fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Casos de Covid-19 no Acre aumentam mais de 81% entre outubro e novembro

Publicado

em

Dados são de novos casos confirmados nos primeiros 16 dias de cada mês. Entre 1º e 16 de outubro, Sesacre registrou 1.376 infectados e esse número subiu para 2.499 no mesmo período de novembro.

Por Aline Nascimento e Iryá Rodrigues

Entre os primeiros 16 dias de outubro e o mesmo período de novembro, os novos casos de Covid-19 no Acre aumentaram em 81,6%. Os dados são de exames positivos divulgados pela Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre).

Até 16 de outubro, foram contabilizados 1.376 casos positivos. Em novembro, até a segunda-feira (16), os números subiram para 2.499 novos casos. Em números gerais, o Acre tem 33.475 infectados pela doença.

____________________

Mais de 700 pessoas morreram vítimas da Covid-19. Ao todo, 29.721 pessoas já receberam alta médica da doença.

____________________

Em novembro, o estado acreano registrou o quinto maior número de novos casos em 24 horas desde o início da pandemia. No último dia 12, a Sesacre anunciou que tinha registrado 402 casos positivos da Covid-19.

O recorde foi de 524 casos novos em 24 horas, registrados no dia 23 de maio. No dia 22 de maio, foram 240 no mesmo período. Ainda em maio, no dia 27, foram 470 casos. Em 27 de junho, 458 casos, e 1 de julho, 462 casos em 24 horas.

Com o aumento de infectados, a procura por atendimento no hospital de referência do novo coronavírus, o Instituto de Tramautologia e Ortopedia do Acre (Into), dobrou e o número de internações, que também tinha reduzido, voltou a crescer.

A direção da unidade disse que o número de pacientes querendo saber se está ou não com a infecção pelo novo coronavírus aumentou. Antes, era em média 50 pacientes atendidos em 24 horas e o número saltou para 120 a 130 pacientes por dia na unidade.

“Infelizmente, temos visto que as pessoas relaxaram, estão achando que a Covid já passou e ela não passou, está aí. Nós que estamos todos os dias aqui no hospital estamos vendo, muitos casos estão vindo pior do que a gente imaginava, já não vem só para enfermaria, vai direto para UT”, disse Lorena Seguel, diretora do Into.

O reflexo desse aumento também chegou às farmácias. A presidente do Sindicato dos Farmacêuticos no Acre (Sindfarc), Isalbela Sobrinho, disse ao G1, no último dia 10, que não era possível falar em números, mas que foi sentido o aumento tanto por testes rápidos nas farmácias públicas como privadas.

“Tanto as públicas quanto nas privadas, a gente sente o aumento e também o número de casos resolvidos por causa dos medicamentos. Porque, como as pessoas sentem os sintomas e elas detectam rápido, já começam a tomar o medicamento, ou então vão ao posto de saúde e conseguem o receituário, principalmente o antibiótico e elas já vão tomando o medicamento até sair o resultado [do exame]”, afirmou.

Capital Rio Branco

Assim como o estado, a capital acreana, Rio Branco, acompanha o crescimento de novos casos confirmados diariamente. Conforme os dados dos boletins, que são divulgados pela Sesacre, o número de testes positivos registrados entre 1º a 16 de outubro subiu de 351 para 1.711 no mesmo período de novembro.

O aumento representa mais de 387,5% em um mês. Para evitar a proliferação da doença na cidade, representantes das coligações, membros do Ministério Público do Estado, Comitê Estadual de Acompanhamento Especial da Covid-19 e Vigilância Sanitária Estadual decidiram, na segunda-feira (16), que as caminhadas e cicleatas dos partidos políticos estão proibidas.

Tião Bocalom, do PP, e Socorro Neri, do PSB, vão decidir em 2º turno, no próximo dia 29, quem será o próximo prefeito de Rio Branco (AC).

Avaliação comitê

Já no último dia 13, o Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 tornou a manter o Acre de forma parcial na faixa de atenção, representada pela cor amarela. Os representantes informaram que a regional do Juruá/Envira regrediu para a fase laranja, que é de alerta. As regionais do Baixo e Alto Acre permaneceram na fase de alerta.

“A gente tem priorizado com base em dados científicos o direito à vida das pessoas desde o início”, afirmou o secretário de Saúde, Alysson Bestene.

O estado está na faixa amarela desde o dia 5 de agosto, quando passou da fase de alerta para a atual fase, a de atenção, e oscilou com duas regionais regredindo de forma alternada.

Retorno das aulas

Após 8 meses com as aulas suspensas, 16 escolas particulares retomam aulas presenciais em Rio Branco, na terça (17). A retomada é opcional para as instituições e unidades de ensino e será dividida em três fases.

O decreto 7.225 autorizou o retorno das aulas presenciais nas escolas particulares com um percentual de 30% da capacidade de alunos no ambiente escolar seguindo todos os protocolos de segurança. O documento foi publicado pelo governo do estado no último dia 6 de novembro no Diário Oficial do Estado e autorizava a retomada a partir do dia 16.

As aulas presenciais nas redes pública e privada estão suspensas desde o dia 17 de março, na semana em que o Acre confirmou os três primeiros casos de Covid-19. Desde então, os alunos têm acesso ao conteúdo escolar pela internet por videoaula, pelo rádio com audioaula, pela televisão e também pelo material impresso adquirido nas escolas.

