fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Coligações inusitadas marcam formação de chapas no interior do estado

Publicado

em

A eleição municipal, especialmente no interior acreano está promovendo um verdadeiro nó na tradicional divisão ideológica da política acreana.

Eleições no interior do Acre colocam Jorge Viana e Petecão no mesmo lado político

A Tribuna

O tabuleiro eleitoral em Mâncio Lima, município mais ocidental do Brasil, coloca o ex-governador Jorge Viana (PT) e o senador Sérgio Petecão (PSD) novamente do mesmo lado político.

Partidos tradicionalmente rivais, em extremos opostos do espectro ideológico, político e até na divisão entre legendas laicas e religiosas estão formando as mais estranhas e inusitadas coligações, impensáveis há alguns anos.

Longe de parecer estranho, isso só demonstra um amadurecimento político e o fim das idiossincrasias dos falsos rótulos, acenando que a velha divisão entre esquerda e direita e entre os que se diziam puros contra os que classificavam de forma rasteira e crítica como corruptos ou párias não existe mais.

______________

Petecão é questionado por se juntar ao PT e ao PCdoB em Mâncio Lima e responde: “Besteira”

______________

Por exemplo, em Mâncio Lima, coligação fechada em convenção definiu a chapa do atual prefeito Isaac Lima, do PT, tendo como vice Ângela Valente (Republicanos), partido ligado á Igreja Universal, que sempre foi arqui-inimigo dos petistas.

E a coligação foi firmada em solenidade que contou com a presença tanto do ex-senador Jorge Viana, como do atual senador Sérgio Petecão, cujo PSD apoia a chapa, ainda teve a participação dos deputados Edvaldo Magalhães, deputada federal Perpétua Almeida, do PC do B, deputado federal Manoel Marcos, do Republicanos e do estadual Jonas Lima, do PT, irmão do prefeito e candidato à reeleição.

_______________

Isaac Lima ainda tem o apoio do PL, da ex-deputada Antônia Lúcia, para quem o PT era pouco menos que demoníaco, algum tempo atrás.

_______________

Em Marechal Thaumaturgo, a coligação reunirá PSD, PSDB, PP e PCdoB, no apoio ao atual prefeito, Isaac Piyãko ( PSD).

O apoio do PSDB acreano a um candidato que terá o comunista PC do B no palanque é uma incongruência no discurso do vice-governador Major Rocha.

Que ainda tem influência entre os tucanos e sempre se considerou adversário do comunismo e socialismo, a ponto de criticar o apoio do governador Gladson Cameli, na capital, à socialista Socorro Neri.

Em Sena Madureira, tudo caminha pata que o PT apoie a chapa do MDB, com Mazinho Serafim, enquanto que no Juruá o PC do B já se decidiu pelo apoio as eu ex-correligionário Zequinha Lima, hoje no PP, em Cruzeiro do Sul, que poderá ter como vice, Henrique Afonso, ex-PT e hoje no PSD.

Nessa sopa de letras partidárias no estado, os preconceitos, as diferenças ideológicas vão ficando para trás de tal maneira que nenhum partido poderá pureza e compromisso ideológico de ninguém.

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeitura de Brasiléia promove formação para professores de Educação Infantil

Publicado

em

A cidade de Brasiléia, por meio da Secretaria de Educação, dá início a um importante percurso formativo para os professores do Ensino Infantil. Com o objetivo de promover a oralidade, leitura e escrita nesta etapa crucial da educação, a iniciativa faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

Na noite de terça-feira, 23 de abril, cerca de 70 professores da rede municipal de Educação Infantil se reuniram para o primeiro encontro desta formação. O evento contou com a presença de autoridades educacionais, incluindo o Coordenador de Ensino, Jesus Bispo, a Coordenadora de Ensino Infantil, Elizangela Ferreira, e a Gestora da Escola Menino Jesus, Maria Castro.

O principal objetivo desta iniciativa é garantir uma educação de qualidade desde os primeiros anos de vida escolar. A formação visa capacitar os professores para proporcionar um ambiente propício ao desenvolvimento das habilidades de comunicação e alfabetização das crianças, fundamentais para o seu sucesso acadêmico futuro.

Este compromisso com a formação continuada dos educadores reflete o empenho da Prefeitura de Brasiléia em oferecer uma educação infantil de excelência, preparando as novas gerações para os desafios do mundo moderno.

Comentários

Continue lendo

Flash

Vídeo: Alvo da Operação “Portas Abertas” tem habeas corpus negado

Publicado

em

O policial penal Romilson da Silva, foi preso no dia cinco deste mês, em Rio Branco. O agente de segurança pública, foi um dos alvos da Operação Portas Abertas, deflagrada pela Policia Civil.

A ação policial investiga uma possível facilitação de agentes públicos, na rebelião que deixou cinco mortos, em julho do ano passado, no presídio de Segurança Máxima Antônio Amaro Alves.

Quase três semanas após a operação da operação. A defesa do policial penal ingressou com a liminar de um habeas corpus.

No recurso, o advogado alegou que não há justificativa para a decretação da prisão preventiva e destacou que o Romilson, tem condições pessoais favoráveis, como bons antecedentes e residência fixa.

Mas na decisão, que negou o pedido, o desembargador Francisco Djalma disse, que a concessão de medida liminar em sede de habeas corpus, só é admitida em caráter excepcional, quando houve flagrante ilegalidade ou abuso de poder.

Ele disse também, que o juiz de primeiro grau, justificou a prisão do policial penal para a garantia da ordem pública.

Ainda na operação deflagrada no dia cinco deste mês, outros quatro policiais penais foram afastados das funções por 90 dias.  O inquérito do caso, ainda não foi finalizado.

Comentários

Continue lendo

Flash

OPERAÇÃO PF PF deflagra operação contra o abuso sexual infantojuvenil no Acre

Publicado

em

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (24/4), a Operação Videochamada, que visa combater a produção, o compartilhamento e o armazenamento de conteúdo de abuso sexual infantojuvenil.

Participaram da ação seis policiais federais, que deram cumprimento a um mandado de busca e apreensão, expedido pela 2ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de Rio Branco/AC.

Os policiais objetivam encontrar elementos probatórios que ratifiquem a participação do investigado nos fatos em apuração, o que poderá resultar em novas diligências e na identificação de outros envolvidos na prática criminosa.

A investigação teve início em dezembro de 2023 a partir de notícia de crime encaminhada à Polícia Federal.

Se confirmada as hipóteses criminais, o investigado poderá responder pelos delitos de produção, compartilhamento e armazenamento de conteúdo pornográfico infantojuvenil, cujas penas, somadas, podem chegar a 18 anos de reclusão.

Comentários

Continue lendo