fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Chega internet para as comunidades do Rio Croa, no Vale do Juruá, levada pelo Estado

Publicado

em

Agencia de Notícias do Acre

O governador do Acre, Gladson Cameli esteve na comunidade do Rio Croa, na manhã deste sábado, 15, para inauguração da internet para os ribeirinhos. O projeto de acesso à internet é uma parceria público-privada do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), que pretende garantir a inclusão digital nos locais de difícil acesso.

“É uma alegria poder contribuir com esse povo aguerrido, que tira seu sustento desse paraíso natural. Nosso governo ainda fará muitos investimentos nos locais mais isolados, para garantir à nossa população rural inclusão social e digital”, destacou o governador Gladson Cameli.

A rede de sete quilômetros foi implantada pela empresa Omegasul com o suporte do governo do Acre. O licenciamento ambiental foi concedido pelo Instituto do Meio Ambiente do Acre (Imac), que também apoiou os serviços de limpeza da vegetação e acesso adequado para a instalação do cabeamento, aproveitando os postes de energia na região.

Apoio ao turismo

A aplicação dos recursos, trouxe mais qualidade de vida para aproximadamente 50 famílias inseridas no projeto, que se transformou em um dos pontos turísticos mais visitados do Juruá.

O acesso à internet agrega valor ao turismo ecológico. Restaurantes localizados dentro da reserva passaram a agendar visitas de turistas de todos os lugares do Brasil e até do exterior, por aplicativos, facilitando o trajeto feito por pequenas embarcações conectadas através de seus barqueiros com o menu turístico que o Rio Croa oferece.

O rio de águas escuras e calmas, cercado pelo verde acentuado das árvores e pela rica vida silvestre, formam um verdadeiro cenário paradisíaco natural.

Com toda sua exuberância, a natureza proporciona um fenômeno que, no Acre, só acontece no Croa. Durante os meses mais secos do ano, uma planta aquática conhecida como pasta se prolifera a tal ponto, que toma longos trechos do rio formando um grande tapete verde sobre as águas, deixando o lugar encantadoramente especial.

O que eles disseram

“O governo e parceiros não mediram esforços pra trazer inovação tecnológica para nossa comunidade, nossa renda melhorou com a chegada da internet, facilitou nossa vida, me comunico com meus barqueiros que trazem os visitantes, meus clientes fazem o pix daqui mesmo, é muito vantajoso”, afirmou o morador da comunidade,  Reginaldo Costa.

“Para potencializar as discussões sobre o turismo aqui no Juruá é necessária a parceria dos setores público e privado. Assim podemos discutir as prioridades e consequentemente planejar e executar projetos para o desenvolvimento do setor na região”, disse o  secretário de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias.

“Com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do setor turístico, viabilizamos essa inovação tecnológica para a comunidade que é um dos pontos turísticos mais visitados da região, a ampliação e a diversificação da oferta turística agregando comodidade e gerando melhorias na renda dessas famílias é nossa prioridade”, ressaltou o gestor da Seict, Alcy Costa.

 

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Epitaciolândia promove Saúde na Comunidade em edição especial pelos 32 Anos do Município

Publicado

em

No sábado, dia 20, a cidade de Epitaciolândia promoveu mais uma iniciativa crucial em prol do bem-estar de sua população: a 87ª edição do Programa Saúde na Comunidade.

Promovido pela Secretaria de Saúde do município, o evento se destacou como parte das celebrações pelo aniversário de 32 anos da cidade, levando atendimento e cuidados de saúde à comunidade.

A comunidade Mato Grosso foi o ponto de encontro para essa ação de grande alcance social, que ofereceu uma ampla gama de serviços para os moradores locais. Desde consultas médicas e exames preventivos até orientações sobre saúde e bem-estar, a iniciativa visou garantir o acesso universal e igualitário à saúde para todos.

O prefeito Sérgio Lopes, juntamente com a Secretária de Saúde, Jessica Morais, esteve presente durante toda a ação, demonstrando seu compromisso pessoal com a saúde e o bem-estar da comunidade. Dialogando de perto com os moradores e profissionais de saúde, a liderança municipal reafirmou seu apoio e dedicação à promoção de uma vida saudável para todos os cidadãos de Epitaciolândia.

Com eventos como o Programa Saúde na Comunidade, a Prefeitura de Epitaciolândia reforça seu compromisso em proporcionar serviços de saúde de qualidade e acessíveis, contribuindo para o desenvolvimento e o bem-estar de sua população.

Comentários

Continue lendo

Acre

Forró da Melhor Idade encanta tardes no Centro de Convivência do Idoso em Brasiléia

Publicado

em

Nesta última sexta-feira, dia 19, o Centro de Convivência do Idoso se transformou em um verdadeiro arrasta-pé! Ao som contagiante do forró e das clássicas músicas juninas, a tarde foi marcada por muita alegria e diversão para a melhor idade.

Sob a coordenação da dedicada Silva Lima e sua equipe, os idosos presentes não apenas dançaram ao ritmo animado, como também celebraram a vida e a vitalidade. O evento, repleto de música e sorrisos, proporcionou momentos inesquecíveis de integração e felicidade para todos os participantes.

Com uma atmosfera festiva e acolhedora, o Forró da Melhor Idade se consolidou como uma tradição no calendário do Centro de Convivência, promovendo o bem-estar e a socialização dos idosos da comunidade.

E que venham mais tardes repletas de dança, música e momentos memoráveis para essa animada turma da melhor idade.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco promove torneio de Futsal para jovens no Centro da Juventude

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), organizou um animado torneio de futsal na quadra do Centro da Juventude, localizado no bairro Cidade Nova. A abertura ocorreu, neste sábado (20), e contou com a participação de 10 times, sendo dois femininos. A competição atraiu jovens com idades entre 10 e 17 anos.

A gestão municipal tem investido forte em atividades esportivas alcançando todas as comunidades. Além do futsal outras modalidades serão ofertadas como informa a diretora de Direitos Humanos da SASDH, Rila Freze.

“A gente vai estar agora iniciando aula de dança, para que a comunidade tenha atividades aqui”

A diretora ainda ressaltou que as ações esportivas serão levadas para outras áreas da cidade, visando atender diversas comunidades. A iniciativa, segundo ela, é um teste para qualificar ainda mais as atividades oferecidas, contando com o apoio de estagiários de educação física e da prefeitura.

“A gente vai levar essas atividades de torneio para as outras regionais. Então a gente está se organizando, para que a gente possa estar atendendo as demais comunidades.”

O prefeito de Rio Branco ressaltou o apoio contínuo da gestão municipal ao torneio da juventude. Ele destacou também a relevância do evento para os jovens do município que recentemente enfrentaram uma alagação que afetou muitas famílias da região e o torneio surge como uma forma de reafirmar o compromisso da prefeitura com a comunidade. Por fim, o gestor disse que o esporte é uma ferramenta poderosa que dignifica as pessoas.

“É muito importante 10 times de jovens, crianças aqui correndo atrás da bola, gastando suas energias e mostrando para o mundo que o esporte dignifica as pessoas. O esporte faz com que as pessoas se tornem mais disciplinadas e a disciplina é muito importante na nossa vida. Então eu estou feliz de poder vir aqui e participar da abertura.”

Comentários

Continue lendo