Flash
Chapa opositora se defende de acusações sobre eleição à AMOPREBE
Da redação
A chapa opositora à candidata Leila Ferreira (Chapa 01), que nesta terça-feira, dia 10, entrou com pedido de adiamento da eleição para a nova diretoria da Associação dos Moradores e Produtores da Reserva Extrativista Chico Mendes de Brasiléia e Epitaciolândia – AMOPREBE, que deveria acontecer nesta quarta-feira, dia 11, se defendeu das acusações.
A candidata teria argumentado que os seus direitos teriam sido tirados a concorrer e que algumas normas não teriam sido seguidas pela Mesa Diretora, deixando a entender que algo poderia estar errado.
Foi quando pediram a suspensão temporária junto a Comarca de Brasiléia, que foi aceito pelo Juiz Clovis Lodi, dando um prazo de 30 dias para que documentos fossem apresentados e uma nova eleição venha acontecer.
Por e-mail, a Chapa opositora se defende mostrando que algumas das normas não foi respeitada, o que motivou a retirada da Chapa 1 do pleito.
Veja abaixo.
Lamentável a manobra política feita pela candidata Leila Ferreira filiada ao PT de Brasileia, no processo eleitoral da AMOPREB – ASSSOCIACAO DOS MORADORES DA RESERVA EXTRATIVISTA CHICO MENDES.
A eleição deveria ocorrer dia 11 de Outubro do corrente. O processo foi suspenso pelo Sr. Juiz Cloves Lodi da comarca de Brasileia, sobre as alegações infundadas apresentadas pela já citada candidata. Segundo o despacho da autoridade judiciária, o cancelamento se deu por motivos, que, segundo a candidata, a comissão eleitoral não cumpriu o prazo de defesa alegado. No entanto, segundo o presidente da comissão, o Sr. Celso Custodio, as regras estatutárias foram cumpridas, o que realmente aconteceu foi a impugnação da candidata que não preenchia os requisitos:
1- Ser filiada a mais de um ano na entidade;
2- Comprovar a atividade agroextrativista na reserva, pelo menos dois anos.
O qual não foi atendido, pois a mesma exercia um cargo em comissão na gestão da Prefeita Fernanda Hassem, que a nomeou conforme pesquisa do DO/Acre abaixo:
Salienta-se que a candidata foi exonerada do Cargo de Coordenadora de Imagens e Registros da gestão petista no dia 31 de maio deste ano e publicado no DO/Ac, com o intuito de ser a candidata do PT na referida eleição.
Pelo exposto, fica claro mais um golpe político por parte do PT contra as mais de 3 mil famílias moradoras da RESEVA CHICO MENDES. Pois, prevendo a perca do espaço político eleitoral, pela falta de políticas publicas para as famílias da reserva, é que a tramóia política petista ocorreu. Pois a reserva é historicamente estratégica para garantir a eleição do governo do PT na região.
Este golpe contra a democracia e aos moradores veio prejudicar a organização dos trabalhadores que anseiam por mudanças, por melhor qualidade de vida, por autonomia, bem como pelo fim do monopólio na comercialização dos produtos extrativistas pelo governo. Esse cenário, aprofunda a pobreza em um contexto de riquezas naturais, onde a tão sonhada sustentabilidade ficou apenas no discurso do mundo petista que se aproveita da fragilidade desta população para se perpetuarem no puder. Tais manobras contrariam toda a historia de luta do líder Chico Mendes. O odor da hipocrisia é sentido no Alto Acre.
Matéria relacionada:
Eleição para nova diretoria da Amoprebe é adiada por 30 dias pela Comarca de Brasiléia
Comentários
Flash
Estudantes das paralímpiadas de Brasiléia entregam carta de agradecimentos à prefeita Fernanda Hassem pela valorização ao esporte inclusivo
Na manhã desta segunda-feira, 04 de novembro, a prefeita Fernanda Hassem teve a honra de receber os alunos da rede estadual e municipal que participaram do I Festival Paralímpico organizado pela Secretaria Estadual de Educação e Esporte, em parceria com a Prefeitura de Brasiléia.
