fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Celulares, garrafas com bebida alcoólica e drogas são apreendidos durante revista em presídio no AC

Publicado

em

Diretor do Iapen-AC diz que medida é preventiva para coibir ações de facções criminosas. Revista também foi feita em presídios de Cruzeiro do Sul e Senador Guiomard.

Iapen-AC fez revista em presídios da capital e interior do Acre — Foto: Evandro Derze/Secom-AC

Por Quésia Melo

Durante uma ação de revista no Presídio Francisco d’Oliveira Conde, em Rio Branco, os agentes do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC) apreenderam dois celulares, sete estoques – armas artesanais – ao menos 300 gramas de drogas e também garrafas com bebida alcoólica.

A revista também foi feita nas unidades de Cruzeiro do Sul e Senador Guiomard, mas o diretor do Iapen-AC, Lucas Bolzoni, destacou que ainda não possuem o levantamento do que foi apreendido nas unidades.

Armas artesanais também foram apreendidas em presídio na capital — Foto: Evandro Derze/Secom-AC

As polícias Militar, Civil, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e os Bombeiros também atuaram na ação.

“É uma medida preventiva em decorrência da possibilidade de rebeliões e fugas. Foram ações integradas com o objetivo de desintegrar as ações de facções criminosas. Queremos dar uma resposta a sociedade e resgatar a sensação de segurança. Já havíamos feito outras ações de rotina dentro das unidades prisionais e tivemos êxito em fazer apreensões”, afirma.

Celulares foram apreendidos durante ação em presídio de Rio Branco  — Foto: Evandro Derze/Secom-AC

Celulares foram apreendidos durante ação em presídio de Rio Branco — Foto: Evandro Derze/Secom-AC

O diretor também destacou que a superlotação no presídio de Rio Branco é crítica, principalmente no pavilhão A, onde há 700 presos, sendo que a capacidade é para 190 detentos. Nesse pavilhão há presos de facções criminosas que foram sentenciados e também que cumprem prisão provisória.

“Esse pavilhão é o mais crítico e o que tem o maior potencial de possíveis casos de fuga e rebelião dentro do presídio”, acrescenta.

Comentários

Continue lendo

Flash

Ex-policial de Pando é condenado a 28 anos de cadeia por estupro de adolescente de 13 anos

Publicado

em

O Tribunal de Sentença da Capital de Pando condenou a 28 anos de prisão, o ex-policial Delider M.C., pelo crime de estupro cometido contra uma adolescente de 13 anos. Na época, Policiais da FELCV não atenderam a denúncia contra o seu camarada, por isso a vítima foi ao Ministério Público.

O promotor de Pando, Marcos Arce Gandarias, informou que, em audiência de julgamento oral, o Ministério Público demonstrou que Delider M.C., de 23 anos, é o autor do crime de estupro da adolescente, fato ocorrido em setembro de 2023 na cidade de Cobija, a sentença de 28 anos de prisão deve cumprir no presídio de Villa Busch.

“Várias foram as provas apresentadas pelo Ministério Público durante o julgamento, entre elas o atestado médico legal que corrobora que houve agressão sexual contra a vítima; entrevista psicológica feita à afetada, declarações testemunhas, além disso, neste caso foi comprovado que o sujeito era policial do efetivo e vivia como inquilino na casa da mãe da menor”, afirmou Arce.

A procuradora que levou adiante o caso, Patricia Tania Romero, relatou que os fatos foi denunciado em setembro de 2023, pela mãe e tia da vítima nas instalações do Ministério Público, porque a filha de 13 anos lhe revelou que foi abusada sexualmente três vezes pelo inquilino Delider M.C.

Também tem como antecedente, familiares da vítima se apresentaram na Força Especial de Combate à Violência (Felcv) para apresentar a denúncia contra um funcionário da polícia, que então fazia parte desta unidade. Surpreendentemente, seus camaradas não quiseram receber a denúncia, por isso eles vêm ao Ministério Público.

A mãe da adolescente fez a denúncia no Ministério Público contra seu inquilino, Delider, de 23 anos, pelo crime de estupro. Em meio ao choro, sua filha revelou que desde agosto (2023) é vítima de agressão sexual, posteriormente foi ameaçada para não contar o que aconteceu.

Com Perla del Acre

Comentários

Continue lendo

Flash

Homem é ferido a tiros ao sair da casa da namorada no Segundo Distrito de Rio Branco; amigo dele consegue fugir

Publicado

em

Jovem de 20 anos é vítima de tentativa de homicídio por disparo de arma de fogo no bairro Taquari. Polícia Militar e Samu prestaram atendimento no local; investigação segue com a Polícia Civil

Na noite deste sábado, 25 de maio, o jovem Pedro Henrique Lima Alves, de 20 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na rua do Passeio, bairro Taquari, na região do Segundo Distrito de Rio Branco. O incidente ocorreu enquanto Pedro saía da casa da namorada, acompanhado de seu amigo, identificado como Deivid.

Dinâmica do Crime

De acordo com informações fornecidas pela polícia, Pedro e Deivid caminhavam em direção à residência de Pedro quando foram surpreendidos por dois criminosos em uma motocicleta. O garupa, armado, efetuou vários disparos contra os jovens. Pedro foi atingido na cervical, com a bala entrando pela nuca e saindo pela escápula, e caiu na rua. Deivid conseguiu correr e se livrar dos tiros, escapando ileso.

Atendimento e Estado de Saúde

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi rapidamente acionado, enviando duas ambulâncias, uma de suporte básico e outra de suporte avançado, para o local. Os paramédicos prestaram os primeiros socorros a Pedro, estabilizando-o antes de transportá-lo ao pronto-socorro de Rio Branco. Conforme informações de uma médica do Samu, Pedro deu entrada no hospital lúcido, orientado e com os movimentos do corpo preservados. Seu estado de saúde é considerado estável.

