camara brasileia fachada

Christiane Araújo – CMB

A Câmara Municipal de Brasileia realizou, na manhã desta terça-feira, dia 24 de Novembro, a Trigésima Quarta Sessão Ordinária de 2015. Estiveram presentes os Vereadores Carlinho do Pelado (PSB), Erizete Lima (PT), Fernanda Hassem Cesar (PT), Tereza Xavier (PT), Rogério Pontes (PMDB), Bil Rocha (PMDB), Marquinho Tibúrcio (PSDB), Joelso Pontes (PP), Marivaldo Oliveira (PMDB) e o Presidente da Câmara de Brasileia, Mário Jorge (PMDB).

Os vereadores foram unânimes em prestar homenagem a Senhora Maria Célia de Oliveira Rodrigues, carinhosamente conhecida como “Nena do tacacá”, em virtude de seu falecimento em Rio Branco.

 Vereador Joelso Pontes (PP)
Vereador Joelso Pontes (PP)

Em uso a Tribuna o Vereador Joelso Pontes (PP), iniciou seu pronunciamento falando sobre a inauguração do Campus da Universidade Federal do Acre. “Estamos muito felizes com essa conquista para o município e vamos estar atentos ao vestibular para os cursos de nível superior que serão disponibilizados para a comunidade”, salientou. E apresentou indicação para que a Secretaria de Obras providencie mutirão de limpeza para os bairros do município de Brasileia. “Brasileia hoje necessita de um mutirão para que todos os bairros sejam contemplados com limpeza pública”, disse. E solicitou que a Prefeitura de Brasileia providencie reparo nas pontes localizada nos quilômetros 10, 17 e Arraial.

Vereadora Erizete Lima (PT)
Vereadora Erizete Lima (PT)

A vereadora Erizete Lima (PT) apresentou indicação para que a Prefeitura, providencie, em caráter de urgência, a limpeza da Rua Benjamin Constant. “É uma rua histórica e já foi palco de muitas indicações aqui, uma vez que a mesma está praticamente abandonada”. E apresentou indicação para que o Executivo providencie trabalho de coleta de lixo. “Os animais rasgam as sacolas de lixo, e o aspecto da cidade fica ainda pior. É um retrocesso muito grande no município”, disse. Sobre o bairro 28 de Maio, a vereadora solicitou iluminação pública, rede de abastecimento de água e revitalização do loteamento. E parabenizou a população de Brasileia pela conquista do Campus da UFAC em Brasileia e solicitou que seja enviada Moção de Aplauso para o Governo do Estado, Reitoria da Universidade Federal do Acre e para o Deputado Federal Sibá Machado (PT). A vereadora finalizou apresentando indicação para que o Executivo nomeie as ruas que estão sem nome no município de Brasileia, em parceria com os Correios.

Vereadora Fernanda Hassem Cesar (PT)
Vereadora Fernanda Hassem Cesar (PT)

A vereadora Fernanda Hassem Cesar (PT), iniciou seu pronunciamento prestando homenagem a família da Senhora “Nena do Tacacá”, pelo seu falecimento. “A Nena era uma pessoa muito querida em Brasileia e o município perde uma grande mulher. Meus sinceros sentimentos a família”, lamentou. Fernanda comemorou a inauguração do Campus da UFAC no município. “Fico muito feliz por que é uma oportunidade para os jovens que não tem como se ausentar para estudar fora”, afirmou. E falou a respeito do loteamento 28 de Maio. A vereadora se mostrou preocupada com a qualidade de vida da população que ali reside. “Está faltando compromisso por parte do Poder público para questões básicas e de direito de todos, como água, iluminação pública e outras questões essenciais para a qualidade de vida das pessoas”, analisou. A vereadora solicitou explicações de não ter merenda em escolas como Vitória Salvatierra. “Nas escolas é uma correria para providenciar merenda para os alunos, porque em muitas delas não existe”, informou.

Vereador Bil Rocha (PMDB)
Vereador Bil Rocha (PMDB)

O vereador Bil Rocha (PMDB), a exemplo da Vereadora Fernanda Hassem, lamentou o falecimento da Senhora “Nena” e se solidarizou com a família, especialmente com sua filha Janete. E parabenizou o Secretário de Obras pelos paliativos que estão sendo realizados no município de Brasileia. “Nós criticamos quando devemos criticar, mas também temos que parabenizar o esforço do secretário em relação aos paliativos que estão sendo feitos em muitas ruas”, disse. Solicitou que a Secretaria de Obras providencie poste para a Avenida Prefeito Rolando Moreira. Que seja encaminhado documento para a Eletroacre para que o órgão informe sobre o aumento abusivo na tarifa de energia elétrica. Que o Programa “Luz Para Todos” para que sejam verificados os locais onde a energia ainda não chegou. O vereador Bil Rocha solicitou que o DERACRE informe a data para realização dos serviços no ramal do Porto Carlos.

Vereador Marquinho Tibúrcio (PSDB)
Vereador Marquinho Tibúrcio (PSDB)

O Vereador Marquinho Tibúrcio (PSDB) apresentou indicação para que o representante do Depasa venha a Tribuna prestar informações a respeito do abastecimento de água. E solicitou que o Poder Executivo informe as ações realizadas em relação as pessoas que estão nos abrigos. E que o Governo do Estado informe sobre a doação do terreno referente a área da antiga Eletroacre para os comerciantes do município de Brasileia. Que a Secretaria Municipal de Saúde viabilize uma forma de ir buscar em domicilio as pessoas que vão para Rio Branco fazer consultas e tratamento. Que o Detran, em parceria com a Prefeitura fiscalize os caminhões pesados que estão circulando no bairro Alberto Castro. Que o Governo do Estado informe sobre a Lei que viabiliza o transporte intermunicipal.

Vereadora Tereza Xavier (PT)
Vereadora Tereza Xavier (PT)

A vereadora Tereza Xavier (PT) apresentou indicação para que o Poder Executivo reative o funcionamento da quadra de esportes da praça Valdemir Lopes.

O presidente da Câmara de Brasileia, Mário Jorge (PMDB), em uso a Tribuna, falou a respeito da corrupção que assola o país. “O que vemos hoje, é que essa corrupção é generalizada”. Mário Jorge disse não concordar com a forma de administração municipal, uma vez que problemas simples que podem ser resolvidos estão pendentes. “Tem questões que seriam fáceis de solucionar, como limpeza de ruas, trabalho paliativo em alguns ramais, operação de limpeza nas ruas da cidade. Questões como essas o Poder público tem como resolver e no entanto estão ficando pendentes”, afirmou. O presidente da Câmara parabenizou o trabalho realizado no quilômetro 84 e também parabenizou a Reitoria da Universidade Federal do Acre, pela implantação do Campus da UFAC em Brasileia. “É uma iniciativa que vem para beneficiar centenas de jovens do nosso município que sonham com o curso superior”, finalizou.

presidente da Câmara de Brasileia, Mário Jorge (PMDB)
presidente da Câmara de Brasileia, Mário Jorge (PMDB)

Comentários