Foi um momento especial, marcado pela entrega de uma carta de agradecimento dos alunos à prefeita, juntamente com a blusa oficial das Paralimpíadas.
Fernanda Hassem reafirmou o compromisso do município em incentivar e apoiar esses talentos para que participem cada vez mais dessas atividades que promovem inclusão e superação. “ A minha segunda-feira é maravilhosa, recebi aqui no gabinete, de forma muito especial os nossos alunos que disputaram agora a etapa municipal da paraolimpíadas, e agora vão para Rio Branco disputar a fase estadual, eles transmitem muita energia boa para a gente e faz com que a gente crie e amplie políticas públicas de inclusão”, pontuou a gestora.
A próxima etapa é a fase estadual, que acontecerá no dia 08 de dezembro, na Universidade Federal do Acre, em Rio Branco.
No encontro a prefeita anunciou que em parceria com o governo do estado, será construído o CER II ( Centro Especializado em Reabilitação), que permitirá às crianças com comorbidades, um tratamento digno com fisioterapia e tratamento, reabilitação, habilitação e adaptação de tecnologia assistiva.
Comentários
Flash
Presidente da ALEAC, Luiz Gonzaga, assume governo do Acre interinamente
Deputado Luiz Gonzaga (PSDB) tratou de crédito rural para pequenos produtores em encontro com sindicatos e federações
Rio Branco – Com a ausência do governador Gladson Cameli e da vice, Mailza Assis, que estão fora do estado, o presidente da Assembleia Legislativa do Acre (ALEAC), deputado Luiz Gonzaga (PSDB), assumiu o governo do Acre de forma interina nesta terça-feira (5). A agenda do governador interino já começou com compromissos voltados ao setor rural, com o objetivo de promover crédito e investimentos para pequenos produtores.
Como uma de suas primeiras ações no cargo, Gonzaga conduziu uma reunião envolvendo representantes do Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), além de sindicatos e federações dos setores rurais. A pauta principal foi a liberação de linhas de crédito para produtores junto a instituições financeiras, uma medida que busca impulsionar a economia rural do estado.
A interinidade de Gonzaga deve durar até o retorno de Cameli e da vice-governadora, previsto para os próximos dias, enquanto ele segue com atividades que visam fortalecer o setor agrícola e o desenvolvimento regional.
Comentários
Flash
PM retém veículo com quase 10 anos de atraso na documentação e motorista sem habilitação em Brasiléia
Veículo com documentação vencida desde 2017 e sem iluminação traseira foi apreendido pela Polícia Militar. Agentes de trânsito afirmam que retenção foi necessária para garantir segurança viária
Brasiléia – Uma abordagem de trânsito realizada pela Polícia Militar na noite desta segunda-feira (4) em Brasiléia resultou na retenção de um veículo com múltiplas irregularidades, entre elas, documentação vencida desde 2017 e ausência de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista. O veículo, um Fiat Palio, foi parado pela equipe de trânsito nas proximidades do hospital, enquanto se dirigia da cidade para uma área rural pela BR-317.
A apreensão ganhou repercussão nas redes sociais após um vídeo circular em grupos de WhatsApp, mostrando um casal com uma criança de colo à beira da estrada, supostamente deixados para trás após a apreensão. O vídeo, que não apresentava explicações detalhadas, gerou reações de indignação entre os internautas.
Segundo o Comandante em exercício, Tenente PM Nogueira, a equipe de trânsito abordou o veículo ao notar que ele não possuía iluminação traseira obrigatória. Na sequência, foi verificado que o motorista não era habilitado, a criança estava sem cadeirinha de segurança, e o veículo estava com a documentação atrasada desde 2017.
Em cumprimento ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a PM procedeu com a retenção do veículo para evitar riscos à segurança viária.
A corporação reforçou que não agir em tais casos poderia configurar prevaricação, comprometendo a segurança dos envolvidos, dos demais usuários da via em regiões próximas ao hospital e de práticas esportivas como caminhada e ciclismo.
Você precisa fazer login para comentar.