fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Cientistas e médicos correm para encontrar melhor tratamento contra à Covid-19

Publicado

em

Diagnóstico laboratorial de casos suspeitos do novo coronavírus (2019-nCoV), realizado pelo Laboratório de Vírus Respiratório e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que atua como Centro de Referência Nacional em Vírus Respiratórios para o Ministério da Saúde

Até o momento, nenhum estudo científico atestou a eficiência da cloroquina em pacientes com o coronavírus

A comunidade científica de todo o planeta tem se esforçado para encontrar o melhor tratamento, cura e vacina para pacientes infectados com a Covid-19. Segundo um levantamento da empresa americana de tecnologia Cytel, em todo o mundo já foram feitos ou elaborados 1.093 ensaios clínicos sobre a eficácia de tratamentos contra a doença, sendo 230 estudos feitos a partir do uso da cloroquina ou hidroxicloroquina.

A maioria dos estudos científicos ainda não atestaram a eficácia dessas drogas e a prescrição dos dois medicamentos é alvo de polêmica entre médicos e acadêmicos.   A Organização Mundial da Saúde (OMS) já defendeu que não há comprovação científica da eficiência da cloroquina contra a o novo coronavírus.

No final de março, o Ministério da Saúde publicou um protocolo em que autoriza o uso da cloroquina e hidroxicloroquina, a critério médico, para pacientes com a Covid-19 em estado grave. A pasta também entende que falta a comprovação dos benefícios dos remédios e que eles podem causar complicações, como distúrbios cardiovasculares.

De acordo com a infectologista Magali Meirelles, as pesquisas sobre o tema precisam ser aprofundas. Porém, a emergência que a pandemia trouxe ao planeta impede que estudos mais detalhados sejam feitos. “A ciência precisa comprovar, através de estudos bem feitos, bem delineados, com projetos avançados uma linha de estudos para mostrar realmente a eficácia desses medicamentos”, defende a médica.

Ela ressalta que, até o momento, não há como afirmar que a cloroquina e a hidroxicloroquina ajudam a combate o coronavírus. “Relatos com poucos casos não são suficientes dentro da medicina para determinar se um tratamento é eficaz”, esclarece.

Controle
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma resolução que permite programa governamentais a distribuir medicamentos à base da substância sem a necessidade de receita de controle especial em duas vias.

Gustavo Mendes, gerente geral de Medicamentos e Produtos Biológicos do órgão diz que a Anvisa autoriza o uso de determinados remédios, em situações de emergência, e exime a indústria farmacêutica de problemas no uso.

De acordo com ele, “não é obrigatório o consentimento da Anvisa para que médicos e pesquisadores prescrevam a cloroquina e hidroxicloroquina”. A responsabilização de eventuais danos passa a ser de quem prescreveu o medicamento e do paciente.

Investigação
Um estudo feito com cerca de 1,4 mil pacientes de Nova York, divulgado neste mês, apontou que a prescrição desses medicamentos não reduz a letalidade da Covid-19. No Brasil, diversas instituições estudam a eficácia desses remédios. Entre eles hospitais de ponta, como o Albert Einstein e o Sírio Libanês, ambos em São Paulo.

Comentários

Continue lendo

Flash

Vídeo: Homem dá entrada em hospital após ser agredido a golpes de madeira em Brasiléia

Publicado

em

Um jovem identificado como Oziel de Castro Freitas, de 21 anos, foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, após ser vítima de espancamento na Rua 12 de Outubro, no Bairro Três Botequins, na cidade de Brasiléia.

Inicialmente, as autoridades policiais e de socorro, teriam sido alertadas sobre um suposto tiroteio na região. Somente após chegarem no local, encontraram o homem caído na lateral da rua, nas proximidades do antigo Detran.

Oziel estava visivelmente angustiado e reclamava de muitas dores pelo corpo. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do 6º Batalhão estiveram no local e acompanharam a ação de resgate até o hospital.

Os policiais até o momento, só puderam identificar o pedaço de madeira que supostamente foi usado para agredir Ozeil. O mesmo apresentava uma lesão em um dos cotovelos e iria passar por exames e raio-x, para ver teria algum tipo de trauma grave na cabeça e restante do corpo.

As autoridades policiais estiveram no local na tentativa de descobrir quem poderia ter agredido o homem, mas não haviam localizado ninguém ou possíveis testemunhas. Oziel ficaria em observação no hospital.

Comentários

Continue lendo

Flash

Jovem é encontrada morta em casa após companheiro sair pra comprar remédios

Publicado

em

Na manhã desta quinta-feira (18), a comunidade de Rio Branco foi abalada pela descoberta da morte de Thais Oliveira de Andrade, uma jovem de apenas 23 anos. O corpo da vítima foi encontrado dentro de sua própria residência, localizada na rua São Francisco, no bairro Montanhês.

De acordo com informações fornecidas pelas autoridades policiais, Thais, apesar de ser andarilha, possuía laços familiares. Testemunhas relataram que na noite anterior, a jovem retornou para casa acompanhada de uma pessoa que possivelmente seria seu companheiro. Na manhã seguinte, Thais acordou com sintomas semelhantes aos de uma gripe, momento em que seu companheiro saiu para efetuar saques bancários e comprar medicamentos para ela. No entanto, ao retornar, deparou-se com a trágica cena de Thais caída e aparentemente sem vida.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou uma ambulância de suporte avançado para o local. Contudo, ao chegarem, os paramédicos constataram o óbito da jovem. Diante da suspeita de morte, o Samu solicitou a presença da Polícia Militar, que isolou a área para a realização da perícia.

Peritos do Instituto Médico Legal (IML) foram chamados e, após os procedimentos de praxe, o corpo de Thais foi removido para a sede do instituto, onde será submetido a exames cadavéricos.

O caso está sob investigação da Equipe de Pronto Emprego (EPE) e, posteriormente, será conduzido pela Polícia Civil, que buscará esclarecer as circunstâncias que levaram à morte prematura de Thais Oliveira de Andrade.

Comentários

Continue lendo

Flash

Operação Términus: PF desmantela esquema de lavagem de dinheiro ligado ao tráfico de drogas no Nordeste

Publicado

em

Nesta quinta-feira (18/4), a Polícia Federal deflagrou a Operação Términus, visando desbaratar um grupo suspeito de lavagem de dinheiro proveniente do tráfico interestadual de drogas, com foco especial nos estados do Nordeste. A ação resultou no cumprimento de 14 mandados judiciais em endereços localizados na capital, sendo 9 de busca e apreensão e 5 de sequestro de bens, todos emitidos pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas de Rio Branco.

Sob a coordenação de cerca de 40 policiais federais da Superintendência Regional no Estado do Acre, a operação foi desencadeada com base em investigações prévias de combate ao narcotráfico.

Os suspeitos enfrentam acusações de lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa, crimes cujas penas, somadas, podem alcançar mais de 18 anos de prisão.

Esta operação reforça o compromisso da Polícia Federal no combate ao crime organizado e na desarticulação de esquemas de lavagem de dinheiro relacionados ao tráfico de drogas.

Comentários

Continue lendo