A autorização só se aplica para as regionais que estão classificadas nos níveis de atenção, representado pela bandeira amarela, ou de cuidado, pela cor verde.

Comentários

Continue lendo

Geral

Restaurante Popular reabre para atendimento ao público a partir desta segunda-feira (1°)

Publicado

em

Após o período de suspensão do atendimento ao público, devido à necessidade urgente de fornecer alimentação aos desabrigados pelas cheias dos rios e igarapés, a Prefeitura de Rio Branco informa que o Restaurante Popular reabrirá suas portas nesta segunda-feira, 1° de abril.

A pausa temporária no atendimento foi uma medida visando priorizar o apoio às famílias que se encontravam nos abrigos municipais montados em escolas e no Parque de Exposição.

Com a normalização da situação e a diminuição dos impactos da cheia, o Restaurante Popular retomará suas atividades habituais proporcionando refeições nutritivas à preço acessível (2 reais) e contribuindo para garantir a segurança alimentar e o bem-estar dos cidadãos.

“A reabertura do Restaurante Popular é a garantia do acesso a refeições nutricionalmente adequadas, com preço acessível para a população em vulnerabilidade cadastrada no CadÚnico”, afirmou Ivan Ferreira, diretor de Assistência Social da SASDH.

O diretor acrescenta ainda que além das refeições servidas diariamente, o restaurante também voltará com as outras atividades que se encontravam suspensas.

“Além das quinhentas refeições diárias que são servidas, o restaurante também voltará a ofertar atividades em grupo de educação alimentar e nutricional para orientar seus frequentadores a introduzir hábitos diários alimentares mais saudáveis.

Restaurante Popular José Marques de Souza

Horário de Funcionamento (dias úteis): 10h30 às 13h30

Endereço: Rua Osvald de Andrade, nº 184 – Sobral

Comentários

Continue lendo

Geral

“Epilepsia, para ajudar é preciso conhecer”

Publicado

em

Deputada Dra. Michelle Melo promove ação informativa no calçadão do Terminal Urbano

No intuito de informar e evidenciar a importância do Março Roxo, mês de mobilização e conscientização sobre a epilepsia a deputada Dra. Michelle Melo realizou na manhã desta quarta-feira, 27, junto com a sua equipe de gabinete uma ação informativa no calçadão do Terminal Urbano.

A deputada Michelle Melo, está compondo a Frente Parlamentar Interestadual em Defesa dos Direitos das Pessoas com Epilepsia, representando a ALEAC, na gestão 2024, da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE).

O grupo tem como objetivo ampliar a discursão sobre o tema e elevá-lo ao âmbito nacional, aprovar novas leis estaduais em apoio às pessoas com epilepsia e desenvolver ações de combate ao preconceito.

A comerciante Samara Souza, ressaltou a importância da ação e como a iniciativa pode ajudar a salvar vidas.

“Tenho um irmão com epilepsia e sei das dificuldades que ele passa em cada crise. A informação pode ser uma grande aliada e sem dúvidas pode salvar vidas. Quero parabenizar a deputada Michelle, por essa ação alusiva ao Março Roxo,” disse a comediante.

A deputa Michelle Melo falou sobre o mês de mobilização e conscientização sobre a epilepsia.

“Esse é um mês de fundamental importância para essa campanha no intuito de buscarmos apoio e promover a divulgação correta das informações. Precisamos conhecer para poder tratar e mais que tudo, estamos pedindo ao Estado, uma melhor visão para essas pessoas e seus familiares para que eles tenham uma melhor qualidade de atendimento,” finalizou a paramentar.

Comentários

Continue lendo

Geral

MPAC apoia operação que combate manipulação de resultados em jogos de futebol

Publicado

em

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), integrou a operação Gol Contra, deflagrada na terça-feira (26) pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN). A ação visa desarticular um esquema de manipulação de resultados de partidas de futebol para fins de lucro em apostas esportivas.

Ao todo, três promotores de Justiça, 18 servidores do MPRN e do MPAC, e 12 policiais militares participaram da operação. Em Rio Branco, a equipe do Gaeco cumpriu dois mandados de busca e apreensão, e outros dois foram cumpridos em Ceará-Mirim (RN). Até o momento, pelo menos seis pessoas são suspeitas de envolvimento com o suposto esquema, batizado de “Mercado Bet” .

Conforme as investigações, o esquema envolveria apostadores, aliciadores, jogadores, e possivelmente dirigentes e técnicos. São apurados os crimes contra a incerteza do resultado esportivo, previstos na Lei Geral do Esporte, além de associação criminosa, prevista no Código Penal.

O MPRN tem evidências que existem apostadores que se beneficiam por participarem diretamente ou por informação privilegiada; que há aliciadores que ofertam valores ao corpo técnico dos times envolvidos para obtenção de resultados fraudados; também existem jogadores que são protagonistas em campo; e ainda possíveis dirigentes e/ou técnicos coniventes ou envolvidos no suposto esquema.

O material apreendido será analisado pelo MP do Rio Grande do Norte, que ainda investiga o possível envolvimento de outras pessoas no suposto esquema de manipulação de resultados de partidas de futebol.

Comentários

Continue lendo