Ação Policial e Investigações

Policiais militares do 2° Batalhão estiveram no local, coletaram informações sobre o crime e iniciaram patrulhamento na região para tentar localizar os autores do atentado, mas os criminosos não foram encontrados. A investigação do caso começou com os agentes da Equipe de Pronto Emprego (EPE) da Polícia Civil e será posteriormente conduzida pela Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP).

A polícia continua as investigações para identificar os responsáveis pelo ataque e entender as motivações por trás do crime.

Comentários

Continue lendo

Flash

Mudando vidas através da educação: Prefeito Sérgio Lopes entrega mais uma escola na zona rural de Epitaciolândia

Publicado

em

Fazendo parte das comemorações dos 32 anos de emancipação político-administrativa de Epitaciolândia, a prefeitura inaugurou a escola Maria Ester de Oliveira no Núcleo de Base São Sebastião.

O dia foi de festa na Comunidade São Sebastião dentro da Reserva Extrativista Chico Mendes Seringal Porongaba, a prefeitura inaugurou neste sábado, 25, mais uma escola construída com recursos próprios (RP). Foram investidos cerca de R$ 200 mil reais.

 

A Escola Maria Ester de Oliveira, foi construída pela prefeitura em parceria com a comunidade e está dentro dos padrões de qualidade do MEC. Conta com três salas de aula, cozinha, refeitório, banheiros e sala de diretoria, além disso, a escola foi toda climatizada, foi construído também, cerca em todo o pátio da para dar mais segurança ao local.

Fizeram parte do dispositivo o prefeito Sérgio Lopes acompanhado do deputado federal Roberto Duarte, Raimundo Nonato Gondim Secretário Municipal de Educação, vereadores de base, Marco Ribeiro e Pantico da Água, Nilcilene Eduíno Diretora de Ensino, professora responsável pela Escola Mauriane, presidente da Amoprelândia (Associação de Moradores da Reserva Extrativista de Epitaciolândia) José Maria (Açúcar), Professor Leandro Melo, e o presidente do Núcleo de Base Lázaro.

Marcaram presença ainda secretários municipais, assessoria de imprensa, professores, coordenadores, servidores e comunidade em geral.

O que disseram:

Ao fazer uso da fala todos reconheceram o esforço e o compromisso que o prefeito Sérgio Lopes tem com a educação.

O professor Leandro Melo filho da comunidade, expressou bem a emoção que todos sentiram ao ver uma obra de tamanha importância sendo entregue.

“Não tenho palavras para expressar tamanha alegria, há muitos anos que nós reivindicamos melhorias aqui na Comunidade São Sebastião, já estudamos dentro de Galpão no meio de ratos, na chuva, no sol, e em uma sala que mal cabia os alunos; No início da gestão do prefeito Sérgio Lopes em sua primeira visita aqui na comunidade eu pedi ele que construísse uma escola e ele se comprometeu em fazê-la,  hoje, está cumprindo com sua palavra, por isso, é um momento ímpar, momento de muita gratidão a ele e a todos os envolvidos nesse processo.” Destacou o professor.

Após a sua fala, o professor Leandro Melo agraciou o prefeito Sérgio Lopes com uma placa de agradecimento, o ato de entrega feito pelos alunos da escola causou muita emoção no prefeito que não conteve as lágrimas por ver seus esforços sendo reconhecido por todos…

O vereador Marco Ribeiro parabenizou o prefeito por mais essa obra que vai atender muito bem a comunidade escolar do São Sebastião. Pantico da Água enalteceu o trabalho que o prefeito Sérgio Lopes vem realizando em todo o município, “Me sinto orgulhoso de hoje fazer parte dessa gestão, um prefeito que ama seu povo. ” Pontuou o vereador.

O deputado federal Roberto Duarte, ficou entusiasmado ao ver a qualidade da obra, escola moderna, padrão de qualidade.

“Eu fiquei muito entusiasmado ao ver a qualidade da obra, e mais ainda e poder acompanhar o excelente trabalho que o prefeito Sérgio Lopes vem desenvolvendo em prol da população de Epitaciolândia, uma escola que atende todos os padrões de qualidade, toda climatizada dentro de uma reserva extrativista, demostra o compromisso que ele tem com a educação e com todos, parabéns prefeito, parabéns a todos os envolvidos e a comunidade que está ganhando esse mega presente. ”

Roberto Duarte garantiu que destinará emendas para a construção de uma quadra sintética e uma unidade básica de saúde dentro do Núcleo de Base São Sebastião.

..Emoção, gratidão e alegria de dever cumprido…

Muito emocionado com o carinho recebido pela comunidade, Sérgio Lopes falou da alegria em entregar mais uma obra de tamanha importância na sua gestão.

“É um momento de muita alegria, estamos inaugurando nossa 37ª Obra, hoje entregamos mais uma escola, estamos cumprindo um compromisso assumido no início da gestão, para mim é motivo de orgulho em saber que estamos contribuindo com o futuro dos moradores da comunidade São Sebastião e adjacências, uma escola de qualidade toda climatizada que vai oferecer segurança e conforto para nossos alunos, professores e servidores, quero agradecer a todos que nos ajudaram a realizar esse sonho tão esperado, eu digo sempre, a educação é o mecanismos mais sólido e robusto para transformar pessoas e construir bons cidadãos.” Finalizou Lopes.

Durante a cerimônia foi feito apresentações culturais pelos alunos da escola Alcindo Monteiro da comunidade Mato Grosso apresentação com Grupo de forro do Sr. Silva e clospay do homem aranha.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Continue lendo