brasil.

Expectativa é de que Expoacre 2024 supere edição de 2023 em volume de vendas. Foto: Pedro Devani/Secom

A previsão é que este ano o volume de negócios supere o faturamento de 2023, quando a Expoacre gerou R$ 325 milhões, uma elevação de 55% em relação a 2022, que registrou R$ 209 milhões.

Outra importante novidade para o público em geral é a promoção de dois shows gratuitos, patrocinados pelo governo federal ao Estado do Acre, por meio de projeto aprovado pelo Ministério do Turismo. A cantora Marília Tavares se apresenta no dia 1º de setembro e a banda Limão com Mel fecha o rodeio no dia 3 de setembro.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

MPAC apoia campanha do CNMP contra o assédio eleitoral

Publicado

em

Por

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) é parceiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) na realização da campanha “Assédio Eleitoral: Proteja sua Liberdade de Escolha”.

A iniciativa é uma ação que visa esclarecer e combater o assédio eleitoral, protegendo a liberdade individual de voto e a integridade do processo eleitoral.

Com isso, o CNMP, por meio da Comissão de Defesa da Democracia, pretende orientar as vítimas acerca de como identificar o assédio eleitoral e fornecer passos claros sobre como denunciar essas práticas.

Assédio eleitoral

O assédio eleitoral consiste em coações, pressões e promessas de benefícios em troca de apoio político, o que tem se tornado comum, especialmente, no ambiente de trabalho.

O assedio eleitoral pode ser identificado também dentro do serviço público e em outros espaços institucionais, demandando atuação, para além do campo eleitoral, de todo o Ministério Público brasileiro.

A Recomendação CNMP nº 110/2024 dispõe sobre a integração da atuação do Ministério Público brasileiro para o enfrentamento de práticas que afetem a liberdade de voto durante o período das eleições.

Fonte: CNMP

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

MPAC realiza reunião para discutir gestão orçamentária e Plano de Contratações para 2025

Publicado

em

Por

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) realizou, nesta segunda-feira, 17, uma reunião para apresentação do Plano Anual de Contratações (PAC) referente ao ano de 2025, além da reorganização orçamentário-financeira da instituição.

A reunião foi conduzida pelo procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro do Nascimento, e contou com a participação do secretário-geral, promotor de Justiça Glaucio Oshiro, da secretária de Planejamento Institucional, promotora de Justiça Marcela Cristina Ozório, além de representantes das Diretorias de Administração, Finanças e Planejamento.

Durante o encontro, foi apresentada a consolidação inicial do PAC, que engloba as compras e contratações que a instituição pretende realizar ou prorrogar para atender às demandas do próximo ano, considerando o crescimento de atividades e projetos em andamento.

Ficou estabelecido que as diretorias, em conjunto com as áreas demandantes, trabalharão nos detalhes para aprimorar o PAC 2025 até o início do próximo mês.

Foi destacado na reunião que, diante dos esforços administrativos para a reorganização orçamentário-financeira, será possível antecipar algumas entregas estratégicas para o ano de 2024, que estavam inicialmente previstas para 2025.

Texto: Hudson Castelo
Fotos: Tiago Teles
Agência de Notícias do MPAC

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo